Newsletter - 2011 NOV

DESTAQUES

Homenagem a José Augusto Mourão

jose_augusto_mourao

Vai realizar-se no próximo dia 03 de Dezembro, na Igreja do Convento dos Cardaes, em Lisboa, uma homenagem a José Augusto Mourão, professor da Universidade Nova de Lisboa que morreu em Maio passado. Na celebração da memória do investigador de Semiótica vão estar presentes frei José Carlos Lopes Almeida, do convento de São Domingos, Moisés Martins, da Universidade do Minho, Teresa Cruz e José Bragança de Miranda, da Universidade Nova de Lisboa e Ana Cristina Costa Gomes, Leonor Telles e José Eduardo Franco, da Universidade de Letras de Lisboa.

Nova revista científica em preparação

  • O Grupo de Trabalho Jovens Investigadores da SOPCOM está a preparar o lançamento de uma nova revista científica, de formato digital. Com foco multidisciplinar, e de acordo com os promotores, esta publicação visará «promover a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem», bem como «ser um veículo de divulgação da produção científica dos jovens investigadores da SOPCOM e os investigadores das Ciências da Comunicação, Sociais e Humanidades»

  • O projecto será lançado por ocasião do VII Congresso da SOPCOM, altura em que se abrirá a chamada à submissão de trabalhos para o primeiro número.

CONGRESSOS

  • Congresso Internacionais em 2012

    iamcr

  • Já está aberto o call for papers do congresso da IAMCR do próximo ano, que se realizará em Durban, na África do Sul. As propostas podem ser submetidas até ao dia 14 de Fevereiro de 2012 (instruções aqui: http://www.iamcr2012.ukzn.ac.za/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=1).

    Proximamente vão abrir também as chamadas de trabalhos para a 4ª conferência internacional da ECREA, que se realizará em Istambul, de 24 a 27 de Outubro e para o X LUSOCOM, que se realizará em Lisboa, em Setembro (data exacta a anunciar em breve).

BOLSAS

REVISTAS CIENTÍFICAS

trajectos-199x300

Está disponível o número 18 da Revista Trajectos que trata nesta edição o tema da "Internet e Participação Cívica". A revista é editada pelo ISCTE e a direcção passa agora a ser partilhada entre José Rebelo e Muniz Sodré (da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Decorre até 15 de Dezembro a chamada à submissão de artigos para o número 9 dos Cadernos de Estudos Mediáticos, editado pela Universidade Fernando Pessoa. Este número tem como tema "A Comunciação com os Públicos: Espaços, Representações e Abordagens".

  • Está aberta até 31 de Dezembro de 2011 a chamada de artigos para o número 21 da revista “Comunicação e Sociedade”. Coordenada por Zara Pinto-Coelho e Silvana Mota-Ribeiro, tem por tema “Género e heterossexualidade: discursos e imagens na publicidade e nos media”. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

    Lançamento de livros no VII Congresso da SOPCOM

    livroslanç

    O programa do VII Congresso da SOPCOM vai incluir uma sessão única de lançamento de livros. Os sócios foram convidados pela organização a apresentar livros recentes, numa sessão que se pretende informal, dinâmica e breve. O objectivo é proporcionar um espaço que dê conta da elevada produção dos investigadores nos últimos meses, à semelhança das referências assinaladas mensalmente nesta Newsletter.

    CIMJ tem nova Direcção

  • O Centro de Investigação Media e Jornalismo elegeu novos membros para a Direcção da unidade. Estrela Serrano é a nova Presidente, que será co-adjuvada por Rui Cádima e Isabel Férin. De acordo com o próprio centro, «um dos projectos da nova Direcção consiste numa maior ligação aos profissionais da comunicação social, nomeadamente aos jornalistas, no sentido da discussão conjunta de temas e de projectos ligados aos media e ao jornalismo. »»

  • II EJICC debate metodologias e investigação

  • O programa do II Encontro de Jovens Investigadores de Ciências da Comunicação, que se realiza na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, no dia 14 de Dezembro (véspera do VII Congresso da SOPCOM), vai procurar debater metodologias e investigação. Estão previstas cinco sessões, que serão moderadas por investigadores convidados de várias universidades: 1) 'Investigar no ciberespaço: oportunidades e obstáculos'; 2) 'Avaliação e crítica em hipermédia: Produção, Interacção e Experiência'; 3) 'Métodos de Investigação em Rádio'; 4) 'Reflexões metodológicas empíricas sobre os projectos científicos das Ciências da Comunicação'; 5) 'Metodologia de investigação no Jornalismo Digital'. »»

LIVROS

  • Livros Nov

  • TORRES, Eduardo Cintra e ZÚQUETE, José Pedro (2011) A vida como um filme. Fama e celebridade no século XXI. Lisboa. Texto

  • LOPES, Felisbela (org.) (2011) A TV dos Jornalistas. Braga: CECS - eBook disponível para download gratuito »»

     

EDITORIAL

A actividade científica é, em vários domínios, uma actividade solitária. Do investigador de laboratório, nas ciências exactas, ao investigador dos arquivos, nas ciências sociais e humanas, o trabalho de pesquisa é, por natureza, um trabalho que reclama silêncio e recolhimento. Todos sabemos o quanto, seja qual for a área em que nos inscrevamos, a preparação de um Doutoramento pode ser angustiante e tormentosa precisamente porque se faz em boa parte no trabalho isolado. O que não está propriamente desajustado do nosso modo de aprender em geral. Sendo um caminho que, em muitos domínios da vida, até convém que se faça ao lado de alguém, a descoberta é de si um processo íntimo de revelação. É a declaração de novidade que as pessoas e as coisas nos fazem lá no interior onde só se manifesta aquilo que realmente buscamos.

Mas o trabalho científico também consente a relação, o testemunho partilhado, a resolução conjunta. Em todas as ciências a solidariedade é um requisito que se reivindica a um trabalho que também deve ser de comunidade. Ora, o que as Ciências da Comunicação têm nisto de extraordinário é o facto de se fundarem sobre esta solidariedade, esta interacção e esta espécie de comunhão e aí encontrarem simultaneamente o objecto e a condição do seu investimento. Seria talvez presumido dizer-se que nesta coincidência reside o fascínio de quem todos os dias toma a comunicação como a sua actividade principal no sentido pleno do termo. Mas também seria um logro ignorar que é precisamente aí, no exercício de uma ciência de afectos, que está profundamente enraizada a originalidade do que fazemos.  

Madalena Oliveira

AGENDA

  • 15-17 de Dezembro

VII Congresso da SOPCOM
Universidade do Porto, Porto

  • 18-21 de Janeiro

III Congreso Internacional da AE-IC
Universidad de Tarragona, Espanha

  • 13-26 de Janeiro

Emerging Media Conference 2012
San Francisco

  • 10 de Fevereiro

Media & City Workshop
Universidade Católica de Milão, Itália

 

 

PROVAS ACADÉMICAS

  • Provas de Doutoramento
  • Realizaram-se a 30 de Novembro, na Universidade Nova de Lisboa, as Provas de Doutoramento de Inês Sapeta Pires Dias, que defendeu uma tese intitulada "A programação cinematográfica".
  • Realizaram-se no dia 30 de Novembro, na Reitoria da Universidade de Lisboa, as Provas de Doutoramento de Filipa Subtil. A dissertação intitula-se «Uma concepção cultural de comunicação na teoria social dos media dos EUA: da escola de Chicago do pensamento social às perspectivas de James W. Carey».

Realizam-se no dia 07 de Dezembro, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Ana Isabel Crispim Mendes Reis, que defende uma tese intitulada "O Audio no Jornalismo Radiofónico na Internet".

SOPCOM © 2011 - E-mail: info@sopcom.pt