Newsletter - 2011 DEZ

DESTAQUES

  • Apresentada prosposta para novo GT de História da Comunicação e dos Media

    A Direcção da SOPCOM recebeu em Dezembro uma proposta para criação de um novo Grupo de Trabalho. Com o intuito de reunir os investigadores que trabalham em «pesquisa histórica da comunicação social e dos dispositivos técnicos que a possibilitaram», os proponentes do grupo manifestam ainda, no texto programático apresentado, vontade de «fomentar a investigação histórica, contextual, da comunicação em sociedade e dos meios de comunicação social», bem como «incrementar a formação de redes de pesquisadores em história da comunicação e dos media, a nível nacional e internacional». No plano de actividades imediato do grupo, prevê-se, entre outras dinâmicas, a preparação de uma revista científica arbitrada online, cujo primeiro número poderá sair em 2012.

  • A proposta de criação deste GT, dedicado à História da Comunicação e dos Media, vai ser analisada pela Direcção da Associação na próxima reunião, em vários critérios: a pertinência do grupo a criar, a relevância do plano de actividades previsto e a regularidade ou não dos sócios proponentes e da Comissão Coordenadora eleita na reunião fundadora (realizada a 06 de Outubro passado) no que à quotização diz respeito.

CONGRESSOS

  • II Congresso Internacional Comunicação, Cognição e Media

    Está a decorrer até 31 de Março de 2012 o período de inscrição de propostas de comunicação no II Congresso Internacional Comunicação, Cognição e Media. Organizada pela Universidade Católica Portuguesa, em Braga, a segunda edição deste encontro está agendada para Setembro, de 19 a 21, centrando-se desta vez no «Discurso Político e Económico». »»

BOLSAS

Estará aberto de 2 a 13 de Janeiro concurso para uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do Projecto Estratégico do Centro de Território, Ambiente e Construção da Universidade do Minho. O valor da bolsa é de 745,00 € e o perfil pretendido é de um Licenciado em Comunicação Social. »»

A FCT anunciou recentemente a abertura do concurso para Bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramento. As candidaturas vão estar abertas de 02 de Maio a 28 de Junho. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

26_revista18Está disponível o número 18 da Revista Comunicação e Sociedade, editado por Albertino Gonçalves e por Jean-Martin Rabot. Esta edição é dedicada ao debate sobre o Moderno e o Pós-Moderno.

 

Está aberto o call for papers para o nº 11 da Revista Estudos de Comunicação / Communication Studies, editada pelo LabCom. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

  • Inclusão e Participação Digital
  • O  Projecto Inclusão e Participação Digital, do Programa UTAustin|Portugal, coordenado por Cristina Ponte (CIMJ e  FCSH-UNL) e que envolveu 24 investigadores de várias universidades portuguesas, terminou a 31 de Dezembro. Testemunhos recolhidos, comunicações e publicações associadas continuam disponíveis em http://digital_inclusion.up.pt, bem como todas as comunicações da  Conferência final (Diversidade Digital). O número 19 da revista Media & Jornalismo, do CIMJ, apresenta a história deste projecto, resultados das pesquisas sobre Espaços Internet no país, e usos do digital por mulheres e jovens de diversos meios sociais, entre outros artigos. »»

CECS tem nova Direcção

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, elegeu novos dirigentes no início de Dezembro. Compõem a nova Direcção Moisés de Lemos Martins (Director) e Helena Sousa e Madalena Oliveira (Directoras-Adjuntas). Manuel Pinto continuará a dirigir a Linha de Investigação Media e Jornalismo, devendo o novo director da Linha de Investigação Linguagens e Interacção Social ser escolhido na primeira semana de Janeiro.

Acordo Ortográfico

A partir da próxima edição, que se publicará no final de Janeiro, a Newsletter da SOPCOM deverá passar a editar-se em conformidade com a nova ortografia. Não cabendo à associação fazer o debate sobre a adequação ou não do Acordo que agora se impõe, entende a Direcção que a informação veiculada pelos canais de contacto com os sócios deve respeitar a nova norma. Nesse sentido, solicita-se a todos os sócios que pretendam divulgar informação pela lista de contactos da SOPCOM o atendimento deste facto.

LIVROS

  • livros_Dez

  • MARTINS, Moisés de Lemos e OLIVEIRA, Madalena (coord.) (2011) Portugal ilustrado em postais. Braga: CECS [conjunto de seis booklets sobre postais ilustrados]

  • SANTOS, José Manuel, ALVES, Pedro e SERRA, Joaquim Paulo (org.) (2011) Filosofias da Comunicação. Covilhã: Livros LABCOM [eBook disponível para download gratuito]
  • PALACIOS, Marcos (org.) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo (volume 1: Modelos). Covilhã: Livros LABCOM [eBook disponível para download gratuito]
  •  

EDITORIAL

Por muitas razões que os media têm explorado abundantemente, 2012 vai ser um ano desfigurado. Não é simpático dizê-lo. Pois não. E vai sê-lo não apenas pelas razões que se escrevem mas também pela própria razão que vai ser escrever. A partir de Janeiro, aqueles que ainda não o fizeram deverão passar a adoptar a nova grafia da Língua Portuguesa. Alguns jornais já o foram fazendo progressivamente, as nossas Universidades já decidiram que as teses e documentos académicos devem (nalguns casos há meses) ser redigidos em conformidade com as novas regras. As revistas científicas da nossa comunidade também terão que passar por essa luta inescapável. Esta Newsletter, como o dizemos na edição deste mês, assumirá a nova norma a partir de Janeiro.

Deixemos o debate sobre a adequação ou não do acordo para os especialistas (embora não nos faltassem motivos para, com razão, discutirmos o sentido das mudanças a que vemos sujeito o nosso modo de escrever desde sempre). Deixemos o debate. Mas não escondamos a estranheza de ver as nossas palavras de sempre mudarem na forma. É certo que mudam sobretudo por fora. Que no íntimo continuarão a ter alma lusa, essa alma que nos permite escrever com poesia mesmo quando damos redacção à ciência. Mas que estranhas nos vão ser as palavras, maquilhadas por uma suposta homogeneização gráfica que não é nada seguro que nos torne mais próximos dos já tão próximos de sentimento que são os brasileiros.

Durante muito tempo vai-nos ser duro escrever. Alguns de nós resistirão tanto quanto puderem lá onde lhes for permitido resistir. Mas com o tempo – o tempo que é o agente de todas as transformações íntimas – todos nos vergaremos, mais ou menos, à nova fisionomia, por ora desfigurada, das nossas palavras de sempre. «Escrever», como me dizia alguém por estes dias, «é poisarmos o coração sobre um assunto e colocá-lo em palavras». Que 2012 seja para todos um ano para continuar a poisar o coração sobre os assuntos e a entregá-lo às palavras para que, independentemente da grafia, elas continuem a ter a emoção que dá o sentido Português à nossa língua.

Madalena Oliveira

AGENDA

  • 18-21 de Janeiro

III Congreso Internacional da AE-IC
Universidad de Tarragona, Espanha

  • 13-26 de Janeiro

Emerging Media Conference 2012
San Francisco

  • 10 de Fevereiro

Media & City Workshop
Universidade Católica de Milão, Itália

  • 05-07 de Março

I Congreso Internacional de Comunicación y Género
Universidad de Sevilla, Espanha

  • 22 e 23 de Março

Generar confianza: la comunicación de instituciones en tiempos de crisis
Universidad de Navarra, Espanha

  • 29 de Março

Media and Participation International Conference
Lund University, Suécia

PROVAS ACADÉMICAS

  • Provas de Doutoramento
  • Realizaram-se no dia 07 de Dezembro, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Ana Isabel Crispim Mendes Reis, que defendeu uma tese intitulada "O Audio no Jornalismo Radiofónico na Internet".
  • Realizaram-se no dia 13 de Dezembro, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Paula Lobo, que defendeu uma tese intitulada "Desigualdades de género no acesso à esfera pública - uma análise dos conteúdos noticiosos televisivos".
  • Realizaram-se no dia 14 de Dezembro, na Universidade do Porto, as Provas de Doutoramento de Fernando Zamith, que defendeu uma tese intitulada "A contextualização no ciberjornalismo".
SOPCOM © 2011 - E-mail: info@sopcom.pt