SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 jan
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Congresso da LUSOCOM discute "Comunicação, Cultura e Desenvolvimento" em setembro

iscsp

O X Congresso da LUSOCOM vai realizar-se em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de setembro de 2012. Organizado pelo ISCSP, este encontro terá como temática central "Comunicação, Cultura e Desenvolvimento". A estrutura do congresso segue uma divisão em 16 grupos de trabalho que procuram organizar a investigação em Ciências da Comunicação em áreas específicas de trabalho como o Jornalismo, Redes Sociais e Cultura, História dos Media, Semiótica e Comunicação e Representações Identitárias.

Especialmente dirigido às comunidades científicas dos países lusófonos e da Galiza, este congresso acontece pela quinta vez em Portugal. Em 1997, realizou-se em Lisboa, em 1999 em Braga, em 2004 na Covilhã e em 2009 em Lisboa. O site do congresso e a informação detalhada sobre o programa, inscrições e submissões de propostas serão divulgados em breve.

CONGRESSOS

II Congresso Internacional Comunicação, Cognição e Media

Está a decorrer até 31 de Março de 2012 o período de inscrição de propostas de comunicação no II Congresso Internacional Comunicação, Cognição e Media. Organizada pela Universidade Católica Portuguesa, em Braga, a segunda edição deste encontro está agendada para setembro, de 19 a 21, centrando-se desta vez no «Discurso Político e Económico». »»

IAMCR e ECREA 2012

Terminam durante o mês de fevereiro os call for papers para os congressos da IAMCR e da ECREA 2012. O primeiro realiza-se em Durban, de 15 a 19 de julho, e recebe propostas até 14 de fevereiro. O segundo acontece em Istambul, de 24 a 27 de outubro, fechando o período de submissão no dia 28 de fevereiro.

BOLSAS

Está aberto até dia 20 de fevereiro concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para o projeto SIMPLE (ARTEMIS/100261) em curso no Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias - UNINOVA. »»

Decorre até dia 13 de fevereiro o período de apresentação de candidaturas para uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para o Projeto Estratégico do ISISE (Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering) da Universidade do Minho. »»

Decorre entre 01 e 14 de fevereiro o concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para o projeto "Comunicação e Partilha em Ambientes Pessoais de Aprendizagem", em curso no CETAC.Media, na Universidade de Aveiro. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Comunicação Pública 13

Está aberto até 30 de maio o período de submissão de artigos para o nº 13 da revista Comunicação Pública, editada pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Os textos podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês. »»

Revista Estudos de Comunicação 11

Está aberto o call for papers para o nº 11 da Revista Estudos de Comunicação / Communication Studies, editada pelo LabCom. »»

Revista Comunicação e Sociedade 22

Está aberto o call for papers para o nº 22 da Revista Comunicação e Sociedade, editada pelo CECS. Este número é dedicado às Tecnologias Criativas e vai ser editado por Nelson Zagalo. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

GT de Comunicação e Educação e a revisão da estrutura curricular

Dando resposta à consulta pública de uma proposta de Revisão da Estrutura Curricular para os ensinos básico e secundário que o Ministério da Educação colocou em debate em finais de 2011, o GT Comunicação e Educação redigiu um parecer sobre esta proposta, tendo sublinhado a importância de não excluir do processo de ensino e aprendizagem áreas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens, como são a formação cívica e a educação para a cidadania. O GT releva também, nesse parecer, a importância de contemplar na formação dos estudantes a educação ou literacia para os media, como tem sido preconizado por organismos como a Comissão Europeia e o Conselho Europeu, e como é apontado pela Recomendação do Conselho Nacional de Educação sobre ‘Educação para a Literacia Mediática’ (Recomendação nº 6/2011, Diário da República, 2.ª série — N.º 250 — 30 de Dezembro de 2011).

Seminário de Educação para os Media

imagem1O GT de Comunicação e Educação organizou em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade um encontro comemorativo do 30º aniversário da Declaração de Grünwald. O seminário 'A educação para os media como via de leitura crítica do mundo atual', que se realizou na Universidade do Minho no dia 20 de janeiro, teve como convidada principal Evelyne Bévort, do Centre de Liaison de l'Enseignement et des Moyens d'Information. Neste encontro Manuel Pinto apresentou também a iniciativa 'Um dia com os media', uma iniciativa do Grupo Informal de Literacia Mediática (que envolve a Comissão Nacional da UNESCO, o Conselho Nacional de Educação, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, a ERC e o CECS).

LABCOM inicia publicação de newsletter mensal

O Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online, centro de investigação em Ciências da Comunicação da UBI, acaba de publicar a primeira edição de uma newsletter mensal que dará conta das principais atividades dos seus investigadores. No editorial do número de janeiro, divulgado no dia 31, o diretor daquele centro, António Fidalgo, considera que «o LABCOM sempre se distinguiu por, em sintonia com a sua área de estudo, disponibilizar online toda a informação do que faz e produz» e reconhece que esta informação online «não dispensa a criação de uma rotina informativa». »»

GT de Jornalismo e Sociedade elege nova equipa de coordenação

Reunido por ocasião do VII Congresso da SOPCOM, que se realizou na Universidade do Porto em Dezembro passado, o GT de Jornalismo e Sociedade elegeu uma nova equipa de coordenação. A partir de agora, o grupo vai ser conduzido por Jorge Pedro Sousa, da Universidade Fernando Pessoa, Helena Lima e Ana Isabel Reis, da Universidade do Porto. Entre outras iniciativas, o plano de atividades deste grupo incluirá a criação de uma revista on-line de Estudos Jornalísticos.

LIVROS

livros_jan2012

CARDOSO, Carla Rodrigues (2012) Seduzir ou informar? A capa de newsmagazine como dispositivo de comunicação. Coimbra: MinervaCoimbra

CORREIA, J. C. e MAIA, C. R. (2011) Public Sphere Reconsidered: theories and practices. UBI: LABCOM

EDITORIAL

É bem sabido que a crise económica e financeira que afeta toda a Europa, mas muito especialmente países de pequena dimensão como é Portugal, atingirá setores tão fundamentais da nossa vida como é o caso da cultura e da ciência (e aqui bem mais as Humanidades e as Ciências Sociais do que as Ciências Exatas ou as Engenharias). Na tomada de posse para os novos órgãos da FCT, ficámos a saber, por exemplo, que o orçamento da principal instituição de suporte da investigação sofrerá um corte de quase 40% em 2012.

Em muitas ações e iniciativas se fará sentir a falta de recursos. Há muito que as organizações de congressos se debatem com a dificuldade de angariar patrocínios de empresas. Por outro lado, talvez paradoxalmente, de há um par de anos para cá, reparamos que os cursos de pós-graduação se encheram de gente que estende o período de formação académica muito para lá do que era habitual. São os efeitos da implementação da filosofia de Bolonha, é certo, que alterou o nosso conceito de estudos superiores, mas também a consequência de uma juventude com menos hipóteses de vingar nas profissões para as quais se procurou habilitar.

Os tempos que se avizinham serão amargos. É inescapável. Objetivamente teremos menos dinheiro para ir a congressos internacionais (com o prejuízo que daí decorre de falharmos a participação em encontros que são em boa medida o barómetro da novidade científica); teremos menos dinheiro para imprimir e comprar livros (o que, apesar de representar uma perda simbólica, pode bem ser superado pela conversão do papel em suportes eletrónicos); teremos menos dinheiro para frequentar atividades culturais, como ir ao cinema, ao teatro, a concertos (com o prejuízo que daí advém para a boa formação dos nossos espíritos). Mas nada disto nos deverá arredar da obrigação de pensar, de comunicar com entusiasmo e de construir uma comunidade que, depois da tempestade, se afirme internacionalmente.

Madalena Oliveira

AGENDA

  • 10 de Fevereiro

Media & City Workshop
Universidade Católica de Milão, Itália

  • 05-07 de Março

I Congreso Internacional de Comunicación y Género
Universidad de Sevilla, Espanha

  • 22 e 23 de Março

Generar confianza: la comunicación de instituciones en tiempos de crisis
Universidad de Navarra, Espanha

  • 29 de Março

Media and Participation International Conference
Lund University, Suécia

 

PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Realizaram-se nos dias 09 e 10 de janeiro, na Universidade de Coimbra, as Provas de Agregação de Isabel Férin.

Realizaram-se nos dias 16 e 17 de janeiro, na Universidade da Beira Interior, as Provas de Agregação de Eduardo Camilo.

Estão agendadas para o dia 06 de Fevereiro (14h30) as Provas de Doutoramento de Luís António Santos que apresentará na Universidade do Minho uma tese intitulada "Journalism in translation - a study of change at 'Jornal de Notícias' on line newsroom". O trabalho foi orientado por Manuel Pinto.

Estão agendadas para o dia 08 de Fevereiro (14h30) as Provas de Doutoramento de Inês Amaral que apresentará na Universidade do Minho uma tese intitulada "Redes Sociais na Internet: Sociabilidades emergentes". O trabalho foi orientado por Helena Sousa.

 
SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt