SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 fev
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Assembleia Geral - 24 de março

Está agendada para 24 de março a Assembleia-Geral anual de sócios da SOPCOM. A agenda de trabalhos prevê a apresentação e aprovação do Relatório de Atividades e Contas de 2011. Para além disso, estando em fim de mandato a atual direção, nesta reunião da Assembleia-Geral vai também proceder-se à eleição da próxima direção para o mandato de 2012 a 2015. De acordo com o Artº 9º dos Estatutos da Associação, terão direito de voto os sócios com quotas atualizadas, ou seja, com a situação regularizada até 2011 inclusive. A reunião foi convocada para as 14h00 e realiza-se no ISCTE.

CONGRESSOS

II Conferência sobre Representações

Decorre até 15 de março o prazo de apresentação de propostas para a II Conferência sobre Representações, que vai realizar-se em Évora entre os dias 25 e 28 de junho. Entre outros temas, serão aceites comunicações em 'Media, Comunicação, Discurso e Publicidade'. »»

I Congresso Internacional de Moda e Design

Está aberta até 23 de março a chamada para trabalhos ao I Congresso Internacional de Moda e Design, que se realizará em Guimarães, entre 5 e 7 de novembro. Uma das áreas temáticas para submissão de resumos é Moda e Comunicação. »»

II Congresso Internacional Comunicação, Cognição e Media

Está a decorrer até 31 de Março de 2012 o período de inscrição de propostas de comunicação no II Congresso Internacional Comunicação, Cognição e Media. Organizada pela Universidade Católica Portuguesa, em Braga, a segunda edição deste encontro está agendada para setembro, de 19 a 21, centrando-se desta vez no «Discurso Político e Económico». »»

27_seminario_nims_logoSeminário "Narrativas e memória social - abordagens teóricas e metodológicas"

Termina a 31 de março o prazo de submissão de propostas para o Seminário "Narrativas e memória social - abordagens teóricas e metodológicas", que se realiza na Universidade do Minho, em Braga, nos dias 29 e 30 de junho. »»

I Conferência sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação e Dinâminas Sociais

Podem ser apresentadas até 15 de abril propostas para a I Conferência sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação e Dinâminas Sociais, que se realiza em Maputo nos dias 24 e 25 de julho.

V Jornadas de Cinema em Português

Termina a 18 de julho o prazo para apresentação de propostas de comunicação para as V Jornadas de Cinema em Português, que se realizam na UBI, entre os dias 22 e 26 de outubro. As propostas podem versar sobre o cinema português, brasileiro, angolano, moçambicano, guineense ou cabo-verdiano. »»

BOLSAS

Decorre até 7 de março o período de candidatura a uma Bolsa de Iniciação Científica no âmbito do Projeto «O mundo português do jornalismo» (PTDC/CCI-JOR/111888/2009). »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

28_revista20_1Revista Comunicação e Sociedade

Já está disponível o nº 20 da revista Comunicação e Sociedade, editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade que é especialmente dedicada aos estudos radiofónicos.

Revista Comunicação Pública

Está aberto até 30 de maio o período de submissão de artigos para o nº 13 da revista Comunicação Pública, editada pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Os textos podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês.

Revista Doc Online

Está aberto até 16 de julho o período de submissão de propostas ao número 12 da revista Doc Online, editada pela UBI. Esta edição tem por título «Documentário e Música» e é organizado por Manuela Penafria. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Escola de Verão para Doutorandos

O GT de Jovens Investigadores está a organizar uma Escola de Verão especialmente dirigidas a doutorandos. Esta iniciativa resulta de uma proposta apresentada na reunião fundadora do GT e enquadra-se no plano de atividades do grupo que prevê também a publicação de uma revista de pós-graduação online e a organização de encontros anuais, como o que decorreu em dezembro passado na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. A primeira edição da Escola de Verão está agendada para a semana de 9 a 13 de julho, devendo realizar-se em Lisboa, no ISCSP.

Publicação sobre cinema

O LabCom convida investigadores à apresentação de artigos sobre a nova geração de realizadores de cinema. Acolhendo preferentemente trabalhos sobre ficção de curta, média e longa metragem, serão aceites trabalhos de análise fílmica. Os interessados deverão inscrever um resumo até ao dia 02 de abril, devendo os trabalhos aceites ser submetidos na íntegra até ao dia 03 de setembro. »»

Actualização de quotas

O secretariado da SOPCOM está a contactar todos sócios no sentido de solicitar o pagamento da quota de 2012. Para além disso, na sequência da deliberação tomada na última reunião da Direção da associação, vão ser também contactados todos os sócios com situação irregular, devendo aqueles que têm quotas em atraso há 3 anos ou mais informar o secretariado sobre a intenção ou não de continuar a pertencer à SOPCOM.

LIVROS

SEBASTIÃO, Sónia (2012) Cultura Contemporânea: contributos para os estudos culturais, mediáticos e digitais, Lisboa: ISCSP

EDITORIAL

A SOPCOM completou no início de fevereiro 14 anos de atividade. Com um percurso que começou no final de 1997, a associação reúne hoje mais de 400 sócios das várias universidades e centros de investigação do país. A sua história coincide de algum modo com a história da consolidação das Ciências da Comunicação, que durante a primeira década dos anos 2000 ficou marcada pelo incremento exponencial do número de publicações (em papel e online), pela proliferação de eventos científicos de âmbito nacional e internacional e pelo significativo aumento de doutorados que hoje se aproxima progressivamente das duas centenas.

Não foi, porém, apenas em Portugal que este movimento foi significativo. Na verdade, também do ponto de vista internacional o panorama desta área científica mudou consideravelmente desde o final dos anos 1990. A criação da LUSOCOM (Federação de Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação) e da CONFIBERCOM (Confederação Ibero-americana de Ciências da Comunicação), de que a SOPCOM faz parte, foram passos importantes para a afirmação de um campo que encontrou nos movimentos associativos uma alavanca de desenvolvimento (veja-se, por exemplo, o papel que tem tido a ECREA, que também surgiu nos últimos anos, na dinamização de atividades científicas deste domínio).

Não raras vezes o secretariado da SOPCOM é confrontado com a questão das vantagens de pertencer à associação. A pergunta encerra sempre uma expectativa de descontos e ofertas. Ainda que aí se possam encontrar argumentos decisivos para se querer ou não pertencer a um grupo associativo, a função das associações tem, na verdade, muito pouco que ver com contrapartidas financeiras diretas. A sua razão de ser está antes na promoção do conhecimento e das redes de contactos, na legitimação de uma área e na construção ou validação de um espaço de encontro, reflexão e intercâmbio. A prova disso está nas extensas comunidades nacional, ibero-americana e internacional que fazem hoje esta área e cuja dimensão não é seguramente alheia ao papel desempenhado, umas vezes de forma mais discreta outras mais interventiva, pelas diversas associações que promovem a nossa reunião.

Madalena Oliveira

AGENDA

5 a 7 de março
I Congresso Internacional de Comunicación y Género
Universidad de Sevilla, España

6 de março
Conferência A crise, os media e a comunicação
ESCSL, Lisboa

15 de março
Fórum O Futuro do Jornalismo

UBI, Covilhã

16 de março
Conferência sobre Comunicação e Turismo: Portugal, destino a comunicar
ISCSP, Lisboa

22 e 23 de março
Generar confianza: la comunicación de instituciones en tiempos de crisis
Universidad de Navarra, España

29 de março
Media and Participation International Conference
Lund University, Suécia

19 e 20 de abril
The International Symposium on Media Innovations
University of Oslo, Noruega

 

PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Realizaram-se no dia 27 de fevereiro, na UNL, as Provas de Doutoramento de Samuel Mateus, que apresentou uma tese intitulada «O Processo Publicitário - estudo sobre a experiência pública».

Realizam-se, no dia 6 de março, na UBI, as Provas de Doutoramento de Catarina Moura, que apresenta uma tese intitulada «Signo, desenho e desígnio. Para uma semiótica do design»

Realizam-se, no dia 27 de março, na UM, as Provas de Doutoramento de Alberto Sá, que apresenta uma tese intitulada «Arquivos dos Media e Preservação da Memória. Processos e Estratégias do Caso Português na Era Digital».

Realizam-se, no dia 28 de março, na UM, as Provas de Doutoramento de Sandra Marinho, que apresenta uma tese intitulada «Formação em Jornalismo numa sociedade em mudança - modelos, percepções e práticas na análise do caso português»

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt