SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 mar
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Revista Comunicando tem call aberto até junho

comunicando

A revista Comunicando, da responsabilidade do GT de Jovens Investigadores, já lançou a chamada para a submissão de artigos para o primeiro número. «Os novos caminhos da comunicação» é o tema da edição de estreia, cujo período de envio de propostas termina a 30 de junho. A revista está disponível num sub-domínio do portal da SOPCOM, em http://www.revistacomunicando.sopcom.pt

Para além da revista, o grupo está também a preparar uma Escola de Verão para doutorandos, que vai decorrer em Lisboa, no ISCSP - Universidade Técnica de Lisboa, de 09 a 13 de julho.

CONGRESSOS

X Congresso da LUSOCOM: call até 30 de abril

Já está online a informação sobre o X Congresso da LUSOCOM que o ISCSP está a organizar para setembro próximo. As propostas de comunicação podem ser submetidas até 30 de abril para os 16 grupos de trabalho do evento. O congresso tem por título «Comunicação, Cultura e Desenvolvimento» e vai ser precedido pela terceira edição do R@dio em congresso. »»

cimodeI Congresso de Moda e Design

Está a decorrer até 15 de abril o call for papers para o 1º CIMODE, Congresso Internacional de Moda e Design, que se vai realizar em Guimarães entre 5 e 7 de novembro. »»

Congresso Internacional Comunicação, Cognição e Media

Foi adiado para 30 de abril o prazo limite para submissão de propostas ao II Ccongresso Internacional Comunicação, Cognição e Media, organizado pelo núcleo de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

Está a decorrer até 8 de julho o período de submissão de propostas para a quarta edição do Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia. Organizado pelo CIMJ, este encontro vai acontecer em Lisboa, nos dias 6 e 7 de dezembro. »»

BOLSAS

Está aberto até 13 de abril um concurso para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto REACTION - Retrieval, Extraction, and Aggregation Computing Technology for Integrating and Organizing News, Programa UT Austin-Portugal com apoio financeiro da FCT/MCTES (PIDDAC). »»

Está aberto até 19 de abril um concurso para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto 'A cultura na primeira página - um estudo dos jornais portugueses na primeira década do século XXI (2000-2010)' (PTDC/CCI-COM/122309/2010). »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Caleidoscópio

Já saiu o nº 11/12 da revista Caleidoscópio, editada pela Universidade Lusófona de Lisboa. Este número é dedicado a reflexões sobre arte e estética.

JJRevista Jornalismo & Jornalistas

Já saiu o nº 49 da revista Jornalismo & Jornalistas (disponível no site do Clube de Jornalistas). Esta edição é dedicada ao tema 'Ridículos'.

 

fasRevista Comunicação e Cultura

Já está disponível o mais recente número da revista Comunicação e Cultura. Trata-se de um volume dedicado aos fãs e celebridades.

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Metodologias de investigação em Escola de Verão

O CICANT está a organizar mais uma Escola de Verão dedicada às Metodologias de Investigação em Ciências da Comunicação. A escola vai decorrer entre 18 e 20 de junho. Para além das aulas, esta edição da escola vai também integrar um conjunto de seminários e sessões de discussão de projetos coletivos.

Escola de Verão da UNL integra curso de Semiótica

É um curso de Introdução à Semiótica do Espaço, que visa introduzir os estudantes aos instrumentos de análise da teoria semiótica aplicada ao espaço. São também objetivos deste curso a iniciação no entendimento da estrutura espacial e do funcionamento sócio-cultural como níveis independentes e a estimulação de uma leitura crítica das tendências atuais dos processos de urbanização e dos problemas ligados ao crescimento e ao declínio das cidades. »»

Nova direção já em funções

A nova direção da SOPCOM, eleita na Assembleia-Geral de 24 de março, já se reuniu e já está em funções. Com equipa renovada, os novos orgãos sociais da associação vão orientar-se por um programa de ação organizado em quatro vetores: 1) a política sócios/movimento associativo; 2) a política de difusão e publicitação da produção científica; 3) a política de grupos de trabalho e 4) a política de internacionalização. São objetivos da equipa que vai dirigir a SOPCOM no próximo triénio a) a promoção de esforços de captação de novos membros; b) o estreitamento da relação com os sócios; c) a dinamização de redes de solidariedade científica; d) o incremento de produção bibliográfica em português; e e) a afirmação da comunidade científica nacional no espaço ibero-americano e no espaço global de expressão inglesa.

LIVROS

livros

ESPANHA, Rita et al (2011) Os portugueses, a saúde e a internet. Lisboa: FCG

NEVES, Artur Castro (2012) Políticas públicas e regulação no sector audiovisual e multimédia. Lisboa: Edições Afrontamento

EDITORIAL

Com uma equipa renovada, a direção da SOPCOM eleita na última Assembleia-Geral de sócios fixou para o próximo triénio um duplo objetivo: dar continuidade aos trabalhos iniciados pelas direções anteriores e investir no fortalecimento interno e internacional da associação naquilo que é a sua missão de representar a comunidade científica portuguesa. Projetar o empenho de 14 anos de atividade associativa, dar visibilidade aos investigadores nacionais e à área das Ciências da Comunicação no quadro das Ciências Sociais e Humanas em que mais vastamente se inscreve a investigação neste domínio são, na verdade, as grandes ambições do programa para os próximos anos.  

Não é novo o propósito. Ele está na base da associação desde a sua criação em 1998. No entanto, em momento de transição, investimo-lo de novas energias. A operacionalização deste projeto passará por um conjunto de ações que reclamarão o apoio dos sócios e o seu maior comprometimento com a vida da SOPCOM. Uma associação não se pode fazer apenas a partir dos seus órgãos diretivos. Só na dinamização de todas as suas células pode o sistema cooperar por inteiro num projeto que se pretende que seja de todos.


Os congressos da SOPCOM têm sido momentos nobres de encontro entre os associados. Contamos já sete, a que se somam nove encontros lusófonos organizados no quadro da LUSOCOM. Mas outras atividades podem contribuir para a reunião dos interesses de todos. É esse o apelo que esta direção faz a cada sócio – um gesto pessoal de maior interação com o coletivo, que passará pela participação diligente nas iniciativas da associação e dos seus grupos de trabalho e pela criação de novas dinâmicas, como a que temos visto surgir no seio do GT de Jovens Investigadores, por exemplo.

Moisés de Lemos Martins

AGENDA

11 a 13 de abril
Fórum de Políticas de Comunicação da Confibercom
Quito, Equador

19 e 20 de abril
The International Symposium on Media Innovations
University of Oslo, Noruega

3 de maio
Um dia com os media

iniciativa nacional

09 a 11 de maio
II Congreso Publiradio: Redefiniendo las fronteras de la creatividade
Universidad Auònoma de Barcelona, Espanha

14 a 17 de maio
10º Congresso Anual Communication and Mass Media
Atenas, Grécia

14 a 19 de maio
XIV Semana Internacional do Audivoisual e Multimédia

Universidade Lusófona, Lisboa

18 e 19 de maio
Communication, Media and Civic Culture Conference
University of Bucharest, Roménia

27 a 29 de junho
1º Congreso Internacional sobre Estudios de Periodismo: Identidad, cambios y desafíos de la profesión en el siglo XXI
Universidad de Santiago de Chile, Chile

PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Vão realizar-se a 23 de abril, na Universidade Nova de Lisboa, as Provas de Doutoramento de Luís Ricardo. A tese intitula-se 'Liberdade de Comunicação Social e Reserva da vida privada: duas faces de um direito. Paradigmas, limites, colisões'.

Vão realizar-se a 20 de abril, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Luís Pereira. A tese intitulada 'Conceções de literacia digital nas políticas públicas - estudo a partir do Plano Tecnológico da Educação' foi orientada por Manuel Pinto e Sara Pereira.

Vão realizar-se a 16 de abril, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Luís Miguel Loureiro. A tese intitulada 'O ecrã da identificação' foi orientada por Felisbela Lopes.

Vão realizar-se a 11 de abril, na Universidade Nova de Lisboa, as Provas de Doutoramento de Ilda Ferreira. A tese intitula-se 'Eu animal - A ordem do fílmico na consciencialização ecocrítica e na mudança de paradigma'.

Realizaram-se, no dia 28 de março, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Sandra Marinho. A tese intitulada 'Formação em jornalismo numa sociedade em mudança - modelos, percepções e práticas na análise do caso português' foi orientada por Manuel Pinto.

Realizaram-se, no dia 27 de março, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Alberto Sá. A tese intitulada 'Arquivos dos media e preservação da memória. Processos e estratégias no caso português na era digital' foi orientada por Manuel Pinto e António Fidalgo.

Realizaram-se, no dia 29 de fevereiro, na Universidade Nova de Lisboa, as Provas de Doutoramento de Ricardo Nunes. A tese intitula-se 'Condicionantes do dispositivo mediático na formatação de conteúdos multimédia: análise do dispositivo online'.

 
SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt