SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 abr
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Moisés Martins foi eleito presidente da CONFIBERCOM

moisésO presidente da SOPCOM, Moisés de Lemos Martins, foi eleito Presidente da CONFIBERCOM - a Confederação Ibero-americana das Associações Científicas e Académicas de Comunicação. Com uma equipa que representa a maior parte das associações federadas nesta organização, Moisés de Lemos Martins sucede a Margarida Kunsch, que substituiu interinamente o primeiro presidente eleito, José Marques de Melo.   

As eleições decorreram a 13 de abril, durante a Assembleia Geral da CONFIBERCOM, que se reuniu em Quito, no Equador, por ocasião do I Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana. Nesta reunião, os representantes das 13 entidades filiadas confirmaram ainda a realização do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, que se realizará na Universidade do Minho, em Braga, por organização conjunta do CECS e da SOPCOM. 

CONGRESSOS

X Congresso da LUSOCOM: call estendido até 15 de maio

Foi adiado para 15 de maio o prazo limite para apresentação de propostas de comunicação para o X LUSOCOM, que se realiza em Lisboa, no ISCSP - Universidade Técnica, de 27 a 29 de setembro. O congresso tem por título «Comunicação, Cultura e Desenvolvimento» e vai ser precedido pela terceira edição do R@dio em congresso. »»

IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

Está a decorrer até 8 de julho o período de submissão de propostas para a quarta edição do Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia. Organizado pelo CIMJ, este encontro vai acontecer em Lisboa, nos dias 6 e 7 de dezembro. »»

II Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade

O GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM vai realizar o seu II Encontro no dia 24 de setembro, nas instalações do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (Praça Coronel Pacheco). De acordo com a organização, o programa inclui uma sessão plenária e sessões para comunicações de tema livre relacionadas com o Jornalismo, estando a chamada de trabalhos (call for papers) aberta até ao dia 8 de Julho de 2012. »»

BOLSAS

Está aberto até 4 de maio concurso para uma Bolsa de Investigação no âmbito da componente portuguesa do projecto 519156-LLP-1-2011-1-ES-KA1-KA1SCR, designado por “EMEDUS - European Media Literacy Education Study”, do  Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UI – 736). »»

Está aberto até 15 de maio concurso para uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para apoio à Vice-Reitoria para a Investigação e Cooperação e Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto [UTAD]. »»

A FCT abrirá concurso para Bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramento no dia 16 de maio. As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 28 de junho. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2012

Decorre até 20 de maio o período de submissão de resumos para o Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2012. A temática desta edição serão os meios públicos de comunicação no espaço lusófono. De acordo com os organizadores do volume, «o direito a comunicar e o acesso à informação reconhecem-se como bens basilares das diferentes sociedades e os meios de comunicação públicos são, talvez, o instrumento nodal da sua concretização. Porém, questões como os cenários digitais, a mundialização, a crescente concentração ou a desregulação estão a atingir a razão mesma da existência dos sistemas de meios públicos e condicionam os modelos da nova criação. É por isso que pareceu de interesse analisar a incidência deste fenómeno no espaço lusófono e dedicar um monográfico aos meios públicos de comunicação em qualquer das suas variantes: local, nacional, estatal e na esfera internacional.»

Entre 2007 e 2011, este Anuário - que é editado para LUSOCOM, foi publicado pelo CECS - Universidade do Minho. A partir da edição de 2012, será editado pela AGACOM, a associação galega de Ciências da Comunicação. Também já a partir deste ano, para melhor difusão da publicação, o Anuário será editado em versão exclusivamente online. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Escola de Verão da SOPCOM já tem site

escola-de-verc3a3o-da-sopcom

Subordinada ao tema “Metodologias de Investigação em Ciências da Comunicação”, a Escola de Verão da SOPCOM decorrerá de 9 a 13 de Julho no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP). Com a participação de conceituados investigadores na área, o programa conta com sessões que abordam os mais diversos métodos de investigação, nomeadamente a realização de inquéritos, a análise crítica do discurso, a análise de redes, entre outros. O programa científico detalhado e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site da escola. »»

Iniciativas 'Um dia com os media'
Os bastidores dos media

Dia Comunicação e JornalismoA Universidade Lusófona de Lisboa associa-se à iniciativa 'Um dia com os media' e promove, no dia 3 de maio, o encontro 'Os bastidores dos media'. Com o propósito de aproximar os meios de comunicação social da sociedade civil, a iniciativa apresenta-se no sentido de «dar a conhecer os bastidores das notícias e tem como enquadramento o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa». O programa prevê três momentos: 1) às 11h00, uma sessão com o Provedor do Telespetador, José Carlos Abrantes, sobre «quando os media são questionados»; 2) às 14h30, realiza-se um workshop sobre «o futuro do mercado de trabalho do jornalismo»; e 3) às 17h00, uma sessão sobre «o lugar do jornalismo e dos jornalistas, hoje», com a presença de Diana Andringa, Estrela Serrano e Pedro Tadeu.

Iniciativas 'Um dia com os media'
Informar na e sobre a universidade

A Universidade do Minho vai associar-se à jornada 'Um dia com os media' através de um debate inédito intitulado 'Informar na e sobre a Universidade'São convidados desta sessão os profissionais que diariamente cobrem os assuntos universitários bem como os responsáveis de órgãos e serviços que, no seio da UMinho, editam publicações de todo o tipo e promovem a comunicação. »»

Os tempos sociais e o mundo contemporâneo

Está aberto até 15 de maio o call for papers para o Seminário 'Os tempos sociais e o mundo contemporâneo' que o CECS-Universidade do Minho está a organizar. O seminário realiza-se nos dias 9 e 10 de julho e terá como convidada Barbara Adam, da Universidade de Cardiff. »»

Curso de Modelos de Negócio dos Media e Vendas Multiplataforma

A Media XXI promove um curso de Modelos de Negócio dos Media e Vendas Multiplataformas nos dias 7 e 8 de maio. Esta iniciativa conta com a participação de especialistas da gestão empresarial dos media: Gustavo García Mansilla (Universidad de Navarra e IESE Business School), Paulo Faustino (Universidade do Porto) e Campos Freire (Universidade de Santiago de Compostela). »»

Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Decorre de 7 a 21 de maio o período de apresentação de candidaturas à 5ª edição do programa doutoral dem Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, promovido pela Universidade de Aveiro e pela Universidade do Porto. De acordo com o edital, o curso tem 20 vagas, podendo funcionar com um mínimo de 10 estudantes. »»

LIVROS

capa_anuario_2011

 

 

MARTINS, Moisés de Lemos; CABECINHAS, Rosa; MACEDO, Lurdes (2012) Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2011 - Lusofonia e Cultura-Mundo Coimbra: Grácio Editor

PINHEIRO, Francisco e COELHO, João Nuno (2012) República, Desporto e Imprensa – O Desporto em 100 primeiras páginas, 1910-1926 Lisboa: Afrontamento

EDITORIAL

Por iniciativa de um grupo informal de instituições interessadas na Literacia Mediática (um grupo integrado pelo CECS da Universidade do Minho, o Conselho Nacional de Educação, o Conselho Nacional da UNESCO, a ERC e o GMCS), o dia 3 de maio vai ser assinalado, um pouco por todo o país, como um ‘dia com os media’. De acordo com este grupo, o objetivo é fazer dos media e da comunicação tema de reflexão e debate. Num tempo em que os dias são definitivamente impensáveis sem os media, esta jornada coloca-nos diante do desafio de pensar a indispensabilidade das ferramentas de comunicação e a inevitabilidade das trocas de informação que movimentam desde sempre a vida coletiva.

Do cheiro do papel de jornal à intangível essência dos meios eletrónicos, passando pelo fascínio da imagem do cinema, da TV e da publicidade e pela gentil e discreta sonoridade da rádio, o tempo e o espaço – eixos organizadores de toda a nossa atividade biológica, intelectual, cultural e sensível – são hoje administrados pela brutal máquina mediática que faz a gestão de razão e emoção, de ideias e afetos. Mais, muito mais do que as extensões dos nossos sentidos de que falava McLuhan, os media estão hoje, na verdade, incorporados em nós. Como o rádio deixou de ser um acessório no automóvel para passar a ser sua parte integrante, também os media em geral são hoje um componente estruturante do que somos.

Eis, pois, onde se situa o mister das ciências da comunicação: na necessidade permanente de conhecer, avaliar, estudar, projetar todos os dias com os media. Aí está a originalidade e a especificidade de um campo científico a que não faltam razões para uma atividade cada vez mais viva e mais estimulante.

Madalena Oliveira

AGENDA

11 a 13 de abril
Fórum de Políticas de Comunicação da Confibercom
Quito, Equador

19 e 20 de abril
The International Symposium on Media Innovations
University of Oslo, Noruega

3 de maio
Um dia com os media

iniciativa nacional

09 a 11 de maio
II Congreso Publiradio: Redefiniendo las fronteras de la creatividade
Universidad Auònoma de Barcelona, Espanha

14 a 17 de maio
10º Congresso Anual Communication and Mass Media
Atenas, Grécia

14 a 19 de maio
XIV Semana Internacional do Audivoisual e Multimédia

Universidade Lusófona, Lisboa

18 e 19 de maio
Communication, Media and Civic Culture Conference
University of Bucharest, Roménia

27 a 29 de junho
1º Congreso Internacional sobre Estudios de Periodismo: Identidad, cambios y desafíos de la profesión en el siglo XXI
Universidad de Santiago de Chile, Chile

26 de setembro
R@dio Conference
Universidade Técnica de Lisboa

27 a 29 de setembro
X Congresso da LUSOCOM
Universidade Técnica de Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Realizaram-se, no dia 11 de abril, na Universidade Nova de Lisboa, as Provas de Doutoramento de Ilda Teresa de Castro Ferreira. A tese intitula-se 'Eu animal - A ordem do fílmico na consciencialização ecocrítica e na mudança de paradigma'.

Realizaram-se, no dia 16 de abril, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Luís Miguel Loureiro. A tese intitulada 'O ecrã da identificação' foi orientada por Felisbela Lopes.

Realizaram-se, no dia 20 de abril, na Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento de Luís Pereira. A tese intitulada 'Conceções de literacia digital nas políticas públicas - estudo a partir do Plano Tecnológico da Educação' foi orientada por Manuel Pinto e Sara Pereira.

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt