SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 maio
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

SOPCOM reúne diretores de centros de comunicação em Braga

Com o objetivo de debater o futuro das Ciências da Comunicação em Portugal, o presidente da SOPCOM convidou os diretores dos centros de investigação de Ciências da Comunicação (ou com atividade também nesta área) para uma reunião de reflexão. O encontro vai realizar-se no próximo dia 11 de junho, na Universidade do Minho, em Braga. Na agenda está a preocupação com a nova política científica da FCT, as fragilidades da comunicação como área científica, o problema do financiamento e a indefinição relativamente às condições de investigação no futuro próximo.

No convite que enviou aos vários centros do país, Moisés de Lemos Martins justificou a pertinência do encontro, dizendo que «é agora o momento de darmos passos em frente, concretizando uma ideia comum para o nosso campo científico.» Todos os representantes das unidades de investigação do país, com atuação na área da comunicação, confirmaram presença na reunião.

CONGRESSOS

Jornadas de Publicidade

Realizam-se no dia 28 de novembro as V Jornadas de Publicidade, organizadas pelo GT de Semiótica da SOPCOM. Este ano o encontro realiza-se na Universidade Católica em Braga e tem por tema 'Publicidade, públicos e redes de influência na atualidade digital'. »»

X Congresso da LUSOCOM

Dedicado ao tema 'Comunicação, Cultura e Desenvolvimento', o X Congresso da LUSOCOM vai reunir em Lisboa, de 27 a 29 de setembro, investigadores portugueses, galegos e brasileiros. Os coordenadores dos GT foram indicados pelos dirigentes das três associações federadas na LUSOCOM. Os 16 GT contam com 16 coordenadores portugueses, 10 brasileiros, 5 de universidades galegas e 1 de Cabo Verde. O congresso da LUSOCOM é o principal evento regular de comunicação lusófona. »»

IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

Está a decorrer até 8 de julho o período de submissão de propostas para a quarta edição do Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia. Organizado pelo CIMJ, este encontro vai acontecer em Lisboa, nos dias 6 e 7 de dezembro. »»

BOLSAS

Vai estar aberto de 12 a 26 de junho concurso para uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito dos projectos de assessoria de comunicação e divulgação de ciência na área da biodiversidade do Pest-C/BIA/UI 609/2011 – Projecto Estratégico – UI – 609-2011-2012 da instituição de I&D – ICETA – Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares/CIBIO. »»

Decorre até 12 de junho o concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto Estratégico-LA 14-2011-2012 em desenvolvimento no INESC Porto. »»

Está berto até 28 de junho o concurso para Bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramento da FCT. As candidaturas devem ser submetidas online. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Comunicando

Está aberto até 30 de junho o período de submissão de trabalhos para a revista Comunicando, editada pelo Grupo de Jovens Investigadores da SOPCOM. Esta edição tem por tema 'Os novos caminhos da investigação'. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Candidaturas a cursos de pós graduação abertas por todo o país

Estão a decorrer em várias universidades os períodos de candidatura aos cursos de pós-graduação em comunicação (mestrado e doutoramento). De acordo com um estudo realizado pela SOPCOM (apresentado em abril no Equador), as instituições portuguesas de ensino superior oferecem quase uma centena de cursos de pós-graduação nesta área científica (cerca de 80 mestrados e 15 doutoramentos).

RDP convida Paula Cordeiro para Provedora do Ouvinte

Paula Cordeiro foi convidada para suceder a Mário Figueiredo no cargo de Provedor do Ouvinte. A indicação do Conselho de Administração da RDP carece ainda do parecer vinculativo do Conselho de Opinião, mas é já certo que a empresa não renovará o mandato do atual provedor. Paula Cordeiro é professora auxiliar do ISCSP / Universidade Técnica de Lisboa e autora do livro A rádio e as indústrias culturais. É também sócia da SOPCOM.

Atas do VII SOPCOM

Já estão disponíveis as atas do VII Congresso da SOPCOM, organizado em dezembro passado pela Universidade do Porto. O documento eletrónico está disponível no site do evento e pode ser descarregado a partir do seguinte endereço: http://sopcom2011.up.pt/media/SOPCOM_2011_Atas.pdf

I Encontro Ibérico sobre Webrádio

webradio

Vai realizar-se em Aveiro, no dia 30 de novembro, o primeiro Encontro Ibérico de Webrádio. O programa prevê a realização de sessões plenárias que pretendem refletir sobre os desafios da webrádio e problematizar o futuro do meio tradicional na Internet. Para além destas sessões, os participantes são também convidados a apresentar comunicações. »»

Vagas para Professor Associado - ISCTE e UNL

Está aberto concurso para a integração no ISCTE de um Professor Associado na área das Ciências da Comunicação. O edital concretiza que a vaga se destinará a um professor na sub-área da Sociologia da Comunicação. Na Universidade Nova de Lisboa está também aberto concurso para a contratação de um Professor Associado nesta área científica. »» // »»

LIVROS

books

GONÇALVES, Gisela (org.) (2012) The Dialogue Imperative: trends and challenges in strategic and organizational communication - Covilhã: LabCom [eBook]

DENICOLI, Sergio & SOUSA, Helena (ed.) (2012) Digital Communication Policies in the information society Promotion Stage - Braga: CECS [eBook]

EDITORIAL

Se não é ainda totalmente desesperançado, o futuro das ciências da comunicação é pelo menos muito inquietante. O futuro da ciência em geral. Numa atmosfera de crise generalizada, a FCT anunciou recentemente que não pretende refazer a rede de centros de investigação, o que significará, no mínimo, uma alteração profunda das formas de financiamento da ciência. Ora, nas atuais circunstâncias, na perspetiva de qualquer mudança está quase sempre o enfraquecimento e não propriamente a promessa das ditas novas oportunidades.

Numa área como a nossa, que atravessa ainda uma fase de consolidação interna e de afirmação relativamente às ciências sociais e humanas, as notícias que nos chegam dos órgãos de administração da ciência não nos podem deixar tranquilos. É que, apesar de ser expectável a continuação do suporte financeiro público à investigação, a indefinição que paira já no ar relativamente aos próximos tempos exige uma atitude atenta, empenhada, de comprometimento e de solidariedade entre as unidades de pesquisa.

Precisamos de uma comunidade forte, dinâmica e disposta a organizar-se coletivamente para responder aos desafios que defrontamos. Diversificar as fontes de financiamento e procurar incentivos europeus parece ser a palavra de ordem do governo. Mas como investir neste caminho? Com que meios, se muitos centros vivem sem recursos humanos qualificados para auxiliar na preparação das complexas candidaturas a projetos de âmbito internacional? Com que garantias mínimas de funcionamento e vitalidade?

Repensar a vida dos centros de investigação implica talvez também reconsiderar o próprio papel da SOPCOM quer do ponto de vista da política científica, quer do ponto de vista científico em si mesmo. É esse debate que iniciaremos no dia 11 de junho, num encontro que reunirá representantes dos vários grupos de investigação em comunicação do país. A reflexão pode estender-se também a todos os sócios da SOPCOM, convidados a enviar contributos para o email da associação (info@sopcom.pt).

Moisés de Lemos Martins

AGENDA

21 e 22 de junho
I International Conference on Business, Economics and Communication
Lisboa

22 de junho
Journalism 4G
Bourmemouth University

27 a 29 de junho
1º Congreso Internacional sobre Estudios de Periodismo: Identidad, cambios y desafíos de la profesión en el siglo XXI
Universidad de Santiago de Chile, Chile

29 e 30 de junho
Seminário 'Narratives and social memories'
Universidade do Minho, Braga

4 a 6 de julho
IV International CADDAD
Universidade do Minho, Braga

15 a 19 de julho
IAMCR 2012
Durban, África do Sul

27 a 29 de setembro
X LUSOCOM
ISCSP, Lisboa


PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Realizaram-se, no dia 21 de maio, na Universidade Nova de Lisboa, as Provas de Doutoramento de Rui Miguel Oliveira Gomes que apresentou uma tese intitulada 'A queda da reportagem e os contributos da internet para o sedentarismo da prática jornalística'.

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt