SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 jun
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

SOPCOM interpela Governo sobre futuro da investigação

A SOPCOM e os centros de investigação com atividades de pesquisa nesta área científica dirigiram recentemente uma carta à secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreiras, em que manifestam apreensão relativamente ao futuro da investigação em Portugal. A convite da direção da SOPCOM, os representantes de todas as unidades de investigação em ciências da comunicação e da informação reuniram-se na Universidade do Minho, em Braga, no início de junho, para refletir sobre os desafios que hoje se colocam à investigação nesta área científica.

São sobretudo três as preocupações enunciadas no documento apresentado ao governo: as mudanças no modelo de financiamento da ciência recentemente anunciadas, a reformulação das áreas científicas e a desvalorização da Língua Portuguesa como língua de produção e divulgação de conhecimento. Convidando toda a comunidade científica a partilhar contributos, a SOPCOM divulgou publicamente o documento de interpelação da tutela da ciência, disponibilizado no site da associação. »» 

CONGRESSOS

582825_2933996169121_1739247990_n

Está aberto até ao dia 8 de julho o call for papers para o 2º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM, que se realiza no dia 24 de setembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Para além de um período de sessões paralelas para apresentação de trabalhos, este encontro incluirá também a realização de uma conferência plenária sobre 'Investigar em Jornalismo nas Línguas Ibéricas, de que são convidados Josep Lluis Gomez Mompart, da Universidade de Valencia; Manuel Pinto, da Universidade do Minho; Antonio Hohlfeldt, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.»»

IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

Está a decorrer até 8 de julho o período de submissão de propostas para a quarta edição do Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia. Organizado pelo CIMJ, este encontro vai acontecer em Lisboa, nos dias 6 e 7 de dezembro, com um programa que inclui também uma homenagem a Nelson Traquina.»»

BOLSAS

Decorre de 13 a 26 de julho o período de candidaturas a uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto 'Estação NET: moldar a rádio para o ambiente web', financiado pela FCT (PTDC/CCI-COM/122384/2010), em desenvolvimento no CECS, Braga. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

compubComunicação Pública

Acaba de ser publicado um número especial da revista Comunicação Pública, que é editada pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Esta edição contém sobretudo textos resultantes de dissertações de Mestrado.

comsocComunicação e Sociedade

Este número especial da revista Comunicação e Sociedade é dedicado à "Mediatização jornalística no campo da saúde". Dizem as editoras (Felisbela Lopes e Teresa Ruão) na abertura desta edição que o campo da comunicação na saúde se desenvolveu muito rapidamente nos últimos 20 anos. »»

Já está disponível o número 20 da revista Media e Jornalismo, dedicado às imagens jornalísticas. Esta edição é coordenada por Maria José Mata e Anabela de Sousa Lopes. »»

 

rev

Comunicação e Sociedade

Acaba de ser lançado o primeiro número digital da revista Comunicação e Sociedade. É a edição nº 21, dedicada ao tema 'Género e Heterossexualidade - Discursos e Imagens na Publicidade e nos Média', coordenado por Zara Pinto Coelho e Silvana Mota Ribeiro. »»

Comunicando

Foi alargado até 30 de julho o prazo de submissão de propostas para o primeiro número da Revista Comunicando, editada pelo Grupo de Trabalho Jovens Investigadores. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

seMetodologias participativas visuais

O CIMJ e o Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta (CEMRI) organizam no final de julho um seminário internacional sobre 'metodologias participativas visuais'. Contando com a participação de 10 conferencistas, este seminário realiza-se na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, entre os dias 27 e 28 de julho, com o intuito de partilhar experiências para o desenvolvimento de competências sociais entre crianças e jovens. »»

 

 

Revista Estudos de Jornalismo

O GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM acaba de lançar uma nova publicação periódica científica. A revista Estudos de Jornalismo terá apenas edição online. Publicar-se-á semestralmente com trabalhos realizados no âmbito das ciências da comunicação, especialmente dos estudos jornalísticos. De acordo com a política editorial da revista, serão aceites para publicação textos nas seguintes línguas: português, espanhol e inglês. O primeiro número sairá no final de 2012. »»

SOPCOM visitou Escola Superior de Comunicação Social

transferirA direção da SOPCOM reuniu-se no dia 20 de junho com docentes e investigadores da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, no âmbito de uma visita àquela instituição que organizará o VIII Congresso da SOPCOM.. Neste encontro, Moisés de Lemos Martins lembrou que a Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa está desde sempre ligada à história da SOPCOM. Às quase duas dezenas de docentes e investigadores que se reuniram com a direção o presidente falou da ligação da associação às redes internacionais de investigação e do papel que a SOPCOM deveria desempenhar na definição da política científica nacional.

LIVROS

livros

SANTOS, Rogério (coord.)(2012) Os dias dos média - uma análise das estruturas organizativas. Lisboa: Universidade Católica Editora

VÁRIOS (2012) A regulação dos média na Europa dos 27. Braga: CECS [eBook] »»

VÁRIOS (2012)Cronologia da atividade da entidade reguladora para a comunicação social (2005-2011). Braga: CECS [eBook] »»

EDITORIAL

Meia dúzia de anos cumpridos de funcionamento do ensino superior segundo o modelo de Bolonha, começa talvez a ser hora de refletir em profundidade sobre os efeitos desta transformação nas nossas academias. Para além da redução dos cursos de graduação para três anos e do alargamento exponencial da oferta pós-graduada, Bolonha pressupunha um ensino mais personalizado, estabelecido num princípio de relação tutorial com os estudantes.

Nos últimos anos muitas vozes se levantaram para protestar contra um sistema que lançaria os estudantes no mercado de trabalho com formações abreviadas e com maturidade antecipada. A experiência comprovou, no entanto, que a restruturação dos cursos superiores se traduziu num pressuposto de que todos os estudantes passariam a cumprir dois ciclos de estudo.

Sabemos que faltarão professores para dar cumprimento à filosofia de Bolonha. Sabemos, na verdade, que do ideal às condições efetivas vai uma distância em muitos casos abissal, que torna inalcançáveis muitos dos objetivos deste novo modelo de ensino. Mas num detalhe, ao menos num, a renovação da oferta formativa nas instituições de ensino superior foi positiva. É que ao lançar o pretexto para a criação de novos cursos, sobretudo de mestrado, a reforma de Bolonha criou simultaneamente o pretexto para a revelação de novas áreas em todos os domínios científicos.

Em Portugal, as ciências da comunicação definem-se por cerca de 30 cursos de graduação, por quase 80 cursos de mestrado e por 15 programas doutorais que conferem o grau de doutor em comunicação. Talvez excessivo para um país de reduzidas dimensões, este mapa contribuiu, porém, para a manifestação de diversas áreas emergentes no domínio da comunicação. Ora, a apresentação de novas áreas especializadas da comunicação conduziu também indiretamente a um desenvolvimento desta área científica, cujo número de investigadores continua a crescer e cuja procura em termos de ensino é talvez a mais numerosa das ciências sociais e humanas.

Madalena Oliveira

AGENDA

2 a 7 de julho
Curso de Introdução à Semiótica no Espaço
Universidade Nova de Lisboa
4 a 6 de julho
IV International CADAAD
Universidade do Minho, Braga
9 a 13 de julho
Escola de Verão da SOPCOM
ISCSP, Lisboa
15 a 19 de julho
IAMCR 2012
Durban, África do Sul
27 de agosto
III Congreso Internacional de Comunicación Social para la Paz
Bogotá
24 de setembro
2º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade
FLUP, Porto
27 a 29 de setembro
X LUSOCOM
ISCSP, Lisboa

 

PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Realizam-se, no dia 6 de julho, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Carla Cerqueira. A tese, que foi orientada por Rosa Cabecinhas, intitula-se “Quando elas (não) são notícia: mudanças, persistências e reconfigurações na cobertura jornalística sobre o Dia Internacional da Mulher em Portugal (1975-2007)".

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt