SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 set
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Asfixia financeira perturba funcionamento de centros de investigação

O problema não é exclusivo das ciências da comunicação ou sequer das ciências sociais entendidas num domínio mais vasto. A suspensão de apoios específicos e de linhas de financiamento das atividades dos centros de investigação está a perturbar gravemente o funcionamento destas unidades. A SOPCOM tem registado estas preocupações partilhadas por todos os investigadores de comunicação, admitindo avançar para nova interpelação dos governantes sobre o futuro da investigação e a sustentabilidade desta área científica.

Embora tenha divulgado largamente o documento que dirigiu, em nome de todas as unidades de investigação de ciências da comunicação, ao Ministério da Educação e da Ciência - de que a imprensa chegou a fazer eco - a direção da SOPCOM nunca recebeu qualquer resposta da FCT ou do Gabinete da Secretária de Estado da Ciência.  

CONGRESSOS

Pontevedra acolherá XI Congresso da Lusocom em 2014

A Universidade de Vigo vai acolher, no campus de Pontevedra, em 2014, o próximo congresso da LUSOCOM. O anúncio foi feito por Moisés de Lemos Martins, na sessão de encerramento do X Congresso, em Lisboa, no ISCSP.

IV Jornadas do GT de Publicidade

A Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa organiza, em Braga, as IV Jornadas de Publicidade, uma iniciativa que se inscreve no programa de atividades deste Grupo de Trabalho da SOPCOM. Para além de workshops, este encontro contará ainda com a presença dos investigadores espanhóis Enrique Castelló e Victoria Tur, convidados para as sessões plenárias desta jornada de trabalho que se realiza no dia 28 de novembro. »»

III Congresso Internacional de Ciberjornalismo

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto acolhe nos dias 06 e 07 de dezembro o III Congresso de Ciberjornalismo. O evento contará com a apresentação de 30 trabalhos de investigadores oriundos de 10 países. A conferência inaugural será proferida por Ramón Salverría, da Universidade de Navarra (Espanha), e a de encerramento vai acontecer por videoconferência, contando assim com a participação de Jane Singer. »»

Participação Política e Web 2.0

oct

A Universidade da Beira Interior promove nos dias 11 e 12 de outubro o congresso internacional Political Participation and Web 2.0, que contará com a participação de Rachel Gibson (Manchester University – Reino Unido), Giovandro Ferreira (UFBA - Brasil), Peter Dahlgren (Lund University – Suécia), Carlos Jalali (U.Aveiro - Portugal) e Joaquín Lopez del Ramo (U.Juan Carlos – Espanha). »»

BOLSAS

O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica de Lisboa tem aberto um concurso para contratação de um bolseiro, no âmbito do seu projeto estratégico. As candidaturas podem ser enviadas até 31 de outubro. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

rmjRevista Média e Jornalismo número 21

Acaba de ser lançado o número 21 da revista Média e Jornalismo, um número especial dedicado ao tema 'Política no feminino'. Os textos reunidos nesta edição resultam dos trabalhos apresentados na conferência final do projeto 'Política no feminino: políticas de género e estratégias de visibilidade das deputadas parlamentares', que o CIMJ realizou em março passado.

rclRevista Comunicação & Linguagens número 42

O CECL acaba de publicar o número 42 da Revista Comunicação & Linguagens. Esta edição agrega um conjunto de textos sobre 'Genealogias da Web 2.0' e é coordenada por Pedro Andrade e José Pinheiro Neves.

 

Revista Comunicação e Sociedade

Decorre até 31 de janeiro de 2013 o prazo de submissão de propostas ao número 23 da Revista Comunicação e Sociedade. Este volume é especialmente dedicado ao tema 'Esfera pública digital - fragilidades e desafios'. »»

Revista Média e Jornalismo

Está aberto o período de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. O prazo de submissão de propostas é 31 de março de 2013. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Investigadores portugueses candidatam-se ao Executive Board da ECREA

Manuel Damásio e Cláudia Álvares, professores da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, integram a lista candidata ao Executive Board da ECREA. Da mesma lista faz também parte Stanislaw Jedrzejewski, investigador do CECS. As eleições vão decorrer durante o próximo congresso desta associação, em Istambul, no final de outubro.

LUSOCOM tem novo site

site

Foi apresentado durante o X Congresso da Lusocom, que se realizou em Lisboa, no ISCSP, entre 27 e 29 de setembro, o novo site da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação. O portal tem como objetivo promover a divulgação de informação das associações de comunicação do espaço lusófono e de constituir um arquivo das publicações já editadas e dos congressos organizados no âmbito da LUSOCOM. Para além deste novo espaço, a direção da federação anunciou ainda a publicação trimestral de uma newsletter. »»

Pacheco Pereira abre a 4ª edição do programa doutoral em Ciências da Comunicação da UM

Depois de Manuel Maria Carrilho ter assinalado a abertura do ano letivo do programa doutoral em Estudos Culturais (uma parceria UM/UA), é o historiador Pacheco Pereira o convidado para marcar a sessão inaugural da 4ª edição do curso Doutoramento em Ciências da Comunicação da UM. Esta conferência está marcada para dia 12 de outubro, às 15h00, constituindo a sessão de acolhimento das duas dezenas de novos estudantes neste curso que conta já, desde o seu relançamento pós-Bolonha, com 110 doutorandos.

LIVROS

livros3

OLIVEIRA, Madalena; PORTELA, Pedro e SANTOS, Luís (org.) (2012) Radio Evolution: conference proceedings. Braga: CECS »»

LOPES, Frederico (org.) (2012) Cinema em Português: IV Jornadas. Covilhã: Livros Labcom »»

ADAMI, Antônio e HOHLFEHLT, Antônio (org.) (2012) Lusofonia e interculturalidade. São Paulo: INTERCOM »»

EDITORIAL

A participação em congressos científicos é, ou deveria ser, uma experiência gratificante e enriquecedora do ponto de vista académico. Apesar de constituírem, por vezes, jornadas muito longas de trabalho, estes eventos são importantes momentos de encontro, debate e relação. São, por essa razão, ocasião para estimular a produção científica e promover a interseção de grupos e a constituição de redes de trabalho. Muitos congressos e seminários preenchem por isso as nossas agendas de investigadores, como iniciativas que fomentam a desejável mobilidade de investigadores e professores.

Para além da qualidade dos programas científicos e dos trabalhos apresentados pelos participantes, o sucesso destes eventos decorre em boa medida do grau de comprometimento daqueles que se inscrevem nas atividades destes encontros. À saída do X Congresso da LUSOCOM repetimos uma sensação anterior que sugere que somos cada vez mais piores participantes. Vários sinais indiciam esta constatação:
1) as salas de sessões paralelas resumem-se muitas vezes a espaços em que se reúnem apenas aqueles que apresentam trabalhos, que falam entre si sem qualquer outro tipo de assistência;
2) as sessões plenárias e sessões oficiais de abertura e encerramento esvaziam-se, parecendo por vezes mais momentos de dispersão do que de encontro global de participantes;
3) em várias situações, pelo menos em mais do que seria aceitável, os coordenadores de grupos de trabalho desresponsabilizam-se, dando eles próprios fraco exemplo de compromisso com as atividades que organizam (ou deveriam organizar), ao faltarem descaradamente a atribuições que deveriam assumir.

Também num congresso é preciso ser-se ‘bom cidadão’, isto é, participante ativo e implicado. Tomar parte nos debates é condição deste princípio. Ouvir, e não apenas debitar uma comunicação, é, por outro lado, uma qualidade essencial à especificidade do trabalho académico. Mas é também uma capacidade que temos perdido progressivamente, com o grave prejuízo de empobrecimento de uma área que se faz sobretudo no diálogo.

Madalena Oliveira

AGENDA

11 e 12 de outubro
Congresso Internacional Political Participation and Web 2.0
UBI, Covilhã
24 a 27 de outubro
ECREA 2012
Istambul, Turquia
28 de novembro
V Jornadas de Publicidade
UCP, Braga
06 e 07 de dezembro
III Congresso Internacional de Ciberjornalismo
UP, Porto
06 e 07 de dezembro
IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia
UNL, Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Realizaram-se, no dia 20 de setembro, no ISCTE-IUL, em Lisboa, as provas de doutoramento em Sociologia de Susana Santos, que apresentou uma tese intitulada 'O processo de liberalização das emissões de rádio em Portugal entre estado, igreja católica e mercado'.

Realizaram-se, no dia 25 de setembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Francisco Luís Parreira. A tese, que foi orientada por José Bragança de Miranda, intitula-se 'Fatalidade de Política'.

Realizaram-se, no dia 26 de setembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Diogo Azevedo que apresentou uma tese intitulada 'Marca: a estética e o gosto na experiência de consumo'.

Realizam-se, no dia 30 de outubro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Sérgio Denicoli. A tese foi orientada por Helena Sousa e intitula-se 'A implementação da televisão digital terrestre em Portugal'

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt