Cláudia Álvares eleita presidente da ECREA
Dez investigadores portugueses com posições diretivas na ECREA
Os resultados vão ainda ser ratificados em reunião agendada para o dia 13 de novembro, mas a ECREA anunciou já os resultados das eleições para o novo Executive Board da associação, que se realizaram no dia 27 de outubro, em Istanbul. O ato eleitoral aconteceu durante a Assembleia Geral da ECREA (por ocasião da 4ª Conferência Europeia de Comunicação) e dele resultou a eleição de 12 membros que compõem agora o novo corpo diretivo da associação e que, entre si, elegeram posteriormente Cláudia Álvares para presidente. Sócia da SOPCOM, Cláudia Álvares é docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e investigadora do CICANT.
Para além da presidente, a ECREA integra mais nove investigadores portugueses em posições de coordenação de Secções Temáticas. Foram reeleitos de mandatos anteriores Anabela Carvalho (investigadora do CECS), para vice-chair da Science and Environment Communication Section, Ana Duarte Melo (investigadora do CECS), para vice-chair da Organizational and Strategic Communication Section, e Manuel Damásio (investigador do CICANT) para vice-chair da Television Studies Section. Foram ainda eleitos pela primeira vez Madalena Oliveira (investigadora do CECS), para vice-chair da Radio Research Section, Carla Cerqueira (investigadora do CECS), para vice-chair da Gender Communication Section, Gisela Gonçalves (investigadora do LabCom), para chair da Organizational and Strategic Communication, Nelson Ribeiro (docente da Universidade Católica Portuguesa), para vice-chair da Communication History Section, Inês Gil (investigadora do CICANT), para a coordenação da Women's Network, e Cristina Ponte (investigadora do CIMJ), para vice-chair do Children, Youth and Media Temporary Working Group.
Não é, porém, apenas na ECREA que a comunidade nacional tem expressão internacional em posições de coordenação. Manuel Pinto e Helena Sousa, do CECS, integram o Executive Board da IAMCR. Moisés Martins foi eleito presidente da LUSOCOM e da CONFIBERCOM, cujos órgãos sociais integram também Pedro Jorge Braumann e Madalena Oliveira. E Isabel Marcos foi reeleita vice-presidente da International Association of Visual Semiotics em setembro passado.
1º Congresso Internacional de Moda e Design

Começa já no dia 4 o 1º congresso internacional de Moda e Design, que se realiza no campus de Guimarães da Universidade do Minho até dia 7. O evento está dividido em eixos temáticos, sendo um deles a moda e a comunicação. »»
XIII Congreso Internacional IBERCOM

Está aberto até 15 de janeiro de 2013 o período de submissão de propostas ao XIII Congresso IBERCOM, organizado pela AssIBERCOM. O evento realiza-se de 29 a 31 de maio, em Santiago de Compostela, e tem como tema 'Comunicación, Cultura e Esferas de Poder'. »»
II Congresso 'Literacia, Média e Cidadania'
O 2º Congresso ‘Literacia, Media e Cidadania’ terá lugar nos dias 10 e 11 de maio de 2013 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Tal como aconteceu no 1º Congresso, que se realizou em março de 2011, na Universidade do Minho, em Braga, a iniciativa é dirigida a professores, investigadores, profissionais dos media, bibliotecários, animadores sócio-culturais, e responsáveis políticos e empresariais.

II Jornadas de Comunicação e Desporto
Com o tema 'O herói desportivo e os média', estas jornadas visam «perceber as dinâmicas mediáticas à volta da construção dos heróis desportivos». O evento é organizado pelo Grupo Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do CEIS20 da Universidade de Coimbra, e está agendado para o dia 23 de fevereiro de 2013. As propostas de comunicação podem ser enviadas até ao dia 20 de dezembro. »»
III Congresso Internacional de Estudos Culturais

Está aberto até 7 de dezembro o prazo de submissão de propostas para o III Congresso Internacional de Estudos Culturais, que se realizará nos dias 28 e 29 de janeiro de 2013 na Universidade de Aveiro. A organização é da responsabilidade de uma parceria de quatro instituições de ensino superior: a Universidade de Aveiro, a
Universidad de Deusto (Espanha), a
Universidade de Fortaleza (Brazil) e a
Universidade do Minho, em articulação com a direção do Doutoramento em Estudos Culturais, um curso conjunto da UA e da UM. »»
Está aberto até 2 de novembro o prazo de candidatura a uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto 'Media, recepção e memória: audiências femininas durante o Estado Novo', em desenvolvimento na Universidade da Beira Interior.. »»
Decorre entre 12 e 23 de novembro o concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto 'Surgimento e desaparecimento de títulos da imprensa escrita no Portugal contemporâneo', em desenvolvimento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. »»
Revista DOC On-line
Está aberto até 20 de dezembro o período de submissão de propostas para o próximo número da revista DOC On-line, editada pelo LabCom da Universidade da Beira Interior. Este número será dedicado a 'Filmes de Arquivo'. »»
Revista Estudos de Comunicação
O próximo número desta revista será publicado em dezembro. Os editores aceitam propostas de trabalhos até ao próximo dia 8 de novembro. Embora não identificando uma temática principal, a revista aceita trabalhos em áreas como jornalismo e opinião pública; jornalismo cidadão, participativo e público; responsabilidade e accountability de instituições, governos e empresas; média e esfera pública; movimentos sociais nas áreas de meio ambiente, ciência, saúde, ecologia, cultura, identidade e género; média e partidos políticos; novas formas de participação online, métodos de análise da participação; democracia digital; média, deliberação e participação; comunicação comunitária, comunicação e desenvolvimento, políticas de reconhecimento e estudos comparativos de comunicação em diferentes contextos geográficos e culturais, entre outros. »»
Revista Comunicação e Sociedade
Decorre até 31 de janeiro de 2013 o prazo de submissão de propostas ao número 23 da Revista Comunicação e Sociedade. Este volume é especialmente dedicado ao tema 'Esfera pública digital - fragilidades e desafios'. »»
Revista Média e Jornalismo
Está aberto o período de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. O prazo de submissão de propostas é 31 de março de 2013. »»
Iniciativa
'Sete dias com os média'
Está agendada para a primavera de 2013 a iniciativa nacional ‘Sete Dias com os Media’ que se estende pela semana de 3 a 9 de maio.
A organização é do Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM), constituído pela Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional de Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Meios de Comunicação Social e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, que prepara também o II Congresso 'Literacia, Média e Cidadania'.

PADILHA, Sônia Costa (2012) O Webjornalismo mediado pela cultura social local: estudo comparativo Portugal/Brasil. Covilhã: Livros LabCom [eBook]
CENTENO, Maria João (2012) As Organizações Culturais e o Espaço Público, A Experiência da Rede Nacional de Teatros e Cineteatros. Lisboa: Edições Colibri
SILVA, Dora Santos (2012) Cultura & Jornalismo Cultural. Tendências e desafios no contexto das indústrias culturais e criativas. Lisboa: Media XXI
LOPES, Felisbela (2012) Vinte anos de TV privada em Portugal. Lisboa: Guerra e Paz
LIMA, Helena (2012) A imprensa portuense e os desafios da modernização. Lisboa: Livros Horizonte
|
A comunidade nacional de ciências da comunicação tem feito um investimento notável na internacionalização da investigação que se faz nesta área em Portugal. Muitas redes de contacto com outras instituições e grupos de trabalho europeus e ibero-americanos têm sido criadas e o intercâmbio internacional tem ganho especial dimensão nos últimos anos. A recente notícia da eleição de Cláudia Álvares para o cargo de presidente da ECREA, bem como a eleição e reeleição de outros oito investigadores para posições de coordenação de secções temáticas desta associação são motivos de especial regozijo para a comunicação em Portugal.
Sendo um motivo de felicidade no que concerne a realização pessoal e profissional de cada um destes investigadores em particular, as funções assumidas por tão largo grupo de pesquisadores portugueses são acima de tudo um importante sinal para o país. Portugal afirma assim um lugar na geografia da ciência na Europa, o que denota o reconhecimento internacional das atividades científicas que os vários centros vão procurando desenvolver, mesmo em contexto de graves dificuldades económicas.
Infelizmente este reconhecimento simbólico não tem correspondido a um retorno do investimento do país que ameaça aniquilar as humanidades e as ciências sociais. Mas o voto de confiança depositado na comunidade nacional de ciências da comunicação tem-nos feito justiça. A conquista de posições de gestão e dinamização política em núcleos tão relevantes como a ECREA e a IAMCR revelam a capacidade de iniciativa e o espírito expedito com que nos procuramos afirmar num território transnacional onde se pensaria que seríamos referências menores.
Apesar de ser hoje, talvez mais do que nunca antes, evidente que o espaço ibero-americano é o espaço da nossa extensão mais natural, projetar o que somos para o espaço europeu é também um imperativo inescapável. Por isso, este só pode ser um momento de grande fortuna para toda a academia portuguesa de comunicação.
Madalena Oliveira
8 de novembro
La moda como metrónomo cultural - Jorge Lozano
Universidade de Coimbra
9 de novembro
Wikileaks: un archivo de opacidades y transparências - Jorge Lozano
Universidade de Coimbra
14 de novembro
Conferências de Outono
Universidade Lusófona, Lisboa
Doutoramento em Ciências da Comunicação
Realizaram-se, no dia 30 de outubro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Sérgio Denicoli. A tese foi orientada por Helena Sousa e intitula-se 'A implementação da televisão digital terrestre em Portugal'.
|