SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 nov
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

GT de Publicidade e Comunicação tem nova direção

Cinco ações na agenda do grupo: promover, dinamizar, educar, publicar e consolidar

PublicidadeO Grupo de Trabalho Publicidade e Comunicação acaba de eleger uma nova equipa de coordenação. Cumprindo o propósito de promover um espírito descentralizado e interuniversitário, a nova direção é composta por Eduardo Camilo, da Universidade da Beira Interior, Francisco Mesquita, da Universidade Fernando Pessoa, e Ana Melo, da Universidade do Minho.

No programa apresentado aos membros, os coordenadores comprometem-se a consolidar a posição do grupo na comunidade científca (continuando a organização regular das Jornadas de Publicidade) e a implementar um conjunto de novas atividades. Estão no quadro das prioridades desta direção quatro eixos de ação: 1) a promoção do GT, através da conceção, organização e dinamização de espaços virtuais (site/blogue...); 2) a dinamização de relações institucionais com parceiros nacionais e internacionais; 3) a educação para a publicidade; e 4) a produção editorial de obras originais ou traduções de obras de referência.

CONGRESSOS

III Congresso Internacional de Ciberjornalismo

CiberjornalismoDedicado ao tema 'Convergência', o III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se realiza no Porto, nos dias 6 e 7 de dezembro, conta com a presença de vários investigadores portugueses e de investigadores estrangeiros como Ramón Salaverría (Universidade de Navarra), Beth Saad (Universidade de São Paulo), Xosé Pereira (Universidade de Santiago de Compostela) e Jane Singer (Universidade de Lowa - por videoconferência). A organização é do Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), em colaboração com o Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). »»

 

III Congresso Internacional de Estudos Culturais

estudosculturais

Está aberto até 7 de dezembro o prazo de submissão de propostas para o III Congresso Internacional de Estudos Culturais, que se realizará nos dias 28 e 29 de janeiro de 2013 na Universidade de Aveiro. A organização é da responsabilidade de uma parceria de quatro instituições de ensino superior: a Universidade de Aveiro, a Universidad de Deusto (Espanha), a Universidade de Fortaleza (Brazil) e a Universidade do Minho, em articulação com a direção do Doutoramento em Estudos Culturais, um curso conjunto da UA e da UM. »»

XIII Congreso Internacional IBERCOM

congresso

Está aberto até 15 de janeiro de 2013 o período de submissão de propostas ao XIII Congresso IBERCOM, organizado pela AssIBERCOM. O evento realiza-se de 29 a 31 de maio, em Santiago de Compostela, e tem como tema 'Comunicación, Cultura e Esferas de Poder'. »»

IAMCR 2013 - Dublin

Está aberto até 28 de janeiro de 2013 o call for papers para o próximo congresso da IAMCR, que se realiza em Dublin, de 25 a 29 de junho. Centrado no tema 'Crises, Creative Destruction and the Global Power and Communication Orders', este encontro acolhe propostas dirigidas aos vários grupos e secções temáticas da associação. A submissão dos resumos é feita através da plataforma Open Conference System. »»

Conferência Internacional 'Interfaces da Lusofonia'

Está aberto até 28 de fevereiro de 2013 o prazo de submisão de propostas para a conferência internacional 'Interfaces da Lusofonia', que o CECS organiza de 4 a 6 de julho. Este encontro é organizado pela equipa do projeto 'Narrativas Identitárias e Memória Social: a (Re)construção da Lusofonia em Contextos Interculturais'. »»


BOLSAS

Está aberto de 1 a 5 de dezembro o período de submissão de candidatura a uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto Comunimedia (PTDC/CCI-COM/109887/2009), em desenvolvimento no CICANT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. »»

Está aberto de 3 a 14 de dezembro o concurso para uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para o Serviço de Comunicação e Imagem do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC). »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista1Revista Comunicação e Cultura

Já está disponível o número 13 da Revista Comunicação e Cultura. Dedicada ao Desporto e Espetáculo, esta edição inclui uma entrevista a James Curran e cinco artigos sobre o tema de investigadores portugueses e estrangeiros. Este volume está à venda com o preço de 12,00 €. »»

Revista DOC On-line

Está aberto até 20 de dezembro o período de submissão de propostas para o próximo número da revista DOC On-line, editada pelo LabCom da Universidade da Beira Interior. Este número será dedicado a 'Filmes de Arquivo'. »»

Revista Comunicação e Sociedade

Decorre até 31 de janeiro de 2013 o prazo de submissão de propostas ao número 23 da Revista Comunicação e Sociedade. Este volume é especialmente dedicado ao tema 'Esfera pública digital - fragilidades e desafios'. »»

Revista Média e Jornalismo

Está aberto o período de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. O prazo de submissão de propostas é 31 de março de 2013. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Mais de 7500 signatários

Petição pela Liberdade de Investigação mobilizou comunidade académica

Cinco objetivos determinaram a criação de uma petição online pela Liberdade de Investigação: 1) manifestar apoio a Sérgio Denicoli pela tese de doutoramento que defendeu na Universidade do Minho sobre a implementação da Televisão Digital Terrestre (e a pretexto da qual a PT e a ANACOM ameaçaram processar o investigador); 2) afirmar que a liberdade académica é um requisito essencial da atividade científica; 3) chamar a atenção para a relevância social de investigações que tomam os problemas atuais como objeto de pesquisa; 4) exigir o apoio jurídico das autoridades académicas aos investigadores; e 5) denunciar publicamente tentativas de condicionamento da investigação e silenciamento de investigadores. Lançada no início de novembro na sequência do confronto da PT com a afirmação de Sérgio Denicoli (que é sócio da SOPCOM) da existência de indícios de corrupção no processo de implementação da TDT em Portugal, esta petição reuniu já mais de 7500 signatários portugueses e estrangeiros. »»

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade leva coleção editorial à Feira do Livro de Braga

cartazPela primeira vez, o CECS vai partilhar o espaço da grande nave do Parque de Exposições de Braga, com um stand inteiramente dedicado a uma vasta produção científica sobre jornalismo, televisão, literacia mediática, relações públicas, publicidade, artes visuais, comunicação estratégica e linguagens. São três os objetivos desta iniciativa: divulgar o trabalho de uma equipa de três dezenas de investigadores; estender a toda a comunidade a análise crítica das práticas de interação social; e contribuir para o reconhecimento da comunicação como ação estruturante de uma cidadania mais ativa e implicada. A Feira do Livro de Braga decorre de 30 de novembro a 9 de dezembro.

LIVROS

Livro1

CUNHA, Isabel Ferin; CABRERA, Ana; SOUSA, Jorge Pedro (org.) (2012) Pesquisa em Media e Jornalismo - homenagem a Nelson Traquina. Covilhã: Livros LabCom [eBook] »»

EDITORIAL

Uma das razões por que a academia se tornou num lugar de desencanto prende-se com a excessiva burocratização em que os processos de ensino e investigação vivem hoje afundados. Tempos houve em que a universidade era apenas um espaço de transmissão de conhecimento e formação de espíritos cultos. Hoje as instituições de ensino superior estão convertidas em aparelhos administrativos inenarráveis.

Para que uns quantos alunos possam frequentar uma cadeira fora do currículo do curso em que se inscrevem, é preciso que os ditos alunos façam um pedido formal ao diretor de curso que, por sua vez, faz um requerimento à Reitoria. Dois meses depois, o requerimento regressa ao diretor com inscrição do parecer favorável do presidente x, do acordo do diretor y, da declaração de conformidade do administrativo z e finalmente do despacho da Reitoria. Assim acontece com a gestão de projetos de investigação, cuja engrenagem burocrática chega a tomar mais tempo do que as tarefas de pesquisa científica propriamente dita.

A utilização de plataformas eletrónicas revela hoje uma paranoia por mecanismos de controlo totalmente avessos ao desenvolvimento do pensamento crítico. A própria exigência de produtividade em publicações indexadas está a tornar o trabalho científico numa atividade desinteressante e potencialmente insignificante.

Encontrar indicadores de relevância para a ciência que contrariem a empresarialização da investigação é um desafio que também as ciências da comunicação terão num futuro próximo. Aproximar a investigação daquilo que realmente afeta a vida das pessoas e estimular o debate público são condições imperativas para que as ciências da comunicação contribuam realmente para o desenvolvimento social e cultural. E nada disso carece, ou deveria carecer, de pareceres favoráveis ou de fatores de impacto reconhecido.

Madalena Oliveira

AGENDA

06 e 07 de dezembro
III Congresso Internacional de Ciberjornalismo
UP, Porto
06 e 07 de dezembro
IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia
UNL, Lisboa
13 a 15 de dezembro
Videojogos 2012 - 5ª Conferência Anual em Ciência e Arte dos Videojogos
UCP, Lisboa
28 e 29 de janeiro
III Congresso Internacional em Estudos Culturais
Universidade de Aveiro, Aveiro

PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Realizam-se, no dia 07 de dezembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Marta Filipa Rêgo. A tese intitula-se 'A Apple e a Microsoft na Rede Social Facebook: Os novos modos de comunicar com o consumidor'.

Realizaram-se, no dia 26 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Ana Jorge. A tese foi orientada por Cristina Ponte e intitula-se 'A Cultura das Celebridades e os Jovens: do consumo à participação'.

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt