DESTAQUESGT de Publicidade e Comunicação tem nova direçãoCinco ações na agenda do grupo: promover, dinamizar, educar, publicar e consolidarO Grupo de Trabalho Publicidade e Comunicação acaba de eleger uma nova equipa de coordenação. Cumprindo o propósito de promover um espírito descentralizado e interuniversitário, a nova direção é composta por Eduardo Camilo, da Universidade da Beira Interior, Francisco Mesquita, da Universidade Fernando Pessoa, e Ana Melo, da Universidade do Minho. No programa apresentado aos membros, os coordenadores comprometem-se a consolidar a posição do grupo na comunidade científca (continuando a organização regular das Jornadas de Publicidade) e a implementar um conjunto de novas atividades. Estão no quadro das prioridades desta direção quatro eixos de ação: 1) a promoção do GT, através da conceção, organização e dinamização de espaços virtuais (site/blogue...); 2) a dinamização de relações institucionais com parceiros nacionais e internacionais; 3) a educação para a publicidade; e 4) a produção editorial de obras originais ou traduções de obras de referência. CONGRESSOSIII Congresso Internacional de CiberjornalismoDedicado ao tema 'Convergência', o III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se realiza no Porto, nos dias 6 e 7 de dezembro, conta com a presença de vários investigadores portugueses e de investigadores estrangeiros como Ramón Salaverría (Universidade de Navarra), Beth Saad (Universidade de São Paulo), Xosé Pereira (Universidade de Santiago de Compostela) e Jane Singer (Universidade de Lowa - por videoconferência). A organização é do Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), em colaboração com o Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). »» III Congresso Internacional de Estudos CulturaisEstá aberto até 7 de dezembro o prazo de submissão de propostas para o III Congresso Internacional de Estudos Culturais, que se realizará nos dias 28 e 29 de janeiro de 2013 na Universidade de Aveiro. A organização é da responsabilidade de uma parceria de quatro instituições de ensino superior: a Universidade de Aveiro, a Universidad de Deusto (Espanha), a Universidade de Fortaleza (Brazil) e a Universidade do Minho, em articulação com a direção do Doutoramento em Estudos Culturais, um curso conjunto da UA e da UM. »» XIII Congreso Internacional IBERCOMEstá aberto até 15 de janeiro de 2013 o período de submissão de propostas ao XIII Congresso IBERCOM, organizado pela AssIBERCOM. O evento realiza-se de 29 a 31 de maio, em Santiago de Compostela, e tem como tema 'Comunicación, Cultura e Esferas de Poder'. »» IAMCR 2013 - DublinEstá aberto até 28 de janeiro de 2013 o call for papers para o próximo congresso da IAMCR, que se realiza em Dublin, de 25 a 29 de junho. Centrado no tema 'Crises, Creative Destruction and the Global Power and Communication Orders', este encontro acolhe propostas dirigidas aos vários grupos e secções temáticas da associação. A submissão dos resumos é feita através da plataforma Open Conference System. »» Conferência Internacional 'Interfaces da Lusofonia'Está aberto até 28 de fevereiro de 2013 o prazo de submisão de propostas para a conferência internacional 'Interfaces da Lusofonia', que o CECS organiza de 4 a 6 de julho. Este encontro é organizado pela equipa do projeto 'Narrativas Identitárias e Memória Social: a (Re)construção da Lusofonia em Contextos Interculturais'. »» |
EDITORIALUma das razões por que a academia se tornou num lugar de desencanto prende-se com a excessiva burocratização em que os processos de ensino e investigação vivem hoje afundados. Tempos houve em que a universidade era apenas um espaço de transmissão de conhecimento e formação de espíritos cultos. Hoje as instituições de ensino superior estão convertidas em aparelhos administrativos inenarráveis. Para que uns quantos alunos possam frequentar uma cadeira fora do currículo do curso em que se inscrevem, é preciso que os ditos alunos façam um pedido formal ao diretor de curso que, por sua vez, faz um requerimento à Reitoria. Dois meses depois, o requerimento regressa ao diretor com inscrição do parecer favorável do presidente x, do acordo do diretor y, da declaração de conformidade do administrativo z e finalmente do despacho da Reitoria. Assim acontece com a gestão de projetos de investigação, cuja engrenagem burocrática chega a tomar mais tempo do que as tarefas de pesquisa científica propriamente dita. A utilização de plataformas eletrónicas revela hoje uma paranoia por mecanismos de controlo totalmente avessos ao desenvolvimento do pensamento crítico. A própria exigência de produtividade em publicações indexadas está a tornar o trabalho científico numa atividade desinteressante e potencialmente insignificante. Encontrar indicadores de relevância para a ciência que contrariem a empresarialização da investigação é um desafio que também as ciências da comunicação terão num futuro próximo. Aproximar a investigação daquilo que realmente afeta a vida das pessoas e estimular o debate público são condições imperativas para que as ciências da comunicação contribuam realmente para o desenvolvimento social e cultural. E nada disso carece, ou deveria carecer, de pareceres favoráveis ou de fatores de impacto reconhecido. Madalena Oliveira AGENDA06 e 07 de dezembro
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