SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2012 dez
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Políticas de financiamento da ciência

FCT desinveste nas ciências sociais

A FCT anunciou, às portas do Natal, os resultados preliminares da avaliação do concuso de 2012 de projetos de investigação em Todos os Domínios Científicos. Tendo alterado significativamente a 'arrumação' das áreas científicas, a Fundação definiu as Ciências da Comunicação e da Informação como uma sub-área da área 'Instituições, Valores, Crenças e Comportamento', que recebeu mais de duas centenas de propostas. Para além desta alteração, a FCT introduziu também novidades na escala de avaliação que agora inclui nove classificações: Poor, Marginal, Fair, Satisfactory, Good, Very Good, Excellent, Outstanding e Exceptional.

Na página do Ministério da Educação e da Ciência, o governo informava que «estes anúncios representam um reforço significativo do valor de financiamento da atividade científica em Portugal para os próximos anos». De acordo com o executivo, em nota publicada no Portal do Governo, em termos de investimento este concurso «representa um crescimento de cerca de 32% face a 2011». Embora aparentemente animadores, estes resultados terão sido, no entanto, arrasadores para as ciências sociais em geral e para as ciências da comunicação em particular. Numa auscultação informal junto dos centros de investigação desta área científica (a FCT não divulga os resultados preliminares nem torna público o ranking da avaliação), a SOPCOM estima que a taxa de aprovação e o investimento efetivo nesta área baixou significativamente em relação aos concursos anteriores. O Centro de Investigação Média e Jornalismo obteve três candidaturas recomendadas para financiamento, o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura teve dois projetos aprovados e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e o CICANT tiveram aprovação em apenas um projeto cada. O CECL, o CIAC, o CETAC.MEDIA e o LabCom não tiveram nenhuma candidatura aprovada. O CIES, do ISCTE, também não teve nenhum projeto de comunicação aprovado.

CONGRESSOS

I Congresso ISKO Espanha e Portugal

Termina a 15 de janeiro o prazo para submissão de propostas para o I congresso ISKO Espanha e Portugal que a Faculdade de Letras da Universidade do Porto está a organizar. O encontro é subordinado ao tema 'Informação e/ou Conhecimento: as duas faces de Jano' e está agendado para os dias 7, 8 e 9 de novembro de 2013. »»

XIII Congreso Internacional IBERCOM

congresso

Está aberto até 15 de janeiro de 2013 o período de submissão de propostas ao XIII Congresso IBERCOM, organizado pela AssIBERCOM. O evento realiza-se de 29 a 31 de maio, em Santiago de Compostela, e tem como tema 'Comunicación, Cultura e Esferas de Poder'. »»

IAMCR 2013 - Dublin

Está aberto até 28 de janeiro de 2013 o call for papers para o próximo congresso da IAMCR, que se realiza em Dublin, de 25 a 29 de junho. Centrado no tema 'Crises, Creative Destruction and the Global Power and Communication Orders', este encontro acolhe propostas dirigidas aos vários grupos e secções temáticas da associação. A submissão dos resumos é feita através da plataforma Open Conference System. »»

2º Congresso Literacia, Média e Cidadania

2LMCEstá já em preparação a segunda edição do congresso nacional Literacia, Média e Cidadania. Agendado para os dias 10 e 11 de maio, o encontro decorrerá no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O prazo para submissão de propostas de comunicação termina a 31 de janeiro de 2013.

 

IV Encontro Ibérico EDICIC 2013

Decorre até 31 de janeiro o período de submissão de propostas para o IV Encontro Ibérico EDICIC, que se realizará no Porto, nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2013. »»

ConferênciaInternacional 'Interfaces da Lusofonia'interfaces

Está aberto até 28 de fevereiro de 2013 o prazo de submisão de propostas para a conferência internacional 'Interfaces da Lusofonia', que o CECS organiza de 4 a 6 de julho. Este encontro é organizado pela equipa do projeto 'Narrativas Identitárias e Memória Social: a (Re)construção da Lusofonia em Contextos Interculturais'. »»

 

Conferência Internacional 'Política e Regulação Mediática'

Termina a 1 de março de 2013 o prazo para submissão de propostas para a Conferência Internacional 'Política e Regulação Mediática' que o CECS organiza nos dias 18 e 19 de julho de 2013. »»

Conferência Internacional Média e Império Português

Decorre até 1 de abril o período de submissão de propostas de comunicação para a Conferência Internacional Média e Império Português, que se realizará nos dias 1 e 2 de novembro de 2013, organizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. As propostas deverão ser submetidas em língua portuguesa ou língua inglesa para o email mediaimperio@gmail.com

SOPCOM 2013

O VIII Congresso da SOPCOM está a ser organizado pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. A edição de 2013 está agendada para os dias 17, 18 e 19 de outubro e terá como tema 'Comunicação Global, Cultura e Tecnologia'. O call for papers estará aberto a partir de janeiro, altura em que será lançado o site do evento em www.sopcom2013.ipl.pt.

BOLSAS

Está aberto até dia 4 de janeiro concurso para duas bolsas de investigação no âmbito do projeto Ocean's Challenges and Opportunities em curso na Universidade do Porto. Os candidatos deverão ser titulares de licenciatura na área de Design de Comunicação, de Marketing ou de Comunicação. »»

A Universidade da Beira Interior recebe até ao dia 15 de janeiro candidaturas para um concurso de contratação de um docente convidado na área de Comunicação Multimédia. Os candidatos deverão ter experiência docente e conhecimentos de arte digital, new media, design gráfico e editorial, webdesign e publicitação na web, design de interação e HCI, edição de imagem e som, modelação e animação 3D, software diverso e linguagens de programação. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

RevComRevista Comunicando

JAcaba de ser lançado o primeiro número da Revista Comunicando, editada pelo GT de Jovens Investigadores da SOPCOM. Esta edição é organizada por Soraya Barreto, Renata de Freitas, Hélder Prior, Liliana Pacheco e inclui duas dezenas de textos. No texto de abertura, Moisés de Lemos Martins reconhece que «ao lançar a Revista Comunicando, um projeto científico, os jovens da SOPCOM criam um espaço, que é corpo, palavra e sopro de uma geração que não dobra a cerviz». Para o presidente da SOPCOM, esta revista «ergue-se contra o abandono, o isolamento e a resignação», podendo ao mesmo tempo assegurar funções comunitárias «que reforcem o grupo e ajudem os seus membros a atravessar o deserto do tempo que vivemos, assim como a percorrer em conjunto o caminho novo do encontro e da esperança.»». A revista tem apenas edição online e é de acesso gratuito. »»

Anuário2012Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2012

Já está disponível a edição de 2012 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. Esta é a primeira edição exclusivamente online, agora editada pela Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras de Comunicación. O número é dedicado aos Média Públicos no espaço lusófono. »»

 

Revista Comunicação e Sociedade

Decorre até 31 de janeiro de 2013 o prazo de submissão de propostas ao número 23 da Revista Comunicação e Sociedade. Este volume é especialmente dedicado ao tema 'Esfera pública digital - fragilidades e desafios'. »»

Revista Comunicação Pública

Decorre até 18 de fevereiro de 2013 o período de submissão de propostas para o número 12 da Revista Comunicação Pública, editada pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Os artigos podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês, devendo ser enviados para cpublica@escs.ipl.pt.»»

Revista Média e Jornalismo

Está aberto o período de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. O prazo de submissão de propostas é 31 de março de 2013. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Estudos em Jornalismo e Mídia

Revista brasileira dedica edição aos média portugueses

O número 2 do volume 9 da Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) é dedicado ao jornalismo e aos média portugueses. Para além de uma entrevista a Isabel Férin, professora associada do Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra, esta edição inclui textos de vários investigadores portugueses, como Luís Bonixe, João Canavilhas e Helder Bastos. »»

Morreu o investigador Américo de Sousa

Era membro do LabCom, sócio da SOPCOM e fundador do GT de Retórica. Américo de Sousa morreu no dia 22 de dezembro, vítima de cancro. A BOCC (Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação) inclui vários registos do autor na entrada 'Retórica': «A Retórica da Verdade Jornalística» (2002); «Persuasão. Estratégias para uma comunicação influente» (2000); «Retórica e Discussão Política» (2000); «Retórica: lógica ou persusão?» (2009).

LIVROS

livros_Dez

BONIXE, Luís (2012) A Informação Radiofónica - rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte

FIGUEIRA, João (2012) O essencial sobre a imprensa portuguesa (1974-2010). Lisboa: Biblioteca Mínima

GOMES, Adelino (2012) Nos bastidores dos telejornais: RTP1, SIC e TVI. Lisboa: Tinta da China Edições

PONTE, Cristina (2012) Crianças & Media - pesquisa internacional e contexto português do século XIX à atualidade. Lisboa: ICS

EDITORIAL

O país está triste. Da saúde à educação, da cultura à ciência, da vida profissional aos projetos pessoais, genericamente Portugal é hoje, um pouco como toda a Europa pelo menos, um país deprimido. Embora em lugar nenhum do mundo a felicidade possa ou deva ser redutível a dinheiro, a verdade é que as restrições financeiras que começámos a viver nos estão a ‘cortar as asas’ e a atrofiar o pouco que nos restava de uma alma empreendedora.

Aguçadas por políticas de desinvestimento total em determinadas áreas, as fragilidades que hoje vivemos não representam oportunidade nenhuma; são, ao invés, o prenúncio de uma ação arrasadora que ignora a comunicação como fator de desenvolvimento humano. O investimento feito durante mais de uma década é insustentável num contexto político que despreza a mais elementar atividade social. Os progressivos cortes de financiamento da FCT relativamente aos centros de investigação (especialmente no domínio das ciências sociais e humanas) representarão um retrocesso lastimável no trabalho científico.

Nos últimos anos, todos os centros desta área procuraram fixar Portugal na geografia da ciência. Conseguimo-lo a muitos níveis, mas dificilmente manteremos estes padrões de visibilidade, de prestígio e de reconhecimento que fizeram dos investigadores portugueses investigadores de referência em alguns setores.

Recomendaria esta época votos de sucesso, de realizações, de esperanças, de projetos, de tudo o que lança para diante. Nenhum destes votos faz, no nosso contexto, grande sentido. O que não deveria significar resignação. Que 2013 seja ao menos um ano para exercitar a coragem, para resistir… que é a primeira etapa de qualquer vitória.


Madalena Oliveira

AGENDA

16 de janeiro
Community Journalism Conference
Cardiff University
21 de janeiro
Current Affairs Television: Then and Now
University of Liverpool
28 e 29 de janeiro
III Congresso Internacional em Estudos Culturais
Universidade de Aveiro

PROVAS ACADÉMICAS

Doutoramento

Realizaram-se, no dia 20 de dezembro, no ISCTE, as provas de doutoramento de Orlando César. A tese inscreve-se na área de Sociologia e intitula-se 'O agir jornalístico face à censura. O caso do Notícias da Amadora'.

Provas de Agregação

Estão agendadas para os dias 4 e 5 de fevereiro as Provas de Agregação de Isabel Babo Lança que decorrerão na Universidade do Minho.

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Chefe de Redação:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt