SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 jan
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Rede de Associações Latinas de Investigadores en Informação e Comunicação

Intercâmbio em línguas latinas

Acaba de ser criada a RALIC, uma Rede de Associações Latinas de Investigadores de Informação e Comunicação. Definindo-se como uma rede de intercâmbio de experiências em que cada um se expressa na sua própria língua latina, esta iniciativa tem três objectivos principais: 1) contribuir para a cooperação internacional em ensino e investigação sobre Informação/Comunicação; 2) promover reuniões, publicações e eventos em línguas maternas dos participantes latinos; e 3) assegurar relações privilegiadas com associações internacionais como a ICA e a ECREA.

Numa primeira fase, esta rede liga apenas investigadores espanhóis e franceses, mas a ideia é alargar o projeto a outras associações de expressão em língua latina. Podem solicitar a adesão à RALIC associações e sociedades científicas, grupos de investigação, laboratórios e revistas científicas comprometidas com a publicação científica em vários idiomas. »»

CONGRESSOS

Colóquio 'Literacia dos media: novos desafios para a educação e para a comunicação'

Vai realizar-se em Coimbra, no dia 18 de fevereiro, o colóquio 'Literacia dos media: novos desafios para a educação e para a comunicação'. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e está integrada no Curso de Doutoramento em Estudos Contemporâneos (do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra - IIIUC.

2º Congresso Literacia, Média e Cidadania

Foi alargado até 15 de fevereiro o prazo de submissão de propostas à segunda edição do congresso nacional Literacia, Média e Cidadania. Agendado para os dias 10 e 11 de maio, o encontro decorrerá no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. »»

Conferência Internacional 'Interfaces da Lusofonia'interfaces

Está aberto até 28 de fevereiro o prazo de submisão de propostas para a conferência internacional 'Interfaces da Lusofonia', que o CECS organiza de 4 a 6 de julho. Este encontro é organizado pela equipa do projeto 'Narrativas Identitárias e Memória Social: a (Re)construção da Lusofonia em Contextos Interculturais'. »»

Conferência Internacional 'Política e Regulação Mediática'

Termina a 1 de março o prazo para submissão de propostas para a Conferência Internacional 'Política e Regulação Mediática' que o CECS organiza nos dias 18 e 19 de julho de 2013. »»

Conferência Internacional Média e Império Português

Decorre até 1 de abril o período de submissão de propostas de comunicação para a Conferência Internacional Média e Império Português, que se realizará nos dias 1 e 2 de novembro de 2013, organizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. As propostas deverão ser submetidas em língua portuguesa ou língua inglesa para o email mediaimperio@gmail.com

BOLSAS

Decorre até 11 de fevereiro o concurso para contratação de um boleiro de investigação para o projeto 'Comunicar Ciência e Culturas de Publicação nas Humanidades', que está em curso no LabCom/UBI. Os candidatos deverão ser mestres em ciências da comunicação ou ciências sociais humanas. »»

A Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Comibra está a recrutar um Professor Auxiliar da área das Ciências da Comunicação. Os candidatos deverão ser doutorados nesta área científica. As propostas deverão ser submetidas até ao dia 11 de fevereiro. »»

O Instituto Politécnico de Coimbra está a recrutar um Professor Coordenador para as disciplinas de Comunicação, Organizações e Media. As candidaturas podem ser submetidas até 15 de fevereiro. »»

Decorre até 28 de fevereiro o concurso 2013 para atribuição de bolsas de doutoramento no âmbito do Programa UTAustin | Portugal. »»

Está aberto até 15 de março o concurso para admissão de um investigador no âmbito do programa Ciência 2008 para o CECS. Os candidatos deverão ser doutores em ciências da comunicação ou áreas afins e demonstrar ampla experiência na coordenação de projetos de investigação. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista 22Revista Comunicação e Sociedade

Já está disponível o número 22 da revista Comunicação e Sociedade, uma edição dedicada às 'Tecnologias Criativas - novas ferramentas de suporte à criatividade'. O volume é coordenado por Nelson Zagalo e Pedro Branco e está integralmente online, para download gratuito. »»

 

 

Revista Estudos de Jornalismo

A edição é de dezembro de 2012, mas ficou disponível em janeiro. É o primeiro número da Revista Estudos de Jornalismo, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. Com edição exclusivamente online, a revista é de acesso gratuito. »»

Revista Comunicação Pública

Decorre até 18 de fevereiro o período de submissão de propostas para o número 12 da Revista Comunicação Pública, editada pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Os artigos podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês, devendo ser enviados para cpublica@escs.ipl.pt.»»

Revista Média e Jornalismo

Está aberto o período de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. O prazo de submissão de propostas é 31 de março. »»

Revista Caleidoscópio

O CICANT está a preparar o número 14 da Revista Caleidoscópio, que se centra no tema 'A emergência de novos públicos na comunicação organizacional'. As propostas de artigo podem ser enviadas até 31 de março. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Revista Comunicação e Sociedade

Todos os números disponíveis na Internet

A Revista Comunicação e Sociedade passou, em 2012, a editar-se apenas em versão eletrónica. Os números 21 e 22 foram já originalmente publicados neste novo formato, mas o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade acaba de anunciar a disponibilização online de todos os números anteriores. »»

Encontro

Investigadores de rádio reúnem-se em Lisboa

O encontro é informal, mas visa promover a organização dos estudos portugueses de rádio. Promovido inicialmente por três investigadores, este movimento conta já com mais de uma vintena de professores, investigadores e doutorandos que têm feito da rádio objeto de investigação. São vários os objetivos deste encontro, que se realiza no dia 15 de fevereiro, nas instalações do CIMJ: a) promover a criação de redes de trabalho; b) identificar áreas pertinentes de investigação; c) dinamizar atividades nacionais no âmbito dos estudos de rádio; d) refletir sobre a articulação da investigação com as estações de rádio.

CECL

Formação em Cultura Contemporânea, Media e Artes

O Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens está a promover um conjunto de sessões de formação, que decorrem entre janeiro e junho. Estes cursos preveem a atribuição de créditos e carecem de inscrição prévia. »»

CECS

cartazFernando Alves assinala o Dia Mundial da Rádio em Braga

A convite do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, o jornalista Fernando Alves, da TSF, vai estar em Braga, no dia 13 de fevereiro, para uma tertúlia sobre a forma como a rádio dá a ver. 'Nos olhos da rádio' é o título desta iniciativa que conta ainda com a presença de Luis Miguel Pedredo, professor da Universidade Pontifícia de Salamanca. O encontro está marcado para a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, às 21h00.

Operação nacional

7 dias com os media

7media

Já está disponível o site da operação '7 dias com os media', onde podem ser registadas propostas de iniciativas para assinalar uma semana de sensibilização sobre o papel dos media. De acordo com os promotores, este é «um projeto de âmbito nacional que pretende suscitar iniciativas centradas nesta relação cada vez mais “profunda”, em que as tecnologias e plataformas digitais possibilitam a expressão quase generalizada dos cidadãos no espaço público». »»

LIVROS

livros_janeiro2013

COELHO, Zara Pinto e FIDALGO, Joaquim (org.) (2013). Comunicação e Cultura. Braga: CECS [eBook]

CORREIA, João Carlos (org.) (2012). Ágora. Jornalismo de proximidade: limites, desafios e oportunidades. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

FERREIRA, Gil Baptista (2012). Novos média e vida cívica: estudos sobre deliberação, internet e jornalismo. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

MENDES, Renato (2012). Os Jornalistas e a Primeira Licenciatura em Comunicação Social em Portugal (1979). Lisboa: Escritório Editora

SOUSA, Jorge Pedro (org.) (2012). Estudos sobre o Mercúrio Português (1663-1667). Discurso e contexto. Lisboa: Livros LabCom [eBook]

 

EDITORIAL

Todas as profissões se organizam em função de prazos e compromissos. Não é por isso de estranhar que a vida académica também seja assim. E é assim certamente. Cada vez mais baseada num trabalho que não tem horário nem respeita a diferença entre os dias da semana. Vivemos hoje sob o regime das ‘deadlines’ a tal ponto que tudo o que fazemos se inscreve num prazo intolerante aos diferentes ritmos do pensamento e do conhecimento.

Toda a produção de um professor passa hoje por uma qualquer plataforma que fiscaliza já não a qualidade e o mérito do trabalho produzido mas antes o rigor do prazo e dos procedimentos cumpridos. E de tantos prazos que nos são impostos, desde a submissão de propostas para um congresso à entrega de manuscritos para publicação, passando pela preparação de candidaturas e pela entrega de relatórios, pode dizer-se que é a própria vida que se joga a prazo.

Contrariar esta lógica parece ser uma batalha perdida. Incorporá-la e assumi-la como irremediável forma de vida é, porém, admitir que nos podemos lançar para lá dessa linha que separa a dignidade e a integridade física, emotiva e familiar, da irracionalidade e do absurdo. Paradoxalmente, foram em boa parte as tecnologias da informação e da comunicação que tão dedicadamente temos vindo a estudar as responsáveis pelo inferno relacional que se instalou em nosso redor.

Se ainda estivéssemos a tempo, dir-se-ia que é hora de dedicarmos alguns dos nossos projetos a investigar o modo de os meios de comunicação nos tornarem mais humanos, mais sensíveis, e menos funcionais. Mas como em tudo o resto, isso era para ontem. E ontem já venceu o prazo!

Madalena Oliveira

AGENDA

13 de fevereiro
Dia Mundial da Rádio
18 de fevereiro
Colóquio 'Literacia dos media: novos desafios para a educação e para a comunicação'
Universidade de Coimbra

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se, no dia 25 de fevereiro, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais de Sérgio Lopes. A tese intitula-se 'O Impacto da Informação de Patentes no Processo de Inovação em Portugal'

Realizaram-se, no dia 31 de janeiro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Maria do Carmo Piçarra Ramos. A tese intitulava-se 'Azuis ultramarinos: propaganda colonial nas actualidades filmadas no estado novo e centura a três filmes de autor'

Realizaram-se, no dia 28 de janeiro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de António Sérgio Mah Alves da Silva. A tese intitulava-se 'Entre espaços. Lugar, imagem e imaginação'

Realizaram-se, no dia 15 de janeiro, no ISCTE, as provas de doutoramento de Patrícia Filipa Mota Paulo. A tese intitula-se 'Rádios comunitárias: Em prol da comunicação para o desenvolvimento. Perspectiva comparada: Guiné-Bissau e Moçambique'.

Realizaram-se, no dia 8 de janeiro, no ISCTE, as provas de doutoramento em Tecnologias e Ciências da Informação de Roberto Dimas Amaral. A tese intitula-se 'Viabilização da televisão digital terrestre em pequenos e médios Broadcasters utilizando o datacasting'.

Realizaram-se, no dia 8 de janeiro, no ISCTE, as provas de doutoramento em Sociologia de Diana Andringa. A tese intitula-se 'Funcionários da verdade. Profissionalismo e responsabilidade social dos jornalistas do serviço público de televisão''.

Provas de Agregação

Estão agendadas para os dias 4 e 5 de fevereiro as Provas de Agregação de Isabel Babo Lança que decorrerão na Universidade do Minho.

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Chefe de Redação:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt