SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 fev
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Rede de Investigação

Mobilizar, promover e criar visibilidade para os Estudos de Rádio

Acaba de ser criada uma rede de estudos de rádio, numa iniciativa de um núcleo de investigadores portugueses que têm desenvolvido trabalho científico sobre o meio radiofónico. Com o objetivo de afirmar a área e resgatar a rádio do lugar menor que tem ocupado nas ciências da comunicação, esta rede reúne investigadores de diferentes centros e núcleos de investigação em comunicação. Os fundadores do grupo, em boa parte sócios da SOPCOM, pretendem assim dinamizar os estudos sobre os meios sonoros e os novos modelos de produção radiofónica. O propósito passa também por criar uma estrutura que se constitua como interlocutora de outros grupos similares de âmbito internacional.

O programa de ações a médio prazo incluirá a organização regular de eventos científicos, a publicação de uma série de livros e o desenvolvimento de projetos de investigação que fomentem a cooperação entre grupos nacionais e internacionais. A reunião de lançamento desta rede contou com a participação de Adelino Gomes, convidado para emprestar a sua experiência profissional neste meio à definição de linhas estratégicas de investigação. Em setembro os promotores da iniciativa voltam a reunir-se em Coimbra para o primeiro evento científico da rede. Até lá, o grupo, que conta já com mais de 20 docentes e investigadores, conta lançar uma plataforma online para publicar notícias, criar redes de contacto e divulgar a produção bibliográfica dos investigadores portugueses.

CONGRESSOS

Conferência Internacional 'Interfaces da Lusofonia'interfaces

Foi alargado até 10 de março o prazo de submisão de propostas para a conferência internacional 'Interfaces da Lusofonia', que o CECS organiza de 4 a 6 de julho. Este encontro é organizado pela equipa do projeto 'Narrativas Identitárias e Memória Social: a (Re)construção da Lusofonia em Contextos Interculturais'. »»

Congresso de Comunicação de Ciência

Serão aceites até 26 de março propostas de comunicação para o congresso de Comunicação de Ciência que se realiza em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, nos dias 27 e 28 de maio. »»

Conferência Internacional Média e Império Português

Decorre até 1 de abril o período de submissão de propostas de comunicação para a Conferência Internacional Média e Império Português, que se realizará nos dias 1 e 2 de novembro de 2013, organizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. As propostas deverão ser submetidas em língua portuguesa ou língua inglesa para o email mediaimperio@gmail.com

Conferência História dos Media em períodos de transição

Serão aceites até 14 de abril propostas de comunicação para este encontro organizado no quadro da secção de História da ECREA. A conferência terá lugar em Lisboa, na Universidade Católica, entre os dias 4 e 6 de setembro.

Conferência Internacional sobre Línguas Ameaçadas na Europa

Está aberto até 31 de maio o período de submissão de propostas de comunicação para a Conferência Internacional sobre Línguas Ameaçadas na Europa, que se realiza em Minde, nos dias 17 e 18 de outubro, por iniciativa do Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social. »»

colóquioColóquio 'Pesquisa em Jornalismo, Cidadania e Participação: Temas e Métodos'

O LabCom organiza nos próximos dias 7 e 8 de março um colóquio para debater temas e métodos de investigação em jornalismo, cidadania e participação. O evento conta com a participação de Estrela Serrano, Sylvia Moretzsohn, Felisbela Lopes e Marcia Benetti Machado, entre outros investigadores do próprio centro promotor. »»

BOLSAS

Está aberto até 04 de março concurso para atribuição de quatro bolsas de investigação (duas para licenciado, uma para mestre e outra para doutor) no âmbito do projeto 'Public and private in mobile communications' (CENTRO-07-ST24-FEDER-002017), em desenvolvimento no LabCom. As bolsas são para um período de seis meses (renováveis até ao limite do projeto). »»

Está aberto até 06 de março um concurso para atribuição de duas bolsas de investigação no quadro do projeto 'iDTV-SAÚDE: na área de Serviços Inclusivos de Promoção da Saúde e Bem-estar via Televisão Digital Interactiva', da responsabilidade do CICANT e do CIES. As bolsas terão a duração de 6 meses, devendo iniciar-se em abril. »»

Decorre até 15 de março o concurso para atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia para projetos de assessoria de comunicação e divulgação de ciência na área da biodiversidade, no quadro do projeto estratégico do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. A bolsa tem a duração de 12 meses, sendo eventualmente renovável. »»

Está aberto até 15 de março o concurso para admissão de um investigador no âmbito do programa Ciência 2008 para o CECS. Os candidatos deverão ser doutores em ciências da comunicação ou áreas afins e demonstrar ampla experiência na coordenação de projetos de investigação. »»

Está aberto até 22 de março o período de submissão de candidaturas a uma Bolsa de Investigação no quadro do projeto 'O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista' (PTDC/CCI-COM/114182/2009), em desenvolvimento no CECS. A bolsa será atribuída por um período de 10 meses. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Média e Jornalismo

Está aberto o período de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. O prazo de submissão de propostas é 31 de março. »»

Revista Caleidoscópio

O CICANT está a preparar o número 14 da Revista Caleidoscópio, que se centra no tema 'A emergência de novos públicos na comunicação organizacional'. As propostas de artigo podem ser enviadas até 31 de março. »»

Revista Comunicação e Cultura

Está aberto até 30 de abril o período de submissão de textos para o número 16 da Revista Comunicação e Cultura, editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Universidade Católica Portuguesa. Este número é coordenado por Ana Paula Rias e vai intitular-se 'Na véspera da guerra'.

Revista Comunicando

Decorre até 30 de junho o período de submissão de trabalhos para o nº 2 da Revista Comunicando, uma publicação editada pelo grupo de Jovens Investigadores da SOPCOM. Este volume será dedicado às Tecnologias de informação, novos media e literacia digital". »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Doutoramento FCT

Consórcio com seis centros cria novo doutoramento em comunicação

Seis centros de investigação em comunicação apresentaram este mês, em consórcio, uma proposta de criação de um novo programa doutoral na área. Este curso em Estudos de Comunicação: Tecnologias, Cultura e Sociedade tem o CECS como instituição propenente, contando com a participação do LabCom, do CIMJ, do CECL, do CIES e do CICANT (instituições parceiras). A proposta (ainda sujeita à acreditação pela A3ES) visa promover a cooperação entre as seis instituições, atrair estudantes do espaço ibero-americano, promover o português como língua de ciência e de conhecimento e estimular o desenvolvimento das ciências da comunicação através de formação pós-graduada especializada.

Centros de Excelência em associação

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade participou, no início de fevereiro, numa reunião que resultou no lançamento de uma associação de centros de excelência. Esta estrutura visa criar condições para que estes centros sejam auscultados pela FCT e participem das decisões em matéria de política científica.

2º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português

cinema2Decorreu no dia 27 de fevereiro, no CEIS20, em Coimbra, em coorganização com o IHC-FCSH/UNL, o “2.º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português”. Depois do sucesso da primeira edição, no ano passado, em Lisboa, este seminário demonstrou ser, mais uma vez, um momento de exceção para a discussão de trabalhos em curso sobre o cinema português. Organizado em forma de painéis com comentador, este seminário debruçou-se em diferentes formas de análise do cinema português: o cinema experimental; as relações entre som e imagem; e as novas abordagens entre o cinema documental e a história.

LIVROS

livros_fevereiro

SÁ, Alberto; PEREIRA, Luís; SANTOS, Luís António; PORTELA, Pedro e MARINHO, Sandra (2012) Dicas para investigar em Ciências Sociais e Humanas. Famalicão: Húmus

MARINHO, Sandra; LOPES, Felisbela; RUÃO, Teresa; PINTO-COELHO, Zara e FERNANDES, Luciana (org.) (2012) Olhares Cruzados sobre Comunicação na Saúde: relatório de um debate. Braga: CECS [eBook]

PATO, Luís Miguel (2012) Técnicas de produção televisiva na migração para o digital. Coimbra: Grácio Editor

 

EDITORIAL

Sísifo na investigação

Este último ano foi um suplício. A pretexto de que as ciências sociais e humanas representavam 22% do orçamento para a ciência em Portugal, enquanto que na Alemanha representavam 15%, e que por sua vez neste país as ciências da vida representavam 44%, e em Portugal apenas 32%, esta direção da FCT decidiu fazer uma transferência direta de 7% do orçamento das ciências sociais e humanas para as ciências da vida. Esqueceu-se de referir que a Alemanha tem a Bayer e outras poderosas indústrias para financiar as ciências da vida.

A FCT fez-nos entretanto saber que não tinha mais condições financeiras para suportar a atual rede de centros de investigação do país – 132 centros. Por essa razão, não patrocinaria mais a sua avaliação. Faria antes um “concurso de ideias”, como quem recomeça do zero. Mas desencadeou um inaudito e vertiginoso processo de controle dos centros, com relatórios que se atropelavam uns aos outros. Sobre a sua actividade, de memória uns, de prospeção outros. Sobre as verbas próprias nos últimos cinco anos. Sobre os artigos publicados na Web of Knowledge. Sobre a justificação da utilização em 2013 do remanescente das verbas do projeto estratégico de 2011 e 2012. Sobre as atividades relativas a estes dois anos. Sobre o plano de atividade para 2013. Acho que não fui exaustivo. Pois não, cortaram-nos para cima de 30% das verbas contratualizadas para a investigação.

Entretanto, abriram um concurso para bolsas em programas de doutoramento, já criados ou a fundar. E alteraram as regras a meio. E fazem-nos saber que, afinal, os centros vão ser avaliados. “O processo de avaliação que agora se inicia permite uma reconfiguração da rede nacional de instituições de investigação”. E o que espera a FCT é “reforçar a competitividade da Europa, o crescimento económico e a criação de empregos no contexto de uma economia global do conhecimento”.

Acaso saberão estes senhores o que é a investigação em ciências sociais e humanas? E que ideia têm estes senhores sobre a cultura?

Seja como for, temos que nos manter unidos e resistir. Fazendo das fraquezas forças, este é o momento de empurrar pela ladeira acima a nossa comunidade de investigação as vezes que for necessário. E fá-lo-emos.

Moisés de Lemos Martins

AGENDA

07 e 08 de março
Colóquio internacional Pesquisa em Jornalismo, Cidadania e Participação: Temas e Métodos
UBI - Covilhã
02 a 06 de abril
2ª Spring School da UCP 'Studying Media Systems: Anglo-Saxon, Lusophone and Asian Models
Lisboa
03 a 05 de abril
III Conferência Internacional sobre Ética da Comunicação
Sevilha, Espanha
10 e 11 de maio
II Congresso Literacia, Media e Cidadania
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se, no dia 22 de março, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Elsa Costa e Silva. A tese intitula-se 'Pluralismo e diversidade nos media em Portugal - a blogosfera política em rede'.

Realizam-se, no dia 19 de março, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Pedro Costa. A tese intitula-se 'Entre o Ver e o Olhar: Ecos e Ressonâncias Ecrãnicas'.

Realizam-se, no dia 05 de março, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Francesco Giarrusso. A tese intitula-se 'O Regime Dialógico na Obra de João César Monteiro: Matérias e Conteúdos de uma Prática Subsersiva'.

Realizam-se, no dia 04 de março, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais de Maria de Fátima Saraiva. A tese intitula-se 'A materialidade do efémero: a identidade nas artes performativas audiovisuais, documentação e construção de memória'.

Realizaram-se, no dia 25 de fevereiro, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais de Sérgio Lopes. A tese intitula-se 'O Impacto da Informação de Patentes no Processo de Inovação em Portugal'

 

Provas de Agregação

Realizaram-se nos dias 4 e 5 de fevereiro as Provas de Agregação de Isabel Babo Lança que decorreram na Universidade do Minho.

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt