SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 mar
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Comunicacação global, Cultura e Tecnologia

8º Congresso da SOPCOM tem call aberto até 30 de abril

8SopEstá online desde o início de março o site do 8º Congresso da SOPCOM. O tema do encontro conjuga três esferas principais: comunicação global, cultura e tecnologia. A chamada para apresentação de trabalhos está aberta até 30 de abril, contando com 18 sessões temáticas. Para além dos 10 dos grupos de trabalho formais da SOPCOM, o congresso contará com oito sessões adicionais: 'Comunicação, Arte e Design'; 'Comunicação e Cultura'; 'Comunicação Global e Mudança Social'; 'Comunicação e Marketing'; 'Comunicação Multimédia'; 'Filosofia e Teorias da Comunicação'; Rádio e Meios Sonoros'; 'Sociologia da Comunicação e dos Média'.

O congresso é organizado pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e realiza-se entre os dias 17 e 19 de outubro deste ano. O período económico de inscrição decorre até 15 de julho, com preços especiais para sócios com quotas atualizadas. »»

CONGRESSOS

II Congresso Internacional de Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Está aberto até 08 de abril o prazo para submissão de propostas para este congresso dedicado ao tema "Brand Internationalization competing in a global market". O evento é organizado pelo Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. »»

Conferência História dos Media em períodos de transição

Serão aceites até 14 de abril propostas de comunicação para este encontro organizado no quadro da secção de História da ECREA. A conferência terá lugar em Lisboa, na Universidade Católica, entre os dias 4 e 6 de setembro.

Congresso Internacional sobre Censura ao Cinema e ao Teatro

Decorre até 22 de maio o período de submissão de propostas para este congresso que o CIMJ organiza para os dias 13, 14 e 15 de novembro. De acordo com a organização, «as propostas devem ser enquadradas nas seguintes linhas: Censura ao Teatro e ao Cinema; Censura e Legislação; Censura e Tradução; Censura e Práticas Culturais; Censura e Associativismo; Censura e Comunicação (Televisão, Internet, etc.); Censura e Género; Censura e Guerra; Censura e Multiculturalismo; Censura e Representações; Censura e Cultura Popular; Censura e Religião; Censura e Criatividade; Censura e Liberdade de Expressão.» »»

Conferência Internacional sobre Línguas Ameaçadas na Europa

Está aberto até 31 de maio o período de submissão de propostas de comunicação para a Conferência Internacional sobre Línguas Ameaçadas na Europa, que se realiza em Minde, nos dias 17 e 18 de outubro, por iniciativa do Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social. »»

BOLSAS

Está aberto até dia 08 de abril concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto 'EngageBook: tocar, ler e brincar' (PTDC/CCI-COM/119030/2010), em curso no CECS e no Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho. »»

Estará aberto de 10 a 23 de abril concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para o Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. »»

Estará aberto de 01 a 30 de abril concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto 'Mapa Sonoro da cidade de Lisboa' (PTDC/CCI-CIN/120971/2010), em curso no CICANT. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Média e Jornalismo nº 22

CensuraJá está online o nº 22 da Revista Média e Jornalismo. O número é dedicado ao tema "Crise, memória e esquecimento" e reúne textos de Augusto Soares da Silva, Jaime Negrão, José Ricardo Carvalheiro, Francisco Rui Cádima, Rui Miguel Gomes e Carlos Camponez. A edição online é de acesso gratuito. A edição impressa tem um custo de 12,00 €. »»

Revista Comunicação e Cultura nº 14

crimeAcaba de sair o nº 14 da revista Comunicação e Cultura. O número reúne textos em torno do tema "Média e Crime", da autoria de investigadores portugueses e estrangeiros. O editorial é assinado por José Manuel Paquete de Oliveira e por Verónica Policarpo. »»

 

Revista Comunicação e Cultura nº 16

Está aberto até 30 de abril o período de submissão de textos para o número 16 da Revista Comunicação e Cultura, editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Universidade Católica Portuguesa. Este número é coordenado por Ana Paula Rias e vai intitular-se 'Na véspera da guerra'.

Revista Comunicando

Decorre até 30 de junho o período de submissão de trabalhos para o nº 2 da Revista Comunicando, uma publicação editada pelo grupo de Jovens Investigadores da SOPCOM. Este volume será dedicado às Tecnologias de informação, novos media e literacia digital". »»

Revista Média e Jornalismo nº 23

Está aberto até 30 de agosto o período de submissão de propostas para o número 23 da Revista Média e Jornalismo. Este volume será dedicado ao tema 'Censura', em particular, explica-se na chamada de trabalhos, «nos âmbitos da “Censura e liberdade de expressão” e da “Censura ao teatro e ao cinema antes durante e depois do Estado Novo”». »»

Revista Estudos de Jornalismo

Já está aberta a chamada para trabalhos para o número 2 da revista Estudos de Jornalismo, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. »»

Revista Média e Jornalismo nº 24

Foi adiado até 31 de outubro o prazo de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Atas do III Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Atas

Já estão disponíveis, em versão digital, as atas do III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se realizou no Porto em dezembro de 2012. Esta edição está dividida em 4 partes: 'Jornalismo e Convergência'; 'Produção Multiplataforma'; 'Convergência e conteúdos'; 'Redes sociais e modelos de negócio'. »»

ISMAI acolhe III Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana

De 26 a 28 de maio reúnem-se no Instituto Superior da Maia representantes dos países ibero-americanos que integram três fóruns permanentes constituídos no âmbito da CONFIBERCOM. Participam por Portugal dois investigadores do CECS e um do LabCom: Helena Sousa (do CECS), no Fórum de Política Científica; Madalena Oliveira (do CECS), no Fórum da Pós-Graduação; e Paulo Serra (do LabCom) no Fórum de Publicações e Disseminação Científica, participando nesta terceira comissão também o investigador Nelson Zagalo do CECS. O Fórum é organizado por Luís Humberto Marques, do ISMAI. Nele participam, ainda, o Presidente da CONFIBERCOM , Moisés de Lemos Martins, e Pedro Jorge Braumann, Diretor Administrativo desta Confederação.

A primeira edição deste Fórum aconteceu em São Paulo, em agosto de 2011, por ocasião do I Congresso da CONFIBERCOM. A segunda realizou-se em Quito, no Equador, numa organização do CIESPAL. A edição deste ano tem como tema a "Comunicação Digital: partilhar, investigar e difundir".

 

II Congresso da Confibercom

Investigadores do espaço ibero-americano vão reunir-se em Portugal dentro de um ano

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade iniciou recentemente a preparação do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana promovido pela CONFIBERCOM. O evento está agendado para o período de 13 a 16 de abril de 2014. O call for papers deverá abrir em julho.

Presidente da SOPCOM pede audiência ao Presidente da FCT

No sentido de discutir a política nacional para as ciências da comunicação e de debater o papel da comunidade científica desta área, o Presidente da SOPCOM, Moisés de Lemos Martins, acaba de solicitar uma audiência ao Presidente da FCT, Miguel Seabra. Não é a primeira vez que a direção da SOPCOM procura reunir-se com os responsáveis pela política científica portuguesa, embora até ao momento estes contactos não tenham sido atendidos nem pela direção da FCT nem pelo gabinete da Secretária de Estado da Ciência.

Escolas de Verão em Lisboa e em Braga

Já está online o programa da Escola de Verão da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. Promovida pelo CICANT, esta escola realiza-se de 3 a 12 de junho, constituindo-se como uma formação avançada em Métodos de Investigação, Média e Sociedade. »»

Foi já também anunciada a Escola de Verão do grupo de Jovens Investigadores da SOPCOM. A primeira edição realizou-se em Lisboa, no ano passado. A edição deste ano sobe ao Minho e está agendada para a semana de 09 a 11 de setembro. O tema será 'Tecnologias digitais, comunicação e cultura: caminhos de investigação'. »»

LIVROS

livros

CABECINHAS, Rosa & ABADIA, Lília (eds.) (2013) Narratives and Social Memory - Theoretical and methodological approaches - Braga: CECS [eBook] »»

MESQUITA, Mário (2013) O estranho dever do cepticismo. Lisboa: Tinta da China

MONTEIRO, Paulo Filipe (2013) Imagens da Imagem. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

SANTOS, João de Almeida (2013) Media e Poder. O poder mediático e a erosão da democracia representada. Lisboa: Vega

EDITORIAL

O Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens assinala em 2013 30 anos de atividade. Pioneiro da investigação em comunicação em Portugal, este núcleo é responsável pela edição da revista Comunicação e Linguagens, a primeira desta área no país, que se publica também há três décadas. Este aniversário tem um significado muito particular para os communication studies portugueses. É que, apesar de a primeira licenciatura em Comunicação Social ter sido lançada quatro anos antes, em 1979, na Universidade Nova de Lisboa, só a partir de 1983 se inicia verdadeiramente a investigação neste campo.

Reunindo os primeiros investigadores portugueses, pode dizer-se que o CECL inspirou de algum modo a criação de todos os outros centros que, no país, se dedicam ao estudo da comunicação. Celebrar o aniversário deste centro deve ser, por isso, uma forma de celebrar simbolicamente a história das ciências da comunicação em Portugal. Foi no seio do CECL que se realizaram as primeiras teses de doutoramento em ciências da comunicação, daí nascendo em certa medida as dinâmicas que conduziram a uma área hoje consolidada nas principais universidades portuguesas.

Infelizmente os tempos não são de grande entusiasmo para as ciências sociais e humanas em geral. Pouco sabemos do que reserva o futuro para os muitos investigadores que se formaram nos últimos 30 anos e contribuíram para consolidar esta área com um dinamismo ímpar em Portugal. Em fevereiro, assinalámos também o 15º aniversário da SOPCOM. Por isso, para contrariar o espírito do tempo, 2013 deve ser para as ciências da comunicação o ano de exercício da persistência. Devendo ser, ao mesmo tempo, um ano para olhar o passado e nele inspirar a energia necessária ao triunfo de uma área olhada de viés pelo poder.

Madalena Oliveira

AGENDA

02 a 06 de abril
2ª Spring School da UCP 'Studying Media Systems: Anglo-Saxon, Lusophone and Asian Models
Lisboa
03 a 05 de abril
III Conferência Internacional sobre Ética da Comunicação
Sevilha, Espanha
25 e 26 de abril
VIII Congresso Internacional de Investigação em Relações Públicas
Universidad de Zaragoza, Espanha
02 e 03 de maio
II Congreso Investigar a Comunicação Hoy
Universidad de Valladolid, Segovia, Espanha
10 de maio
II Congresso Internacional de Marketing, Publicidade e Relações Públicas
Santa Maria da Feira
10 e 11 de maio
II Congresso Literacia, Media e Cidadania
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
29 a 31 de maio
XIII Congresso da IBERCOM
Universidad de Santiago de Compostela, Espanha

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se, no dia 08 de abril, na Universidade da Beira Interior, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Hélder Prior. A tese intitula-se 'Esfera pública e escândalo: o secreto no âmbito do público'.

Realizaram-se, no dia 22 de março, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Elsa Costa e Silva. A tese intitula-se 'Pluralismo e diversidade nos media em Portugal - a blogosfera política em rede'.

Realizaram-se, no dia 19 de março, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Pedro Costa. A tese intitula-se 'Entre o Ver e o Olhar: Ecos e Ressonâncias Ecrãnicas'.

Realizaram-se, no dia 05 de março, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Francesco Giarrusso. A tese intitula-se 'O Regime Dialógico na Obra de João César Monteiro: Matérias e Conteúdos de uma Prática Subsersiva'.

Realizaram-se, no dia 04 de março, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais de Maria de Fátima Saraiva. A tese intitula-se 'A materialidade do efémero: a identidade nas artes performativas audiovisuais, documentação e construção de memória'.

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt