SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 abr
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Assembleia Geral da SOPCOM

Está agendada para o próximo dia 11 de maio a reunião anual da Assembleia Geral da SOPCOM. A agenda prevê a discussão do Relatório de Atividades e Contas de 2012 e a aprovação do Plano de Atividades para 2013.

A Assembleia está convocada para as 11 horas e realiza-se na sala A. Barros do ISCTE, em Lisboa (Avenida das Forças Armadas).

CONGRESSOS

VIII Congresso da SOPCOM - Extensão do prazo

Foi alargado até ao dia 10 de maio o prazo de submissão de propostas ao VIII Congresso da SOPCOM. Subordinado ao tema 'Comunicação Global, Cultura e Tecnologia', o principal congresso português de ciências da comunicação é organizado pela Escola Superior de Comunicação Social, de Lisboa, e está agendado para os dias 17, 18 e 19 de outubro. »»

Congresso Internacional sobre Censura ao Cinema e ao Teatro

Decorre até 22 de maio o período de submissão de propostas para este congresso que o CIMJ organiza para os dias 13, 14 e 15 de novembro. De acordo com a organização, «as propostas devem ser enquadradas nas seguintes linhas: Censura ao Teatro e ao Cinema; Censura e Legislação; Censura e Tradução; Censura e Práticas Culturais; Censura e Associativismo; Censura e Comunicação (Televisão, Internet, etc.); Censura e Género; Censura e Guerra; Censura e Multiculturalismo; Censura e Representações; Censura e Cultura Popular; Censura e Religião; Censura e Criatividade; Censura e Liberdade de Expressão.» »»

Conferência Internacional sobre Línguas Ameaçadas na Europa

Está aberto até 31 de maio o período de submissão de propostas de comunicação para a Conferência Internacional sobre Línguas Ameaçadas na Europa, que se realiza em Minde, nos dias 17 e 18 de outubro, por iniciativa do Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social. »»

I Congresso Moçambicano de Ciências da Comunicação

Realizou-se no final de abril, entre os dias 24 e 26, o I Congresso Moçambicano de Ciências da Comunicação. Este encontro contou com a presença dos Ministros da Educação e Cultura e da Ciência e Tecnologia de Moçambique, que pronunciaram os discursos de abertura. Com várias sessões paralelas, organizadas por temáticas, o congresso reuniu pela primeira vez os investigadores moçambicanos de comunicação. O presidente da SOPCOM, Moisés de Lemos Martins, participou no evento, numa mesa sobre a experiência portuguesa de ensino e pesquisa em ciências da comunicação.

BOLSAS

Embora a FCT não tenha ainda divulgado o prazo de apresentação de propostas para Bolsas Individuais de Doutoramento, está aberto em permanência o concurso para Bolsas de Doutoramento em Empresas, que se destinam «a licenciados ou mestres para realização de trabalho de doutoramento no país, em ambiente empresarial, visando temas de relevância para a Empresa». »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Estudos de Comunicação

Está aberto até ao dia 24 de maio o período de submissão de trabalhos para a próxima edição da Revista Estudos de Comunicação, editada pelo LabCom. »»

Revista Redes.Com

Decorre até 20 de junho o call for papers da Revista Redes.Com, que admite trabalhos redigidos em língua portuguesa. »»

Revista Comunicando

Decorre até 30 de junho o período de submissão de trabalhos para o nº 2 da Revista Comunicando, uma publicação editada pelo grupo de Jovens Investigadores da SOPCOM. Este volume será dedicado às Tecnologias de informação, novos media e literacia digital". »»

Revista Doc-Online

Está aberto até 15 de julho o call for papers da revista Doc-Online - Revista Digital de Cinema Documentário sobre Webdocumentário. Esta publicação é editada pelo LabCom. »»

Revista Média e Jornalismo nº 23

Está aberto até 30 de agosto o período de submissão de propostas para o número 23 da Revista Média e Jornalismo. Este volume será dedicado ao tema 'Censura', em particular, explica-se na chamada de trabalhos, «nos âmbitos da “Censura e liberdade de expressão” e da “Censura ao teatro e ao cinema antes durante e depois do Estado Novo”». »»

Revista Estudos de Jornalismo

Já está aberta a chamada para trabalhos para o número 2 da revista Estudos de Jornalismo, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. »»

Revista Média e Jornalismo nº 24

Foi adiado até 31 de outubro o prazo de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Doutoramento FCT

Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade

É o único programa de doutoramento em comunicação em Portugal aprovado no âmbito do Programa Doutoramentos-FCT. Resulta de um consórcio de seis centros de investigação, que tem como instituição proponente o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Integram esta proposta o CIMJ, o CECL, o LabCom, o CIES e o CICANT. Este novo curso pretende promover a cooperação entre as seis instituições, atrair estudantes do espaço ibero-americano, promover o português como língua de ciência e de conhecimento e estimular o desenvolvimento das ciências da comunicação através de formação pós-graduada especializada.

MEDIACOM: Criada associação científica de comunicação em Cabo Verde

Acaba de ser criada em Cabo Verde, a MEDIACOM - Associação Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação. De acordo com o presidente eleito, «o objectivo central da Associação é promover a Ciência no país, quer na sua componente de produção, como na de divulgação». Para Silvino Lopes Évora, que é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, «o foco da preocupação são essencialmente as Ciências da Comunicação, no seu diálogo interdisciplinar com outras áreas do saber, como na sua componente geográfica de diálogo científico no espaço lusófono, ibero-americano, mundial».

LIVROS

Livros_abril

ARAÚJO, Emília e DUQUE, Eduardo (org.) (2013) Os tempos sociais e o mundo contemporâneo. Braga: CECS [eBook]

CANAVILHAS, João (org.) (2013) Notícias e mobilidade - jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: LabCom [eBook]

SERRA, Paulo; CAMILO, Eduardo e GONÇALVES, Gisela (org.) (2013) Participação Política e Web 2.0. Covilhã: LabCom [eBook]

SOUSA, Helena et al. (org.) (2013) Media regulations in Europe: a cross-country comparative analysis. Braga: CECS [eBook]

EDITORIAL

Apesar do clima de dificuldades que atravessamos, o mês de abril fica marcado por duas boas notícias para as ciências da comunicação em Portugal. Por um lado, a aprovação de um Programa de Doutoramento FCT, que traduz um investimento de articulação de seis centros de investigação nesta área. Por outro, a criação da MEDIACOM, a associação cabo-verdiana de ciências da comunicação. Embora em esferas distintas, o anúncio destas duas informações representa um sinal muito positivo para a comunidade portuguesa.

Do ponto de vista interno, a aprovação de financiamento para um curso interinstitucional de 3º ciclo configura uma nova oportunidade para o fortalecimento da área. Sendo o resultado de um esforço de conjugação de competências para afirmar o domínio no contexto das ciências sociais e humanas, este programa doutoral constitui uma oportunidade para reposicionar a comunicação num momento conjunturalmente desfavorável a esta área de conhecimento.

Do ponto de vista transnacional, a criação de uma associação científica em Cabo-Verde apresenta-se como a renovação de uma esperança relativamente às relações lusófonas da comunidade portuguesa. Plataformas privilegiadas de cooperação, as associações científicas organizam não apenas o trabalho dos seus associados como também o intercâmbio científico.

Com a fundação da MEDIACOM, retoma-se, por isso, a esperança de intensificar os laços de solidariedade com investigadores de língua portuguesa e de expandir o âmbito de difusão do que fazemos. Silvino Lopes Évora tem uma forte ligação a Portugal. Doutorou-se na Universidade do Minho, sendo sensível aos desafios da consolidação do espaço lusófono de comunicação. A sua eleição para presidente desta associação é, neste sentido, um motivo redobrado de júbilo.

Contra a corrente de um tempo ensombrado por angústias, estas duas notícias invertem por momentos um sentimento de desalento. São as pequenas recompensas de grandes esforços. Que elas nos deem o ânimo para não desistir…

Madalena Oliveira

AGENDA

02 e 03 de maio
II Congreso Investigar a Comunicação Hoy
Universidad de Valladolid, Segovia, Espanha
02 a 06 de maio
Conferência Internacional Media Management Academic Association
FCSH, UNL, Lisboa
09 a 11 de maio
III Encontro Anual da Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade de Coimbra
10 de maio
II Congresso Internacional de Marketing, Publicidade e Relações Públicas
Santa Maria da Feira
10 e 11 de maio
II Congresso Literacia, Media e Cidadania
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
26 a 28 de maio
Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana
ISMAI, Porto
29 a 31 de maio
XIII Congresso da IBERCOM
Universidad de Santiago de Compostela, Espanha
25 a 29 de junho
Congresso Anual da IAMCR
Dublin
4 a 6 de julho
Congresso Interfaces da Lusofonia
Universidade do Minho, Braga
18 e 19 de julho
Conferência Política e Regulação Mediática
Universidade do Minho, Braga

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizaram-se, no dia 08 de abril, na Universidade da Beira Interior, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Hélder Prior. A tese intitula-se 'Esfera Pública e Escândalo: o secreto no âmbito público'.

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt