SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 mai
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Financiamentos

FCT abre concursos para projetos e bolsas de formação de recursos humanos

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia anunciou na última semana de maio a abertura de concursos para financiamentos vários. Até 2 de julho poderão ser submetidas candidaturas para projetos exploratórios, que deverão ser programados para 12 meses apenas e um teto máximo de financiamento de 50 mil euros. Poderão coordenar projetos desta natureza investigadores doutorados há menos de 10 e há mais de 4 anos.

Estão também anunciados para junho os concursos para bolsas individuais de doutoramento e de pós-doutoramento, bem como para atribuição de emprego científico. »»

CONGRESSOS

Próximo congresso CONFIBERCOM será em Braga

logotipo

Promover a reflexão sobre os desafios de internacionalização das ciências da comunicação no espaço ibero-americano, fomentar a valorização das línguas ibéricas como línguas de conhecimento e de produção científica e estreitar os laços de cooperação entre os investigadores dos países desta vasta região são os principais objetivos do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. O encontro é organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e decorrerá na Universidade do Minho entre 13 e 16 de abril de 2014. Dentro de dias, toda a informação estará disponível em www.confibercom2014.org.

Congresso Internacional sobre censura ao cinema e ao teatro

Foi adiado para 31 de julho o prazo de submissão de propostas para o congresso internacional sobre censura ao cinema e ao teatro, organizado pelo CIMJ. O evento está agendado para novembro. »»

8Sop8º SOPCOM

Estão abertas as inscrições para o próximo congresso da SOPCOM, que se realiza em outubro, de 17 a 19, em Lisboa, na Escola Superior de Comunicação Social. Os sócios da SOPCOM com situação regularizada podem inscrever-se no evento com taxas especiais. »»

BOLSAS

Está aberto até ao dia 3 de junho o concurso para uma bolsa de investigação para o projeto Grupos de Media do Atlântico Sul. Singularidades da Modernidade Lusófona, em desenvolvimento na Universidade Católica de Lisboa. É requisito de candidatura a titularidade de um primeiro ciclo em ciências da comunicação. »»

Podem ser submetidas até dia 5 de junho candidaturas para duas bolsas de investigação para o projeto COMPOLIS: Comunicação e Envolvimento Político com Questões Ambientais, em curso no CECS. Os candidatos deverão ser mestres em ciências da comunicação ou área afim. »» e »»

Decorre até 10 de junho o período de candidatura a uma bolsa de investigação no âmbito do projeto Concentração, Diversidade e Vozes e Concorrência no Mercado da Imprensa, promovido pelo CIMJ. »»

Termina a 14 de junho o período de candidatura para uma bolsa de investigação para o projeto Stereo Visual Culture. The Visual Culture of Portuguese Stereoscopic Photography, em desenvolvimento no CICANT. Os candidatos deverão ser licenciados em ciências da comunicação ou fotografia. »»

Está aberto até 12 de junho o período de candidatura a uma bolsa técnica de investigação para o Serviço de Comunicação e Imagem, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os candidatos deverão ser licenciados em Design de Comunicação. »»

Termina a 21 de junho o concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projeto Skopeofonia - Pesquisa Participativa e Dialógica sobre as Práticas Musicais no bairro Kova M, em curso na Universidade de Aveiro. Podem candidatar-se indivíduos com o grau de mestre em ciências e tecnologias da comunicação. »»

Estará aberto entre 11 e 25 de junho o período de candidatura para uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia no âmbito do projeto Gestão e Coordenação do programa CMU_Portugal. Este concurso é aberto pelo INESC-Porto e pretende recrutar um mestre em jornalismo e comunicação. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

mediaRevista Média e Jornalismo

Já está disponível o número 22 da revista Média e Jornalismo. Sobre 'Crise, Memória e Esquecimento', esta edição é organizada por Francisco Rui Cádima, Nelson Traquina e Marisa Torres. »»

Revista Redes.Com

Decorre até 20 de junho o call for papers da Revista Redes.Com, que admite trabalhos redigidos em língua portuguesa. »»

Revista Comunicando

Decorre até 30 de junho o período de submissão de trabalhos para o nº 2 da Revista Comunicando, uma publicação editada pelo grupo de Jovens Investigadores da SOPCOM. Este volume será dedicado às Tecnologias de informação, novos media e literacia digital". »»

Revista Doc-Online

Está aberto até 15 de julho o call for papers da revista Doc-Online - Revista Digital de Cinema Documentário sobre Webdocumentário. Esta publicação é editada pelo LabCom. »»

Revista Média e Jornalismo nº 23

Está aberto até 30 de agosto o período de submissão de propostas para o número 23 da Revista Média e Jornalismo. Este volume será dedicado ao tema 'Censura', em particular, explica-se na chamada de trabalhos, «nos âmbitos da “Censura e liberdade de expressão” e da “Censura ao teatro e ao cinema antes durante e depois do Estado Novo”». »»

Revista Estudos de Jornalismo

Já está aberta a chamada para trabalhos para o número 2 da revista Estudos de Jornalismo, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. »»

Revista Média e Jornalismo nº 24

Foi adiado até 31 de outubro o prazo de submissão de propostas para um número da Revista Média e Jornalismo dedicada ao tema 'Rádio: contextos e linguagens'. A chamada para a apresentação de textos convida à discussão sobre as novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

CONFIBERCOM

Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana discutiu desafios de comunicação digital

Confibercom13Num dia em meio de trabalhos, investigadores de vários países do espaço ibero-americano discutiram os desafios da comunicação digital para três áreas específicas de atuação: a da pós-graduação em comunicação;a das políticas públicas nesta área e a da difusão de conhecimento. O encontro decorreu no Instituto Superior da Maia, onde o presidente da CONFIBERCOM, Moisés de Lemos Martins, considerou que uma parte substantiva do trabalho da confederação se fará ao nível destas três comissões. Informações sobre os trabalhos deste fórum foram 'postados' no site da CONFIBERCOM. [Foto de Luís António Santos]

Escola de Verão da SOPCOM

A Escola de Verão da SOPCOM realiza-se este ano em Braga, na Universidade do Minho. O tema do encontro, que está agendado para os dias 9, 10 e 11 de setembro, será 'Tecnologias Digitais, Comunicação e Cultura: caminhos da investigação'. A organização é da responsabilidade do Grupo de Jovens Investigadores da SOPCOM.
A informação sobre a organização será progressivamente atualizada na página da Escola.

CICANT organiza Escola de Verão em junho

De acordo com informação do CICANT, para além das sessões dedicadas a metodologias de investigação quantitativa, qualitativa e outras, em áreas de inovação (Eye-tracking, Smart Media, Scientific Oral Communication in English, e Zeega), a iniciativa integra ainda uma conferência inaugural no dia 3, proferida pelo Prof. Andreas Hepp (Universidade de Bremen, Alemanha), subordinada ao tema “Cultures of Mediatization: communicative figurations and the challenge of mediatization research”, e um conjunto de seminários e sessões públicas que visam alargar competências e abordagens à investigação em Ciências da Comunicação. Esta Summer School decorre de 3 a 12 de junho. Informação disponível aqui.

LIVROS

livrosmaio

BARBOSA, Suzana e MIELNICZUK, Luciana (org.) (2013) Jornalismo e Tecnologias Móveis. Covilhã: LabCom [eBook]

CORREIA, Fernando (2013) Em defesa do jornalismo e dos jornalistas. Lisboa: Ideias com História

GONÇALVES, Gisela (2013) Ética nas Relações Públicas. Coimbra: Minerva

MENDES, Renato e NETO, Miguel (2013) Portugal na imprensa estrangeira: o olhar dos correspondentes. Lisboa: Escritório Editores

PAIVA, Francisco e MOURA, Catarina (org.) (2013) Designa 2011: Proceedings - a esperança projectual. Covilhã: LabCom [eBook]

PEREIRA, Luís (2013) Literacia digital e políticas tecnológicas para a educação. Santo Tirso: De Facto Editores

SANTOS, Sílvio Correia (2013) Os media de serviço público. Covilhã: LabCom [eBook]

SEBASTIÃO, Sónia e RIBEIRO, Raquel Barbosa (ed.) (2013) Portugal, destino a comunicar. A comunicação no turismo português. Lisboa: ISCSP [eBook]

EDITORIAL

Aconteceram na última semana de maio dois importantes encontros ibero-americanos. O primeiro, inscrito no âmbito da CONFIBERCOM, reuniu, no Porto, em comissões restritas investigadores que desde 2011 se encontram anualmente para refletir sobre a pós-graduação, as políticas científicas e a publicação em comunicação no espaço de expressão em línguas portuguesa e espanhola. O segundo juntou, em Santiago de Compostela, mais de 500 participantes no XIII Congresso da Assibercom.

Uma e outra iniciativas demonstram a crescente relevância que tem esta região geográfica no contexto global. Com inúmeras afinidades linguísticas e culturais, os países ibéricos e da América Latina têm vindo a partilhar o anseio de afirmação internacional de grupos próximos na expressão, na cultura, na história e até nos afetos.

Embora não recusando a necessidade de existir no espaço mais vasto de expressão inglesa, a comunidade ibero-americana vive esse estimulante desafio de se organizar e cooperar no sentido da construção de um lugar sólido e coeso no mapa da ciência mundial. É para este horizonte que têm concorrido especialmente as associações nacionais e internacionais da área das ciências da comunicação ao investirem em encontros, projetos e políticas comuns de desenvolvimento dos communication studies.

Em 2014, o ponto mais alto desta cooperação vai viver-se no II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. No mês em que se lança a organização deste encontro, que dá sequência à primeira conferência realizada em 2011 em São Paulo, o apelo da direção da SOPCOM é especialmente dirigido à comunidade nacional. Que todos nos sintamos sensibilizados pelo projeto ibero-americano e nos juntemos para participar e cooperar nesta rede que tanto exprime a nossa própria identidade.  

Madalena Oliveira

AGENDA

25 a 29 de junho
Congresso Anual da IAMCR
Dublin
4 a 6 de julho
Congresso Interfaces da Lusofonia
Universidade do Minho, Braga
18 e 19 de julho
Conferência Política e Regulação Mediática
Universidade do Minho, Braga

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Estão agendadas para os dias 11 e 12 de junho as provas de agregação de Maria Manuel Baptista, professora da Universidade de Aveiro e investigadora do CECS. As provas vão realizar-se na Universidade do Minho, onde a candidata apresentará uma lição sobre 'A questão da identidade na cultura portuguesa'.

Estão agendadas para 12 de julho as provas de doutoramento de Fernanda do Rosário Farinha Bonacho, que se realizam na Universidade Nova de Lisboa. A tese intitula-se 'A leitura em ambiente digital: transliteracias da comunicação'.

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt