SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 juni
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Lançamento

Revista Lusófona de Estudos Culturais

RevistaAcaba de ser lançado o portal de Estudos Culturais e o primeiro número da Revista Lusófona de Estudos Culturais, ambos em Português e em Inglês. Com o objetivo de divulgar toda a atividade de investigação em Estudos Culturais desenvolvida pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho) e pela Universidade de Aveiro, este portal constitui um centro de documentação e dinamização do doutoramento em Estudos Culturais promovido pelas duas instituições.

A Revista Lusófona de Estudos Culturais terá publicação semestral em edição bilingue. No editorial do primeiro número, os diretores Moisés de Lemos Martins e Maria Manuel Baptista explicam que esta revista «nasce de um sonho e de uma necessidade. Sonho de reunir sob um mesmo campo epistemológico e em forma de Revista a muita investigação que nesta área tem vindo a ser produzida em contextos diversos e que, apesar da diversidade de temáticas, conteúdos, metodologias e motivações, apresenta algumas características comuns.» »»

CONGRESSOS

Colóquio Luso-Brasileiro de 'Semiótica do Espaço'

Está a decorrer até ao dia 15 de julho o período de submissão de propostas de trabalho para o Colóquio Luso-Brasileiro de 'Semiótica do Espaço', que se realiza em Lisboa, de 5 a 7 de setembro. A organização é da Assoicação Internacional de Semiótica Visual. »»

VI Jornadas sobre cinema português

Está aberto até 22 de julho o prazo para submissão de propostas para as VI Jornadas sobre Cinema Português, que são organizadas pela UBI entre os dias 28 e 31 de outubro. »»

Censura ao cinema e ao teatro

Termina a 31 de julho o prazo de submissão de propostas ao congresso internacional ‘Censura ao Cinema e ao Teatro’ que o CIMJ está a organizar. Este encontro realiza-se entre 13 e 15 de novembro. »»

Conferência Internacional de Investigação em Design

Decorre até 15 de setembro o período de submissão de propostas para o DESIGNA 2013, que se realiza nos dias 21 e 22 de novembro. »»

II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana

É lançada a 1 de julho a chamada para apresentação de propostas de trabalhos para o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana que se realiza em Braga, de 13 a 16 de abril de 2014. O programa científico organiza-se em 22 grupos temáticos que acolherão propostas até 15 de outubro. »»

BOLSAS

Decorre até dia 09 de julho o período de candidatura a uma bolsa de investigação no âmbito do projeto ‘Estação NET: moldar a rádio para ambiente web’ (PTDC/CCI-COM/122384/2010), em curso no CECS, Universidade do Minho. Os candidatos deverão ser mestres em Ciências da Comunicação, com média final igual ou superior a 15 valores. »»

Está aberto até 23 de julho concurso para 4 bolsas de investigação no âmbito do projeto ‘Surgimento e desaparecimento de títulos da imprensa escrita no Portugal contemporâneo’ (refª PTDC/CCI-COM/122387/2010), em curso no CECS, Universidade do Minho. Os candidatos deverão ser licenciados em Ciências da Comunicação ou área afim. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Comunicando

Foi alargado até 15 de julho o prazo de submissão de propostas ao segundo número da revista Comunicando, uma publicação eletrónica editada pelo Grupo de Jovens Investigadores da Sopcom. O tema deste número será ‘Tecnologias de Informação, novos média e literacia digital’. »»

Revista Doc-Online

Está aberto até 15 de julho o período de submissão de propostas para o próximo número da Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário sobre ‘Webdocumentário’. A Doc On-line tem periodicidade semestral e resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (Portugal) e a Universidade Estadual de Campinas (Brasil). »»

Interact

Decorre até 19 de julho o período de submissão de propostas para o número 21 da Revista Interact, uma publicação editada pelo CECL. Este volume tem como tema a ‘Mecanologia’. »»

PRISMA.COM

São aceites até 20 de agosto propostas de artigos e recensões para publicação no número 20 da revista PRISMA.COM, uma publicação do CETAC.MEDIA. »»

Revista Média e Jornalismo nº 23

Está aberto até 30 de agosto o período de submissão de propostas para o número 23 da Revista Média e Jornalismo. Este volume será dedicado ao tema 'Censura', em particular, explica-se na chamada de trabalhos, «nos âmbitos da “Censura e liberdade de expressão” e da “Censura ao teatro e ao cinema antes durante e depois do Estado Novo”». »»

International Journal of Marketing, Communication and New Media

Decorre até dia 25 de outubro a chamada para apresentação de trabalhos para a revista de Marketing, Communication and New Media, editada pelo Instituto Superior do Douro e do Vouga.

Revista Estudos de Jornalismo

Já está aberta até 31 de outubro a chamada para trabalhos para o número 2 da revista Estudos de Jornalismo, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. »»

Revista Média e Jornalismo nº 24

Decorre até 31 de outubro o prazo para submissão de propostas para o número 24 da revista Média e Jornalismo. Este volume é dedicado ao tema ‘Rádio: contextos e linguagens’ e aceita propostas que discutam novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Encontro de Comunicação Organizacional e Institucional

Vai realizar-se no dia 12 de julho em Braga, na Universidade do Minho, o 1º Encontro do GT de Comunicação Organizacional e Institucional. Esta reunião visa promover a reflexão sobre a questão da divergência ou convergência entre a Comunicação Organizacional e as Relações Públicas. O programa organiza-se em duas sessões. O painel da manhã conta com a participação de Celma Padamo, José Viegas Soares, Teresa Ruão, Paulo Salgado, Renata de Freitas, Paula Campos Ribeiro e Susana Carvalho. À tarde, realiza-se uma mesa redonda em torno da seguinte interrogação: "Uma questão terminológica ou campos distintos?" Participam Álvaro Cairrão, Evandro Oliveira, João Figueira, José Gabriel Andrade, José Quintela e Mafalda Eiró.

Escola de Verão da Sopcom

EscolaVerãoA Escola de Verão 2013 da Sopcom vai contar este ano com sessões de mentoria, que têm como objetivo «a troca de ideias, o esclarecimento de dúvidas e a criação de redes de contactos entre quem está a iniciar o percurso da investigação e investigadores com um vasto percurso na área das ciências da comunicação». O programa científico está, por outro lado, organizado em três eixos principais: no primeiro dia centra-se na Publicidade, Comunicação Estratégica e Organizacional. No segundo, é sobre o Jornalismo que se desenrolam as sessões de trabalho, estando reservada para o terceiro dia a área do Audiovisual e Multimédia.

A edição deste ano da Escola de Verão da Sopcom vai acontecer no arranque do ano letivo, de 9 a 11 de setembro. O período económico para inscrição decorre até ao dia 10 de julho. »»

Censura e liberdade de expressão

Notícias1O Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM/USP), a Escola de Comunicações e Artes/USP e o Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) promovem de 01 de outubro a 30 de novembro um curso de atualização EaD sobre Censura e Liberdade de Expressão. Este curso realiza-se com encontros presenciais entre os investigadores, professores, alunos e o público interessado no desenvolvimento de atividades conjuntas na área de pesquisa em comunicação, liberdade de expressão e censura. »»

Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Estarão abertas de 1 a 14 de julho as candidaturas para o programa doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, promovido pela Universidade de Aveiro e pela Universidade do Porto.

LIVROS

Livros_junho

ARAÚJO, Emília; FONTES, Margarida e BENTO, Sofia (ed.) (2013) Para um debate sobre mobilidade e fuga de cérebros. Braga: CECS [eBook]

PEREIRA, Ana Catarina e CARDOSO e CUNHA, Tito (org.) (2013) Geração invisível. Os novos cineastas portugueses. Covilhã: Livros LABCOM [eBook]

SOUSA, Jorge Pedro (2013) A grande guerra. Uma crónica visual – parte I. Lisboa: Media XXI

SOUSA, Jorge Pedro (2013) Jornalismo em Portugal no alvorecer da modernidade. Lisboa: Media XXI

TOMÁS, Júlia (2013) Ensaio sobre o Imaginário Marítimo dos Portugueses. Braga: CECS [eBook]

 

EDITORIAL

Apesar das críticas que por vezes se fazem ao investimento financeiro necessário para garantir a participação de investigadores em eventos científicos internacionais, quem regressa de um congresso traz sempre uma sensação de recompensa que excede as linhas curriculares resultantes da apresentação de uma comunicação. O elogio da viagem, que é o mesmo que dizer o elogio da saída e da experiência do estrangeiro, é em si razão bastante para que um congresso valha a pena. Mas é sobretudo o encontro que faz destas atividades momentos relevantes para a vida de um investigador.

Os programas científicos são cada vez mais extensos, com sessões simultâneas que pouco favorecem o escrutínio académico. No entanto, a experiência de um congresso é também a experiência dos corredores, dos espaços sociais e das reuniões e conversas paralelas. É aí que se fazem os contactos (ou o que hoje está de moda chamar de ‘networking’). É aí que se criam laços. É aí que se experimentam afetos.

Nos últimos anos, a vida académica tornou-se por muitas razões excessivamente intensa. Para aqueles que a ela se entregam, as atividades científicas estão quase no centro da vida, nelas se jogando uma boa parte daquilo que somos. É por isso natural que aqueles com quem se impõe que trabalhemos se tornem progressivamente amigos de quem também temos necessidade.

Talvez não seja num congresso que se faça o mais importante do trabalho científico. Mas é aí, mais do que noutro qualquer lugar da academia, que se faz comunidade. Na relação social, no diálogo, na partilha e no sonho que há em tudo o que se projeta a partir do encontro.  

Madalena Oliveira

AGENDA

4 e 5 de julho
Branding in a digital world - 2ª conferência do grupo de Advertising in Communication & Media da ECREA
Universidad Pompeu Fabra, Barcelona
4 a 6 de julho
Congresso Interfaces da Lusofonia
Universidade do Minho, Braga
5 e 6 de julho
Reality Television: Media Convergences and Narrative Futures Conference

Bournemouth University, Reino Unido
8 e 9 de julho
Organizaciones y Comunicación en tiempos de crisis. Diagnósticos, alternativas y propuestas

Madrid, Espanha
9 a 12 de julho
The radio conference
University of Bedfordshire, Luton
12 de julho
Encontro do GT de Comunicação Organizacional e Institucional
Universidade do Minho, Braga
17 a 20 de julho
Chilhood and the media
University of Leicester, Reino Unido
18 e 19 de julho
Conferência Política e Regulação Mediática
Universidade do Minho, Braga
22 de julho
Workshop 'Cultura low-cost para tempos de crise'
Universidade do Algarve
09 a 11 de setembro
Escola de Verão da SOPCOM
Universidade do Minho, Braga
12 e 13 de setembro
Jornadas Doutorais de Comunicação
Universidade do Minho, Braga

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizaram-se no dia 22 de junho, em Paris, as provas de doutoramento de Maria da Luz Correia, que apresentou na Sorbonne uma tese intitulada "Intermitências na cultura visual contemporânea: o postal ilustrado e a imagem recreativa" (doutoramento em cotutela Universidade do Minho / Sorbonne).

Estão agendadas para o dia 11 de julho as provas de doutoramento de Maria da Conceição Costa, que apresenta na Universidade Nova de Lisboa uma tese intitulada "Crianças e Consumo: as marcas, cultura mediática e a questão da identidade".

Realizam-se no dia 12 de julho as provas de doutoramento de Fernanda Bonacho, que apresenta na Universidade Nova de Lisboa uma tese intitulada "A leitura em ambiente digital: Transliteracias da comunicação".

Estão agendadas para o dia 17 de julho as provas de doutoramento de Maria José Brites, que apresenta na Universidade Nova de Lisboa uma tese intitulada "O papel das notícias na construção da participação cívica e política dos jovens em Portugal: Estudo de caso longitudinal (2010-2011)".

Realizam-se no próximo dia 29 de julho as provas de doutoramento de José Miguel Braga, que apresenta na Universidade do Minho uma tese intitulada "Aqui é o mundo - teatro e técnicas de expressão".

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt