SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 jul
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Financiamento

FCT avalia unidades de investigação

A FCT anunciou recentemente os termos em que decorrerá a avaliação das unidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, cujos resultados terão efeitos a partir de janeiro de 2015. Com o processo agora iniciado é expectável que o mapa nacional de centros se altere substancialmente. De acordo com a fundação, são encorajados diversos modelos de organização (que podem passar pela criação de novas unidades, pela fusão e pela extinção de unidades existentes), «que assegurem um aproveitamento racional dos recursos e das infraestruturas e que reforcem a competitividade de Portugal no espaço europeu de investigação».

Esta avaliação decorrerá em duas fases e visa a atribuição de duas parcelas de financiamento: os centros com classificação igual ou superior a Bom na primeira fase são contemplados com um financiamento de base; os centros avaliados com a classificação de Excecional, Excelente ou Muito Bom obterão adicionalmente um financiamento estratégico para o desenvolvimento de um projeto estratégico no quinquénio 2015-2020. »»

CONGRESSOS

Conferência Internacional de Investigação em Design

Decorre até 15 de setembro o período de submissão de propostas para o DESIGNA 2013, que se realiza nos dias 21 e 22 de novembro. »»

Congresso Internacional Desafios dos Média de Serviço Público

Termina a 4 de outubro o período de submissão de propostas para o Congresso Internacional Desafios dos Média de Serviço Público, que o Ceis20 está a organizar. O encontro realiza-se na Universidade de Coimbra nos dias 10 e 11 de dezembro. »»

II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana

Está aberta a chamada para apresentação de propostas de trabalhos para o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana que se realiza em Braga, de 13 a 16 de abril de 2014. O programa científico organiza-se em 22 grupos temáticos que acolherão propostas até 15 de outubro. »»

BOLSAS

Bolsas Individuais de Doutoramento e de Pós-Doutoramento

Está aberto até ao dia 19 de setembro o concurso para Bolsas Individuais de Doutoramento e de Pós-Doutoramento. »»

Outras bolsas

Termina no dia 02 de agosto o período de candidatura para uma Bolsa de Gestão de Ciência para o curso de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Lisboa. »»

Está aberto de 01 a 15 de agosto concurso para uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto Mapa Sonoro da Cidade de Lisboa (Refª PTDC/CCI-CIN/120971/2010). »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

PRISMA.COM nº 19

prisma

Já está disponível o número 19 da revista PRISMA.COm, editada pelo CETAC.MEDIA. A edição reúne textos sobre infografia digital, sobre televisão interactiva, sistemas de informação interativa, a evolução da web, qualidade da informação e sistemas de coleta de metadados. »»

PRISMA.COM

São aceites até 20 de agosto propostas de artigos e recensões para publicação no número 20 da revista PRISMA.COM, uma publicação do CETAC.MEDIA. »»

Revista Média e Jornalismo nº 23

Está aberto até 30 de agosto o período de submissão de propostas para o número 23 da Revista Média e Jornalismo. Este volume será dedicado ao tema 'Censura', em particular, explica-se na chamada de trabalhos, «nos âmbitos da “Censura e liberdade de expressão” e da “Censura ao teatro e ao cinema antes durante e depois do Estado Novo”». »»

International Journal of Marketing, Communication and New Media

Decorre até dia 25 de outubro a chamada para apresentação de trabalhos para a revista de Marketing, Communication and New Media, editada pelo Instituto Superior do Douro e do Vouga.

Revista Estudos de Jornalismo

Já está aberta até 31 de outubro a chamada para trabalhos para o número 2 da revista Estudos de Jornalismo, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. »»

Revista Média e Jornalismo nº 24

Decorre até 31 de outubro o prazo para submissão de propostas para o número 24 da revista Média e Jornalismo. Este volume é dedicado ao tema ‘Rádio: contextos e linguagens’ e aceita propostas que discutam novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Concurso Investigador FCT 2013

Está aberto até dia 10 de setembro o concurso Investigador FCT 2013, que se destina à contratação de investigadores doutorados para unidades de investigação. De acordo com este programa, podem candidatar-se investigadores doutorados de qualquer nacionalidade e idade. »»

Quatro centros de comunicação já manifestaram disponibilidade para acolher candidaturas:

O CECL manifesta interesse em receber candidatos em três áreas: 1) Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias; 2) Média e Processos de Mediação; 3) Comunicação e Artes.

O CECS acolhe especialmente candidaturas em cinco áreas: 1) Média e Literacia; 2) Estudos Culturais; 3) Média Interativos e Cibercultura; 4) Arte e Comunicação Visual; 5) Jornalsimo.

O LabCom anuncia estar disponível para candidatos nas seguintes áreas: 1) Informação e Persuasão na Web; 2) Design e Multimédia; 3) Média, Identidade e Cidadania.

O CIMJ acolhe candidaturas nas linhas de investigação da unidade: 1) Média, Jornalismo e Democracia; 2) Novas Tecnologias e Usos Sociais; 3) História dos Média e Jornalismo.

 

António Fidalgo eleito Reitor da UBI

fidalgoAntónio Fidalgo foi eleito reitor da Universidade da Beira Interior.  Comprometendo-se a lutar por uma «universidade una, coesa e plural», conforme noticiou a Lusa, o novo reitor foi eleito por 18 dos 29 votos do conselho geral daquela universidade. António Fidalgo é sócio fundador da Sopcom e secretário da mesa de Assembleia da associação. 

Na mensagem que dirigiu aos sócios da Sopcom, Moisés de Lemos Martins lembrou que «António Fidalgo é um homem generoso, de largueza de pensamento e de alma grande». Para o presidente da associação, o novo reitor da UBI é «também um homem de grande coragem - porque nas dificílimas circunstâncias em que se encontra o país apenas homens de grande coragem têm força para tomar a frente de batalha»

 

1º Prémio Estudos Brasil-Europa

Decorre até 30 de agosto o período de candidatura ao primeiro prémio Estudos Brasil Europa, que se destina a premiar «o melhor projeto em andamento que mantenha acordos de cooperação entre universidades do Brasil e da Europa» (em qualquer área de conhecimento). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site http://www.ibe.usp.br/index.php/pt/form-premio-ibe/. »»

LIVROS

livrosjulho

Lopes, Frederico e Pereira, Ana Catarina (2013) Filmes Filmados: cinema em português, V Jornadas. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Mateus, Anabela Félix (2013) De la fusión a la confusión: consecuencias de las fusiones empresariales en la comunicación interna - empresas aseguradoras en Portugal. Publicia

EDITORIAL

Uma das consequências mais lamentadas da crise que se tem estado a atravessar prende-se com a saída de profissionais altamente qualificados do país para o estrangeiro. Embora sejam desejáveis os processos de mobilidade que promovem o intercâmbio e ainda que saibamos que a vida moderna apela precisamente ao movimento e à dinamização da vida profissional, que já não se define mais por um emprego para a vida, a verdade é que este êxodo traduz a incapacidade do país para fixar as suas melhores ‘produções intelectuais’.

O que se passa ao nível empresarial em geral repete-se também nas universidades que hoje, graças a imperativos de contenção, perderam a sensibilidade de se renovarem com aqueles que foram os seus mais brilhantes alunos. A austeridade que se impôs nos últimos tempos tornou a gestão cega e injusta, ao ponto de também neste meio se permitir (ou cultivar mesmo) a fuga dos melhores.

Quando as organizações perdem elasticidade para integrarem aqueles que as engrandeceriam, são de pobreza realmente os tempos que se vivem. Pobreza económica, pobreza política, pobreza cultural e seguramente pobreza de espírito, se não nos custar reconhecer que é pela fraqueza ou pela ousadia dos espíritos que se distingue o modo como nos entregamos às dificuldades impostas pela vida em sociedade.

É definitivamente uma pena que as universidades sejam hoje insensíveis à ‘injeção de sangue novo’ no ensino e na investigação. Sobretudo quando sabemos que disso dependeria também a sua sustentabilidade enquanto instituições do saber. A cristalização dos quadros de docentes e investigadores é um sinal dos tempos que não tardará a evidenciar a falência da academia, esse lugar nobre cada vez mais habitado por pessoas esgotadas por tarefas administrativas tantas vezes inúteis, exaustas de pretensos padrões de qualidade e sem o ânimo para o debate de ideias e para o cultivo do pensamento crítico.

Madalena Oliveira

AGENDA

19 a 23 de agosto
I Congreso Centroamericano de Comunicación
Universidad de Costa Rica
21 a 23 de agosto
IX Bienal Iberoamericana de Comunicación: la imagen en las sociedades mediáticas latinoamericanas

Universidad de Chile
28 a 31 de agosto
Crisis, Critique and Change - European Sociological Association 11th conference
Università degli Studi di Torino, Itália
09 a 11 de setembro
Escola de Verão da SOPCOM
Universidade do Minho, Braga
11 a 13 de setembro
Radio Research 2013 Conference
University of Sunderland, Londres
12 e 13 de setembro
Jornadas Doutorais de Comunicação
Universidade do Minho, Braga
28 a 30 de setembro
Redefining journalism: participation, practice, change

Queen Mary University of London

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 19 de setembro,na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Fernando Peixoto, que apresenta uma tese intitulada «A Utopia Tecnológica na Promessa Publicitária».

Realizam-se no dia 19 de setembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Rui Pereira, que apresenta uma tese intitulada «O Anti-comunismo na Imprensa Portuguesa de Referência durante o Período de ‘Normalização’ – os Casos do Diário de Notícias, Expresso e Público».

Realizam-se no dia 23 de setembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Joanna d'Arc de Paula, que apresenta uma tese intitulada «A Graduação Superior como meio de mobilidade social: Perceções e discursos de Afro-brasileiros».

Realizam-se no dia 25 de setembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Carla Isabel Agostinho Martins, que apresenta uma tese intitulada «Mulheres, Política e Visibilidade Mediática. As lideranças de Maria de Lurddes Pintasilgo e de Manuela Ferreira Leite».

Realizam-se no dia 27 de setembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Fábio Fonseca Ribeiro, que apresenta uma tese intitulada «A participação dos cidadãos nos média portugueses: motivações e contrangimentos».

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt