SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 set
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Programa disponível online

VIII Congresso da Sopcom reúne convidados estrangeiros em plenárias

Já é conhecido o programa geral do VIII Congresso da Sopcom, que se realiza na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, de 17 a 19 de outubro. O programa científico inclui também a realização de quatro sessões plenárias que contarão com a participação de Mário Mesquita, Aalin Kiyindou, Miquel de Moragas, Moisés de Lemos Martins, José Bragança de Miranda, Muniz Sodré, Antônio Hohlfeldt e Margarita Ledo.

Durante o jantar oficial do congresso, no Restaurante Montes Claros, em Monsanto, no dia 17, vai realizar-se também uma breve sessão de apresentação de livros publicados em 2013.

O programa das sessões paralelas será publicado no início da próxima semana. »»

CONGRESSOS

Congresso Internacional Desafios dos Média de Serviço Público

Termina a 4 de outubro o período de submissão de propostas para o Congresso Internacional Desafios dos Média de Serviço Público, que o Ceis20 está a organizar. O encontro realiza-se na Universidade de Coimbra nos dias 10 e 11 de dezembro. »»

II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana

Está aberta a chamada para apresentação de propostas de trabalhos para o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana que se realiza em Braga, de 13 a 16 de abril de 2014. O programa científico organiza-se em 22 grupos temáticos que acolherão propostas até 15 de outubro. »»

ToyBrinquedos como Linguagem e Comunicação

Decorre até 15 de dezembro o prazo de apresentação de propostas ao 7º Congresso Internacional da Associação Toy Research, que se realiza em Braga, na Universidade Católica em julho de 2014. »»

focoCongresso O Género em Foco

Está aberta até 15 de fevereiro a submissão de propostas para o congresso 'Género em Foco', organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e agendado para 20 e 21 de junho de 2014. »»

BOLSAS

Termina no dia 23 de outubro o período de candidatura para uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto Stereo Visual Culture. The visual culture of portuguese stereoscopic photography, em curso na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

rcl43-44Revista Comunicação e Linguagens

Saiu recentemente o número 43/44 da Revista Comunicação e Linguagens, sobre a 'Analítica dos Novos Média'. O volume é organizado por Maria Teresa Cruz e Manuel José Damásio. »»

International Journal of Marketing, Communication and New Media

Decorre até dia 25 de outubro a chamada para apresentação de trabalhos para a revista de Marketing, Communication and New Media, editada pelo Instituto Superior do Douro e do Vouga.

Revista Estudos de Comunicação

Está aberto até dia 25 de outubro o período de submissão de originais para o número 14 da revista Estudos de Comunicação. Este volume é dedicado ao tema 'História ou Memória da Receção dos Média'.

Revista Estudos de Jornalismo

Já está aberta até 31 de outubro a chamada para trabalhos para o número 2 da revista Estudos de Jornalismo, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. »»

Revista Média e Jornalismo nº 24

Decorre até 31 de outubro o prazo para submissão de propostas para o número 24 da revista Média e Jornalismo. Este volume é dedicado ao tema ‘Rádio: contextos e linguagens’ e aceita propostas que discutam novas narrativas e rotinas de produção radiofónica em contexto de plataformas digitais. »»

Revista Doc Online

Termina no dia 15 de novembro o período de submissão de textos para publicação no número 15 da Revista DOC Online, dedicado ao tema 'Documentário e História'. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

GT de Ciência da Informação

A direção da Sopcom aprovou, no final de setembro, a criação de um novo GT dedicado à Ciência da Informação. Com o objetivo de promover a aproximação entre esta área e as Ciências da Comunicação no seio da associação, este GT propõe-se organizar «um workshop anual de pós-graduação», bem como instituir «um prémio anual em Ciência da Informação destinado a estudantes de mestrado e doutoramento desta área». O plano de atividades apresentado para o período de setembro de 2013 a setembro de 2014 prevê ainda «a criação de um observatório do campo científico das ciências da comunicação e da informação», consistindo uma das primeiras iniciativas num «mapeamento das escolas em que existe um modelo integrado CC-CI [Ciências da Comunicação - Ciências da Informação]».

Rede de Estudos de Rádio e Som quer fundar novo GT

A rede de investigadores de rádio e meios sonoros está a organizar uma proposta de criação de um novo GT no seio da Sopcom. A ideia foi discutida no final de setembro, no primeiro encontro nacional de Estudos de Rádio, que se realizou em Coimbra, numa organização conjunta do Ceis20, do CIMJ e do CECS.

Grupos de trabalho reúnem-se no VIII Congresso da Sopcom

Os grupos de trabalho da Sopcom vão ter um período específico no programa para realizarem reuniões com os investigadores associados. Na sexta-feira, dia 18, entre as 13h30 e as 14h30, estarão disponíveis salas para estes encontros (os coordenadores receberão mais indicações nos próximos dias). Fazer eleições, nalguns casos, e organizar o plano de atividades para 2014 são os objetivos de partida destas reuniões.

LIVROS

Videojogos em Portugal_final

ZAGALO, Nelson (2013)Videojogos em Portugal. História. Tecnologia e Arte. FCA

EDITORIAL

Estamos a poucos dias do VIII Congresso da Sopcom. Como em todas as organizações científicas, a realização de um congresso nacional é um momento muito importante, não só por se tratar de um evento de discussão de investigações em curso como também por ser uma ocasião de encontro.

Muitas dezenas de novos sócios foram admitidos nos últimos dois anos, o que significa um crescimento extraordinário da associação. Haverá, por certo, muitos investigadores novos para conhecer e com quem desenvolver, por exemplo, novos projetos de trabalho. Nos tempos de crise de que insistentemente temos falado, serão muito importantes todos os gestos que contribuam para o fortalecimento de uma área tão insuficientemente reconhecida.

Duas centenas e meia de trabalhos vão ser discutidas em 18 grupos temáticos. Da participação implicada de todos os congressistas dependerá o proveito das sessões paralelas. Os investigadores mais velhos terão um papel muito importante no debate das comunicações que vão ser apresentadas. Mas também os mais novos, alguns em início de carreira, terão a responsabilidade de contribuir para o bom rendimento do congresso.

As pausas para café e o jantar oficial agendado para o dia 17 serão momentos muito importantes para a socialização daqueles que integram as nossas rotinas pela primeira vez. Uma comunidade que não se conhece não pode ter um projeto comum. Por isso, a direção da Sopcom espera que todos se sintam bem acolhidos e integrados. E que, ultrapassadas as dificuldades próprias de todas as organizações, o VIII Congresso seja o lugar para conhecermos quem somos e o que andamos a fazer, para mais consistentemente podermos idealizar o futuro que é responsabilidade de todos.

Madalena Oliveira

AGENDA

16 de outubro
Conferência 'Jornalismo Televisivo e Cidadania'
Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa
17 a 19 de outubro
VIII Congresso da Sopcom
Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa
24 e 25 de outubro
Comunicar ciência: a publicação científica e os seus públicos
UBI, Covilhã
01 de novembro
Repensar a comunicação na saúde
Hospital de Braga
07 a 09 de novembro
Congresso ISKO Espanha e Portugal
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 02 de outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Carla Isabel Martins, que apresenta uma tese intitulada «Mulheres, Política e Visibilidade Mediática. As lideranças de Maria de Lurdes Pintassilgo e de Manuela Ferreira Leite»

Realizam-se no dia 15 de outubro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Ana Melo, que apresenta uma tese intitulada «A Participação do Consumidor-Cidadão na Publicidade: perceções, modalidades e regulação».

Realizam-se no dia 15 de outubro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Sara Balonas, que apresenta uma tese intitulada «A publicidade a favor de causas sociais: caracterização do fenómeno em Portugal, através da Televisão».

Realizam-se no dia 17 de outubro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as provas de doutoramento Julce Mary Cornelsen, que apresenta uma tese intitulada «O Arquivo Público entre Políticas e Paradigmas: Contributo da Ciência da Informação para o estudo das políticas culturais e arquivísticas em Portugal e no Brasil»

Realizaram-se no dia 30 de setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Ana Margarida Barreto, que apresentou uma tese intitulada «Does Brand's Participation on Facebook affect positively its brand equity?»

Realizaram-se no dia 16 de setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Paulo Nuno Vicente, que apresentou uma tese intitulada «International news reporting in the multidimensional network: the socio-demographics professional culture and newswork of foreign correspondents working in Africa»

Realizaram-se no dia 11 de setembro, na Universidade de Coimbra, as provas de doutoramento de Alexandre Figueiredo, que apresentou uma tese intitulada «A construção europeia no contexto das políticas para a sociedade da informação».

Provas de Agregação

Realizam-se nos dias 28 de 29 de outubro, na Universidade do Minho, as provas de agregação de Felisbela Lopes.

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt