SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 out
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Doutoramento FCT

Candidaturas abertas para o programa doutoral Estudos de Comunicação

comsocitecDecorre de 11 a 22 de novembro o período de candidatura a bolsas de doutoramento do programa doutoral 'Estudos de Comunicação: tecnologia, cultura e sociedade'. Este curso resulta de uma parceria entre seis unidades de investigação, envolvendo investigadores do CECS (instituição proponente), do CECL, do CICANT, do CIMJ, do LabCom e do CIES.

Com início agendado para janeiro de 2014, este Doutoramento FCT vai atribuir cinco bolsas (três nacionais e duas mistas), destinadas especialmente a investigadores em início de carreira ou profissionais com formação em Ciências Sociais e Humanas. »»

CONGRESSOS

Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português 

Está a decorrer até 15 de novembro o período de submissão de propostas para o congresso "Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português", organizado pela Universidade de Aveiro. »»

XI LUSOCOM - 2014 

Está aberta até 30 de novembro a chamada para apresentação de trabalhos à próxima edição do congresso da Lusocom, que se realiza na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Pontevedra. Este congresso realiza-se nos dias 11 e 12 de abril de 2014 e tem como tema 'Marca-território: a construção da(s) identidade(s) através da comunicação". »»

MEDIACOM - 1º Congresso

Realiza-se no início de dezembro, entre os dias 4 e 7 de dezembro, o primeiro congresso cabo-verdiano de Ciências da Comunicação. Este encontro tem como título "Caminhos de Comunicação" e contará com a presença dos presidentes da Sopcom, Moisés de Lemos Martins, e da Intercom, Antônio Hohlfeldt.

Brinquedos como Linguagem e Comunicação

Decorre até 15 de dezembro o prazo de apresentação de propostas ao 7º Congresso Internacional da Associação Toy Research, que se realiza em Braga, na Universidade Católica em julho de 2014. »»

Conferência "História e memória da receção mediática"

Foi alargado até ao dia 23 de dezembro o prazo para submissão de propostas para a conferência "História e memória da receção mediática" que o LabCom está a organizar para fevereiro. »»

Congresso O Género em Foco

Está aberta até 15 de fevereiro a submissão de propostas para o congresso 'Género em Foco', organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e agendado para 20 e 21 de junho de 2014. »»

BOLSAS

Está aberto até 06 de novembro o período de candidatura para uma bolsa de investigação no âmbito do projeto Ciência Viva “A Química e os Alimentos”, ref. PEC216 do Programa “Escolher Ciência: da Escola à Universidade”. »»

Está aberto concurso até dia 07 de novembro para uma bolsa de investigação no âmbito do âmbito do projecto PTDC/IVC-COM/5223/2012- Stereo Visual Culture. The Visual Culture of Portuguese Stereoscopic Photography. »» 

Decorre de 11 a 22 de novembro o período de candidatura para Bolsas de Doutoramento no âmbito do programa doutoral 'Estudos de Comunicação: Tecnologia, cultura e sociedade' (Doutoramento FCT). »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Doc Online

Termina no dia 15 de novembro o período de submissão de textos para publicação no número 15 da Revista DOC Online, dedicado ao tema 'Documentário e História'. »»

Revista PRISMA.COM

A revista PRISMA.COM recebe até 30 de novembro propostas de trabalho (artigos, entrevistas e recensões) para a sua edição nº 21. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Direção da Sopcom reuniu-se com coordenadores de GT

Os coordenadores de GT da Sopcom reuniram-se pela primeira vez em assembleia com a direção da associação, por ocasião do VIII Congresso, que se realizou em Lisboa entre 17 e 19 de outubro. O encontro teve como finalidade a partilha de informação sobre as ações em curso em cada grupo e a sensibilização para a necessidade de incrementar a atividade nuclear dos investigadores da Sopcom.

Proposta de criação de GT de Rádio e Meios Sonoros aguarda aprovação

Um grupo de investigadores ligados aos estudos de rádio reunidos por ocasião do VIII Congresso da Sopcom formalizou uma proposta de criação de um novo GT sobre Rádio e Meios Sonoros. A reunião de discussão da proposta contou com a presença de 17 investigadores, tendo a iniciativa sido subscrita por 12 sócios. A constituição formal do GT aguarda agora a aprovação da direção da Sopcom.

Novo provedor dos leitores do Público foi presidente da Sopcom

paquete_pubO jornal Público anunciou recentemente que José Paquete de Oliveira vai ser o novo provedor dos leitores do diário. Depois de mais de um ano e meio de interrupção da função, o cargo volta a ser ocupado pelo jornal que mais regular tem sido no exercício da atividade do ombudsman.

José Paquete de Oliveira é doutorado em Sociologia da Comunicação e da Cultura, foi professor e vice-Presidente do ISCTE, colaborador de vários jornais e o primeiro Provedor do Telespetador da RTP, cargo que exerceu entre 2006 e 2011. Sócio fundador da Sopcom, foi também presidente da associação entre 2001 e 2005.

LIVROS

livros

Fidalgo, A. e Canavilhas, J. (2013) Comunicação digital. 10 anos de investigação. Coimbra: Minerva Coimbra

Tengarrinha, J. (2013) Nova história da imprensa portuguesa das origens a 1865. Lisboa: Temas e Debates / Círculo de Leitores

 

EDITORIAL

O conceito de competitividade está cada vez mais presente no domínio da investigação. Configurando um imperativo da atividade científica em todas as áreas, esta ideia de que a ciência se inscreve numa espécie de mercado do conhecimento tem efeitos subversivos para a produção de saber.

Especialmente quando pensamos na especificidade das ciências sociais e humanas onde a aplicação dos parâmetros quantitativos das ciências naturais se manifesta desajustada.
De acordo com os critérios de avaliação das agências internacionais de escrutínio da ciência, um artigo publicado numa revista de circulação internacional tende a ‘contar’ mais do que a publicação de um livro. Podendo entender-se que a distribuição de um journal é mais ampla do que a distribuição de um livro, é ainda assim questionável que este seja o bom princípio de ‘medição’ da eficiência da difusão do conhecimento. E mais ainda que este seja o bom indicador do grau de empenho e da originalidade do pensamento de um dado investigador.

Para além das questões de dimensão necessariamente inerentes à distinção entre estes dois tipos de produto (um artigo terá entre 10 e 20 páginas, enquanto um livro não terá uma extensão inferior a uma centena de páginas), entre um artigo e um livro está também toda a diferença que distingue um trabalho eventualmente pontual de uma obra que exprime um trajeto e a maturidade do olhar relativamente a uma problemática. Mas a mecânica em que nos inscrevemos (ou em que nos inscreveram!) é cada vez mais a da lógica dos fatores de impacto.

Não podemos, por certo, evitar este funcionamento anti natura para a ciência que produzimos. É neste contexto que somos avaliados e, por conseguinte, financiados. Mas, não podendo viver à margem destas regras, é dever de todo o cientista social questionar mesmo aquilo a que não pode escapar. É este também o dever metacientífico a que estamos entregues.  

Madalena Oliveira

AGENDA

01 de novembro
Repensar a comunicação na saúde
Hospital de Braga
01 e 02 de novembro
Conferência Internacional Média e Império Português
Centro Cultural de Belém, Lisboa
04 a 15 de novembro
Curso Livre Comunicar em Público
FCSH, UNL - Lisboa
04 a 08 de novembro
VI Jornadas do Cinema em português
UBI, Covilhã
07 a 09 de novembro
Congresso ISKO Espanha e Portugal
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
08 a 10 de novembro
Congresso internacional "O regresso do jornalismo: a grande reportagem na era digital"
ESCS, Lisboa
13 a 15 de novembro
Congresso Internacional Censura ao Cinema e ao Teatro
FCSH, UNL - Lisboa
05 a 07 de dezembro
I Congresso Cabo-Verdiano de Ciências da Comunicação
Cabo Verde

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 06 de novembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa as provas de doutoamento de Noémia Novais, que apresenta uma tese intitulada «A imprensa portuguesa e a guerra. 1914-1918. Os jornais intervencionistas e anti-intervencionistas. A acção da censura e da propaganda».

Realizam-se no dia 12 de novembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Pedro Mota Teixeira, que apresenta uma tese intitulada «A representação emocional da personagem virtual no contexto da animação digital: do cinema de animação aos jogos digitais.»

Realizam-se no dia 18 de novembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Celestino Joanguete, que apresenta uma tese intitutalada «As mudanças para o jornalismo digital na imprensa pública e privada moçambicana: estudo comparativo dos jornais Notícias e @Verdade».

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt