SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 nov
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

12-15 de novembro de 2014

Universidade Lusófona organiza ECREA 2014

EcreaA chamada para apresentação de trabalhos ao Congresso de 2014 da ECREA está aberta entre o início de dezembro e o dia 28 de fevereiro. A próxima edição é organizada pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e tem como tema «Communication for Empowerment: Citizens, Markets, Innovations».

Depois do congresso da IAMCR de 2010, que se realizou na Universidade do Minho em Braga, 2014 volta a ser um ano que coloca Portugal na rota das principais organizações mundiais. Braga acolhe em abril investigadores da região ibero-americana no âmbito do II Congresso da Confibercom (que recebeu cerca de 1200 propostas de trabalho). Em novembro, é a vez de Lisboa abrir as portas aos investigadores europeus. »»

CONGRESSOS

MEDIACOM - 1º Congresso

Mediacom

Realiza-se no início de dezembro, entre os dias 4 e 7 de dezembro, o primeiro congresso cabo-verdiano de Ciências da Comunicação. Este encontro tem como título "Caminhos de Comunicação" e contará com a presença dos presidentes da Sopcom, Moisés de Lemos Martins, e da Intercom, Antônio Hohlfeldt. »»

XI LUSOCOM - 2014 

Foi adiada até ao dia 10 de dezembro a chamada para apresentação de trabalhos à próxima edição do congresso da Lusocom, que se realiza na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Pontevedra. Este congresso realiza-se nos dias 11 e 12 de abril de 2014 e tem como tema 'Marca-território: a construção da(s) identidade(s) através da comunicação". »»

Brinquedos como Linguagem e Comunicação

Decorre até 15 de dezembro o prazo de apresentação de propostas ao 7º Congresso Internacional da Associação Toy Research, que se realiza em Braga, na Universidade Católica em julho de 2014. »»

Conferência "História e memória da receção mediática"

Foi alargado até ao dia 23 de dezembro o prazo para submissão de propostas para a conferência "História e memória da receção mediática" que o LabCom está a organizar para fevereiro. »»

Atas de congressos

AtasJá estão disponíveis as atas de dois congressos recentemente organizados pelo CETAC.MEDIA. Do VI Encontro Ibérico Edicic 2013, num volume intitulado "Globalização, Ciência, Informação". Do I Congresso ISKO Espanha e Portugal, num volume intitulado "Informação e/ou Conhecimento: as duas faces de Jano".

BOLSAS

Está aberto até 16 de dezembro o período de candidatura a uma Bolsa de Investigação no âmbito da operação NORTE-02-0569-FEDER-000038 - "Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima: afirmação da marca em novos produtos e novos mercados". Os trabalhos serão desenvolvidos no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Caleidoscópio

Já está disponível o nº 13 da Revista Caleidoscópio, editada pelo CICANT. Este volume tem como tema a «Emergência de novos públicos na comunicação organizacional». »»

RevistaRevista Comunicação e Sociedade

Acaba de ser lançado o nº 23 da Revista Comunicação e Sociedade, editada pelo CECS. Este volume, que foi coordenado por Manuel Pinto, Helena Sousa e Elsa Costa e Silva, tem como tema a «Esfera pública digital - fragilidades e desafios». »»

Revista PRISMA.COM

Já está disponível o número 20 da Revista Prisma.Com. »»

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Está aberta a chamada para trabalhos para o próximo número da Revista Lusófona de Estudos Culturais. Este número acolhe propostas que se enquadrem no tema "Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias - descolonizando discursos". Os textos podem ser enviados em Português ou em Inglês até ao dia 15 de janeiro de 2014. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

FCT aprova apenas 5 projetos de ciências da comunicação e da informação

O último concurso de projetos de investigação em todos os domínios científicos - cujos resultados foram divuldados durante o mês de novembro - resultou na aprovação de financiamento para apenas 5 projetos. A área das ciências da comunicação e da Informação arrecadou 326 mil euros num total de 10 milhões atribuídos às ciências sociais e humanidades, ou seja, a comunicação representa apenas neste concurso 3% do total do financiamento concedido a este domínio científico.

Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação recebeu 89 candidaturas

O programa doutoral Estudos de Comunicação: Tecnologias, Cultura e Sociedade, patrocinado pela FCT, recebeu 89 candidaturas para as 5 bolsas de doutoramento disponíveis e as 30 vagas para o curso. Os resultados do concurso serão conhecidos nos primeiros dias de dezembro. Promovido por um consórcio de 6 centros de investigação (CECS, CECL, CIMJ, CICANT, LabCom e CIES), este curso tem início em janeiro de 2014.

Carlos Fino foi distinguido na Universidade de Brasília com o título de Notório Saber

A Universidade de Brasília reconheceu ao jornalista Carlos Fino o título de Notório Saber que, de acordo com a lei brasileira, pode ser concedido a docentes e pesquisadores que tenham realizado trabalhos reconhecidamente importantes em escala nacional e internacional. Para além de ter sido jornalista da RTP durante vários anos, Carlos Fino foi também conselheiro de imprensa da Embaixada de Portugal em Brasília, entre 2004 e 2012. É desde setembro doutorando de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.

FCT promove mais uma análise bibliométrica

Depois do estudo que encomendou à Universidade de Leiden, a FCT está agora a realizar uma análise bibliométrica na base da plataforma ORCID (Connecting Research and Researchers) e da indexação Scopus para o período 2008-2012.

LIVROS

livros

Cádima, Francisco Rui (2013) História, Media, Poder. Lisboa: Quatrocês

Coelho, Zara Pinto e Carvalho, Anabela (2013) Academics responding to discourses of crisis in Higher Education and Research. Braga: CECS [eBook]

Faustino, Paulo e Cádima, Francisco Rui (2013) Políticas Públicas, Estado e Media. Lisboa: Formalpress

Faustino, Paulo (2013) Manual de Inovação, Gestão e Desenvolvimento de Editoras de Revistas. Lisboa: Editora Media XXI

Gonçalves, Gisela; Somerville, Ian; Melo, Ana (2013) Organizational and Strategic Communication Research: European Perspectives. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Ijuim, Jorge Kanehide (2013) Jornal escolar e vivências humanas: um roteiro de viagem. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Mateus, Daniel (2013) Tele-realidade: o princípio de publicidade mediatizado. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Zamith, Fernando (2013) A contextualização no ciberjornalismo.Porto: Edições Afrontamento/CETAC.Media

EDITORIAL

O número de candidatos a bolsas de investigação, quer no contexto de projetos quer no quadro de doutoramentos, tem crescido de concurso para concurso. O novo programa doutoral de Estudos de Comunicação registou um total de 89 candidaturas para apenas 5 bolsas disponibilizadas pela FCT. Estas estatísticas são impressionantes, apesar de já não serem surpreendentes num país em que as oportunidades de trabalho são cada vez mais desoladoras.

O aumento do número de ‘interessados’ no domínio da investigação – que não será um exclusivo das ciências sociais e das humanidades – constitui um fenómeno sobre o qual é impossível não refletir. Por um lado, ele traduz um certo dinamismo do campo da investigação científica e a movimentação de um conjunto muito significativo de novos investigadores, ou de candidatos a esta atividade. Por outro, seria irrealista não ligar esta tendência à crise que se instalou em todos os domínios profissionais.

O sabor destes números não chega sequer a ser agridoce. É mesmo só acre. Por dois motivos: primeiro, porque esta procura insistente por uma bolsa traduz o desespero de uma geração a que o mercado de trabalho não pode já dar o devido valor; segundo, porque o país tem também cada vez menos capacidade para renovar os quadros das universidades e dos centros de investigação. É que, ao mesmo tempo que o número de candidatos aumenta exponencialmente, o investimento na investigação cai de modo muito constrangedor.

Uma última nota sobre este quadro obriga-nos também a reconhecer que a investigação já não procura os ‘cérebros’ que a poderiam fazer progredir. São antes muitos, muitos mesmo, pretensos investigadores que procuram a investigação como refúgio. Ora, nestas condições, não há como evitar que haja gente com pouca vocação, ou insuficientes competências académicas, para estar neste mundo. E, infelizmente, o pior de tudo é que neste mundo, tanto dos novos como dos menos novos, não é bem verdade que os lugares possíveis sejam sempre para os melhores dos melhores.  

Madalena Oliveira

AGENDA

05 de dezembro
II Jornadas do ObCiber
Universidade do Porto, Porto
05 a 07 de dezembro
I Congresso Cabo-Verdiano de Ciências da Comunicação
Cabo Verde
09 de dezembro
II Jornadas de História da Imprensa Olisponense
Câmara Municipal de Lisboa
21 a 24 de janeiro
IV Congreso Internacional de AE-IC
Universidad del País Vasco, Bilbao, Espanha

PROVAS ACADÉMICAS

 

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 04 de dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa as provas de doutoramento de Daniel Meirinho, que apresenta uma tese intitulada «A fotografia participativa como ferramenta de reflexão identitária: estudo de caso com jovens em contextos de exclusão social no Brasil e em Portugal».

Realizam-se no dia 06 de dezembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto as provas de doutoramento de Maria de Fátima Saraiva, que apresenta uma tese intitulada «A produção científica em comunicação - Portugal e Brasil: Estudo de casos».

Realizam-se no dia 09 de dezembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto as provas de doutoramento de Mário Ventura, que apresenta uma tese intitulada «Videojogos, remix, transmedia conceitos para um paradigma emergente nas plataformas digitais».

Realizam-se no dia 10 de dezembro, na Faculdade de Letras da Univesidade do Porto as provas de doutoramento de António José Fernandes, que apresenta uma tese intitulada «O papel da rede social facebook nas campanhas eleitorais em Portugal: a evolução do marketing político».

Realizam-se no dia 12 de dezembro, na Universidade Fernando Pessoa as provas de doutoamento de Patrícia Teixeira, que apresenta uma tese intitulada «Os Sistemas jornalísticos europeus no século XVII e a génese do jornalismo - Uma comparação entre Portugal, Espanha e França».

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt