SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2013 dez
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Newsletters divulgaram 47 livros

Pelo menos 43 provas de doutoramento em 2013

Ao longo de 2013, a Sopcom enviou aos sócios 93 mensagens, a maior parte das quais para divulgar eventos ou iniciativas científcas. Nas 11 edições da newsletter mensal, foram divulgados 47 livros de investigadores portugueses, 15 números de revistas científicas editadas em Portugal, 28 congressos, seminários e colóquios nacionais e internacionais organizados por unidades de investigação portuguesas e 27 bolsas de investigação. Foram ainda noticiadas 3 provas de agregação e 43 provas de doutoramento em comunicação realizadas nas universidades portuguesas. Salvaguardando o facto de estes números não darem conta da totalidade da produção científica nacional, mas apenas daquela de que a Sopcom teve conhecimento, a direção da associação considera que estes números exprimem um crescimento extraordinário das ciências da comunicação em Portugal.

Durante o último ano, o site da Sopcom registou quase 34 mil visitas, 16 mil das quais de visitantes únicos. Foram visualizadas 108 mil páginas e descarregados 12 GB de informação a partir deste portal. O Brasil é o segundo país, depois de Portugal, que mais visita o site da Sopcom, sendo seguido pela Espanha.

CONGRESSOS

ECREA 2014

Está aberto até 28 de fevereiro o call for papers para o congresso da ECREA, que se realiza na Universidade Lusófona, em Lisboa, de 12 a 15 de novembro de 2014. »»

Conferência Internacional (Novas) Práticas de Audiência

Está aberto até 15 de janeiro o período de submissão de propostas de comunicação para a Conferência Internacional (Novas) Práticas de Audiência, que se realiza na Universidade Católica, em Lisboa, nos dias 3 e 4 de abril de 2014. »»

Conferência Internacional Género em Foco

Decorre até 15 de fevereiro o período de submissão de propostas para a conferência Internacional Género em Foco, que se realiza na Universidade do Minho, em Braga, nos dias 20 e 21 de junho de 2014. »»

IV Congresso Internacional em Estudos Culturais

Jesús Martín-Barbero é espanhol, mas vem da Colômbia para proferir a conferência de abertura do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, que se realiza na Universidade de Aveiro, de 28 a 30 de abril. O tema desta edição é «Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias». »»

BOLSAS

Decorre de 10 a 23 de janeiro o período de candidatura a uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projecto WMAN_NG, na área científica Wireless Communications. O trabalho será desenvolvido no Instituto de Telecomunicações, em Aveiro. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista1Revista Média e Jornalismo

Já está disponível o número 23 da Revista Média e Jornalismo, uma edição com o tema «Repressão vs Expressão». A edição está inteiramente disponível online. »»

 

Revista2Revista Comunicando

Acaba de ser lançado o segundo número da Revista Comunicando. Editada pelo grupo de Jovens Investigadores, esta revista reúne artigos fundamentalmente de investigadores em início de carreia. A edição de 2013 tem como tema as «Tecnologias da Informação e comunicação, novos média e literacia digital». »»

 

Revista3Revista Trajectos

Já é conhecido o mais recente número da Revista Trajectos, dedicado ao tema «Centralidade/Periferia». A edição divide-se em duas secções, «Análises» e «Discursividades».

 

Revista Estudos de Comunicação

Já está disponível o mais recente número da revista Estudos de Comunicação. »»

Revista4Revista Lusófona de Estudos Culturais

Já saiu o segundo número da Revista Lusófona de Estudos Culturais, uma edição dedicada a «Dinâmicas Culturais, Ócio e Lazer». Está também aberta a chamada para trabalhos para o próximo número que acolhe propostas que se enquadrem no tema "Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias - descolonizando discursos". Os textos podem ser enviados em Português ou em Inglês até ao dia 15 de janeiro de 2014. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Iniciativa

7 Dias, 7 Dicas sobre os Média

7 dias

A iniciativa integra-se na operação '7 Dias com os Média', que em 2014 se realiza entre os dias 3 e 9 de maio. A ideia nasceu no seio do Grupo Informal sobre Literacia para os Média (que é integrado por um conjunto de nove entidades - ERC, GMCS, RTP, UNESCO, Conselho Nacional de Educação, CECS, UMIC, RTP e Rede Nacional de Bibliotecas) e pretende sensibilizar os cidadãos para o papel e o lugar que os média tradicionais e de nova geração ocupam no quotidiano. '7 Dicas' é um desafio lançado às escolas de ensino básico e secundário que convida à produção de dicas (recomendações, alertas e conselhos) em formatos diversos, sobre um dos seguintes temas: 1. O uso dos média na sala de aula e na biblioteca; 2. A segurança nos telemóveis e nas redes sociais; 3. Como evitar o plágio. »»

LIVROS

Livros

Gomes, Cristina Marques (2013) Comunicação científica: alicerces, transformações e tendências. Covilhã: LabCom Livros [eBook] »»

Ledo, Margarita; López, Xosé & Salgueiro, María (2013) Anuário Internacional de Comunicação Lusófona - Comunicación na diáspora e diásporas na comunicación. Santiago de Cospostela: Lusocom/Agacom [eBook] »»

Lopes, Felisbela; Loureiro, Luís Miguel & Neto, Ivo (eds.) (2013) O real (ainda) mora aqui? Os convidados e a participação dos espectadores na TV informativa. Braga: CECS [eBook] »»

Lopes, Felisbela et al. (2013) A saúde em notícia: repensando práticas de comunicação. Braga: CECS [eBook] »»

Pinto Coelho, Zara & Fidalgo, Joaquim (2013) II Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Braga: CECS [eBook] »»

EDITORIAL

Em dezembro de 2012, terminávamos este editorial desejando que 2013 fosse «ao menos um ano para exercitar a coragem, para resistir» porque essa era, no nosso entendimento, «a primeira etapa de qualquer vitória». Um ano depois é de acreditar que, no que à academia e às ciências da comunicação diz respeito, tudo ou quase tudo foi feito para não «deitarmos a toalha ao chão antes do fim do jogo». Com todas as dificuldades que conhecemos sobejamente e com muito, demasiado, sacrifício pessoal, os investigadores portugueses não só resistiram como aumentaram significativamente alguns indicadores de produtividade, para usar a linguagem que hoje nos obrigam a ter na ponta da língua.

O ano que agora termina é, quase de certeza, o que mais teses de doutoramento registou na história das ciências da comunicação em Portugal. Pelo menos 43 foram defendidas nas nossas universidades. É possível que seja também o ano em que mais livros foram publicados – seguramente mais do que os 47 de que a Sopcom teve notícia. Embora num enquadramento global de desinvestimento nas ciências sociais e humanidades, em 2013 demos destaque à criação de um Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação, promovido por um consórcio de seis centros de investigação. Noticiámos a realização da segunda Escola de Verão da Sopcom (e outras de iniciativa portuguesa) e do VIII Congresso da associação, que reuniu quase 300 participantes. Registámos a fundação de dois novos grupos de trabalho, um em Ciência da Informação e outro sobre Rádio e Meios Sonoros. Demos conta de pelo menos 28 congressos de organização portuguesa e anunciámos 27 bolsas de investigação.

Esta é apenas a parte da produção portuguesa a que a Sopcom deu visibilidade nas últimas 11 newsletters. De certeza que fizemos muito, muito mais. Ora, se isto não é sinal de sucesso, de um ano pleno de realizações, então o que será para uma comunidade que viu reduzidos muitos dos recursos necessários à produção científica de qualidade? Coragem é certamente, porque a resignação não produz assim.  

Madalena Oliveira

AGENDA

21 a 24 de janeiro
IV Congreso Internacional de AE-IC
Universidad del País Vasco, Bilbao, Espanha

07 de fevereiro
Conferência 'Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português
Universidade de Aveiro, Aveiro
11 e 12 de abril
XI Congresso da Lusocom
Universidad de Vigo, Pontevedra
13 a 16 de abril
II Confibercom
Universidade do Minho, Braga
28 a 30 de abril
IV Congresso Internacional de Estudos Culturais

Universidade de Aveiro, Aveiro

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 09 de janeiro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Luciana Carvalho, que apresenta uma tese intitulada «As Bibliotecas Universitárias de Portugal e nordeste do Brasil: estudo sobre o impacto e mediação das tecnologias digitais».

Realizam-se no dia 09 de janeiro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Maria Izabel Arruda, que apresenta uma tese intitulada «Desafios da Biblioteca Pública na Era da Informação: estudo comparativo realizado no Porto, Portugal e em Belém, Brasil»

Realizam-se no dia 27 de janeiro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Pedro Jerónimo Pedrosa, que apresenta uma tese intitulada «Ciberjornalismo de proximidade: A construção de notícias on-line na imprensa regional em Portugal»

Realizaram-se no dia 18 de dezembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Lurdes Macedo, que apresentou uma tese intitulada «Da diversidade do mundo ao mundo diverso da lusofonia: a reinvenção de uma comunidade geo-cultural na sociedade em rede».

Realizaram-se no dia 17 de dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Clara Margarida Gomes, que apresentou uma tese intitulada «Ciberformance e Performance em Ambientes e Mundos Virtuais».

Realizaram-se no dia 12 de dezembro, na Universidade Fernando Pessoa, as provas de doutoramento de Eduardo Zilles Borba, que apresentou uma tese intitulada «A transposição do físico para o virtual na publicidade exterior: proposta de um modelo»

Realizaram-se no dia 06 de dezembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Ângela Maria Moura, que apresentou uma tese intitulada «A Produção científica em comunicação - Portugal e Brasil: Estudo de casos»

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt