SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 jan
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Formação avançada

Apenas 4 bolsas de doutoramento e 4 de pós-doutoramento para comunicação

Foram conhecidos no início de janeiro os resultados do concurso de Bolsas Individuais de Doutoramento e de Pós-Doutoramento de 2013. Num contexto de cortes gerais de apoio à ciência, a área das ciências da comunicação regista apenas a atribuição de oito bolsas, quatro para doutoramento e quatro para pós-doutoramento. Comparativamente com o ano de 2012, os resultados deste concurso dão conta de uma descida de 80% nas bolsas de doutoramento atribuídas a comunicação.

Em 2012 foram aprovadas 20 bolsas para comunicação em 365 atribuídas às ciências sociais e humanidades. Das 66 atribuídas a esta área em 2013, apenas 4 estão inscritas na área de comunicação, que continua a representar cerca de 6% das bolsas de ciências sociais e humanidades. Para trabalhos de pós-doutoramento, a descida é menos acentuada para a comunicação. Em 2012, a comunicação recebeu sete das 173 bolsas atribuídas às ciências sociais. Este ano, foram aprovadas quatro de apenas sete concedidas a este domínio científico.

CONGRESSOS

Comunicação e Moda: Estéticas Contemporâneas

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda vão realizar nos dias 11 e 12 de abril o I Seminário Ibero-americano de Estudos e pesquisas de Comunicação e Moda. O encontro terá lugar na Universidade do Minho e antecede o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. As propostas de trabalho para este seminário poderão ser submetidas até ao dia 16 de fevereiro. »»

Conferência Internacional Género em Foco

Decorre até 15 de fevereiro o período de submissão de propostas para a conferência Internacional Género em Foco, que se realiza na Universidade do Minho, em Braga, nos dias 20 e 21 de junho de 2014. »»

ECREA 2014

Está aberto até 28 de fevereiro o call for papers para o congresso da ECREA, que se realiza na Universidade Lusófona, em Lisboa, de 12 a 15 de novembro de 2014. »»

Workshop 'Narrativa, Média e Cognição'

imagem1

Decorre até 30 de março o período de submissão de propostas para o Workshop "Narrativa, Média e Cognição", que o CECS está a organizar para o dia 27 de junho no âmbito do projeto "Engage Book: tocar, ler e brincar". »»

BOLSAS

Estará aberto de 11 a 26 de fevereiro o período de candidatura a uma Bolsa de Gestão da Ciência e Tecnologia, no âmbito do projecto estratégico do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Os candidatos deverão ser licenciados em Ciências da Comunicação. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

revista1Revista Comunicação e Cultura

Já está disponível o número 15 da Revista Comunicação e Cultura, uma edição dedicada ao tema «Arte e Poder». Esta revista é editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). »»

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Foi adiado para 15 de fevereiro o prazo para submissão de trabalhos para o próximo número da Revista Lusófona de Estudos Culturais que acolhe propostas que se enquadrem no tema "Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias - descolonizando discursos". Os textos podem ser enviados em Português ou em Inglês. »»

Revista Comunicação e Sociedade

Está a decorrer até 15 de março o período de submissão de propostas para o número 25 da Revista Comunicação e Sociedade. Editado por Joaquim Fidalgo e Rogério Christofoletti, este número é dedicado ao tema "Ética na Comunicação: Velhas Preocupações, Novos Desafios". »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Referencial de Educação para os Média em consulta pública

Está em consulta e discussão pública até ao dia 7 de fevereiro uma proposta de Referencial de Educação para os Média para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. O documento foi preparado por Manuel Pinto, Sara Pereira (ambos investigadores do CECS) e Eduardo Jorge Madureira. Os interessados podem enviar comentários através de correio eletrónico (edu.media.consulta@dge.mec.pt). O documento está disponível a partir desta ligação. »»

Comunicação, Cultura e Comunidade

A Universidade Lusófona do Porto vai realizar nos dias 21 e 22 de fevereiro um colóquio internacional para debater a Escola de Chicago. A iniciativa conta com a participação de vários investigadores portuguese e com a intervenção do sociólogo francês Louis Quéré. »»

Sopcom completa 16 anos de atividade

Assinala-se no próximo dia 6 de fevereiro o 16º aniversário da fundação da Sopcom. Com 542 sócios registados, 13 grupos de trabalho e duas revistas científicas, a associação faz parte da rede de associações ibero-americanas de comunicação (Confibercom) e tem contribuído para a criação de associações congéneres nos países africanos de língua portuguesa.

LIVROS

livro1

Dias, Patrícia (2014) Viver na sociedade digital. Lisboa: Principia

EDITORIAL

A política da FCT para as Ciências Sociais e Humanas

A primeira etapa do plano de ajustamento para a Ciência do Governo de Passos Coelho foi explicada pelo próprio Primeiro-Ministro à Agência Lusa, em novembro de 2011: iria haver alterações no modelo de financiamento dos centros, sendo concentrados os apoios “onde eles são cientificamente mais rentáveis”.

O ano de 2012 viu, entretanto, a área de Ciências da Comunicação perder a sua qualidade de área específica, tendo sido colocada no único bloco constituído das Ciências Sociais e Humanas (CSH). As consequências foram imediatas. Todas as candidaturas de Ciências da Comunicação, nos concursos de investigadores-FCT de 2012 e 2013, foram reprovadas. Em ambos os concursos, no entanto, nenhum membro do júri era investigador desta área científica.

Entretanto, a FCT rompeu o pacto de confiança que tinha com as universidades – elas não são mais o seu parceiro estratégico para a execução das políticas científicas. E tem sido arrasadora a devastação. Concursos estruturantes para a vida das instituições nos próximos seis anos, a serem abertos nas férias de verão, ou a serem lacrados na passagem do ano. Concursos com regras de geometria variável, a serem fixadas em andamento, ou depois de concluídos os concursos, e mesmo, a serem alteradas no meio de concursos abertos. A aplicação de métricas inadequadas à produtividade científica nas CSH, que fazem depender a qualidade académica de agências de rating (ISI e Scopus). A nomeação de um Conselho Científico de CSH, sem consulta à comunidade académica, e também sem credibilidade, dada a presença de uma série de intrusos, desqualificados na área, uns, com o estigma da encomenda partidária, outros, e com o vício do nepotismo, outros ainda. Seis das principais associações científicas desta área exigiram, sem mais, a revogação da decisão de nomeação.  

Esta estratégia de política científica, sem cultura e sem consciência, de tão feroz e ensandecida, apenas pode ter como objetivo destruir a comunidade académica, vencendo-a pelo cansaço e pelo desespero.

Moisés de Lemos Martins

AGENDA

07 de fevereiro
Conferência 'Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português
Universidade de Aveiro, Aveiro
21 e 22 de fevereiro
Comunicação, Cultura e Comunidade - A Escola de Chicago em debate
Universidade Lusófona do Porto
24 de feveriro
III Jornadas de Comunicação e Desporto
Universidade de Coimbra

11 e 12 de abril
XI Congresso da Lusocom
Universidad de Vigo, Pontevedra
11 e 12 de abril
I Seminário Ibero-americano de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Moda
Universidade do Minho, Braga
13 a 16 de abril
II Confibercom
Universidade do Minho, Braga
28 a 30 de abril
IV Congresso Internacional de Estudos Culturais

Universidade de Aveiro, Aveiro

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 03 de fevereiro, na Universidade do Minho, em Braga, as provas de doutoramento de Renata Suely de Freitas, que apresenta uma tese intitulada «A Publicidade no contexto da Comunicação Organizacional: da Identidade à Imagem de Marca».

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt