SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 fev
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Confibercom 2014

José Paquete de Oliveira inaugura congresso de comunicação ibero-americana

paqueteJosé Paquete de Oliveira é o convidado para a conferência inaugural do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. Autor da primeira tese de doutoramento sobre comunicação social em Portugal, defendida em 1988, em Sociologia da Comunicação e da Cultura, José Paquete de Oliveira é Professor Jubilado do ISCTE-IUL e foi Presidente da Direção da Sopcom, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, entre 2001 e 2005.

Com um trajeto sempre ligado aos meios de comunicação social («umas vezes por dentro, outras por fora», como escreveu recentemente), o atual Provedor do Leitor do jornal Público é uma referência científica e afetiva dos investigadores portugueses de comunicação. Num congresso que acolhe mais de 700 participantes do mundo ibero-americano, Paquete de Oliveira vai falar do desenvolvimento das ciências da comunicação e dos desafios que se colocam hoje a esta área de conhecimento.

[Créditos da foto: www.cdnacional.pt]

CONGRESSOS

PrintColóquio 'As mulheres no jornalismo'

O CIMJ organiza no próximo dia 15 de março o colóquio 'As mulheres no jornalismo: perspetivas do trabalho e produção na esfera noticiosa'. A iniciativa inscreve-se no âmbito do projeto 'Género e produção noticiosa: uma análise da produção e das organizações noticiosas em termos de género'. »»

Workshop 'Narrativa, Média e Cognição'

Decorre até 30 de março o período de submissão de propostas para o Workshop "Narrativa, Média e Cognição", que o CECS está a organizar para o dia 27 de junho no âmbito do projeto "Engage Book: tocar, ler e brincar". »»

I Simposium Internacional EDiSo

Termina a 30 de março o prazo para apresentação de propostas para o I Simposium Internacional EDiSo - Discurso e Sociedade. O encontro é organizado pela Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade e vai realizar-se na Universidade de Sevilha nos dias 15 e 16 de maio. »»

BOLSAS

Decorre até ao dia 26 de março o período de candidatura a uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Surgimento e desaparecimento de títulos da imprensa escrita no Portugal contemporâneo”, em curso no CECS. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Contemporânea - revista de comunicação e cultura

Está aberto até 09 de março o período de submissão de propostas para esta revista que organiza um dossiê temático sobre Conceitos e Mudanças no Jornalismo. »»

Revista Comunicação e Sociedade

Está a decorrer até 15 de março o período de submissão de propostas para o número 25 da Revista Comunicação e Sociedade. Editado por Joaquim Fidalgo e Rogério Christofoletti, este número é dedicado ao tema "Ética na Comunicação: Velhas Preocupações, Novos Desafios". »»

Revista Estudos de Comunicação

Termina a 15 de abril o período de receção de propostas para o próximo número da revista Estudos de Comunicação. Este número, que será publicado em junho, tem como tema os estudos sobre história ou memória da receção dos média. »»

Revista DOC-Online

Decorre até 20 de junho a chamada para apresentação de trabalhos para o próximo número da revista DOC-Online. Esta edição tem como tema o Documentário Ibero-Americano Contemporâneo. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Doutoramento FCT começa em março

Realiza-se no dia 5 de março a conferência inaugural do curso de Doutoramento FCT 'Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade', que será proferida pelo diretor do programa, Moisés de Lemos Martins. Resultado de uma parceria de seis centros de investigação em comunicação, este curso registou um total de 89 candidatos, dos quais cinco foram contemplados com Bolsa de Investigação.

Biblioteca Nelson Traquina

O CIMJ anunciou recentemente a disponibilização da Biblioteca Particular de Ciências da Comunicação de Nelson Traquina, cujo acervo ficará acessível a investigadores e docentes. De acordo com o site do CIMJ, «trata-se de uma das mais completas e especializadas bibliotecas pessoais de ciências da comunicação cujas obras, da autoria de especialistas na sua grande maioria norte-americanos, abrangem livros e revistas científicas sobre  comunicação, informação, média e  jornalismo, com enfoques na investigação, na história, nas teorias, na filosofia e na sociologia da comunicação, dos média e do jornalismo». »»

Estrela Serrano reeleita para a direção do CIMJ

A Assembleia Geral do CIMJ elegeu em fevereiro os órgãos sociais para o biénio 2014-2016. Na presidência da direção continuará Estrela Serrano que contará com Francisco Rui Cádima e Teresa Flores como vices-presidentes. »»

CECL lança nova coleção de eBooks

O CECL lançou recentemente a coleção de eBooks 'Cultura, Média e Artes', que tem como objetivo central interrogar as dimensões culturais da comunicação. Dirigida por Maria Lucília Marcos, a coleção vai estar à venda na Wook, na Kobo, na Ibo e na Livraria Cultura. »»

Divulgados resultados do Roteiro de Infraestruturas

A FCT acaba de anunciar os resultados das candidaturas ao Roteiro de Infraestruturas de Investigação. De acordo com os dados disponibilizados no site da fundação, nenhuma proposta apresentada por centros de comunicação terá sido aprovada para financiamento. »»

FCT e CAPES aprovam dois projetos de comunicação

Dois projetos apresentados pelo CECS foram aprovados para financiamento pelo programa FCT/CAPES, que tem a finalidade de promover o «intercâmbio de investigadores no âmbito de projectos conjuntos comuns de investigação que integrem Formação Avançada, quer na parte portuguesa, quer na parte brasileira». Um dos projetos será desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília e o outro com a Universidade Federal de Minas Gerais.

LIVROS

livros

Carvalheiro, J. L. (org.) (2013) Media, Gender and the Past. Covilhã: Livros LabCom

Marcos, Maria Lucília (2014) I would prefer not to - em torno de Bartleby. Lisboa: CECL/UnyLeYa

EDITORIAL

Um dos imperativos que hoje se impõem à investigação é o da difusão do conhecimento. Na formulação de projetos e na definição dos currículos pessoais, mais do que nunca os investigadores veem-se confrontados com a importância da disseminação dos resultados alcançados e com a publicitação dos chamados outputs de realização. Considerações à parte sobre o impacto das publicações em edições científicas, vai crescendo também uma tendência para a divulgação em espaços até há pouco tempo incomuns para a partilha da ciência.

Para além da mediatização através dos média tradicionais e da sedução de jornalistas, hoje a investigação encontra também nas redes sociais um espaço para levar a universidade e os centros de pesquisa para fora de portas. Contribuindo para a socialização do conhecimento científico, estruturas como o Facebook e os weblogues são cada vez mais lugares de visita obrigatória. Ora para sentir o pulsar das opiniões e das preocupações da sociedade (representada pela voz daqueles que têm acesso a estes espaços), ora para divulgar iniciativas e sugerir leituras.

Ao lugar silencioso das bibliotecas e ao tempo demorado dos livros justapõe-se hoje o impulso instantâneo e o ruído próprio da mistura de entretenimento com informação. Os tempos são de mudança também para a partilha do saber. Apesar da abundância de recursos, sempre insuficientes mas mais diversificados, é cada vez mais difícil a um professor fazer recomendações de leitura aos estudantes. De leitura clássica, de livros por vezes quase mofentos mas perfumados pelo odor do tempo que levava o próprio pensamento. Há coisas a que a modernidade, lastimavelmente, não deixa retorno possível.

Madalena Oliveira

AGENDA

15 de março
Colóquio "As mulheres no jornalismo"
CIMJ, Lisboa
11 e 12 de abril
XI Congresso da Lusocom
Universidad de Vigo, Pontevedra
11 e 12 de abril
I Seminário Ibero-americano de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Moda
Universidade do Minho, Braga
13 a 16 de abril
II Confibercom
Universidade do Minho, Braga
28 a 30 de abril
IV Congresso Internacional de Estudos Culturais

Universidade de Aveiro, Aveiro
15 de maio
I Simposium Internacional EDiSo

Sevilha
28 de maio
Colóquio 'A corrupção política e os média: uma perspetiva comparada'
FCSH, UNL, Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 11 de março, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Pedro Manuel Coelho, que apresenta uma tese intitulada «A Formação Académica para o Jornalismo do Séc. XXI: sobre questões de prática e técnica. Jornalismo e Mercado - Os Novos Desafios colocados à Formação».

Realizaram-se no dia 25 de fevereiro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Ana Rita Santos, que apresentou uma tese intitulada «Usos da Internet pelos alunos do Ensino Superior: envolvimento, literacia e oportunidades».

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt