SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 mar
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Confibercom 2014

Programa intenso, participação numerosa

Três sessões plenárias, 160 sessões de Grupos Temáticos, quase 800 participantes registados. O II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana vai reunir em Braga investigadores de vários países. A duas línguas, este encontro pretende promover o debate sobre língua e interculturalismo, política científica e prioridades de investigação em comunicação.

O programa científico prevê também a realização de uma sessão de apresentação de livros, reservando-se para a última tarde, no dia 16, a sessão plenária do Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana. Um blogue e uma página no Facebook fazem a antecipação do evento. »»

UM

CONGRESSOS

II Congresso da Confibercom

A duas semanas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, o CECS ultima os preparativos para um encontro que vai reunir quase 800 participantes. O programa científico inclui 160 sessões de grupos temáticos e três sessões plenárias que juntam especialistas do espaço ibero-americano para debater língua e interculturalismo, política científica e prioridades de investigação em comunicação. »»

Designa - conferência de investigação em design

O desejo é o tema da quarta edição da Designa - 4ª Conferência Internacional de Investigação em Design, que aceita propostas de comunicação até ao dia 31 de maio. A conferência está agendada para os dias 20 e 21 de novembro, na Universidade da Beira Interior. »»

BOLSAS

Encontra-se aberto até ao dia 10 de abril concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do projecto de I&D Projeto Estratégico LA 9 - 2013/14 do Madeira Interactive Technologies Institute/LARSyS, PEst-OE/EEI/LA0009/2013. Os candidatos deverão ter experiência profissional em comunicação empresarial. »»

Estão abertas as candidaturas para as bolsas individuais Marie Curie. As propostas podem ser submetidas até ao dia 11 de setembro. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Estudos de Comunicação

Termina a 15 de abril o período de receção de propostas para o próximo número da revista Estudos de Comunicação. Este número, que será publicado em junho, tem como tema os estudos sobre história ou memória da receção dos média. »»

Revista Prisma.com

Decorre até 30 de abril a chamada para apresentação de propostas de artigos para o número 22 da Revista Prisma.com. »»

Revista DOC-Online

Decorre até 20 de junho a chamada para apresentação de trabalhos para o próximo número da revista DOC-Online. Esta edição tem como tema o Documentário Ibero-Americano Contemporâneo. »»

Revista Média e Jornalismo

Esta revista aceita artigos, até 31 de julho, para um número dedicado às questões de género associadas ao campo da comunicação. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

7 dias'7 Dias com os Média'

Os promotores da iniciativa '7 Dias com os Média' estão a receber o registo de atividades associadas a esta operação. Os interessados poderão preencher um formulário de registo online com informação sobre os objetivos, o contexto e o público-alvo a que se destinam as ações. »»

Livro de Atas do VIII Sopcom

O livro de atas do VIII Congresso da Sopcom vai ser publicado no site da associação, que passa a contar com um espaço para a publicação deste tipo de edições. Este volume está pronto e vai estar disponível nas próximas semanas, para acesso integral gratuito.

Jovens Investigadores preparam novo site

O Grupo de Trabalho Jovens Investigadores está a preparar um novo site para divulgar a sua atividade. Este novo espaço tem o propósito de se constituir como um suporte de dinamização do grupo e divulgação das atividades dos investigadores em início de carreia.

LIVROS

Livro01

Silva, Augusto Soares da; Martins, José Cândido; Magalhães, Luísa & Gonçalves, Miguel (orgs.) (2013) Comunicação Política e Económica. Dimensões Cognitivas e Discursivas. Braga: Aletheia, Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa »»

EDITORIAL

Escrever sobre as coisas boas é talvez mais difícil do que escrever sobre as que nos incomodam, nos angustiam ou nos desgostam. Porque é preciso tempo para observar e saborear as coisas boas. E porque é preciso ter espaço interior para acomodar a alegria que fica em nós diante das coisas boas. Desafortunadamente naquilo que tem sido a vida académica – sufocante, pouco gratificante e extremamente desmotivadora, como tantas vezes temos exprimido nestes editoriais  –, a palavra queixosa e ressentida tem sido demasiado fácil.

Num exercício artificial de procurar o tempo que os dias já não têm, reconhecer-se-ia que a carreira de docente e de investigador é afinal feita de umas tantas experiências de realização, pessoal e profissional. Muitas não têm a expressão imediata que buscamos numa espécie de fast-pleasure. Revelam-se devagarinho, acontecendo na persistência da orientação de um trabalho ou no encontro paciente com pessoas que sonham connosco. Com esta ou aquela feição, as coisas boas nascem sempre da relação com os outros.

A razão por que hoje os momentos de exasperação se sobrepõem aos de júbilo tem só a ver com isto: cada vez trabalhamos mais sozinhos. A academia está a perder-se como lugar de trabalho em equipa. Há uma espécie de individualismo novo que suprime o prazer que havia no coletivo. Ainda que o permitam em teoria, as tecnologias da comunicação ao dispor do contacto à distância estarão sempre longe de suprimir a ausência.

Madalena Oliveira

AGENDA

11 e 12 de abril
XI Congresso da Lusocom
Universidad de Vigo, Pontevedra
11 e 12 de abril
I Seminário Ibero-americano de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Moda
Universidade do Minho, Braga
13 a 16 de abril
II Confibercom
Universidade do Minho, Braga
17 de abril
II Seminário Ibero-americano de Ouvidoria/Ombudsman dos Media
Universidade do Minho, Braga
28 a 30 de abril
IV Congresso Internacional de Estudos Culturais

Universidade de Aveiro, Aveiro
3 a 7 maio
Operação "Sete dias com os média"
Nacional
15 de maio
I Simposium Internacional EDiSo

Sevilha
27 e 28 de maio
EMEDUS: European Media Literacy Forum 2014
UNESCO, Paris
28 de maio
Colóquio 'A corrupção política e os média: uma perspetiva comparada'
FCSH, UNL, Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizaram-se no dia 11 de março, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Pedro Manuel Coelho, que apresentou uma tese intitulada «A Formação Académica para o Jornalismo do Séc. XXI: sobre questões de prática e técnica. Jornalismo e Mercado - Os Novos Desafios colocados à Formação».

Realizaram-se no dia 06 de março, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de António Alexandre Duarte, que apresentou uma tese intitulada «A atração pela Educação: O impacto do estereótipo nacional na intenção da escolha do destino de estudo no contexto do ensino superior europeu - o caso de Portugal».

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt