SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 abr
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Jovens Investigadores lançam novo site

Jovens

Promover o contacto entre jovens investigadores em ciências da comunicação e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo grupo são os principais objetivos do site que este GT acaba de lançar. O espaço disponibiliza informação sobre as atividades permanentes do grupo, os eventos já realizados, os membros e as suas áreas de trabalho, bem como referências úteis a publicações, congressos e ações de formação.

Criado em janeiro de 2011, este tem sido um dos grupos mais dinâmicos da Sopcom, tendo já organizado duas escolas de verão e dois encontros nacionais. É também da responsabilidade deste grupo a edição da Revista Comunicando. Desde o dia 11 de abril, o grupo tem também um espaço no Facebook, que conta já com mais de uma centena de seguidores. »»

CONGRESSOS

Jornalismo cultural em conferência

Cultura e JornalismoRealiza-se no dia 22 de maio, na Universidade Nova de Lisboa, a conferência 'O lugar da cultura no jornalismo contemporâneo', que assinala o encerramento do projeto 'A cultura na primeira página'. Com o objetivo de apresentar e debater os principais resultados desta investigação, o evento conta ainda com a participação de Enrique Bustamante, professor da Universidade Complutense de Madrid. »»

Seminário Média, Democracia e Cidadania na Era Digital

Está aberto, até ao próximo dia 16 de Maio, o período para submissão de propostas de trabalhos ao V Seminário Internacional Media, Democracia e Cidadania na Era Digital que terá lugar nos dias 10 e 11 de novembro na Universidade Nova de Lisboa. »»

Designa - conferência de investigação em design

O desejo é o tema da quarta edição da Designa - 4ª Conferência Internacional de Investigação em Design, que aceita propostas de comunicação até ao dia 31 de maio. A conferência está agendada para os dias 20 e 21 de novembro, na Universidade da Beira Interior. »»

Corrupção política e média

Realiza-se no dia 28 de maio, na Universidade Nova de Lisboa, o colóquio "A corrupção política e os média: uma perspetiva comparada". O destaque do programa centra-se na sessão de abertura, que incluirá uma conferência de José Pacheco Pereira. »»

BOLSAS

Encontra-se aberto até ao dia 15 de maio concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Licenciados, no âmbito do projeto de I&D SUSTAINSYS: Environmental Sustainable Agro-Forestry Systems - NORTE-07-0124-FEDER-0000044. Os candidatos deverão ser licenciados em ciências da comunicação. »»

Está aberto até ao dia 21 de maio concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, no âmbito do Centro de Biologia Ambiental. Serão admitidos ao concurso candidatos com o grau de Licenciado, Mestre ou Doutor em Ciências da Comunicação, ou áreas afins, com experiência em comunicação estratégica, preferencialmente no domínio da divulgação de ciência. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista 01Revista Comunicação e Sociedade

Acaba de ser publicado o número 24 da revista Comunicação e Sociedade sobre Moda e Contemporaneidade. Este volume está disponível em edição gratuita online. »»

Revista DOC-Online

Decorre até 20 de junho a chamada para apresentação de trabalhos para o próximo número da revista DOC-Online. Esta edição tem como tema o Documentário Ibero-Americano Contemporâneo. »»

Revista Comunicação Pública

Está aberto até ao dia 30 de junho o período de submissão de propostas para o número 16 da revista Comunicação Pública. Esta publicação aceita artigos eventualmente já publicados noutras línguas, mas os textos deverão ser inéditos em português.

Revista Aniki

Está a decorrer até ao dia 30 de junho o período de submissão de propostas de artigos para o terceiro número da Aniki, Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. »»

Revista 02Revista Comunicando

Está aberta até 01 de julho a chamada para artigos para o número 3 da Revista Comunicando, dedicado ao tema "Os desafios da investigação em ciências da comunicação: debates e perspetivas de futuro". »»

Revista Média e Jornalismo

Decorre até 31 de julho a chamada para apresentação de propostas de artigos para o número 23 da revista Média e Jornalismo. Este volume é dedicado ao tema "Da cidade do México à aldeia transnacional - novas e velhas desigualdades comunicacionais de género. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

UBI anuncia bolsas de investigação e doutoramento

O programa de doutoramento em ciências da comunicação da Universidade da Beira Interior vai atribuir cinco bolsas de investigação e doutoramento a estudantes que desenvolvam investigação no seio do LabCom. De acordo com o anúncio divulgado em abril, estas bolsas de investigação, que têm um valor anual de 2400 €, destinam-se a proporcionar um apoio ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa científica e incentivar à preparação de candidaturas a bolsas de doutoramento da FCT.

CECL tem novo site

O Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens apresentou-se recentemente com um novo site. Alojada no mesmo endereço, www.cecl.com.pt, a página deste centro na web tem uma aparência mais dinâmica, permitindo também a inscrição dos utilizadores num sistema de difusão das últimas notícias acerca das atividades da unidade de investigação. »»

LIVROS

Livros

Guerreiro, Augusto Deodato (2014) Gritos da Boa Fortuna. Lisboa: Chiado Editores

Martins, M. L.; Cabecinhas, R.; Macedo, L. e Macedo, I. (2014) Interfaces da Lusofonia. Braga: CECS [eBook]

Rosa, António Machuco (2014) Semiótica, consumo e publicidade. Lisboa: Média XXI

Serra, P.; Camilo, E. e Gonçalves, G. (2014) Political Participation and Web 2.0. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Sousa, H. et al. (2014) Media Policy and Regulation: activating voices, illuminating silences. Braga: CECS [eBook]

Sousa, J. (2014) Print Journalism in Early Modern Portugal: an overview. Lisboa: Média XXI

Sousa, J. P; Lima, H. e Hohlfeldt, A. (2014) A history of the press in the portuguese-speaking countries. Lisboa: Média XXI

 

 

EDITORIAL

Uma das reivindicações que estiveram na origem do Dia Internacional do Trabalhador foi a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Estava-se em 1886, num tempo anterior a qualquer uma das tecnologias que hoje, aliviando a força física empregue na produção de trabalho, nos impelem, no entanto a trabalhar, em muitos casos, muito para além de um terço do dia.

Se agora nos mobilizássemos para criar o Dia Internacional do Trabalhador Universitário, surpreendentemente (ou talvez não) uma das petições gerais voltaria a ser a da redução da carga horária despendida na realização profissional. Sabendo-se que o saber não se pode propriamente formatar a um plano das 09h às 18h, em muitos casos, é preciso viver dois dias num só para dar cumprimento a todas as solicitações. Não será assim para todos. Mas é assim para muitos, para quem se tornou impensável, por exemplo, ver televisão sem se estar a fazer ‘mais qualquer coisita’ no computador.

A vida profissional estende-se pela casa dentro. No interior de muitos professores e investigadores deixou de existir a linha que separa o plano íntimo do plano de trabalho. Porque o trabalho que realizamos transforma-se, progressivamente, num modo de ser, de estar, de projetar. Para aqueles que o vivem desta forma, a academia não é uma atividade profissional. É quase a vida toda, nela se confundindo o que somos capazes de produzir com o que precisamos de fazer para nos sentirmos inteiros.

Se os dias internacionais (que os há de toda a espécie) servem para alguma coisa, no domínio científico, o Dia Internacional do Trabalhador deveria ser o pretexto para uma reflexão sobre o sentido de entrega que há ou não naquilo que fazemos. Porque se todos o tivessem, de facto, talvez não fosse preciso reivindicar horários de trabalho mais humanos.

Madalena Oliveira

 

AGENDA

3 a 7 maio
Operação "Sete dias com os média"
Nacional
15 de maio
I Simposium Internacional EDiSo

Sevilha
22 de maio
Conferência 'O lugar da cultura no jornalismo contemporâneo'
Universidade Nova de Lisboa
27 e 28 de maio
EMEDUS: European Media Literacy Forum 2014
UNESCO, Paris
28 de maio
Colóquio 'A corrupção política e os média: uma perspetiva comparada'
FCSH, UNL, Lisboa

 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 06 de maio, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Flávia Regina Ferreira dos Santos, que apresenta uma tese intitulada «"Indignados e à "rasca": Práticas e significados do activismo juvenil em tempos de internet».

Realizam-se no dia 12 de maio, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Vasco Ribeiro, que apresenta uma tese intitulada «O 'spin doctoring' em Portugal: Estudo sobre as fontes profissionais de informação que operam na Assembleia da República».

Realizam-se no dia 16 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Maria Inês Peixoto Braga, que apresenta uma tese intitulada «A Literacia da Informação no Ensino Politécnico: competências e práticas numa Escola Superior».

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt