SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 mai
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Doutoramento FCT

Nova edição com candidaturas abertas

Imagem02Já está aberto o período de candidaturas para a segunda edição do Programa Doutoral em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade. A primeira fase termina a 20 de junho. A segunda decorre de 1 a 18 de julho. Os admitidos poderão concorrer a uma das cinco bolsas de doutoramento disponíveis para este curso, a partir de setembro de 2014.

Promovido por seis centros de investigação em comunicação, este Doutoramento FCT tem como objetivo habilitar os candidatos para a realização de projetos empreendedores que estimulem o conhecimento aprofundado dos processos de comunicação e fomentem o desenvolvimento empresarial, comunitário e cívico neste domínio. O grau de doutor é atribuído simultaneamente pelas Universidades do Minho, da Beira Interior e Lusófona e pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. »»

CONGRESSOS

3º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade

Jornalista ou Produtor de Conteúdos?

Está aberto até ao dia 15 de junho o período de submissão de propostas para o 3º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade, que se realiza na Universidade do Porto a 31 de outubro. De acordo com o site do evento, "o programa inclui uma sessão plenária e duas sessões para comunicações paralelas - uma sessão para o GT Jornalismo e Sociedade e outra para o GT Jovens Investigadores - relacionadas com o tema central do encontro: Jornalista ou Produtor de Conteúdos?" »»

IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Está aberto até 15 de julho o período de apresentação de propostas para a quarta edição do Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se realizará na Universidade do Porto nos dias 4 e 5 de dezembro. »»

Imaem01VII Jornadas de Cinema em Português da UBI

Decorre até 24 de agosto o período de submissão de propostas para as VII Jornadas de Cinema em Português, que a UBI vai organizar entre 3 e 7 de novembro. O evento acolhe trabalhos sobre cinema português e cinema em português, mobilidade e intercâmbio cultural, colonialismo e pós-colonialismo. »»

BOLSAS

Está aberto até ao dia 06 de junho concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto "Public and Private in Mobile Communications", em curso no Labcom. OS candidatos deverão ser Mestres em Engenharia Informática. »»

Decorre até ao dia 18 de junho o período de candidatura a uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para o INESC Porto. Os candidatos deverão ser Mestres em Ciências da Comunicação ou similar. »»

Está aberto até ao dia 7 de julho um concurso documental "com vista à ocupação de um posto de trabalho previsto e não ocupado no mapa de pessoal do IPS [Instituto Politéctnico de Setúbal], na carreira de pssoal docente do ensino superior politécnico, na categoria de professor-adjunto, área disciplinar de Comunicação, Média e Jornalismo, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado". »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Prisma.com

Já está disponível o número 22 da Revista Prisma.com, editada pelo CETAC.MEDIA. Esta edição é constituída por uma seleção de seis textos produzidos para o módulo inicial do programa doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. »»

Revista DOC-Online

Decorre até 20 de junho a chamada para apresentação de trabalhos para o próximo número da revista DOC-Online. Esta edição tem como tema o Documentário Ibero-Americano Contemporâneo. »»

Revista Comunicação Pública

Está aberto até ao dia 30 de junho o período de submissão de propostas para o número 16 da revista Comunicação Pública. Esta publicação aceita artigos eventualmente já publicados noutras línguas, mas os textos deverão ser inéditos em português.

Revista Aniki

Está a decorrer até ao dia 30 de junho o período de submissão de propostas de artigos para o terceiro número da Aniki, Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. »»

Revista 02Revista Comunicando

Está aberta até 01 de julho a chamada para artigos para o número 3 da Revista Comunicando, dedicado ao tema "Os desafios da investigação em ciências da comunicação: debates e perspetivas de futuro". »»

Revista Média e Jornalismo

Decorre até 31 de julho a chamada para apresentação de propostas de artigos para o número 23 da revista Média e Jornalismo. Este volume é dedicado ao tema "Da cidade do México à aldeia transnacional - novas e velhas desigualdades comunicacionais de género. »»

Revista Comunicação e Sociedade

Está aberto até 31 de julho o período de submissão de artigos para o número 26 da Revista Comunicação e Sociedade. Sobre Comunicação Organizacional e Estratégica, este volume é editado por Teresa Ruão e Margarida Kunsch. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Aprovado novo GT da Sopcom sobre Rádio e Meios Sonoros

Imagem03

Criar uma comunidade nacional de investigadores no domínio da rádio, promover relações de cooperação com alguns grupos internacionais, constituir equipas de trabalho para o desenvolvimento de projetos de impacto científico e social e desenvolver investigação original e relevante são os principais objetivos do novo grupo de trabalho, que a Sopcom validou no início de maio. O grupo tem já um site onde passarão a ser divulgadas as atividades desenvolvidas com o enquadramento da Sopcom. »»

GT de Ciência da Informação organiza 1º Encontro

O Grupo de Trabalho de Ciência da Informação está a organizar o 1º Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação. A iniciativa está agendada para o dia 24 de outubro e terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 
De acordo com a organização, este workshop "pretende ser um fórum de divulgação, discussão e partilha da investigação que está a ser realizada, ao nível do 2º e do 3º ciclo, em todas as áreas temáticas enquadráveis no âmbito da Ciência da Informação". »»

Assembleia Geral da Sopcom aprovou programa para 2014

Numa reunião pouco participada pelos sócios, a Assembleia Geral da Sopcom registou a preocupação da direção com o crescente número de situações irregulares em matéria de quotas e mandatou os membros daquele órgão para tomar as medidas que considerasse adequadas. Tendo aprovado o Relatório de Atividades e Contas do ano 2013, a Assembleia considerou também aprovado o programa de trabalhos para 2014 que incluirá a criação de um prémio anual para a melhor tese de doutoramento (cujo regulamento será divulgado em breve).

Escola de Verão do CICANT: refletir sobre novas paisagens mediáticas

Perspetivar métodos de empreendorismo e propor enquadramentos e pontos de vista sobre a comunicação e os novos dispositivos de informação são os objetivos das conferências e seminários organizados pelo CICANT, para os dias 5 e 6 de junho, no âmbito da Escola de Verão deste ano. De acordo com a organização, haverá também espaço para a apresentação de novos projetos de doutoramento em ciências da comunicação. »»

LIVROS

livro01

Cabezuelo Lorenzo, Francisco e González Vallés, Juan Enrique (coord.) (2014) A imagem das Relações Públicas através da Sétima Arte. Lisboa: Média XXI

 

 

 

EDITORIAL

Publicar é hoje um imperativo da tarefa académica. Da iniciação à consolidação de uma carreira, o grau de publicação é um dos indicadores mais relevantes da atividade científica demonstrada num currículo. E também um dos mais sofridos, especialmente para aqueles que têm que sujeitar-se à regra da submissão e da revisão de pares. O acesso à publicação é, na verdade, cada vez mais escrutinado, cada vez mais concorrido e também cada vez mais sujeito a lógicas que nem sempre privilegiam o pensamento original.

Mas se publicar é difícil, escrever não é, em princípio, um exercício menos complicado. É que em ciências sociais e humanas a escrita não é a mera tradução de uma qualquer realização científica prévia. É o próprio pensamento, ou uma prática que, como diria Vergílio Ferreira, procura “tornar visível o mistério das coisas”. Daí que, nesta área como em nenhuma outra, o texto científico tenha o sujeito lá dentro, a sua criatividade, o seu modo de ver (ou fazer visível) e também o seu sentir.

Se publicar é uma forma de transmitir conhecimento, escrever é o modo de o produzir. No quadro científico atual, o dever de publicar parece, no entanto, sobrepor-se ao dever de escrever. É por isso que um mesmo texto por vezes se dá a pequenas alterações de título e se publica dupla ou triplamente. E é também por isso que nos fazem preferir a publicação periódica à publicação lenta e densa de um livro.

Também aqui se veem os sinais de um tempo dado à contabilização. Não é, porém, certo que nos descubramos mais sábios nestas métricas. Ou que o que realmente conta para a formação de espíritos mais críticos seja a produção industrializada de trabalhos tecnicamente académicos mas escritos sem alma.

Madalena Oliveira

 

AGENDA

5 e 6 de junho
Escola de Verão do CICANT
Universidade Lusófona, Lisboa
20 e 21 de junho
Conferência Internacional Género em Foco
Universidade do Minho, Braga
27 de junho
Workshop Narrativa, Média e Cognição
Universidade do Minho, Braga
15 a 19 de julho
IAMCR Conference
Hyderabad, Índia
23 a 25 de julho
Conferência Toys as Language and Communication
Universidade Católica, Braga

 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizaram-se no dia 09 de maio, na Universidade de Aveiro, as provas de doutoramento (em Estudos Culturais) de Daniel Ribas, que apresentou uma tese intitulada «Retratos de Família - a identidade nacional e a violência em João Canijo».

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt