DESTAQUESFCT - Avaliação de unidades de investigaçãoApenas um centro de ciências da comunicação passa à segunda faseA FCT acaba de divulgar os resultados da primeira fase do processo de avaliação de unidades de investigação. Apesar de terem sido admitidas à segunda fase 70 unidades das ciências sociais e das humanidades, apenas uma unidade de investigação se inscreve na área das ciências da comunicação e da informação. De acordo com os dados disponibilizados no site da FCT, passa a um segundo momento de avaliação – que prevê a atribuição de financiamento base e de financiamento estratégico, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, que integra 53 investigadores doutorados. O LabCom.IFP, Centro de Comunicação, Filosofia e Humanidades da Universidade da Beira Interior, foi classificado como ‘Bom’, o que significa que receberá financiamento base. Já o CIC.Digital, Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital, que resulta da fusão do CIMJ, do CECL, do CICANT e do CETAC.Media e que conta com 117 investigadores integrados, foi avaliado como ‘Razoável’, pelo que não terá financiamento base. Ainda decorrerá uma fase de audiência prévia, mas o presidente da Sopcom considera que "estas são notícias muito más para a comunidade portuguesa de ciências da comunicação, no seu conjunto, dado que, a confirmar-se esta avaliação, passa funcionar em condições muito difíceis, porque lhe diminuem a capacidade de afirmação estratégica". »» CONGRESSOSIV Congresso Internacional de CiberjornalismoEstá aberto até 15 de julho o período de apresentação de propostas para a quarta edição do Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se realizará na Universidade do Porto nos dias 4 e 5 de dezembro. »» VII Jornadas de Cinema em Português da UBIDecorre até 24 de agosto o período de submissão de propostas para as VII Jornadas de Cinema em Português, que a UBI vai organizar entre 3 e 7 de novembro. O evento acolhe trabalhos sobre cinema português e cinema em português, mobilidade e intercâmbio cultural, colonialismo e pós-colonialismo. »» BOLSASDecorre até ao dia 09 de julho um concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito da operação NORTE-02-0569-FEDER-000038 - "Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima: afirmação da marca em novos produtos e novos mercados", Ação 5 – Afirmação Comercial da Marca. Os candidatos deverão ser licenciados em Marketing ou Ciências da Comunicação. »» Está aberto até ao dia 7 de julho um concurso documental "com vista à ocupação de um posto de trabalho previsto e não ocupado no mapa de pessoal do IPS [Instituto Politéctnico de Setúbal], na carreira de pssoal docente do ensino superior politécnico, na categoria de professor-adjunto, área disciplinar de Comunicação, Média e Jornalismo, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado". »» Está aberto até ao dia 02 de julho concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação para a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Este concurso destina-se a licenciados em áreas conexas com comunicação e imagem, organização de eventos e protocolo. »» REVISTAS CIENTÍFICASRevista ComunicandoFoi alargada até 15 de julho a chamada para artigos para o número 3 da Revista Comunicando, dedicado ao tema "Os desafios da investigação em ciências da comunicação: debates e perspetivas de futuro". »» Revista Média e JornalismoDecorre até 31 de julho a chamada para apresentação de propostas de artigos para o número 23 da revista Média e Jornalismo. Este volume é dedicado ao tema "Da cidade do México à aldeia transnacional - novas e velhas desigualdades comunicacionais de género. »» Revista Comunicação e SociedadeEstá aberto até 31 de julho o período de submissão de artigos para o número 26 da Revista Comunicação e Sociedade. Sobre Comunicação Organizacional e Estratégica, este volume é editado por Teresa Ruão e Margarida Kunsch. »» Anuário Internacional de Comunicação Lusófona Está aberto até 13 de setembro o período de submissão de propostas (artigos completos) para a edição de 2014 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. Cartografias da Investigação Lusófona” é o tema central desta edição, ainda que, como em edições anteriores, se possam considerar também artigos que respeitem a investigações sobre comunicação e cultura no espaço lusófono. »» NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS9º CongressoDireção da Sopcom acolhe propostas para organização do próximo congressoO próximo congresso da Sopcom deverá realizar-se no outono de 2015. A organização ainda não está atribuída, estando a Direção a acolher propostas de instituições de ensino superior interessadas em promover esta iniciativa. As universidades/institutos que pretendam candidatar-se a organizar a próxima edição deste congresso deverão endereçar à direção da associação uma proposta que detalhe o eventual tema, as condições de acolhimento (salas, logística, apoios...), e uma sugestão de data. As propostas podem ser enviadas até ao final de julho para um dos seguintes endereços: Livro de Atas do 8º Congresso da Sopcom já está onlineTem quase 1200 páginas e reúne 160 de textos relativos a 18 grupos de trabalho. O livro de Atas do 8º Congresso da Sopcom já está online. O volume está disponível para acesso gratuito em ficheiro PDF a partir do site da associação. »»LIVROSBurnay, Catarina Duff (coord.) (2014). A história na ficção televisiva portuguesa. Lisboa: Universidade Católica Editora Chinita, Fátima (2014). O espectador (in)visível: reflexividade na ótica do espectador em INLAND EMPIRE de David Lynch. Covilhã: LabCom Books Peixoto, Fernando (2014). Publicidade, Média e Comunicação. Lisboa: Chiado Editora Rezola, Maria Inácia e Gomes, Pedro Marques (coord.) (2014). A Revolução nos Média. Lisboa: Tinta da China. |
EDITORIALNo “campeonato” mundial da ciência joga-se quase tudo como na copa do mundo. Só alguns países – talvez menos que os 32 do futebol – estão realmente em competição. Há grupos de morte – os que falam línguas residuais – e grupos de favoritos – aqueles que têm o inglês como idioma de expressão preferencial. Há árbitros que apitam os movimentos em campo – os que escolhem quem publica e que monitorizam a prática científica. Há até federações que governam a atividade – a European Science Foundation, por exemplo, qual UEFA, que comanda o funcionamento das federações, leia-se agências, nacionais. Na ciência, como na bola, é também pelo treino, pela obstinação e pela tática que se decide um posicionamento. Pela excelência da formação, especialmente ao nível da pós-graduação. Pela persistência na busca de financiamentos e na formulação de projetos, mesmo quando os tempos são adversos. E pela estratégia tanto de publicação como de criação de redes. Como no futebol, também no domínio científico, é no trabalho de equipa e não no mérito pessoal e individual que se pode determinar o sucesso. Embora padecendo de exageros, este paralelismo oferece-nos, no campo das ciências da comunicação, uma recomendação: a necessidade de investir na seleção nacional de investigadores para a qual todos podemos contribuir. Na diversidade dos problemas que trabalhamos, nas diferentes metodologias de pesquisa que caraterizam os nossos projetos, nas relações que criamos com tão variados grupos internacionais. Acima de tudo na cooperação, mais do que na competição interna. Nos campos de pesquisa como nos relvados, é na solidariedade dos membros da equipa que podemos ganhar vantagem no marcador. Madalena Oliveira AGENDA15 a 19 de julho
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