SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 set
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Outono de 2015

Próximo congresso da Sopcom será em Coimbra

A Direção da Sopcom decidiu entregar a organização do IX Congresso da associação ao CEIS20 da Universidade de Coimbra e à Escola Superior de Educação de Coimbra. A decisão resulta da análise das propostas submetidas em julho passado, na sequência da chamada anunciada pela direção. Na apreciação das candidaturas, a Direção da Sopcom teve em consideração a temática e as datas sugeridas, as condições logísticas de acolhimento, a conveniência geográfica e as condições científicas das instituições proponentes.

Proximamente, serão anunciadas as datas concretas do evento, que deverá acontecer em setembro de 2015.

CONGRESSOS

3º Congresso Nacional de Literacia, Média e Cidadania em abril

A terceira edição do Congresso Nacional de Literacia, Média e Cidadania vai ter como tema central "Literacia Mediática e Leituras Críticas do Mundo". O evento está marcado para os dias 17 e 18 de abril de 2015, numa edição que volta a realizar-se no Parque das Nações, no Pavilhão do Conhecimento. »»

BOLSAS

Decorre até ao dia 15 de outubro um concurso para uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia para a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os candidatos deverão ser licenciados em Jornalismo ou Comunicação Social. »»

Está aberto até ao dia 05 de novembro um concurso para um lugar de Professor Adjunto no Instituto Superior do Cávado e do Ave para lecionar Design de Comunicação. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista 01Revista Média e Jornalismo

Já está disponível o número 24 da Revista Média e Jornalismo, dedicada à Rádio: contextos e linguagens. »»

 

Revista Estudos de Comunicação

Decorre até ao dia 2 de novembro a chamada de artigos para o próximo número da revista Estudos de Comunicação, que aceita propostas no âmbito dos seguintes temas: a) inovação nas áreas de comunicação e cultura, indústrias criativas, média e cultura, estudos de televisão; b) inovação em jornalismo; c) inovação em comunicação e ciência; e d) inovação em comunicação e política. »»

Revista Comunicação Pública

Decorre até 30 de dezembro o período de submissão de propostas para a edição de junho de 2015 da Revista Comunicação Pública. »»

Revista DOC Online

Está aberto até 31 de dezembro o período de submissão de propostas para a edição 17 da revista DOC Online. O tema deste número será 'Documentário e Televisão'. »»

Revista Média e Jornalismo

Está a decorrer até 15 de fevereiro a chamada para submissão de trabalhos para um número especial da Revista Média e Jornalismo sobre Educação para os Média na Era Digital. »

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Atividades dos GT

Quatro Grupos de Trabalho da Sopcom têm atividades agendadas para os próximos dois meses. No dia 23 de outubro, realizam-se na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa as VI Jornadas de Publicidade e Comunicação. Nesta edição, os investigadores vão refletir sobre "Publicidade, Marcas e Redes Sociais". No dia seguinte, em Coimbra, reúne-se o grupo de Ciência da Informação. Neste primeiro encontro é objetivo do grupo, segundo o site do evento, "promover um fórum de divulgação, discussão e partilha da investigação que está a ser realizada, ao nível do 2º e 3º ciclo, em todas as áreas temáticas enquadráveis no âmbito da Ciência da Informação".

No dia 31 de outubro, reúnem-se, na Universidade do Porto, os membros do GT de Jornalismo e Sociedade. O objetivo desta reunião será projetar o novo ano de atividades e proceder à eleição da equipa coordenadora para o biénio 2014-2016.

Em novembro, será a vez do GT de Semiótica, que organiza, em colaboração com o Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - CECL, um seminário dedicado ao tema A Semiótica hoje : modelos e práticas. Este seminário, que se realiza nos dias 21 e 22 de novembro na FCSH da UNL, será dirigido Jorge Lozano, Professor Catedrático da Universidade Complutense de Madrid e Director do Grupo de Estúdios de Semiótica de la Cultura (GESC),  Instituto Universitario de Investigación José Ortega y Gasset. 

FCT regista produção científica em Ciências Sociais e Humanidades

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou recentemente um inquérito que visa "reunir respostas dos investigadores de modo a obter o registo de produção científica em Ciências Sociais e Humanidades e ainda desenvolver um instrumento que permitirá extrair um indicador de publicação adequado a estas áreas". Numa mensagem enviada por email em meados de setembro aos investigadores desta área, a FCT reconhece que "os instrumentos bibliométricos têm sido alvo de crítica na avaliação da produção em Ciências Sociais e Humanidades, uma vez que as bases de dados tradicionalmente mais utilizadas (Web of Science e Scopus) cobrem muito insuficientemente a produção nestes domínios, não refletindo de forma significativa os outputs reais nestas áreas".

Acreditação

Segundo informação transmitida pelo CETAC.MEDIA, o Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, lecionado conjuntamente pela Universidade de Aveiro e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) por 5 anos sem quaisquer condições.

LIVROS

livros#set

Ferin, Isabel & Serrano, Estrela (org.) (2014) Cobertura Jornalística da Corrupção política: Sistemas políticos, Sistemas mediáticos e enquadramentos legais. Lisboa: Aletheia Editores [eBook]

Oliveira, Adriano; Araújo, Emília & Bianchetti, Lucídio (org.) (2014) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e orientação. Braga: CECS [eBook]

Silva, João Lourival (2014) O panorama (1837-1844): jornalismo e ilustração em Portugal na primeira metade dos oitocentos. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Vários (2014) Média, Direito e Democracia. Coimbra: Almedina

EDITORIAL

O Outono é, para aqueles que vivem ligados ao mundo académico, a estação do ano em que, ao contrário da natureza, tudo se prepara para uma nova vida. Novos alunos, novas tarefas docentes e de investigação, por vezes novos cursos, novas regras de funcionamento e também novas esperanças. Não é, por isso, apenas uma nova agenda que se inaugura. É também uma nova atitude perante as funções de sempre aquilo que parece inspirar-nos à porta de um ano letivo a estrear.

Pelo menos enquanto dura este sentimento de renovação, todos parecemos um nadinha mais animados, mais frescos e mais disponíveis interiormente para projetar atividades e fazer planos. É nestes momentos, mais enérgicos e consequentemente mais criativos, que nos reorganizamos para continuar a dinamizar as instituições que habitamos.

O ano de trabalho que iniciamos não é especialmente promissor para o campo da investigação. Têm sido especialmente intranquilos os debates públicos sobre o futuro da ciência, e das ciências sociais e humanas em particular. Por isso, é preciso tomar a força do recomeço para contrariar os movimentos que desvalorizam o papel da comunicação no desenvolvimento humano.

Sem financiamentos, a liberdade de ação dos investigadores fica, sem dúvida, muito limitada. E é verdade que a falta de recursos amolece todas as energias. Mas a maior força motriz das nossas realizações é a determinação, a perseverança e a audácia. Está longe de ser tudo aquilo de que precisamos. Mas é tudo aquilo que temos como certo num tempo que é fraudulento relativamente ao futuro.

Nos votos do novo ano académico, deixamos esse desejo de esticarmos o mais que pudermos o ânimo que as cores do Outono nos proporcionam. É que, não tarda nada, tudo se transforma em trabalho e em canseira e tudo volta a instalar-se na rotina fatigante de sempre.

Madalena Oliveira

AGENDA

13 a 17 de outubro
Workshop em análise de redes
CIMJ, Lisboa
16 de outubro
Seminário sobre a cobertura jornalística da I Guerra: das redações para as trincheiras
CIMJ, Lisboa
23 de outubro
VI Jornadas de Publicidade
ESCS, Lisboa
24 de outubro
1º Encontro do GT de Ciência da Informação
Faculdade de Letras, Coimbra
03 a 07 de novembro
VII Jornadas de Cinema em Português
UBI, Covilhã
10 e 11 de novembro
V Seminário Média, Democracia e Cidadania na Era Digital
UNL, Lisboa
12 a 15 de novembro
ECREA 2014
ULHT, Lisboa
20 e 21 de novembro
4ª Conferência Internacional de Investigação em Design
UBI, Covilhã
21 e 22 de novembro
Seminário do GT de Semiótica
UNL, Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 16 de outubro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Luís Filipe Leite de Castro de Oliveira Martins, que apresenta uma tese intitulada "Concentração dos Média e Pluralismo: Análise da situação da imprensa portuguesa no contexto da União Europeia".

Realizaram-se no dia 11 de setembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Raquel Evangelista, que apresentou uma tese intitulada "Comunicação Organizacional e Sustentabilidade: uma relação de mutualismo".

Realizaram-se no dia 04 de setembro, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Ana Catarina Vieira Rodrigues da Silva, que apresentou uma tese intitulada "Do impresso ao eletrónico o design do livro técnico num contexto editorial híbrido".

 

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt