SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 out
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Sopcom vai prestar apoio administrativo à organização de atividades dos GT

A Direção da Sopcom passará a disponibilizar os seus serviços de contabilidade para a realização de eventos da iniciativa dos GT. A decisão foi tomada na última reunião de Direção, realizada em outubro, e decorre do reconhecimento das necessidades sentidas pelos organizadores de iniciativas científicas no seio dos grupos. Não tendo personalidade jurídica e fiscal, os GT poderão fazer a gestão de receitas e despesas em centros de custos próprios no quadro das contas da associação.

Embora estes procedimentos já fossem pontualmente seguidos, a iniciativa de formalizar esta medida tem como objetivo incentivar a realização de atividades científicas que contribuam para dinamizar os grupos. É que, de acordo com a direção, é no trabalho dos GT que se promove o desenvolvimento de redes de cooperação entre as diversas escolas e investigadores do país.

CONGRESSOS

imagem 01Congresso Internacional Estação NET: Rádio, Internet e Som

Realiza-se nos dias 23 e 24 de abril de 2015, na Universidade do Minho, em Braga, o congresso final do projeto de investigação "Estação NET: moldar a rádio para ambiente web". A chamada para submissão de propostas está aberta até 30 de novembro. »»

BOLSAS

Decorre até 03 de novembro um concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do HMIEXCEL – SI&IDT Projectos em Co-promoção - Especiais (Guimarães). Os candidatos deverão possuir licenciatura em Ciências da Comunicação. »»

Está aberto até ao dia 05 de novembro um concurso para um lugar de Professor Adjunto no Instituto Superior do Cávado e do Ave para lecionar Design de Comunicação. »»

Está aberto até ao dia 12 de novembro um concurso para uma bolsa de investigação para o INESC Porto, para a área de Comunicação da Ciência. Os candidatos deverão ser licenciados ou mestres em Ciências da Comunicação ou área afim. »»

Está aberto até ao dia 28 de novembro um concurso para uma bolsa de investigação no Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (Coimbra). Os candidatos deverão ser licenciados ou mestres em Marketing, Design e Multimédia ou Design de Comunicação, Arquitetura ou outras áreas afins. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Comunicação Pública

Decorre até 30 de dezembro o período de submissão de propostas para a edição de junho de 2015 da Revista Comunicação Pública. »»

Revista DOC Online

Está aberto até 31 de dezembro o período de submissão de propostas para a edição 17 da revista DOC Online. O tema deste número será 'Documentário e Televisão'. »»

Revista Média e Jornalismo

Está a decorrer até 15 de fevereiro a chamada para submissão de trabalhos para um número especial da Revista Média e Jornalismo sobre Educação para os Média na Era Digital. »

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Grupo de Semiótica realiza seminário para pensar modelos e práticas

Jorge Lozano é o convidado especial do seminário "A Semiótica hoje: modelos e práticas", que se realiza na Universidade Nova de Lisboa, nos dias 21 e 22 de novembro. Promovido pelo GT de Semiótica, este encontro visa também debater o ensino desta área disciplinar nas universidades portuguesas.

Eleições no GT de Jornalismo e Sociedade

O Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade elegeu no dia 31 de outubro a equipa de coordenação para o próximo triénio, composta por Jorge Pedro Sousa, Helena Lima, ambos reeleitos da equipa anterior, e Pedro Jerónimo que substitui Ana Isabel Reis. Até 2017, o grupo quer continuar a dinamizar a revista Estudos de Jornalismo, promover um encontro em 2016 e melhorar a comunicação entre os membros do grupo.

Jovens Investigadores promovem formação anual com itinerário pelo país

Com o objetivo de distribuir as iniciativas por diferentes instituições, o GT de Jovens Investigadores acaba de lançar o programa de uma formação anual em Metodologias de Investigação para o ano letivo 2014/2015. A primeira sessão será na Universidade do Minho, em novembro. Em dezembro, o grupo reúne-se na Universidade do Porto, seguindo para a Universidade de Aveiro no início de 2015. Em fevereiro, é o Instituto Miguel Torga em Coimbra que acolhe a iniciativa, seguindo-se a Universidade Autónoma de Lisboa. O itinerário terminará em abril, na Universidade da Beira Interior.

Curso livre: Comunicar em Público

O CECL organiza de 10 a 17 de novembro a segunda edição do curso livro Comunicar em Público. O programa inclui sessões sobre Public Speaking; Teoria da Comunicação; Argumentação e Speech Class.

Sócio da Sopcom na IMMAA

Paulo Faustino é o novo presidente do Executive Board da International Media Management Academic Association, uma organização que tem base em Nova Iorque. A IMMAA é uma associação que produz, partilha e dissemina conhecimento na área dos estudos de media, dando especial destaque a temáticas inerentes aos negócios, políticas públicas, economia e ensino da comunicação e media, promovendo a cooperação entre a indústria e academia.

LIVROS

livrosoutubro

Cerqueira, Carla; Magalhães Sara; Santos, Anabela; Cabecinhas, Rosa & Nogueira, Conceição (2014) De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo. Braga: ebook

Rosa, António Machuco (2014) Do copyright às marcas registadas - história e fundamentos da propriedade intelectual. Lisboa: Chiado Editora

EDITORIAL

Os grupos de trabalho da Sopcom têm mostrado um dinamismo crescente. Nas últimas semanas várias iniciativas têm sido anunciadas, o que é sintomático, por um lado, do crescimento da associação e, por outro, da solidariedade que se vai gerando entre os investigadores de diversas instituições de ensino superior.

Não obstante este entusiasmo, que tem talvez no grupo de Jovens Investigadores o exemplo mais emblemático, há alguns grupos que continuam sem dar sinais de existência senão por ocasião dos congressos da associação. Criados com o intuito de reunir os investigadores portugueses em torno de interesses específicos e áreas disciplinares concretas, os GT visam projetar o trabalho científico e criar condições para as redes de cooperação.

As dificuldades económicas que atravessamos não favorecem a deslocação e o encontro. Também não facilitam outras realizações igualmente dependentes de algum investimento financeiro como a publicação de obras em papel. Associada a estas dificuldades está uma certa saturação do tempo gasto em tarefas cada vez mais diversificadas e desgastantes da academia.

Por mais interatividade que permitam, as tecnologias da comunicação que temos ao dispor não substituem as dinâmicas próprias do face a face. Ainda assim, poderão ser a oportunidade que precisamos de aproveitar para não sucumbir enquanto durar o período de austeridade que hoje tanto condiciona a ciência. Desde a publicação de livros eletrónicos, colaborativos, até à organização de fóruns de debate académico, ainda há umas quantas coisas que podemos fazer para não passarmos a vida a queixar-nos da falta de dinheiro.

Madalena Oliveira

AGENDA

03 a 07 de novembro
VII Jornadas de Cinema em Português
UBI, Covilhã
05 de novembro
Seminário Serviço Público de Média, Participação e Cidadania
Universidade do Minho, Braga
07 de novembro
Seminário O fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos acerca do 'acontecimento mediático'

Universidade do Minho, Braga
10 e 11 de novembro
V Seminário Média, Democracia e Cidadania na Era Digital
UNL, Lisboa
12 de novembro
Conferência "Communication and citizen participation in the politics of energy and climate change"
Universidade de Lisboa
12 a 15 de novembro
ECREA 2014
ULHT, Lisboa
20 e 21 de novembro
4ª Conferência Internacional de Investigação em Design
UBI, Covilhã
21 e 22 de novembro
Seminário do GT de Semiótica
UNL, Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 04 de novembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Carlos Filipe Ribeiro Duarte Martins, que apresenta uma tese intitulada "Sentido narrativo: da formatividade à performatividade".

Realizam-se no dia 05 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Celiana de Fátima Alves Azevedo Bastos, que apresenta uma tese intitulada "Demasiado velho para o digital? Envelhecimento ativo e os usos das TIC por pessoas com mais de 64 anos em Portugal e no Brasil".

Realizam-se no dia 12 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Jair Norberto Rattner, que apresenta uma tese intitulada "Mudando de lado - de jornalista a assessor de imprensa governamental (2002-2012)".

Realizam-se no dia 14 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Victor Eduardo Bijos Jardim Gomes Braga, que apresenta uma tese intitulada "As conversas audiovisualizadas de Caetano Veloso: uma construção da brasilidade no contexto da midiatização".

Realizaram-se no dia 28 de outubro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Ariane Parente Paiva, que apresentou uma tese intitulada "Os valores-notícia nas práticas de participação dos leitores no jornalismo online de língua portuguesa".

Realizaram-se no dia 20 de outubro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Catarina Isabel Santos Patrício Leitão, que apresentou uma tese intitulada "Dissuasão visual: arte, cinema, cronopolítica e guerra em direto".

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt