SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 nov
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Sete portugueses na coordenação de grupos na ECREA

O Congresso da ECREA, que se realizou em Lisboa entre os dias 12 e 15 de novembro, numa organização da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, foi mais uma vez ocasião para renovação das equipas de coordenação de secções e grupos temporários da associação. De acordo com o que foi anunciado na Assembleia Geral realizada em 15 de novembro, há pelo menos sete investigadores portugueses eleitos para estas equipas:

Ana Duarte Melo (CECS/Universidade do Minho) - chair da Organizational and Strategic Communication Section

Gisela Gonçalves (LabCom/Universidade da Beira Interior) - vice-chair da Organizational and Strategic Communication Section

Madalena Oliveira (CECS/Universidade do Minho) - chair da Radio Research Section

Carla Cerqueira (CECS/Universidade do Minho) - vice-chair da Gender and Communication Section

Nelson Ribeiro (CECC/Universidade Católica de Lisboa) - vice-chair da Communication History Section

Manuel Damásio (CICANT/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) - vice-chair da Television Studies Section

Cristina Ponte (CES/Universidade Nova de Lisboa) - vice-chair do Children, Youth and Media Temporary Working Group

Também a presidente da ECREA é portuguesa. Cláudia Álvares, professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, foi eleita em outubro de 2012.

CONGRESSOS

Congresso internacional Estação NET: Rádio, Internet e Som

Foi estendido até ao dia 10 de dezembro o prazo para submissão de propostas ao Congresso Internacional Estação NET: Rádio, Internet e Som que se realizará nos dias 23 e 24 de abril de 2015, na Universidade do Minho, em Braga. »»

Conferência internacional From multitude to crowds in social movements

imagem01

Realiza-se na Universidade Católica em Lisboa, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2015, a conferência internacional From multitude to crowds in social movements, que pretende oferecer uma abordagem sobre movimentos sociais e sobre como os grupos sociais são conduzidos para adaptar, improvisar e inventar novos movimentos em conformidade com os constrangimentos sociais impostos pelo uso ou pela presença dos média. »»

BOLSAS

Decorre até 11 de dezembro um concurso para uma bolsa de técnico de investigação no âmbito do HMIEXCEL – SI&IDT Projectos em Co-promoção - Especiais (Guimarães). Os candidatos deverão possuir licenciatura em Ciências da Comunicação. »»

Está aberto até ao dia 16 de dezembro uma bolsa de investigação no âmbito do projeto PD-NET: Towards Future Pervasive Display Networks", do Centro Algoritmi/Universidade do Minho. Podem candidatar-se mestres em ciências da comunicação, psicologia ou áreas afins. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Estudos de Jornalismo

Está aberta até dia 07 de dezembro a chamada para o envio de propostas para a Revista Estudos de Jornalismo, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade da Sopcom. »»

Revista Comunicação Pública

Decorre até 30 de dezembro o período de submissão de propostas para a edição de junho de 2015 da Revista Comunicação Pública. »»

Revista DOC Online

Está aberto até 31 de dezembro o período de submissão de propostas para a edição 17 da revista DOC Online. O tema deste número será 'Documentário e Televisão'. »»

Revista Média e Jornalismo

Termina a 30 de janeiro de 2015 o prazo de submissão de propostas para a próxima edição da Revista Média e Jornalismo, que será dedicada ao tema "Jornalismo e Corrupção". »»

Revista Média e Jornalismo

Está a decorrer até 15 de fevereiro de 2015 a chamada para submissão de trabalhos para um número especial da Revista Média e Jornalismo sobre Educação para os Média na Era Digital. »

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Palácio Foz vai ser a nova sede da Sopcom

A Direção da Sopcom está a iniciar mudanças para o Palácio Foz. Atualmente a associação tem sede na Avenida de Ceuta, no rés-do-chão de um bloco habitacional. No entanto, há muito que a Direção pretendia sair daquelas instalações, consideradas pouco adequadas à atividade realizada quer em termos de condições quer em termos de localização.

A mudança para o Palácio Foz tem por base um acordo estabelecido com o Obercom - Observatório de Comunicação, que tem também sede naquele edifício, nos Restauradores (Lisboa).

FCT abre concurso para projetos de investigação em todos os domínios científicos

A FCT abriu no final de novembro novo concurso para atribuição de financiamento a projetos IC&DT em todos os domínios científicos. As candidaturas devem ser apresentadas em formulário próprio no site da FCT até ao dia 29 de janeiro de 2015. »»

Formação itinerante dos Jovens Investigadores

imagem02Começou no dia 21 de Novembro, na Universidade do Minho, a Formação Anual do GT de Jovens Investigadores. Subordinada ao tema "A utilização de entrevistas na investigação em Ciências da Comunicação", esta sessão de formação - que se realizou no âmbito de uma aula de doutoramento em Ciências da Comunicação -, contou com as presenças do jornalista da RTP Carlos Daniel e com os professores Rosa Cabecinhas e Joaquim Fidalgo, ambos do CECS.

Perante um auditório cheio de jovens estudantes e investigadores, os oradores estabeleceram algumas semelhanças entre as entrevistas jornalísticas e aquelas que são usadas na academia, concordando que a finalidade da entrevista é chegar ao conhecimento de que se necessita para dar uma notícia ou para fazer avançar uma investigação.

As sessões de formação dinamizadas pelo GT de Jovens Investigadores continuam no dia 2 de Dezembro, na Universidade de Aveiro, com "O Estudo de Caso e o Dilema entre Métodos Quantitativos e Qualitativos". A participação está sujeita a uma taxa de inscrição de 3€ e do envio de email para gtjovensinvestigadores@gmail.com.

Jorge Lozano no Seminário de Semiótica

«O que nos une é a paixão teórica, que é a paixão mais elegante que podemos ter»

Realizou-se nos dias 21 e 22 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa, o primeiro seminário de Semiótica, organizado pelo GT da Sopcom. O encontro contou com a participação especial de Jorge Lozano, professor catedrático da Universidad Complutense de Madrid (Espanha), especialista em Semiótica da Cultura. Numa sessão em que propôs a libertação das metodologias semióticas, o investigador falou do conceito de tradução intersemiótica, considerando que o próprio jornalismo é um exercício de tradução intersemiótica do acontecimento.

Para Lozano, o sentido deve ser pensado como um conjunto de investimentos. E «o que faz a cultura é investir sentidos». Perante uma vintena de participantes, o professor espanhol refletiu sobre a semiótica enquanto disciplina, considerando que «pensar o descontínuo é um contributo que a semiótica trouxe às ciências humanas».

LIVROS

livrosNov2014

Assunção, Luís Fernando (2014). Jornalismo de Beiradas: a transgressão no processo produtivo e criativo do jornalista João Antônio. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Cascais, António Fernando (2014). Olhares sobre a cultura visual da medicina em Portugal. Lisboa: CECL/UNILEYA [eBook]

Coelho, Zara P. & Zagalo, Nelson (2014). Comunicação e Cultura. III Jornadas Doutorais, Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Braga: CECS [eBook]

Larrondo, Ainara; Meso, Koldo & Tous, Anna (coord.) (2014). Shaping the news online. A comparative research on international quality media. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Martins, Moisés de Lemos & Oliveira, Madalena (coord.) (2014). Comunicação ibero-americana: os desafios da internacionalização. Livro de atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. Braga: CECS [eBook]

Ribeiro, Nelson (2014). Salazar e a BBC. Na segunda Guerra Mundial: Informação e Propaganda. Coimbra: Almedina

Silva, Marisa Torres (2014). As cartas dos leitores na imprensa portuguesa: uma forma de comunicação e debate do público. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

 

EDITORIAL

A notícia de destaque desta edição da newsletter repete o otimismo que exprimíamos tanto no destaque quanto no editorial de outubro de 2012. Dizíamos na altura que «a comunidade nacional de ciências da comunicação tem feito um investimento notável na internacionalização da investigação que se faz nesta área em Portugal». E tem mesmo, não obstante os constrangimentos que se tornaram ainda mais evidentes no último ano. A realização do 5º Congresso Europeu de Comunicação, da ECREA, em Lisboa é mais uma prova da capacidade dos portugueses de ‘marcar pontos’ em termos científicos.

Para além de uma organização muito bem sucedida – pela qual merece felicitações a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias –, este congresso confirmou mais uma vez a penetração dos investigadores portugueses nas redes de trabalho internacionais. Embora os lugares de chair e vice-chair sejam lugares mais simbólicos do que de poder efetivo, a participação nas equipas de coordenação de cinco secções e um grupo temporário contribui certamente para dar visibilidade a Portugal, num contexto em que têm tido especial protagonismo outros países, como o Reino Unido, a Alemanha ou a Suécia, por exemplo.

Com a quebra de apoios à participação em congressos, o destaque entretanto alcançado pode ter o futuro comprometido. Como diz o provérbio, “quem não é visto não é lembrado”. Ora, se deixarmos de poder participar nestes encontros gerais, será muito difícil manter e diversificar a participação em lugares de coordenação. Não foi propriamente fácil alcançarmos o patamar de reconhecimento europeu onde agora estamos. E não será certamente fácil assegurá-lo de agora em diante. Também nisto a comunidade portuguesa terá que ser perseverante, ou seja, trabalhar mais do que os outros.

Madalena Oliveira

AGENDA

02 e 03 de dezembro
II Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis
UBI, Covilhã
04 e 05 de dezembro
IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo
UP, Porto
10 e 11 de dezembro
III Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
UC, Coimbra
26 e 27 de janeiro
Conferência internacional From Multitude to Crowds in Social Movements

UCP, Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 04 de dezembro, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Anabela Prisma Saraiva Serrano, que apresenta uma tese intitulada "Sistemas de Informação e Qualidade: a avaliação de arquivos e bibliotecas digitais".

Realizaram-se no dia 27 de novembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Carlos Tourinho, que apresentou uma tese intitulada "Telejornalismo interativo: entre a promessa e a realidade. Análise dos contextos Brasil/Portugal".

Realizaram-se no dia 18 de novembro,na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Mariana Rosa Braga Castro, que apresentou uma tese intitulada "O Gesto Fotográfico e a sua Materialidade na Criação da Imagem Fotográfica e Cinematográfica".

Realizaram-se no dia 13 de novembro, na Universidade de Coimbra, as provas de doutoramento de Fernanda Castilho Santana, que apresentou uma tese intitulada "Teletube: novo passeio pelos bosques da ficção televisiva".

Realizaram-se no dia 04 de novembro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Carlos Filipe Martins, que apresentou uma tese intitulada "Sentido Narrativo: da Formatividade à Perfomatividade".

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt