SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2014 dez
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Avaliação de unidades I&D

FCT avalia um centro de comunicação como excelente

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade é um dos 52 centros avaliados com Excelente no recente processo de avaliação de unidades de investigação. De acordo com os resultados da segunda fase, divulgados no dia 22, o painel das Humanidades, responsável pela avaliação dos centros de comunicação, avaliou 72 unidades de investigação. No total, este painel classificou 35 unidades (48%) com Muito Bom, Excelente ou Excecional. Os resultados podem ser consultados em detalhe a partir da página da FCT. »»

CONGRESSOS

IBERCOM 2015

Realiza-se na Universidade de São Paulo (Brasil), de 29 de março a 02 de abril, o XIV Congresso IBERCOM. As propostas de trabalho podem ser submetidas até ao dia 15 de janeiro.»»

Congresso de Literacia, Média e Cidadania

Está marcado para os dias 17 e 18 de abril, em Lisboa, o terceiro congresso de Literacia, Média e Cidadania. A terceira edição deste congresso acontece no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações.»»

Congresso Internacional Estação NET: Rádio, Internet e Som

Realiza-se nos dias 23 e 24 de abril de 2015, na Universidade do Minho, em Braga, o congresso final do projeto de investigação "Estação NET: moldar a rádio para ambiente web". »»

BOLSAS

Termina a 15 de janeiro o período de apresentação de candidaturas para uma bolsa de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Os candidatos devem ser licenciados em Jornalismo e mestres em Ciências da Comunicação. »»

Decorre de 5 a 23 de janeiro o período de apresentação de candidaturas ao concurso para atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia no INESC. Os candidatos devem ser licenciados em Ciências da Comunicação ou área similar. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

revista01Revista Comunicando

Já está disponível o terceiro número da Revista Comunicando. Editado pelo GT de Jovens Investigadores, este número é dedicado aos "Desafios da Investigação em Ciências da Comunicação: debates e perspetivas de futuro". »»

revista02Revista Lusófona de Estudos Culturais

Acaba de ser publicada o segundo volume de 2014 da Revista Lusófona de Estudos Culturais. Este número é dedicado ao tema "Políticas Culturais: contribuições para o necessário debate". »»

revista03Revista Comunicação e Sociedade

Já está disponível o número 26 da Revista Comunicação e Sociedade. Esta edição é coordenada por Teresa Ruão e Margarida Kunsch e é dedicada ao tema "Tendências da Comunicação Organizacional e Estratégica". »»

revista04Anuário Lusocom 2014

Acaba de ser publicada a edição 2014 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. Este número é dedicado à "Construção de identidade(s) através da comunicação". »»

interact #22

Fecha a 15 de janeiro o período de submissão de propostas para o número 22 da revista interact, editada pelo CECL. Este número é dedicado ao tema "Sonoridades". »»

Revista Média e Jornalismo

Termina a 30 de janeiro de 2015 o prazo de submissão de propostas para a próxima edição da Revista Média e Jornalismo, que será dedicada ao tema "Jornalismo e Corrupção". »»

Revista Média e Jornalismo

Está a decorrer até 15 de fevereiro a chamada para submissão de trabalhos para um número especial da Revista Média e Jornalismo sobre Educação para os Média na Era Digital. »»

Revista Comunicação e Sociedade

Termina a 30 de março a chamada para propostas de trabalho para o número 28 da Revista Comunicação e Sociedade. Este número é dedicado ao tema "Media(ções), Mobilidades e Cultura". »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Informação em números

Durante o ano de 2014, a direção da Sopcom divulgou 92 mensagens através da lista de endereços dos sócios, com informação sobre atividades científicas realizadas em universidades portuguesas. Ao longo do último ano, foram também editadas 11 newsletters, com 27 anúncios de bolsas de investigação. Os números de 2014 contam ainda 28 provas de doutoramento e 35 livros editados.

Novo GT em preparação

Realiza-se no dia 9 de janeiro a reunião de lançamento de um novo Grupo de Trabalho da Sopcom. Dedicado às questões da Cultura Visual, este GT pretende agrupar investigadores que se ocupam de meios visuais (como a fotografia, o cinema, a televisão, os jogos de vídeo...). De acordo com a mensagem difundida recentemente, a ideia é dinamizar "o debate dos problemas teóricos e metodológicos inerentes aos estudos da imagem" e "fomentar uma abordagem interdisciplinar do visual".

Concurso de projetos FCT encerra a 29 de janeiro

Está aberto até ao dia 29 de janeiro o concurso FCT para Projetos de I&D em todos os domínios científicos. Cada investigador só pode ser responsável por uma candidatura. »»

LIVROS

livros#dez

Canavilhas, J. (Ed.) (2014). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: LabCom Books [eBook]

Gonçalves, G. & Guimarães M. (Eds.) (2014). Fronteiras e fundamentos conceituais das relações públicas - vol. 1. Covilhã: LabCom Books [eBook]

Gonçalves, G. & Felippi, A. (Eds.) (2014). Comunicação, desenvolvimento e sustentabilidade - vol. 2. Covilhã: LabCom Books [eBook]

Lopes, F. (Ed.) (2014). VI Jornadas de Cinema Português. Covilhã: LabCom Books [eBook]

Ruão, T.; Freitas, R.; Ribeiro, P. & Salgado, P. (Eds.) (2014). Comunicação organizacional e relações públicas. Horizontes e Perspetivas. Braga: CECS [eBook]

Vieira, V. & Resende, V. (Eds.) (2014). Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares em novas reflexões. Covilhã: LabCom Books [eBook]

Zagalo, N. & Oliveira, S. (Eds.) (2014). Abordagens da narrativa dos média. Braga: CECS [eBook]

EDITORIAL

Os fins de ano são momentos especialmente dedicados ao balanço e à promessa. Na vida académica, fazemo-lo em particular no final de julho, por força do calendário letivo que aí esgota mais um ciclo de vida. Mas dezembro – o mais afetuoso dos meses de inverno (ou mesmo de todos os meses!) – convida de novo à viagem interior e íntima, à análise dos apegos que tivemos às coisas e às pessoas, ao exame dos resultados de ações profissionais e privadas e aos pactos que fazemos connosco próprios para que nos sintamos mais plenos a partir daí.

Amachucado por memórias menos agradáveis ou rejubilado por experiências de grande realização, dezembro é um mês excessivamente pequeno para acomodar os exercícios de razão e de emoção praticados nos meses que ficaram para trás. É por isso que a sensação que fica dos relatórios de atividade que redigimos por esta altura é a de que neles pouco se exprime a intensidade com que chegámos a algumas concretizações. O registo formal do que realizámos não diz o quanto se transformou em nós por efeito do conhecimento produzido.

As grandes realizações da comunidade portuguesa de ciências da comunicação em 2014, desde o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana ao V Congresso da ECREA, passando por dezenas de publicações, encontros científicos e provas académicas, exprimem a capacidade empreendedora de centenas de investigadores. Mas nelas se descobre também uma extraordinária aptidão para estabelecer laços de cooperação muito para além das fronteiras nacionais e para fixar amizades lá onde a ciência recomendaria apenas a objetividade dos factos.

De 2014 ficará o registo de índices de produtividade muito provavelmente superiores aos de anos anteriores. E ficará também uma inscrição pelas solidariedades fixadas tanto no mundo ibero-americano como junto de parceiros europeus, solidariedades pelas quais 2015 só pode ser um ano promissor.

Madalena Oliveira

AGENDA

09 de janeiro
Reunião de criação do GT de Cultura Visual
Universidade do Minho, Braga
23 de janeiro
Sessão de formação GT Jovens Investigadores - Netnografia
Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra
26 e 27 de janeiro
Conferência internacional From Multitude to Crowds in Social Movements
UCP, Lisboa
05 e 06 de fevereiro
Conference Re-inventing Journalism
Zurich, Suiça
 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizaram-se no dia 17 de dezembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Maria de Fátima Lopes Cardoso, que apresentou uma tese intitulada "A fotografia documental na imprensa nacional: o real e o verosímil".

Realizaram-se no dia 14 de dezembro, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Manuel João de Carvalho Coutinho, que apresentou uma tese intitulada "Jornalismo Literário na era da democracia: técnicas narrativas e o conceito de trama e de herói".

Realizaram-se no dia 04 de dezembro, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Anabela Prista Saraiva Serrano, que apresentou uma tese intitulada "Sistemas de informação e qualidade: a avaliação de arquivos e bibliotecas digitais".

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt