Proposta de criação de um GT de Cultura Visual
Realizou-se no dia 9 de janeiro, na Universidade do Minho, a reunião fundadora da proposta de criação de um GT de Cultura Visual. O novo GT, cuja proposta vai ainda ser sujeita à apreciação e aprovação da direção da Sopcom, terá como objetivo reunir os investigadores que se ocupam do estudo da imagem e promover o desenvolvimento desta área, tanto do ponto de vista teórico como metodológico.
De acordo com a proposta apresentada pelo grupo promotor da iniciativa, o novo GT procurará criar uma revista científica de cultura visual e organizar encontros de formação em metodologias de análise visual. Será também objetivo deste grupo estabelecer uma rede de cooperação com investigadores de outros países.
David Backingham em Portugal
David Backingham vai fazer a conferência inaugural do 3º Congresso de Literacia, Média e Cidadania, que se realiza em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, nos dias 17 e 18 de abril. Para além de sessões livres, o programa inclui ainda a realização de duas sessões plenárias e de uma mesa redonda. »»
Está a decorrer até ao dia 09 de fevereiro um concurso para atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia para o ISCTE. Os candidatos deverão ser mestres em ciências da comunicação. »»
Fecha a 16 de fevereiro um concurso para atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia para a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os candidatos deverão ter formação em Gestão ou Ciências da Comunicação. »»
Termina a 27 de fevereiro o período de apresentação de candidaturas para uma bolsa de investigação no no âmbito do projeto RadioActive. Os candidatos deverão ser mestres em Ciências da Comunicação. »»
Revista Prisma.Com

Acaba de ser publicado o número 25 da Revista Prisma.Com, editada pelo CETAC.MEDIA. »»
Revista Média e Jornalismo
Termina a 15 de fevereiro o período de submissão de propostas para um número especial da Revista Média e Jornalismo sobre "Educação para os Média na Era Digital". »»
Revista Lusófona de Estudos Culturais
Fecha a 16 de fevereiro o período de apresentação de propostas para o número 5 da Revista Lusófona de Estudos Culturais, sobre "Género - contributos para uma contribuição efetiva da mudança". »»
Revista Estudos de Comunicação
Estão abertas duas chamadas para a Revista Estudos de Comunicação. O número 18, que acolhe propostas até ao dia 15 de março, será dedicado ao tema "Metodologias avançadas em Ciências da Comunicação". O número 19 será sobre "Comunicar ciência: modelos emergentes de publicação" e receberá propostas até ao dia 3 de novembro. »»
Revista Comunicação e Sociedade
Decorre até ao dia 30 de março o período de submissão de originais para o número 28 da Revista Comunicação e Sociedade, que será dedicado ao tema "Media(ções), mobilidades e cultura". »»
Revista Doc-Online
A Revista Doc-Online recebe até ao dia 31 de maio propostas para o número 18, dedicado ao tema "Interatividade e Documentário". »»
Projeto RadioActive distinguido pela FCT
A FCT distinguiu o projeto RadioActive com o Prémio Inclusão e Literacia Digital. O projeto foi financiado entre 2012 e 2014 pela Comissão Europeia. Com esta distinção, a equipa estende os trabalhos at+e ao final de 2015. »»
Livro sobre o acontecimento mediático
O CECS convida à apresentação de propostas para um eBook sobre "O fluxo, a morte e o acontecimento mediático: linguagens, interações e imaginário". Esta publicação inscreve-se no âmbito de um projeto sobre esta temática, em desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. »»
Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento - FCT
Foram divulgados a 22 de janeiro os resultados do concurso de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento de 2014, da FCT. Os resultados têm ainda caráter provisório, mas, de acordo com a fundação, terão sido atribuídas 428 bolsas de doutoramento (15 das quais para doutoramento em empresas) e 465 bolsas de pós-doutoramento. Na área de ciências da comunicação terão sido atribuídas 6 bolsas de doutoramento e 5 bolsas de pós-doutoramento, o que significa pouco mais de 1% do total de bolsas atribuídas em cada categoria. »»

Brittes, M. J. (2015). Jovens e culturas cívicas. Por entre formas de consumo noticioso. Covilhã: Livros LabCom [eBook]
Brites, M. J. et al. (2015). RadioActive. 101 practices. Lisboa: CIMJ [eBook]
Contreiras, P. & Henriques, C. (2014). Atas Congresso Internacional sobre Censura ao Cinema e ao Teatro 2013. Lisboa: CIMJ [eBook]
Correia, J. C. (Ed.) (2014). Agenda dos cidadãos: jornalismo e participação cívica nos média portugueses. Covilhã: Livros LabCom [eBook]
Costa, M. C. (2014). Diálogos sobre censura e liberdade de expressão: Brasil e Portugal. São Paulo: ECA/USP
Magalhães, I.; Caetano, C. J. M: & Bessa, Décio (2015). Pesquisas em análise de discurso crítica. Covilhã: Livros LabCom [eBook]
Sanchez, A.; Granado, A.: Antunes, J. L. (2015). Redes sociais para cientistas. Lisboa: UNL [eBook]
|
Fechou no dia 29 mais um concurso da FCT para projetos de investigação e desenvolvimento em todas as áreas científicas. Apesar de cada investigador doutorado poder ser Investigador Responsável de apenas uma candidatura, é bem provável que esta tenha sido a chamada mais concorrida de sempre da FCT. Para além de o número de doutorados em Portugal ter crescido exponencialmente nos últimos anos (na área da Comunicação, divulgámos nos últimos dois anos 71 provas de doutoramento), há hoje uma necessidade extraordinária de garantir formas de financiamento que permitam manter os padrões de qualidade e diversidade entretanto alcançados.
É, no entanto, certo que a probabilidade de ver um projeto aprovado é francamente reduzida. A dotação de 70 milhões de euros para este concurso não deverá dar para financiar muito mais do que 700 projetos, num cálculo em que se considere a atribuição média de 100 mil euros a cada projeto. Seguindo este raciocínio, e supondo que a distribuição pelas 25 áreas científicas pudesse ser equitativa, teríamos 28 projetos aprovados em cada área. E, esticando este exercício ao nível das subáreas científicas, teríamos apenas 4,3 projetos por cada subárea.
Claro que, mesmo que defina quotas para cada área, a FCT não poderá seguir esta matemática. As áreas científicas não se dividem em número igual de subáreas. Nem a justa proporcionalidade tem sido critério para as políticas científicas.
As ciências da comunicação são uma das 160 subáreas científicas. Está inscrita na área de Instituições, Valores, Crenças e Comportamentos (da grande área das Ciências Sociais e Humanidades). Como os critérios científicos não explicam tudo, os resultados deste concurso podem ajudar a perceber ainda melhor o lugar das ciências da comunicação nas estatísticas do país. Ver-se-á.
Madalena Oliveira
Provas de Doutoramento
Realizaram-se no dia 27 de janeiro, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Pedro Portela, que apresentou uma tese intitulada "A voz do utilizador na mediamorfose da rádio: a interatividade e os consumos radiofónicos do início do século XXI".
Realizaram-se no dia 16 de janeiro, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Marynice de Medeiros Matos Autran, que apresentou uma tese intitulada "Comunicação da ciência, produção científica e redes de colaboração académica: análise dos programas brasileiros de pós-graduação em Ciência da Informação".
Diretor:
Moisés de Lemos Martins
Editora:
Madalena Oliveira
|