SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2015 fev
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Género e Sexualidade é o mais recente GT da Sopcom

A proposta tem como objetivo dar visibilidade a uma área que junta cada vez mais investigadores em Portugal. Os estudos de género têm ganho expressão no seio das ciências da comunicação, com trabalhos de investigação que se focam tanto na atividade jornalística e mediática como na publicidade. Por isso, um grupo de investigadores juntou-se em Coimbra, no dia 19 de fevereiro, para lançar mais um Grupo de Trabalho na Sopcom. É o 15º da associação.

A reunião fundadora do grupo contou com a participação de vários investigadores de todo o país, que elegeram como coordenadora a investigadora do CECS Silvana Mota Ribeiro. Género e Sexualidade é o nome deste novo GT.

CONGRESSOS

Ibercom 2015 em São Paulo

logo-fundo-transparentehomeVários investigadores portugueses vão estar em São Paulo, no final de março, para o Congresso Ibercom 2015, organizado pela Universidade de São Paulo. Sete das 13 divisões temáticas contam com a participação de sócios da Sopcom nas equipas de coordenação. Dedicado ao tema "Comunicação, Cultura e Mídias Sociais", este congresso vai ser precedido pelo III Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana, em que Portugal participa também como uma das seis sub-regiões de trabalho. »»

Comunicação da ciência em congresso

A Universidade da Beira Interior organiza nos dias 21 e 22 de maio uma conferência internacional sobre comunicação de ciência e modelos de publicação emergentes. A chamada de trabalhos decorre até ao dia 10 de março. »»

BOLSAS

Termina a 11 de março o período de candidatura para uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para o Departamento de Informática da Universidade do Minho. Os candidatos deverão ter Licenciatura em Ciências da Comunicação e Informação, Gestão, Engenharia ou áreas afins. »»

Termina a 13 de março um concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para o Polo CIAC-UAb. Os candidatos deverão ter formação académica em Ciências da Comunicação, Gestão Cultural, Gestão de Ciência e áreas afins. »»

Está a decorrer até ao dia 13 de março um concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para o Núcleo de Comunicação do Departamento de Relações Externas e Internacionais dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa. Os candidatos deverão ser titulares de Licenciatura nas áreas de Design de Comunicação, Design Multimédia ou áreas similares. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Estudos de Comunicação

Estão abertas duas chamadas para a Revista Estudos de Comunicação. O número 18, que acolhe propostas até ao dia 15 de março, será dedicado ao tema "Metodologias avançadas em Ciências da Comunicação". O número 19 será sobre "Comunicar ciência: modelos emergentes de publicação" e receberá propostas até ao dia 3 de novembro. »»

Revista Comunicação e Sociedade

Decorre até ao dia 30 de março o período de submissão de originais para o número 28 da Revista Comunicação e Sociedade, que será dedicado ao tema "Media(ções), mobilidades e cultura". »»

Revista Estudos de Jornalismo

Termina a 30 de abril o prazo para submissão de propostas ao número 4 da Revista Estudos de Jornalismo. Editada pelo grupo de Jornalismo e Sociedade da Sopcom, esta revista vai ter como tema "Ciberjornalismo: 20 anos 'made in Portugal". »»

Revista Doc-Online

A Revista Doc-Online recebe até ao dia 31 de maio propostas para o número 18, dedicado ao tema "Interatividade e Documentário". »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Quotas em pagamento

Em ano de congresso da associação, a direção da Sopcom vai contactar todos os sócios com quotas em atraso para regularizarem a sua situação. Na última assembleia geral, que se realizou há quase um ano, a direção deu conta de que o número de sócios tem aumentado significativamente todos os anos, mas que também tem crescido o número de membros com situação irregular. A quota anual é de 30 €, nunca tendo sofrido qualquer aumento desde a fundação da associação. Para os sócios que não optaram por débito direto em conta, o pagamento pode ser feito por transferência bancária. »»

LIVROS

livros#fevereiro

Coelho, P. (2015). Jornalismo e mercado: os novos desafios colocados à formação. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

Rebelo, J. (Org.) (2014). As novas gerações de jornalistas em Portugal. Lisboa: Mundos Sociais

Reis, A. I.; Ribeiro, F. & Portela, P. (Org.) (2014). Das piratas à internet: 25 anos de rádios locais. Braga: CECS [eBook]

Sebastião, S. (2015). Fundamentos de comunicação integrada organizacional e de marketing. Lisboa: Edições ISCSP

Serra, P. (Org.) (2015). Retórica e Política. Covilhã: Livros LabCom [eBook]

EDITORIAL

Em dois meses é a segunda vez que esta newsletter divulga movimentos de criação de novos grupos de trabalho. Surgindo da mobilização de um conjunto de promotores, estes dois novos grupos – de Cultura Visual e de Género e Sexualidade – são a prova do crescente dinamismo da investigação em comunicação em Portugal. Representam a especialização em temas concretos de pesquisa científica e a organização coletiva dos investigadores que se dedicam a uma determinada área.

A organização em grupos é um modelo comum a outras associações internacionais que se tem revelado muito produtivo. Para além de promover a articulação entre investigadores de diferentes universidades e centros de investigação, estes grupos motivam projetos de maior fôlego, como a edição de livros coletivos e a realização de eventos científicos. Traduzem a inevitabilidade de trabalhar em grupo, de fazer equipa, de criar solidariedades.

Muito do trabalho académico que realizamos resulta de investimentos individuais, por vezes quase solitários. Especialmente no momento de escrever – que é uma outra forma de dizer pensar, conceber, produzir conhecimento –, é quase sempre numa espécie de retiro que a ciência se faz à palavra, ou seja, à transferência e à partilha. Sabemos, porém, que esses momentos serão tão mais produtivos quanto mais forem precedidos do diálogo e da troca de experiências.

A dinâmica dos grupos da Sopcom está muito aquém do que seria desejável. Alguns quase só existem formalmente, passando-se vários anos sem darem sinal de vida. Outros têm procurado lançar iniciativas e avivar a expressão comunitária da ciência. É desejo da Sopcom que estas movimentações continuem a animar a vida associativa e a projetar as ciências da comunicação em todos os sentidos a que elas possam, ou devam, estender-se.

Madalena Oliveira

AGENDA

14 a 16 de março
13ª Conferência Internacional sobre eSociedade
Madeira, Portugal
19 e 20 de março
Conferência internacional Media Business Landscapes
UCP, Lisboa
29 de março a 2 de abril
Ibercom 2015
São Paulo, Brasil
17 e 18 de abril
3º Congresso de Literacia, Média e Cidadania
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
23 e 24 de abril
Congresso Internacional Estação Net
Universidade do Minho, Braga

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 05 de março, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de josé Manuel Martins Monteiro, que apresenta uma tese intitulada "Propaganda política no cinema português durante o Estado Novo – ação concertada do triunviriato António Oliveira Salazar, António Ferro e António Lopes".

Realizam-se no dia 17 de março, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Margarida Ribeiro Ferreira de Carvalho, que apresenta uma tese intitulada "A obra "Faça você-mesmo": estética da participação nas artes digitais".

Realizam-se no dia 19 de março, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Sónia Lamy, que apresenta uma tese intitulada "As Fontes Não Governamentais nos Media- As ONG enquanto Fontes de Informação".

Realizaram-se no dia 02 de fevereiro, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Maria Elisa Cerveira, que apresentou uma tese intitulada "A gestão da informação noticiosa produzida e usada pelos jornais em Portugal".

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt