SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2015 mar
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

9º Congresso da Sopcom tem chamada aberta até maio

imagem01

Termina a 9 de maio o período de submissão de propostas de comunicação para o 9º congresso da Sopcom, que se realiza em Coimbra entre os dias 12 e 14 de novembro. A edição deste ano é dedicada ao tema "Comunicação e Transformações Sociais". A organização e a direção da Sopcom convidam os investigadores, professores e estudantes portugueses a apresentar propostas a um dos 16 Grupos Temáticos, que estão detalhamente apresentados no site do evento.

O 9º congresso da Sopcom é uma organização conjunta da Universidade de Coimbra, do CEIS20 e da Escola Superior de Educação de Coimbra. Durante três dias, os investigadores portugueses vão debater o papel da comunicação nos processos de mudança social e a responsabilidade desta área para o desenvolvimento das sociedades. »»

CONGRESSOS

Congresso de Literacia, Média e Cidadania

David Buckingham vai fazer a conferência de abertura do 3º congresso de Literacia, Média e Cidadania, que se realiza em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, nos dias 17 e 18 de abril. O programa inclui ainda a realização de duas sessões plenárias, uma mesa redonda e várias sessões de apresentação de trabalhos. »»

Podcast e arte sonora em destaque no congresso Estação NET

Magz Hall e Lance Dann são os convidados especiais do congresso Estação NET, que se realiza nos dias 23 e 24 de abril em Braga. Organizado para promover a reunião dos investigadores de rádio, este encontro tem também o objetivo de estimular a reflexão sobre produções sonoras em geral.. »»

BOLSAS

Termina a 02 de abril o prazo de candidatura para uma Bolsa de Gestão e de Ciência (mestre) para a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os candidatos deverão ter o grau de mestre em ciências da comunicação ou área afim. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Comunicação e Sociedade

Foi alargado até ao dia 10 de abril o prazo para submissão de originais à Revista Comunicação e Sociedade nº 28, sobre "Media(cões), Mobilidades e Cultura". »»

Revista Estudos de Jornalismo

Termina a 30 de abril o prazo para submissão de propostas ao número 4 da Revista Estudos de Jornalismo. Editada pelo grupo de Jornalismo e Sociedade da Sopcom, esta revista vai ter como tema "Ciberjornalismo: 20 anos 'made in Portugal". »»

Revista Doc-Online

A Revista Doc-Online recebe até ao dia 31 de maio propostas para o número 18, dedicado ao tema "Interatividade e Documentário". »»

Revista Comunicação Pública

Está aberto até dia 30 de junho o período de submissão de propostas para a Revista Comunicação Pública. Sem temática específica, esta revista tem um caráter multidisciplinar, aceitando propostas provenientes de áreas como sociologia, antropologia, filosofia, economia, psicologia, estatística entre outras. »»

Revista Estudos de Comunicação

Está aberta a chamada para a submissão de artigos para um número especial da Revista Estudos de Comunicação, dedicado ao tema "Comunicação da ciência". O prazo para envio de originais termina a 3 de novembro. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Eleições na Sopcom

Vão realizar-se em maio eleições para os corpos sociais da Sopcom. A convocatória para a Assembleia Eleitoral vai ser enviada aos sócios nos próximos dias. Poderão votar apenas os sócios com quotas atualizadas (até ao ano de 2014, inclusive).

GT de Cultura Visual lança espaço na internet

imagem02

Foi anunciado como um portal informativo que pretende vir a funcionar também como um blogue. No essencial, o site do GT de Cultura Visual, recentemente criado, vai incluir um diretório de investigadores desta área e servir como plataforma de difusão das atividades desenvolvidas pelo grupo. No dia 17 de abril, o GT realiza a primeira sessão de trabalho de um ciclo de workshops dedicados às metodologias visuais. »»

Eleições no CECS

Moisés de Lemos Martins foi reeleito diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, no final de março. Contando com Luís António Santos e Rita Ribeiro como diretores adjuntos, a nova equipa desempenhará um mandato de três anos. »»

LIVROS

livros#marco

Cajazeira, P. (2015). A audiência convergida do telejornal nas redes sociais. Covilhã: LabCom Livros [eBook]

Carvalheiro, J. R. (2015). A nova fluidez de uma nova dicotomia: público e privado nas comunicações móveis. Covilhã: LabCom Livros [eBook]

Martins, M. L. & Correia, M. L. (2015). Do post ao postal. Ribeirão: Húmus

Oliveira, L. & Baldi, V. (2015). A insustentável leveza da web. Retóricas, dissonâncias e práticas na sociedade em rede. Salvador: Edufba

Pereira, S. (2015). Digital literacy: technology and social inclusion. Making sense of one-to-one computer programmes around the world. Ribeirão: Húmus

EDITORIAL

Os anos de congressos da Sopcom têm sido especiais na história da associação, porque representam uma particular oportunidade de encontro dos investigadores portugueses. Este ano é ano de congresso. É o nono da Sopcom e vai realizar-se pela primeira vez em Coimbra. Também pela primeira vez o congresso vai apresentar-se com 14 grupos de trabalho formais (mais um de caráter extraordinário), com a estreia dos grupos de Cultura Visual e de Género e Sexualidades.  

Apesar das dificuldades que todos atravessamos, de escassez de recursos e de apertos de agenda, seria realmente importante que nos sentíssemos mobilizados para este encontro. Por três razões principais:

1) precisamos de conhecer melhor o trabalho que fazemos ‘dentro de portas’, porque o imperativo de internacionalização não nos isenta da inscrição nacional numa comunidade que também precisa de se afirmar internamente;

2) temos responsabilidades na integração, pelo debate, dos novos investigadores que se iniciam na apresentação de trabalhos neste tipo de reuniões científicas;

3) faz-nos bem exercitar o pensamento em língua portuguesa, numa altura em que tudo parece precipitar-nos para a verbalização em inglês;

A Sopcom tem hoje mais de 500 sócios registados, embora muitos não tenham qualquer ligação ou atividade de conexão com a associação. Será naturalmente impossível trazermos todos ao convívio coletivo, pelas diferentes rotinas que hoje nos obrigam a ter muitas vezes agendas paralelas. Mas com 17 anos de atividade, completados no início de fevereiro, a Sopcom só pode ser uma grande associação se for também uma associação realmente numerosa. Se os seus membros começarem a ‘desligar-se’, é a coesão da própria associação que se arrisca. As associações, em parte como sociedades de massas, exigem mobilização permanente. Garanti-la é uma competência que não é exclusiva dos órgãos sociais que a gerem; é também uma questão de responsabilidade solidária dos seus sócios.

Madalena Oliveira

AGENDA

17 e 18 de abril
3º Congresso de Literacia, Média e Cidadania
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
17 de abril
I Workshop de Métodos Visuais
Centro Português de Fotografia, Porto
23 e 24 de abril
Congresso Internacional Estação Net
Universidade do Minho, Braga
20 a 22 de maio
11th International Conference on Web Information Systems and Technologies – WEBIST 2015

ISCTICC, Lisboa

 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizaram-se no dia 23 de março, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Paulo Falcão, que apresentou uma tese intitulada "Os seniores e as sociedades em rede. Um estudo sobre a Internet e a exclusão social na terceira idade".

Realizaram-se no dia 27 de março, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Gisele Fonseca, que apresentou uma tese intitulada "Os estereótipos sociais e os discursos de adolescentes brasileiros e portugueses: uma investigação em contexto escolar".

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt