SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2015 abr
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Assembleia Geral

Nova direção da Sopcom será eleita a 9 de maio

Paulo Serra é o único candidato a Presidente da Direção da Sopcom. Atual vice-presidente, o professor catedrático da Universidade da Beira Interior apresenta-se com uma proposta de programa que tem como objetivos incrementar a implicação dos sócios com a associação, reforçar a política editorial, intensificar a cooperação internacional, representar os interesses da área junto dos órgãos nacionais e apoiar os grupos de trabalho. Assumindo que dará continuidade ao trabalho da direção cessante, esta propositura prevê ainda a revisão das modalidades de pagamento de quotas, o apoio à criação/consolidação de associações congéneres nos PALOP e o estudo da possibilidade de indexação dos congressos da associação.

As eleições estão agendadas para o dia 9 de maio, durante a Assembleia Geral, que se vai realizar no ISCTE, a partir das 14h00 (ou das 15h se antes não se registar quorum).

CONGRESSOS

9º Congresso da Sopcom

Termina a 9 de maio o prazo de submissão de propostas para o 9º Congresso da Sopcom, que este ano se realiza em Coimbra, de 12 a 14 de novembro. Dedicado ao tema "Comunicação e Transformações Sociais", este congresso está organizado em 15 grupos temáticos. »»

BOLSAS

Está aberto até ao dia 8 de maio concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto Clima@EduMedia - Alterações Climáticas: aprender através dos media escolares, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente. Os candidatos deverão ter o grau de mestre em ciências da comunicação. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Estudos de Jornalismo

Foi prolongado até ao dia 10 de maio o prazo para submissão de propostas ao número 4 da Revista Estudos de Jornalismo. Editada pelo grupo de Jornalismo e Sociedade da Sopcom, esta revista vai ter como tema "Ciberjornalismo: 20 anos 'made in Portugal". »»

Revista Doc-Online

A Revista Doc-Online recebe até ao dia 31 de maio propostas para o número 18, dedicado ao tema "Interatividade e Documentário". »»

Revista Comunicação Pública

Está aberto até dia 30 de junho o período de submissão de propostas para a Revista Comunicação Pública. Sem temática específica, esta revista tem um caráter multidisciplinar, aceitando propostas provenientes de áreas como sociologia, antropologia, filosofia, economia, psicologia, estatística entre outras. »»

Revista Estudos de Comunicação

Está aberta a chamada para a submissão de artigos para um número especial da Revista Estudos de Comunicação, dedicado ao tema "Comunicação da ciência". O prazo para envio de originais termina a 3 de novembro. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Candidaturas a Doutoramento FCT

Está aberto até ao dia 11 de junho o período de candidatura à 3ª edição do Programa Doutoral "Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade", aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este programa doutoral é especialmente dirigido a estudantes com formação em ciências da comunicação ou, não sendo o caso, a estudantes com formação num outro ramo das ciências sociais e humanas, dispondo de trinta (30) vagas, incluindo a atribuição, de forma competitiva e através de concurso, de seis (6) Bolsas de Doutoramento FCT (três nacionais e três mistas). »»

imagem017 Dias com os Média

Realiza-se entre os dias 3 e 9 de maio a iniciativa "7 Dias com os Média", promovida pelo GILM - Grupo Informal sobre Literacia para os Media. De acordo com a informação de apresentação disponível no site da atividade, "o desafio é colocado aos mais diversificados intervenientes da sociedade, como bibliotecas, meios de comunicação social, escolas de ensino básico e secundário, faculdades, grupos de alunos, centros de investigação e formação, blogues, redes sociais, associações várias, universidades de seniores, movimentos, igrejas, autarquias, entre outros". »»

Atualização de quotas

Embora a atualização de quotas possa ser feita em qualquer altura do ano, a direção da Sopcom está a fazer um apelo especial à atualização imediata da situação de cada sócio. De acordo com a convocatória enviada pelo Presidente da Assembleia Geral, apenas os sócios com quotas atualizadas (até 2014 inclusive) poderão votar nas eleições para os órgãos sociais da associação.

LIVROS

livros

Foyos, P. (2015). O "Grande Jornalzinho" da Rua dos Calafates. Lisboa: Prelo

Gonçalves, G. & Flavi Lisboa Filho (Eds.) (2015). Novos media e novos públicos - vol. 3. Covilhã: LabCom Livros [eBook]

Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto: Média XXI

Piçara, M. C. (2015). Azuis ultramarinos. Propaganda colonial e censura no cinema do Estado Novo. Lisboa: Ed. 70

 

EDITORIAL

Termina agora o atual mandato da direção da Sopcom. Os últimos anos, como todos sabemos, foram especialmente difíceis em termos de política científica. Os próximos continuarão a ser de grande exigência e combate, porque o tempo que vivemos não é propício nem ao trabalho académico salutar nem a grandes esperanças de prosperidade na área. Os resultados da última avaliação da FCT aos centros de investigação vão ter, a muito curto prazo, efeitos devastadores – que já se começam a sentir – para o campo das ciências da comunicação.

Não obstante este horizonte desconsolador, a palavra do último editorial assinado por esta direção é de regozijo pela dimensão que esta associação e a comunidade de comunicação em geral alcançaram nos últimos anos. O número de investigadores e professores na área é seguramente superior, mas o número de sócios da Sopcom já ultrapassou os 500. Nos últimos anos foram criados vários grupos de trabalho, o que demonstra o dinamismo que, apesar das grandes dificuldades, caracteriza este domínio científico. Lançaram-se duas revistas científicas e uma outra está já em preparação. A direção da Sopcom apoiou ainda a criação da Confibercom (confederação ibero-americana de que é membro) e da Mediacom (a associação cabo-verdiana de ciências da comunicação).

O período que vivemos é de grande competitividade, tanto nacional como internacional, como são todos os tempos em que se experimenta a falta de recursos. Mas a Sopcom deve continuar a ser espaço de solidariedade e de cooperação, de transversalidade entre centros de investigação e universidades. A ciência também é feita de laços afetivos. E se há coisa que tem distinguido esta área científica é precisamente a relação de amizade que une muitos de nós. Beliscada ou não por desentendimentos ou desencontros de sentimentos e de opiniões, é essa relação de amizade que nos pode ajudar a suportar a crise, já que sair dela é ainda um sonho distante.

Moisés de Lemos Martins

AGENDA

9 de maio
Assembleia Geral da Sopcom
ISCTE, Lisboa
20 a 22 de maio
11th International Conference on Web Information Systems and Technologies – WEBIST 2015

ISCTICC, Lisboa
21 e 22 de maio
II Comunicar Ciência: modelos de publicação emergentes
UBI, Covilhã
28 de maio
Colóquio “O Jornalismo Português na Guerra Colonial"
CIMJ, Lisboa

 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 4 de maio, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Valquíria Guimarães da Silva, que apresenta uma tese intitulada "A Contribuição da Rádio para o Desenvolvimento da Cidadania: Um Estudo Comparado da Actuação de Rádios do Brasil e de Portugal (2011-2012)".

Realizam-se no dia 5 de maio, na Universidade do Porto, as provas de doutoramento de Emília Simão, que apresenta uma tese intitulada "Neo-tribalismo e info-comunicação em Plataformas Digitais: o estudo de caso da Tribo Transe".

Realizam-se no dia 7 de maio, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Carla Cardoso, que apresenta uma tese intitulada "A Newsmagazine em Portugal: 70 anos até à consolidação do conceito".

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Moisés de Lemos Martins

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt