Nova direção da Sopcom quer aumentar a representatividade e o dinamismo da associação
Dar continuidade ao trabalho das equipas diretivas anteriores e promover uma associação mais dinâmica e comprometida são os objetivos que Paulo Serra apresentou para o mandato da nova direção, eleita na Assembleia Geral de 9 de maio. Com um núcleo duro formado por professores/investigadores de Lisboa, Covilhã, Coimbra, Porto e Braga, a equipa de Paulo Serra pretende retomar um propósito antigo das direções anteriores, o de realizar reuniões itinerantes para poder contactar com as diferentes instituições de origem dos sócios. Com este intuito, a primeira reunião, agendada para o primeiro dia de junho, foi convocada para a Universidade do Minho, em Braga.
Comunicação e Luz em Congresso
O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade vai celebrar o Ano Internacional da Luz organizando um congresso internacional sobre Comunicação e Luz. As propostas de trabalho podem ser submetidas até ao dia 15 de junho. »»
GT de Cultura Visual realiza primeiro encontro em novembro
"A partilha do visível: políticas do olhar" é o mote para o I Encontro de Cultura Visual que se realizará no dia 11 de novembro, em Coimbra. A iniciativa, que é organizada pelo GT de Cultura Visual, acolhe propostas de trabalho até ao dia 13 de julho. »»
Decorre de 8 a 19 de junho o período de candidatura para uma bolsa de investigação no ãmbito do projeto Vestuário Multifuncional Incorporando Conforto/Ergonomia/Proteção. Os candidatos deverão ser titulares de licenciatura em Ciências da Comunicação. »»
Revista Média & Jornalismo nº 25
Já está disponível o nº 25 da Revista Média & Jornalismo que tem como tema "Da cidade do México à aldeia transnacional - novas e velhas desigualdades de género. A revista tem edição online, em acesso gratuito. »»
Revista Comunicação Pública
Está aberto até dia 30 de junho o período de submissão de propostas para a Revista Comunicação Pública. Sem temática específica, esta revista tem um caráter multidisciplinar, aceitando propostas provenientes de áreas como sociologia, antropologia, filosofia, economia, psicologia, estatística entre outras. »»
Revista Estudos de Comunicação
Está aberta a chamada para a submissão de artigos para um número especial da Revista Estudos de Comunicação, dedicado ao tema "Comunicação da ciência". O prazo para envio de originais termina a 3 de novembro. »»
Doutoramento FCT
Candidaturas à 3ª edição
Termina a 11 de junho o período de candidatura à 3ª edição do Programa Doutoral "Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade", aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este programa doutoral, que tem como Provedora do Estudante a investigadora do LabCom Gisela Gonçalves, é especialmente dirigido a estudantes com formação em ciências da comunicação ou, não sendo o caso, a estudantes com formação num outro ramo das ciências sociais e humanas, dispondo de trinta (30) vagas, incluindo a atribuição, de forma competitiva e através de concurso, de seis (6) Bolsas de Doutoramento FCT (três nacionais e três mistas). »»
Escola de Verão ECATI 2015

Vai realizar-se de 6 a 10 de julho a escola de Verão ECATI 2015, na Universidade Lusófona de Lisboa. O programa é dedicado aos métodos qualitativos e quantitativos de investigação, contemplando formação em software de análise de dados (Nvivo e WebQDA), análise crítica do discurso e estatística avançada. »»

Lopes, Felisbela (2015). Jornalista. Profissão Ameaçada. Lisboa: Alethêia.
Mateus, Cátia (2015). A utilização das redes sociais pelos jornalistas portugueses: novos desafios éticos e deontológicos para a profissão. Covilhã: LabCom Books [eBook]
Serra, Paulo; Sá, Sónia & Souza Filho, Washington (Ed.) (2015). A televisão ubíqua. Covilhã: LabCom Books [eBook]
Zagalo, Nelson & Branco, Pedro (Eds.) (2015). Creativity in the digital age. Springer
|
Dar início a um novo mandato é mais ou menos equivalente a uma experiência de “renovação de votos”. Qualquer que fosse a nova direção da Sopcom, não seria expectável que se apresentasse com princípios muito diferentes dos das equipas anteriores. No quadro do ideário geral da associação, não será por isso de estranhar que o espírito da direção eleita no dia 9 de maio seja o de dar continuidade. O que não quer dizer que os novos dirigentes estejam dispensados de inovar. Pelo contrário. O desafio de inovar ou renovar (ambas palavras que andam à volta do que se quer novo) não depende exclusivamente da novidade dos objetivos, mas também dos meios que a eles nos conduzem.
A nova direção da Sopcom traz muitas ideias para o arranque desta nova fase. Poucas serão possíveis se os sócios não contribuírem com generosidade para a vida da associação. Há muito que se diz que é necessário maior implicação dos membros da Sopcom nas atividades nacionais, maior dinamismo dos grupos de trabalho e também maior solidariedade em iniciativas interinstitucionais. Os atrasos consecutivos no pagamento de quotas são apenas uma parte das deficiências que a Sopcom ainda enfrenta. Umas vezes por desleixo outras por falta de condições (ou por ineficiência do secretariado, também reconhecemos), a indiferença relativamente à obrigação de pagar quotas é bem um reflexo, em muitos casos, da indiferença em relação ao papel que a associação pode desempenhar pelo reconhecimento das ciências da comunicação.
Se a esta nova direção é permitido um desejo, que ele passe pela necessidade de fazer da Sopcom mais coisa de todos. Não apenas nas linhas que inscrevemos nos CV (porque disso ninguém se acanha!), mas através da mais regular participação nas ações da associação. A começar, por exemplo, por esta newsletter cujo sentido está, ou deveria estar, em ser uma publicação colaborativa.
Madalena Oliveira
11-13 de junho
Chined IV
Universidade Fernando Pessoa, Porto
16 de junho
Jornadas Discurso e Cognição
Universidade Católica, Braga
12-16 de julho
IAMCR 2015
Montréal, Canada
Provas de Doutoramento
Realizam-se no dia 3 de junho, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Handerson Engrácio, que apresenta uma tese intitulada "Relações Públicas para uma actualização de funções e instrumentos".
Realizaram-se no dia 28 de maio, na Universidade Católica de Lisboa, as provas de doutoramento de Joana Seabra, que apresentou uma tese intitulada "Assessoria de Imprensa: Controlo em Rede. O Assessor de Imprensa como estratega de enquadramento".
Realizaram-se no dia 26 de maio, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Michelly Carvalho, que apresentou uma tese intitulada "Acordo ortográfico da língua portuguesa e o significado da lusofonia: análise comparativa".
Diretor:
Paulo Serra
Editora:
Madalena Oliveira
|