SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2015 jun
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Resultados da 2ª fase do Concurso Investigador FCT 2014 (após audiência prévia)

Nenhum investigador FCT para centros de comunicação

A FCT deu a conhecer no dia 23 de junho a lista dos candidatos recomendados para financiamento no âmbito do concurso Investigador FCT 2014. Trata-se dos resultados da 2ª fase após audiência prévia, que confirmam que nenhum centro com atividades em ciências da comunicação terá sido contemplado para instituição de acolhimento. De acordo com as listagens publicadas no site da FCT, terão concorrido ao CIMJ, ao CECL, ao CECS, ao CIAC e ao CECC onze investigadores, tendo apenas um passado à segunda fase. No entanto, também esse candidato viria a não ser recomendado para financiamento. »»

CONGRESSOS

Comunicação e Luz em Congresso

Foi alargado até ao dia 10 de julho o prazo de submissão de propostas para o Congresso International de Comunicação e Luz, que o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade está a organizar para celebrar o Ano Internacional da Luz. »»

Seminário iParticipate

imagem03

Vai realizar-se na Universidade Nova de Lisboa, no dia 15 de julho, o seminário iParticipate - imigração, inclusão, empreendedorismo e desenvolvimento local, que terá um painel sobre "os média, imigração e participação". »»

Designa 2015

Está a decorrer até 24 de julho o período de submissão de propostas ao Designa 2015 Identidade, que se realiza nos dias 26 e 27 de novembro, na Universidade da Beira Interior. »»

V Congresso de Estudos Culturais: Género, Direitos Humanos e Ativismo

imagem01

Está aberto até ao dia 30 de setembro o período de submissão de propostas de trabalho para o V Congresso de Estudos Culturais, que nesta edição será dedicado ao tema "Género, Direitos Humanos e Ativismo". »»

BOLSAS

Fecha no dia 2 de julho concurso para atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia para o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Os candidatos deverão licenciados em ciências da comunicação ou áreas afins. »»

Decorre até 8 de julho o período de candidaturas para uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto "GAMILearning – Jogos Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional". Os candidatos deverão ter formação em comunicação, psicologia ou educação. »»

Está aberto até 20 de julho o período de candidaturas para Bolsa de Doutoramento Mista, no âmbito do Programa Doutoral em Média Digitais (Programa UT Austin / Portugal). »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

revista01Revista Comunicação & Sociedade nº 27

Acaba de ser publicado o número 27 da Revista Comunicação & Sociedade, dedicado à Comunicação nos Videojogos. A revista tem edição online, bilingue (Português e Inglês), em acesso gratuito. »»

revista02Revista Comunicação Pública

Acaba de ser disponibilizado online o número 17, vol. 10, da Revista Comunicação Pública. Os artigos estão integralmente disponíveis online. »»

 

Revista Comunicando

Está a decorrer até 15 de julho a chamada de trabalhos para o número 4 da Revista Comunicando, dedicado ao tema "A Sociedade em Foco: Globalização, questões políticas e desafios societais". »»

Revista Estudos de Comunicação

Está aberta a chamada para a submissão de artigos para um número especial da Revista Estudos de Comunicação, dedicado ao tema "Comunicação da ciência". O prazo para envio de originais termina a 3 de novembro. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Workshop sobre metodologias participativas visuais

O GT de Cultura Visual vai realizar, no dia 6 de julho, na Universidade do Minho, em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, o segundo workshop de Métodos Visuais. O encontro é dirigido por Daniel Meirinho, professor das Faculdades Integradas Barros Melo, em Pernambuco (Brasil) e é dedicado ao tema "Metodologias participativas visuais. »»

GT de Género e Sexualidades organiza Escola de Verão

Com o objetivo de promover a formação interdisciplinar nos campos do género e das sexualidades, na comunicação, nos média e na cultura, a I Escola de Verão do GT de Género e Sexualidades da Sopcom pretende reunir investigadores das Ciências Sociais, bem como ativistas e representantes de organizações não-governamentais e coletivos informais que atuam na área dos direitos humanos, do género e das sexualidades. Está agendada para os dias 7, 8 e 9 de julho e vai realizar-se na Universidade do Minho, em Braga, numa parceria com o CECS. »»

Estudo sobre níveis de literacia e jovens

Foi apresentado em Lisboa, no dia 29 de junho, o estudo "Níveis de Literacia Mediática: estudo com jovens do 12º ano". Realizado pelo CECS em parceria com o GMCS e a Rede de Bibliotecas Escolares, este estudo comprovou que os jovens são um grupo quase totalmente conectado aos média, com bons níveis de literacia funcional, embora com dificuldades ao nível da literacia crítica. »»

LIVROS

livros

Brites, M. J.; Jorge, A. & Santos, S. (Eds.) (2015). Metodologias participativas: os média e a educação. Covilhã: LabCom [eBook]

Canavilhas, J. & Satuf, I. (Eds.) (2015). Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã: LabCom [eBook]

Medeiros, M.; Flores, T. & Leal, J. C. (2015). Photography and cinema - 50 years of Chris Marker's La Jetée. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing

Melo, A. D.; Somerville, I. & Gonçalves, G. (Eds.) (2015). Organisational & strategic communication research: European perspectives II. Braga: CECS [eBook]

Nogueira, L. (2015). Manuais de cinema V: histórias do cinema. Covilhã: LabCom [eBook]

Pereira, S.; Pinto, M. & Moura, P. (2015). Níveis de literacia mediática: estudo exploratório com jovens do 12º ano. Braga: CECS/Húmus [eBook]

Reis, A. I. (2015). O áudio nas cibernotícias das rádios. Porto: Média XXI

Sousa, J. P. (2015). Surrogate Narratives: Portugal 1914-1918 - iconographic coverage of World War I. Porto: Média XXI

Sousa, J. P. & Teixeira, P. (2015). Contar o mundo no século XVII - o discurso dos dois primeiros jornais portugueses: a Gazeta 'da Restauração' (1641-1647) e o Mercúrio Português (1663-1667). Porto: Média XXI

EDITORIAL

Com uma história de luta pela afirmação da sua relevância científica, as humanidades e as ciências sociais – e nelas as ciências da comunicação – atravessam hoje um novo desafio, que na verdade mais não é do que a continuação do mesmo debate de sempre: o da necessidade de tornar evidente o seu impacto social, económico e cultural. Em teoria, compreende-se este imperativo de demonstrar o valor do conhecimento produzido e de beneficiar a sociedade com os resultados do trabalho de investigação e de problematização sobre os ambientes que habitamos.Há, no entanto, um viés que os discursos contemporâneos tendem a instaurar relativamente a este princípio. É que a questão do impacto parece, por vezes, confundir-se com uma ideia de comercialização da ciência.

Ora, seria importante evitar que o convite à “transferência de conhecimento” se torne sinónimo de “vender o saber” em nome de um renovado ideal de progresso. Contribuir para uma sociedade mais equilibrada, mais amena, mais moderna, ou seja, esperar que a ciência possa produzir retorno, possa produzir efeito, não é necessariamente o mesmo que esperar que ela dê lucro do ponto de vista industrial e comercial. Ou pelo menos não apenas esse tipo de lucro.

A dificuldade que as ciências sociais e as humanidades enfrentam neste domínio não está presa ao facto de não terem impacto. É, porém, refém do facto de o seu impacto se manifestar a mais longo prazo e muitas vezes de forma discreta na mudança de comportamentos e de mentalidades, algo que pode não ter tradução imediata numa perspetiva económica. Esperemos, portanto, que a abertura das linhas de financiamento do Horizonte 2020 aos chamados “desafios societais”, uma brecha para o reconhecimento do valor das ciências sociais e humanas, não contribua para as vergar ainda mais a um paradigma que pouco condiz com a especificidade dos saberes compreensivos e interpretativos.   

Madalena Oliveira

AGENDA

06 de julho
2º Workshop de Métodos Visuais
UM, Braga
06-10 de julho
Escola de Verão ECATI
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
7-9 de julho
Escola de Verão de Género e Sexualidades
UM, Braga
09-10 de julho
2ª Conferência Europeia sobre Social Media
Porto, Portugal
12-16 de julho
IAMCR 2015
Montréal, Canada
14 de julho
Colóquio Narrativa, Média e Cognição
Universidade Católica, Porto
15 de julho
Seminário iParticipate - Imigração, Inclusão, Empreendedorismo e Desenvolvimento Local
UNL, Lisboa
30 de julho
World Communication Association Conference
Lisboa, Portugal

 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizam-se no dia 1 de julho, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Vítor de Sousa, que apresenta uma tese intitulada "Da 'portugalidade' à lusofonia".

Realizam-se no dia 3 de julho, na universidade Nova de Lisboa, as provas de cristina Correia, que apresenta uma tese intitulada "Comportamento de compra: uma abordagem etnográfica".

Realizaram-se no dia 1 de junho, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Sílvia Pinto, que apresentou uma tese intitulada "Para um semiótica da luz".

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Paulo Serra

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt