DESTAQUESResultados da 2ª fase do Concurso Investigador FCT 2014 (após audiência prévia)Nenhum investigador FCT para centros de comunicaçãoA FCT deu a conhecer no dia 23 de junho a lista dos candidatos recomendados para financiamento no âmbito do concurso Investigador FCT 2014. Trata-se dos resultados da 2ª fase após audiência prévia, que confirmam que nenhum centro com atividades em ciências da comunicação terá sido contemplado para instituição de acolhimento. De acordo com as listagens publicadas no site da FCT, terão concorrido ao CIMJ, ao CECL, ao CECS, ao CIAC e ao CECC onze investigadores, tendo apenas um passado à segunda fase. No entanto, também esse candidato viria a não ser recomendado para financiamento. »» CONGRESSOSComunicação e Luz em CongressoFoi alargado até ao dia 10 de julho o prazo de submissão de propostas para o Congresso International de Comunicação e Luz, que o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade está a organizar para celebrar o Ano Internacional da Luz. »» Seminário iParticipateVai realizar-se na Universidade Nova de Lisboa, no dia 15 de julho, o seminário iParticipate - imigração, inclusão, empreendedorismo e desenvolvimento local, que terá um painel sobre "os média, imigração e participação". »» Designa 2015Está a decorrer até 24 de julho o período de submissão de propostas ao Designa 2015 Identidade, que se realiza nos dias 26 e 27 de novembro, na Universidade da Beira Interior. »» V Congresso de Estudos Culturais: Género, Direitos Humanos e AtivismoEstá aberto até ao dia 30 de setembro o período de submissão de propostas de trabalho para o V Congresso de Estudos Culturais, que nesta edição será dedicado ao tema "Género, Direitos Humanos e Ativismo". »» BOLSASFecha no dia 2 de julho concurso para atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia para o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Os candidatos deverão licenciados em ciências da comunicação ou áreas afins. »» Decorre até 8 de julho o período de candidaturas para uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto "GAMILearning – Jogos Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional". Os candidatos deverão ter formação em comunicação, psicologia ou educação. »» Está aberto até 20 de julho o período de candidaturas para Bolsa de Doutoramento Mista, no âmbito do Programa Doutoral em Média Digitais (Programa UT Austin / Portugal). »» REVISTAS CIENTÍFICASRevista Comunicação & Sociedade nº 27Acaba de ser publicado o número 27 da Revista Comunicação & Sociedade, dedicado à Comunicação nos Videojogos. A revista tem edição online, bilingue (Português e Inglês), em acesso gratuito. »» Revista Comunicação PúblicaAcaba de ser disponibilizado online o número 17, vol. 10, da Revista Comunicação Pública. Os artigos estão integralmente disponíveis online. »» Revista ComunicandoEstá a decorrer até 15 de julho a chamada de trabalhos para o número 4 da Revista Comunicando, dedicado ao tema "A Sociedade em Foco: Globalização, questões políticas e desafios societais". »» Revista Estudos de ComunicaçãoEstá aberta a chamada para a submissão de artigos para um número especial da Revista Estudos de Comunicação, dedicado ao tema "Comunicação da ciência". O prazo para envio de originais termina a 3 de novembro. »» NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOSWorkshop sobre metodologias participativas visuaisO GT de Cultura Visual vai realizar, no dia 6 de julho, na Universidade do Minho, em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, o segundo workshop de Métodos Visuais. O encontro é dirigido por Daniel Meirinho, professor das Faculdades Integradas Barros Melo, em Pernambuco (Brasil) e é dedicado ao tema "Metodologias participativas visuais. »» GT de Género e Sexualidades organiza Escola de VerãoCom o objetivo de promover a formação interdisciplinar nos campos do género e das sexualidades, na comunicação, nos média e na cultura, a I Escola de Verão do GT de Género e Sexualidades da Sopcom pretende reunir investigadores das Ciências Sociais, bem como ativistas e representantes de organizações não-governamentais e coletivos informais que atuam na área dos direitos humanos, do género e das sexualidades. Está agendada para os dias 7, 8 e 9 de julho e vai realizar-se na Universidade do Minho, em Braga, numa parceria com o CECS. »» Estudo sobre níveis de literacia e jovensFoi apresentado em Lisboa, no dia 29 de junho, o estudo "Níveis de Literacia Mediática: estudo com jovens do 12º ano". Realizado pelo CECS em parceria com o GMCS e a Rede de Bibliotecas Escolares, este estudo comprovou que os jovens são um grupo quase totalmente conectado aos média, com bons níveis de literacia funcional, embora com dificuldades ao nível da literacia crítica. »» LIVROSBrites, M. J.; Jorge, A. & Santos, S. (Eds.) (2015). Metodologias participativas: os média e a educação. Covilhã: LabCom [eBook] Canavilhas, J. & Satuf, I. (Eds.) (2015). Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã: LabCom [eBook] Medeiros, M.; Flores, T. & Leal, J. C. (2015). Photography and cinema - 50 years of Chris Marker's La Jetée. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing Melo, A. D.; Somerville, I. & Gonçalves, G. (Eds.) (2015). Organisational & strategic communication research: European perspectives II. Braga: CECS [eBook] Nogueira, L. (2015). Manuais de cinema V: histórias do cinema. Covilhã: LabCom [eBook] Pereira, S.; Pinto, M. & Moura, P. (2015). Níveis de literacia mediática: estudo exploratório com jovens do 12º ano. Braga: CECS/Húmus [eBook] Reis, A. I. (2015). O áudio nas cibernotícias das rádios. Porto: Média XXI Sousa, J. P. (2015). Surrogate Narratives: Portugal 1914-1918 - iconographic coverage of World War I. Porto: Média XXI Sousa, J. P. & Teixeira, P. (2015). Contar o mundo no século XVII - o discurso dos dois primeiros jornais portugueses: a Gazeta 'da Restauração' (1641-1647) e o Mercúrio Português (1663-1667). Porto: Média XXI |
EDITORIALCom uma história de luta pela afirmação da sua relevância científica, as humanidades e as ciências sociais – e nelas as ciências da comunicação – atravessam hoje um novo desafio, que na verdade mais não é do que a continuação do mesmo debate de sempre: o da necessidade de tornar evidente o seu impacto social, económico e cultural. Em teoria, compreende-se este imperativo de demonstrar o valor do conhecimento produzido e de beneficiar a sociedade com os resultados do trabalho de investigação e de problematização sobre os ambientes que habitamos.Há, no entanto, um viés que os discursos contemporâneos tendem a instaurar relativamente a este princípio. É que a questão do impacto parece, por vezes, confundir-se com uma ideia de comercialização da ciência. Ora, seria importante evitar que o convite à “transferência de conhecimento” se torne sinónimo de “vender o saber” em nome de um renovado ideal de progresso. Contribuir para uma sociedade mais equilibrada, mais amena, mais moderna, ou seja, esperar que a ciência possa produzir retorno, possa produzir efeito, não é necessariamente o mesmo que esperar que ela dê lucro do ponto de vista industrial e comercial. Ou pelo menos não apenas esse tipo de lucro. A dificuldade que as ciências sociais e as humanidades enfrentam neste domínio não está presa ao facto de não terem impacto. É, porém, refém do facto de o seu impacto se manifestar a mais longo prazo e muitas vezes de forma discreta na mudança de comportamentos e de mentalidades, algo que pode não ter tradução imediata numa perspetiva económica. Esperemos, portanto, que a abertura das linhas de financiamento do Horizonte 2020 aos chamados “desafios societais”, uma brecha para o reconhecimento do valor das ciências sociais e humanas, não contribua para as vergar ainda mais a um paradigma que pouco condiz com a especificidade dos saberes compreensivos e interpretativos. Madalena Oliveira AGENDA06 de julho
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