SOPCOM   Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação         Newsletter - 2015 jul
DESTAQUES · CONGRESSOS · BOLSAS · REVISTAS · NOTÍCIAS · LIVROS · AGENDA · PROVAS ACADÉMICAS

DESTAQUES

Sopcom 2015

Congresso da Sopcom junta associações para debater rumos da comunicação

Já está online o programa geral do 9º Congresso da Sopcom, que se realiza em Coimbra entre 12 e 14 de novembro. Entre os principais convidados estão Enric Saperas, da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha), Eugenia Siapera, da Universidade de Dublin (Irlanda), Linda Steiner e Philip Merril, do College of Journalism (EUA), Joep Cornlissen, da Erasmus University (Holanda), Jordi Xifra, da Universidad Pompeu Fabra (Espanha) e Mark Deuze, da Universidade de Amesterdão (Holanda). São também convidados da organização os presidentes das principais associações com que a Sopcom tem relação - a AE-IC (Espanha), a AGACOM (Espanha), a Confibercom, a ECREA, a IAMCR e a Intercom (Brasil) - que vão compor uma mesa sobre os rumos da investigação em comunicação. »»

CONGRESSOS

I Encontro de Cultura Visual

Realiza-se no dia 11 de novembro, em formato de pré-congresso da Sopcom, o I Encontro de Cultura Visual promovido pelo GT de Cultura Visual. O tema deste encontro é "a partilha do visível: políticas do olhar". A chamada para propostas de trabalho está aberta até 4 de setembro.

Jornadas Doutorais

O CECS está a organizar mais uma edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, que se realizará nos dias 19 e 20 de outubro. As propostas de trabalho deverão ser enviadas até 11 de setembro. »»

Congresso Iberoamericano de Comunicação

Termina a 15 de setembro a chamada de trabalhos para o Congresso Iberoamericano de Comunicação - o 3º Confibercom - que se realiza em Madrid entre 4 e 8 de julho de 2016. O tema do evento é "Comunicação, Cultura e Cooperação". »»

Género, Média e Espaço Público em pré-congresso

Decorre até ao dia 20 de setembro o período de submissão de propostas de trabalho para apresentação no pré-congresso Género, Média e Espaço Públic0, que antecede o 9º congresso da Sopcom, em Coimbra. Agendado para o dia 11 de novembro, na Escola Superior de Educação de Coimbra, este evento convida à apresentação de comunicações nas áreas de Género e produção noticiosa; Media, género e espaço público; Novos media, cibercultura e género; Género e estudos de receção (ver secção Pré-congresso do site do 9º Sopcom). »»

V Congresso de Estudos Culturais: Género, Direitos Humanos e Ativismo

Está aberto até ao dia 30 de setembro o período de submissão de propostas de trabalho para o V Congresso de Estudos Culturais, que nesta edição será dedicado ao tema "Género, Direitos Humanos e Ativismo". »»

BOLSAS

Está aberto até dia 24 de agosto concurso para um professor auxiliar na área da comunicação para a Universidade dos Açores. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Estudos de Comunicação

Está aberta a chamada para a submissão de artigos para um número especial da Revista Estudos de Comunicação, dedicado ao tema "Comunicação da ciência". O prazo para envio de originais termina a 3 de novembro. »»

DOC-Online

Decorre até 5 de dezembro o período de submissão de trabalhos para publicação no número 19 da revista DOC-Online, que será dedicado ao "Documentário na primeira pessoa". Para este dossiê temático, os editores aceitam propostas sobre documentários que cruzem o público e o privado, o familiar e a memória da história. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

lsantosLuís António Santos é embaixador da IAMCR em Portugal

Promover a IAMCR nos diversos países de origem dos participantes dos congressos regulares da organização será a principal tarefa dos embaixadores designados pela organização durante o último congresso desta associação que se realizou no Canadá. Luís António Santos, investigador do CECS e sócio da Sopcom, é o embaixador em Portugal, lugar a que se candidatou em resposta a uma chamada pública. Sob a coordenação de Pradip Thomas, vice-presidente da IAMCR, os embaixadores vão dar a conhecer a associação e explorar oportunidades de expansão.

2ª fase de candidatura a Doutoramento em Estudos de Comunicação

Está a decorrer até 3 de setembro a 2ª fase de candidatura ao curso de Doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, um Doutoramento FCT promovido em consórcio por seis grupos de investigação com trabalho na área da comunicação. A 3ª edição deste curso vai ser coordenada pela Universidade da Beira Interior. O curso tem 6 bolsas de investigação para atribuir aos candidatos admitidos. »»

Livro luso-brasileiro

Acaba de ser lançado o livro Rádio em Portugal e no Brasil: trajetória e cenários, editado numa parceria entre o Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da Sopcom e o Grupo de Pesquisa de Rádio e Mídia Sonora da Intercom. A obra é a primeira organização conjunta dos grupos e nasce da realização, em setembro passado, no congresso da Intercom, de uma sessão especial Brasil - Portugal sobre os estudos de rádio nos dois países. »»

LIVROS

livros

CARVALHEIRA, J. C. & SERRANO TELLERÍA, A. (Ed.) (2015). Mobile and Digital Communication: approaches to public and private. Covilhã: LabCom Books [eBook]

COELHO, Z.; MARTINS, M.; BAPTISTA, M. M. & MAIA, S. (Ed.) (2015). Representações e práticas de género. Braga: CECS [eBook]

GONÇALVES, G. & MARTINS, T. (Ed.) (2015). Interfaces da comunicação com a cultura - vol. IV. Covilhã: LabCom Books [eBook]

GRADIM, A. (Ed.) (2015). A construção da ciência: da lógica da investigação à medição do impacto. Covilhã: LabCom Books [eBook]

MELOT, M. (2015). Uma breve história... da imagem. Ribeirão: Húmus [tradução de Aníbal Alves)

NOGUEIRA, L. (2015). Cinema múltiplo. Figuras, temas, estilos, dispositivos. Covilhã: LabCom Books [eBook]

NOGUEIRA, L. (2015).Cinema e digital. Ensaios, especulações, expectativas. Covilhã: LabCom Books [eBook]

OLIVEIRA, M. & PRATA, N. (Ed.) (2015). Rádio em Portugal e no Brasil: trajetória e cenários. Braga: CECS [eBook]

SANTO, P. E. & LISI, M. (Ed.) (2015). Campanhas eleitorais, debates televisivos e propaganda. Comunicação política e as eleições legislativas de 2011. Covilhã: LabCom Books [eBook]

TEIXEIRA, L. F. (2014). Médias digitais: Videojogos e cultura da simulação. Recife: NELI (Coleção Ornitorrinco) [eBook]

 

EDITORIAL

Embora o período de férias esteja já muito longe de ser um período de desconexão total, a ele chegamos cada vez mais esgotados. É verdade que a vida académica nos permite uma liberdade de horários impraticável noutras profissões – o que tem tanto de bom como de mau. No entanto, o ano académico é cada vez mais exigente e cheio de ansiedades. Por isso, esperamos por agosto como quem espera por uma vida nova.

Muitas razões já refletidas nos editoriais desta newsletter justificam o estado, física e intelectualmente, desgastado com que muitos de nós alcançam o dia 31 de julho: o contacto em permanência com os estudantes (que representam um multiplicador muito significativo da prisão que é hoje o correio eletrónico), o imperativo de publicação com fator de impacto, a necessidade de organizar constantemente eventos científicos, a obsessão por relatórios, a expectativa depositada em sucessivas candidaturas a financiamentos… Se o cansaço que estas tarefas representam não nos derreia, a ansiedade que os resultados nos causa e a frustração de nem sempre garantirmos o cumprimento de todos os objetivos são uma outra forma de fadiga de que só por uma espécie de reset poderíamos realmente recuperar.

Mesmo que por agora nos afastemos do computador e de algumas obrigações, em setembro voltaremos às universidades e centros de investigação com as mesmas preocupações. É que, aquilo que antes seria apenas uma fase mais congestionada de trabalho ou um período mais complicado de agenda converteu-se, progressivamente, num estilo de vida que é já intrínseco à nossa atividade. Se conseguirmos suspender nas próximas semanas o que nos está ‘na massa do sangue’, que não nos falhe a certeza de que em setembro tudo estará à nossa espera sem grandes diferenças. Ou talvez pior. .   

Madalena Oliveira

AGENDA

2-15 de agosto
Escola de Verão da ECREA
Bremen, Alemanha
3-7 de setembro
38º Congresso da Intercom
Rio de Janeiro, Brasil
14-16 de setembro
Workshop "Onde para contar todos contam"
Universidade Autónoma, Lisboa
23-27 de setembro
Congreso Mundial de Estudiantes de Ciencias de la Comunicación
Barcelona, Espanha
19-20 de outubro
Jornadas Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais
Universidade do Minho, Braga

 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Realizaram-se no dia 23 de julho, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Simone Freitas de Araújo Fernandes, que apresentou uma tese intitulada "Os estereótipos de género na publicidade televisiva. Uma comparação entre spots publicitários brasileiros e portugueses".

Realizaram-se no dia 15 de julho, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Mónica Fernandes dos Santos, que apresentou uma tese intitulada "A mulher no cinema de ficção nacional dos anos 60 e 70".

Realizaram-se no dia 13 de julho, na Universidade Nova de Lisboa, as provas de doutoramento de Susana Nascimento Duarte, que apresentou uma tese intitulada "O figural no cinema contemporâneo: articulações e disjunções do visível e do dizível".

Realizaram-se no dia 6 de julho, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Rui Coelho, que apresentou uma tese intitulada "O meu ponto de vista é um ponto de escuta. O poder do som nos filmes de Manoel de Oliveira".

 

 

FICHA TÉCNICA

Diretor:
Paulo Serra

Editora:
Madalena Oliveira

SOPCOM © 2012 - E-mail: info@sopcom.pt