O Congresso só agora começou
O passado mês de novembro ficou marcado por
vários acontecimentos importantes na SOPCOM: a realização do 9.º Congresso, em
Coimbra; a (re)eleição dos coordenadores dos grupos de trabalho; a criação de
um novo grupo de trabalho em História da Comunicação; a decisão da Assembleia
Geral em compatibilizar estatutariamente futuras eleições para os órgãos
sociais da SOPCOM com a realização dos Congressos.
Excetuando as conferências plenárias e o
Pré-Congresso sobre Género, Media e Espaço Público, foram
apresentadas 354 comunicações, em 80 painéis, num encontro que reuniu cerca de
500 congressistas. Como qualquer investigador saberá mais do que ninguém, os
números não falam por si: é preciso interpretá-los. Do meu ponto de
vista, o 9.º Congresso permitiu reafirmar o crescente papel que as Ciências da
Comunicação têm vindo a assumir no contexto científico nacional e no mundo da
lusofonia. A experiência dos últimos anos mostra-nos que esta
tendência ainda está longe de obter o reconhecimento por parte das instâncias
nacionais responsáveis pela gestão da investigação.
No Congresso, ouvimos vozes contra esta
situação, contra a lógica dos números que nos aprisionam e pervertem o sentido
do trabalho que fazemos. Se é verdade que, de forma geral, conseguimos fazer o
diagnóstico da doença, é menos claro identificar as terapias e os riscos que
estamos dispostos a assumir para encontrarmos uma solução eficaz.
A proposta da SOPCOM passa, naturalmente,
pelo reforço do associativismo e das parcerias nacionais e internacionais.
Podemo-nos manter de fora; escusarmo-nos com os problemas que o associativismo
enfrenta na atualidade; discordarmos das lideranças; apostarmos nos nossos
projetos, procurando que as nossas estratégias nos coloquem ao abrigo da
intempérie; enfim, teremos mil e uma outras razões para nos
acomodarmos. Mas, no final, não podemos eximir-nos de responder a uma questão
fundamental: o que fazemos para determinar o rumo dos desafios que as Ciências
da Comunicação enfrentam hoje? Esperar mais dois anos para encontrarmos uma
resposta, pode ser tarde demais… afinal, o Congresso só agora começou.
Carlos Camponez
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Grupos de Trabalho: Novas Equipas Coordenadoras |
Realizaram-se no passado dia 13 de novembro, na Escola Superior
de Educação de Coimbra, as reuniões dos Grupos de
Trabalho, onde foram eleitos os coordenadores
dos vários GT da SOPCOM e ainda criado um novo GT em História da
Comunicação. Os GT constituem espaços estáveis de confluência dos investigadores
associados, com afinidades ao nível dos interesses de pesquisa e capazes de
gerar uma série de atividades de promoção das Ciências da Comunicação na sua
área de especialidade. As equipas coordenadores dos 16 GT e os respectivos
planos de trabalho (em processo de atualização) podem ser consultados na página
da associação.
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IX Congresso da SOPCOM na RTP2 |
A ESECTV, um projeto formativo inserido no Curso de Comunicação Social da Escola
Superior de Educação de Coimbra, desenvolveu uma ampla cobertura do Congresso
da Sopcom em Coimbra. Os dois programas especiais emitidos no RTP 2 no dia 23 e
30 de novembro podem ser acedidos aqui.
Estão também disponíveis em linha entrevistas com vários dos oradores do congresso, tais
como, entre outros: Mark Deuze, Joep
Cornelissen, Suyanne Souza, Manuel Pinto, João Carlos Correia.
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GT de Retórica: Jornada de reflexão |
O GT de Retórica tem agendada para o dia 21 de Dezembro de 2015, na
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pelas 11h, na sala U.0.9, a
realização de umas jornadas de reflexão. Este encontro pretende levar a cabo
uma reflexão sobre os pressupostos retóricos e as implicações políticas do que grosso modo se chama modernamente «liberdade de
expressão». A assistência é aberta a todos os interessados na temática. |
GT de Comunicação organizacional e institucional |
Enquadrado na exposição "Imprensa Empresarial
em Portugal: 145 Anos de Jornais de Empresa (1869-2014)", (link)
Realiza-se no dia 09 de dezembro, no auditório
da Biblioteca Nacional um colóquio com académicos e responsáveis por
publicações internas no mundo empresarial, com o objetivo de promover uma
reflexão sobre o percurso, as caraterísticas, as limitações e as
potencialidades, e a função/utilidade da ferramenta de comunicação Jornal de
Empresa. (organização GT COI e APCE)
Programa
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Melot, M. (tradução Aníbal Alves, 2015). Uma breve História… da Imagem. Editora Humus
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Doc On-line. Revista digital de cinema documentário, vol. 18 (novembro 2015). Tema: Interatividade e Documentário
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GT de Retórica: Jornada de reflexão
Universidade Lusófona de Lisboa
21 dezembro 2015
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