SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de novembro de 2015

EDITORIAL

O Congresso só agora começou

O passado mês de novembro ficou marcado por vários acontecimentos importantes na SOPCOM: a realização do 9.º Congresso, em Coimbra; a (re)eleição dos coordenadores dos grupos de trabalho; a criação de um novo grupo de trabalho em História da Comunicação; a decisão da Assembleia Geral em compatibilizar estatutariamente futuras eleições para os órgãos sociais da SOPCOM com a realização dos Congressos.
Excetuando as conferências plenárias e o Pré-Congresso sobre Género, Media e Espaço Público, foram apresentadas 354 comunicações, em 80 painéis, num encontro que reuniu cerca de 500 congressistas. Como qualquer investigador saberá mais do que ninguém, os números não falam por si: é preciso interpretá-los.  Do meu ponto de vista, o 9.º Congresso permitiu reafirmar o crescente papel que as Ciências da Comunicação têm vindo a assumir no contexto científico nacional e no mundo da lusofonia.  A experiência dos últimos anos mostra-nos que esta tendência ainda está longe de obter o reconhecimento por parte das instâncias nacionais responsáveis pela gestão da investigação.
No Congresso, ouvimos vozes contra esta situação, contra a lógica dos números que nos aprisionam e pervertem o sentido do trabalho que fazemos. Se é verdade que, de forma geral, conseguimos fazer o diagnóstico da doença, é menos claro identificar as terapias e os riscos que estamos dispostos a assumir para encontrarmos uma solução eficaz.
A proposta da SOPCOM passa, naturalmente, pelo reforço do associativismo e das parcerias nacionais e internacionais. Podemo-nos manter de fora; escusarmo-nos com os problemas que o associativismo enfrenta na atualidade; discordarmos das lideranças; apostarmos nos nossos projetos, procurando que as nossas estratégias nos coloquem ao abrigo da intempérie;  enfim, teremos mil e uma outras razões para nos acomodarmos. Mas, no final, não podemos eximir-nos de responder a uma questão fundamental: o que fazemos para determinar o rumo dos desafios que as Ciências da Comunicação enfrentam hoje? Esperar mais dois anos para encontrarmos uma resposta, pode ser tarde demais… afinal, o Congresso só agora começou.


Carlos Camponez

DESTAQUES

Grupos de Trabalho: Novas Equipas Coordenadoras

Realizaram-se no passado dia 13 de novembro, na Escola Superior de Educação de Coimbra, as reuniões dos Grupos de Trabalho, onde foram eleitos os coordenadores  dos vários GT da SOPCOM e ainda criado um novo GT em História da Comunicação. Os GT constituem espaços estáveis de confluência dos investigadores associados, com afinidades ao nível dos interesses de pesquisa e capazes de gerar uma série de atividades de promoção das Ciências da Comunicação na sua área de especialidade. As equipas coordenadores dos 16 GT e os respectivos planos de trabalho (em processo de atualização) podem ser consultados na página da associação.

IX Congresso da SOPCOM na RTP2

A ESECTV, um projeto formativo inserido no Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Coimbra, desenvolveu uma ampla cobertura do Congresso da Sopcom em Coimbra. Os dois programas especiais emitidos no RTP 2 no dia 23 e 30 de novembro podem ser acedidos aqui.
Estão também disponíveis em linha entrevistas com vários dos oradores do congresso, tais como, entre outros: Mark Deuze,  Joep Cornelissen, Suyanne Souza, Manuel Pinto, João Carlos Correia.

GT de Retórica: Jornada de reflexão

O GT de Retórica tem agendada para o dia 21 de Dezembro de 2015, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pelas 11h, na sala U.0.9, a realização de umas jornadas de reflexão. Este encontro pretende levar a cabo uma reflexão sobre os pressupostos retóricos e as implicações políticas do que grosso modo se chama modernamente «liberdade de expressão». A assistência é aberta a todos os interessados na temática.

GT de Comunicação organizacional e institucional

Enquadrado na exposição "Imprensa Empresarial em Portugal: 145 Anos de Jornais de Empresa (1869-2014)", (link
Realiza-se no dia 09 de dezembro, no auditório da Biblioteca Nacional um colóquio com académicos e responsáveis por publicações internas no mundo empresarial, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o percurso, as caraterísticas, as limitações e as potencialidades, e a função/utilidade da ferramenta de comunicação Jornal de Empresa. (organização GT COI e APCE)
Programa

PUBLICAÇÕES

Granado, A. & Malheiros, J. Vítor (2015). Cultura Científica em Portugal. Estudos da Fundação (ebook)

Pereira , S. & Toscano, M. (2015). Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3º Congresso. CS ATAS (ebook)



Melot, M. (tradução Aníbal Alves, 2015). Uma breve História… da Imagem. Editora Humus

Doc On-line. Revista digital de cinema documentário, vol. 18 (novembro 2015). Tema: Interatividade e Documentário


CALL FOR PAPERS

DOC-ONLINE – número sobre “Documentário na primeira pessoa”

Call aberto até 5 de dezembro 

Revista Estudos de Jornalismo - edição temática Tendências do jornalismo em países de língua portuguesa

Call aberto até 13 dezembro 2015

Revista Comunicação Pública, Número 20 (2016)

Call aberto até 30 de dezembro

Revista Comunicação e Sociedade – número sobre “Imaginários coloniais: propaganda, militância e ‘resistência’ no cinema”

Call aberto até 31 de janeiro de 2016
 

AGENDA

III Jornadas OBCIDER - \\\"20 anos de Ciberjornalismo em Portugal\\\"

Universidade do Porto
4 dezembro 2015

Imprensa Empresarial em Portugal: 145 Anos de Jornais de Empresa (1869-2014)

Auditório da Biblioteca Nacional 
09 de dezembro de 2015

Rethinking Humanities

Labcom.IFP, Universidade da Beira Interior
10-11 dezembro 2015

GT de Retórica: Jornada de reflexão

Universidade Lusófona de Lisboa
21 dezembro 2015

The Radio Conference 2016: Transnational Radio Encounters

Utrecht University
5-8 julho 2016

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt