SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de dezembro de 2015

EDITORIAL

Bom ano!

No início de um ano novo, é tão natural fazer balanços sobre o passado como renovar as expectativas sobre o futuro. Certamente concordarão que 2015, e apesar do contexto negativo provocado pela política científica nacional, foi um ano pleno de dinamismo no seio da SOPCOM.
Realcemos então algumas das provas da vitalidade da nossa associação: i) o IX Congresso da SOPCOM (Coimbra, 12-14 novembro) foi dos mais concorridos de sempre, reunindo cerca de 500 participantes; (ii) a (re)eleição dos coordenadores dos 16 grupos de trabalho (tendo 3 destes GT’s sido fundados em 2015) confirmou o interesse dos seus elementos na (re)ativação de projetos especializados no âmbito da pesquisa científica em comunicação; iii) vários seminários, workshops, colóquios decorreram ao longo do ano, organizados pelos GT’s individualmente ou em parceria com universidades e centros de investigação, um pouco por todo o país; iv) às Revistas Estudos de Jornalismo (GT Jornalismo e Sociedade) e Comunicando (GT Jovens investigadores)  junta-se a recém-lançada Vista – a revista promovida pelo GT de Cultura Visual.
Seguramente que estes projetos e iniciativas vão continuar a crescer e consolidar-se no ano que agora se inicia. Mas muito outros podem vir ainda a sonhar-se e fazer-se nascer. Tudo depende da vontade e engenho de cada um de nós. E, sobretudo, do trabalho em equipa que uma rede com tantos associados possibilita. É com esse espírito que a Direção da SOPCOM dá as boas vindas a 2016. Bom ano!


Gisela Gonçalves
Secretária-geral 

DESTAQUES

VISTA - Nova Revista criada pelo GT de Cultura Visual

Vista, publicação semestral na área das Ciências da Comunicação e no domínio dos estudos da imagem, acaba de lançar a sua primeira chamada de trabalhos, dedicada ao tema das políticas do olhar, e cujo prazo de submissão de propostas de artigos está agendado para o próximo dia 29 de fevereiro de 2016. 
Criada em 2015 pelo Grupo de Trabalho de Cultura Visual, a Vista é uma revista eletrónica que pretende promover o debate  transdisciplinar em torno dos processos de mediação visual da cultura (fotografia, cinema, televisão, publicidade, jogos de vídeo e média digitais…).
Mais informação em vista.sopcom.pt
 
 

II Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação

No dia 11 de novembro, o Instituto Politécnico do Porto, na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto (IPP/ESEIG), acolheu a realização do II Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação (2WPGCI). O evento é uma iniciativa do Gt de Ciência da Informação e este ano foi organizado em parceria entre a IPP/ESEIG, a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro.
 O 2WPGCI promoveu a apresentação e a discussão pública de trabalhos de pós-graduação em Ciência da Informação, permitindo a divulgação dos projetos que estão a ser realizados ao nível do 2º e 3º ciclos bem como a partilha de experiências, reforçando a colaboração entre os membros da comunidade científica desta área. O Workshop registou uma significativa adesão, contando com 106 participantes, que contribuíram ativamente para o debate e para a partilha de ideias.
 

PUBLICAÇÕES

Sandra Marinho (2015). Jornalismo e Formação em Mudança: modelos e construções na análise do caso português, Braga: CECS

Manuel Pinto, Sara Pereira e Maria José Brites (2015). Os media e a crise dos refugiados, Braga: CECS (eBook)

A. Granado & J. Vítor Malheiros (2015). Cultura Científica em Portugal. Lisboa: Estudos da Fundação (eBook)

Revistas

“Interatividade e Documentário” - Doc On-line. Revista digital de cinema documentário, vol. 18 (novembro 2015).
 
“Mobilidades, Media(ções) e Cultura” - Revista Comunicação e Sociedade nº 28
 
“Media, Democracia e Cidadania na Era Digital” - Revista Media & Jornalismo - Número Especial. 
 
“Educação para os media na era digital”Revista Media & Jornalismo, nº 27 


CALL FOR PAPERS

Revista Comunicação e Sociedade – número sobre “Imaginários coloniais: propaganda, militância e ‘resistência’ no cinema”

Call aberto até 31 de janeiro de 2016

eBook sobre “Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios” CECS

Call aberto até 31 de janeiro de 2016

Revista Comunicação e Sociedade - número especial sobre “Serviço Público de Média e Participação”

Call aberto até 29 fevereiro 2016

Vista - Revista de cultura visual

Call aberto até 29 de fevereiro de 2016

DOC On-line 20 - Documentário e meio ambiente

Call aberto até 31 de maio de 2016

AGENDA

The Radio Conference 2016: Transnational Radio Encounters

Utrecht University
5-8 julho 2016


IAMCR - Memory, Commemoration and Communication: Looking Back, Looking Forward

University of Leicester, Leicester, Reino Unido
27-31 julho 2016


ECREA – Mediated (Dis)Continuities: Contesting pasts, presents and futures

Praga
9-12 novembro 2016


 

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Paulo Cezar Lepetri de Carvalho. Doutoramento em Ciências da Comunicação:  “A Radiodifusão no Brasil e em Portugal e a invasão dos brasucas: uma nova linguagem”. 15 de dezembro 2015,  Universidade do Minho.
 
Liliana Tavares de Oliveira.Doutoramento em Ciências da Comunicação: “As universidades e a participação pública em ciência. Perceções e práticas de cientistas, profissionais de comunicação e cidadãos em Portugal e Espanha”. 16 dezembro 2015, Universidade do Minho.
 
Bruno Paixão. Doutoramento em Ciências da Comunicação, ramo estudos do jornalismo: “A Mediatização do Escândalo Político em Portugal no Período Democrático”. 17 dezembro 2015, Universidade de Coimbra.
 
João Manuel das Neves Moreira Cruz. Doutoramento em Ciências da Comunicação: “Transição em Portugal para uma sociedade em rede: estudo das desigualdades no acesso à informação”. 18 dezembro 2015, Universidade do Minho.
 

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt