SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de fevereiro de 2016

EDITORIAL

Jogar em equipa

Dando continuidade à sua política de maior proximidade com universidades/centros de investigação, a direção da Sopcom reuniu no passado dia 26 de fevereiro na Universidade de Trás-os-Montes (UTAD). O frio e a neve que marcaram o dia não inviabilizaram a calorosa recepção e a frutífera conversa com os colegas docentes da UTAD. Os desafios e oportunidades que se colocam hoje ao ensino e investigação em comunicação, assim como o papel que é esperado da Sopcom, foram o principal motor da reunião.
Em Bowling Alone (1995), Robert Putnam defendia que o sucesso da vida em sociedade depende fortemente dos laços horizontais de colaboração na comunidade. Que apenas as relações de longa duração, como as das associações desportivas ou culturais, seriam capazes de gerar a confiança e coesão necessárias a uma vida democrática saudável. A Sopcom não tem jogado sozinha. O seu capital social é forte porque ao longo de quase duas décadas os seus associados têm partilhado os desafios e dificuldades que premeiam a investigação e o ensino no campo das ciências da comunicação em Portugal. É nesta partilha que nos revemos e encontramos confiança para continuar a apostar e a trabalhar. E é por isso mesmo que nos orgulhamos quando um membro da nossa equipa é premiado. O professor Moisés de Lemos Martins, presidente honorário da Sopcom, foi distinguido com o prémio de mérito científico no passado dia 17 de fevereiro na Universidade do Minho. A notícia pode ser lida na íntegra nesta edição da nossa newsletter.
Ao longo do mês de Março teremos oportunidade de partilhar novas iniciativas da Sopcom, cujo sucesso depende apenas do interesse e motivação dos associados para jogarem em equipa. Para se informarem basta estar atento ao site e à mail list da Sopcom. Vai valer a pena ir a jogo.


Gisela Gonçalves
Secretária-geral da Sopcom

DESTAQUES

Moisés de Lemos Martins recebe prémio mérito científico na Universidade do Minho

O Professor Moisés de Lemos Martins, ex-presidente da SOPCOM e Diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), foi distinguido no dia 17 de fevereiro, com o Prémio de Mérito Científico na cerimónia de comemoração do 42º aniversário da Universidade do Minho (UM) e que contou com presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.  O vídeo divulgado na cerimónia e a entrevista dada ao jornal oficial da UM podem ser acedidos nos links seguintes:  video /entrevista 
Co-fundador e presidente eleito da SOPCOM durante 3 mandatos, o professor Moisés de Lemos Martins foi nomeado presidente honorário da SOPCOM na reunião da direção que ocorreu em Coimbra no passado dia 14 de novembro de 2015.

Direcção da SOPCOM reuniu na UTAD

No passado dia 26 de fevereiro, a direcção da SOPCOM reuniu em Vila Real, na UTAD, com um grupo de professores de comunicação desta instituição. Os desafios e oportunidades que se colocam hoje ao ensino e investigação em comunicação, assim como o papel da SOPCOM nesse campo estiveram no centro do debate. 

3º Encontro Jovens Investigadores – 4 Maio 2016

O GT Jovens Investigadores acaba de lançar a chamada para o seu 3.º Encontro, que terá lugar no dia 4 de maio de 2016, na Universidade do Minho, com o tema “Vem e traz um problema... de investigação! Os recursos e as soluções teórico-metodológicas”. Para mais informações, consultar: encontrogtjovensinvestigadores.wordpress.com/.

PUBLICAÇÕES

Pinto-Coelho, Z. Zagalo, N. & Ruão, T. (ed.). (2016).Comunicação, culturas e estratégias


CALL FOR PAPERS

Revista Comunicação e Sociedade

nº. especial sobre “Serviço Público de Média e Participação”
Prazo: 5 de março 2016

Revista Comunicación

nº. 34. 
Prazo: 11 de março 2016

Northern Lights

Volume 15 
Prazo: 1 de abril de 2016

Trends in promoting quality of life through digital media

Prazo: 4 de abril de 2016

Revista prisma.com

nº. 30 

prazo: 08 de abril 2016

Revista Media & Jornalismo

nº. 29 - Media e Colonialismos 
Prazo: 16 de maio de 2016

Diffractions

Graduate Journal for the Study of Culture | Issue 7 - Black Matters  
Prazo: 30 de maio 2016

DOC On-line

nº. 20 - Documentário e meio ambiente 
Prazo: 31 de maio 2016

AGENDA

4ª Semana de Comunicação, Artes e Tecnologias

Universidade Lusófona
07-11 de Março

Spring School on the intersection of Media Studies and the Sociology of Personal Life

Lisboa, 11-15 Abril 2016

3º Encontro do GT Jovens investigadores da SOPCOM

Universidade do Minho, 04 de Maio 2016

XI Conferência da Associação Europeia de Gestão dos Media - Criatividade, Coopetição e Incerteza nos Media.

Universidade do Porto
 2 - 4 Junho 2016

The Radio Conference 2016: Transnational Radio Encounters

Utrecht University
5-8 julho 2016

IAMCR - Memory, Commemoration and Communication: Looking Back, Looking Forward

University of Leicester, Reino Unido
27-31 julho 2016

ECREA – Mediated (Dis)Continuities: Contesting pasts, presents and futures

Praga
9-12 novembro 2016

PROVAS ACADÉMICAS

Provas de Doutoramento

Romana Fonseca Alves de Andrade Xavier. Tese intitulada “Participação estudantil no Facebook: processos, modalidades e motivações”. Provas decorreram a 02 de outubro, na Universidade do Minho, Braga.

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt