Editorial
É corrente a observação de que a investigação em Ciências
da Comunicação (a academia) e as atividades profissionais centradas na
comunicação (a profissão) constituem dois mundos que raramente se cruzam, na
maior parte das vezes se ignoram e algumas vezes se confrontam mesmo.
Num mundo ideal, a profissão deveria, em cada momento,
incorporar os resultados da investigação da academia; e, por sua vez, a
academia deveria, em grande medida, investigar os problemas colocados pela
profissão e a própria profissão – o que, obviamente, não deve entender-se como
a redução da investigação a “investigação aplicada”.
Promover o encontro desses dois mundos, o da academia e o
da profissão é, precisamente, o objetivo central da iniciativa intitulada
“Ciências da Comunicação: os Desafios da Profissão”, que a Sopcom realiza no
dia 29 de abril no Media Innovation Lab da Universidade do Porto, e em parceria
com este Laboratório. Nele estarão representados investigadores e
profissionais, seniores e mais jovens, das áreas de Assessoria de Imprensa, da
Publicidade, das Relações Públicas, do Jornalismo e das Indústrias Criativas,
entre outras.
Aproveitaremos a ocasião, também, para uma reunião da
Direção da Sopcom com docentes e investigadores da Universidade do Porto (dia
28 de abril), e para a realização da Assembleia Geral anual da Sopcom (dia 29
de abril).
Estas iniciativas seguem-se a outras que, fazendo parte
do seu programa eleitoral, a Direção da Sopcom colocou recentemente em
andamento: o concurso para publicação de livro na “Coleção Livros Sopcom” (prazo até
15 de maio), o apoio financeiro às atividades dos GT (até 300€ por ano); a
colaboração na organização do X congresso da Lusocom, a ter lugar em Cabo Verde
de 19 a 21 de outubro (submissão de propostas até 15 de maio)…
Brevemente, ainda, a Sopcom irá lançar a chamada para candidaturas à
realização do seu X Congresso, a ter lugar em novembro de 2017, e que
comemorará também o XX aniversário da nossa associação.
J. Paulo Serra
Presidente da Sopcom