SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de abril de 2016

EDITORIAL

Os desafios da profissão

Não raras vezes se ouve que os mundos académico e profissional não falam a mesma língua e, por conseguinte, docentes/investigadores e profissionais caminham de costas voltadas. Afortunadamente, no Colóquio Sopcom, que decorreu no passado dia 29 de Abril na Universidade do Porto, não foi necessário tradução ou intérprete. Ao longo de um intenso dia de trabalhos, dividido em 4 painéis - Assessoria de Comunicação, Publicidade, Jornalismo e Indústrias Criativas  - investigadores, docentes, associações e profissionais debateram a profissão, o ensino e a investigação em Ciências da Comunicação. 
Os desafios, mas também as oportunidades, do campo da comunicação ditaram o mote da conversa entre académicos, profissionais  e  representantes do Sindicato dos Jornalistas,  das associações portuguesas de Comunicação de Empresa (APCE) e Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM), da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e da Agência para o Desenvolvimento das indústrias criativas (ADDICT).  Em geral, sobressaiu o consenso sobre a importância de construir mais pontes e pontos de encontro entre os mundos do ensino/investigação e da profissão numa era em que jornalistas, assessores e profissionais da comunicação têm de reagir constantemente a questões de índole técnica e financeira, mas também, e sobretudo, a pressões de natureza ética e profissional.
As competências técnica e reflexiva são essenciais a qualquer profissão. A primeira traduz-se num conjunto de conhecimentos que podem ser transferíveis nos bancos das escolas e com o acesso às rotinas profissionais, por exemplo, via estágios e disciplinas oficinais.  Já a capacidade reflexiva, que está dependente de um pensamento crítico, da criatividade e independência intelectual, é central no espírito universitário e está patente nas discussões teóricas decorrentes dos conteúdos mais teóricos e basilares de qualquer plano de estudos no campo das ciências da comunicação. É por isso mesmo que o equilíbrio dessas competências, técnicas e reflexivas, dependerá sempre do diálogo entre os mundos académico e profissional. Acreditamos que com este colóquio a Sopcom marcou o início de uma conversa tão interessante quanto importante. A ativa participação do público foi também indicativa da sua pertinência e premência. Vamos continuar a conversa?


Gisela Gonçalves

DESTAQUES

Colóquio Sopcom - Desafios da Profissão

Organizado pela Sopcom, com o apoio do Media Innovation Lab da Universidade do Porto, decorreu no dia 29 de abril um colóquio que reuniu investigadores e profissionais das áreas de Assessoria de Imprensa, da Publicidade, das Relações Públicas, do Jornalismo e das Indústrias Criativas. 
Os desafios e oportunidades do campo da comunicação estiveram no centro do debate entre professores, alunos, profissionais  e  representantes do Sindicato dos Jornalistas, das duas associações portuguesas de Comunicação de Empresa (APCE) e Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM), da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e da Agência para o Desenvolvimento das indústrias criativas (ADDICT).  

II Encontro do GT de Comunicação Organizacional e Institucional

Decorreu no dia 28 de Abril, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto,  o II Encontro do GT COI, subordinado ao tema "Comunicação Estratégica: casos de Sucesso e Desafios". O encontro contou com as intervenções de Isabel Borgas -  Diretora de Comunicação da NOS, Nuno Santos - Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Porto, Rodrigo Viana de Freitas - Diretor-Geral da Central de Informação e Vice-Presidente da APECOM e Vasco Ribeiro - Docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, como moderador. 

2º Webinário GT Jovens Investigadores

O GT de Jovens Investigadores promoveu no passado dia 28 de abril o seu segundo webinário, uma iniciativa que tem como objetivo aproximar a investigação sénior aos jovens investigadores sem necessidade de deslocações e custos. O segundo webinário teve como convidada a Prof.ª Juana Gallego, professora titular da Universidade Autónoma de Barcelona, Especialista em Estudos de Género e Comunicação, que apresentou o tema “Un relato necesario - Por un tratamiento ético de la violencia contra las mujeres". O vídeo do webinário está disponível na página do GT.

XII Lusocom em Cabo Verde

Subordinado ao tema “Cibercultura, Regulação Mediática e Cooperação”, o XII Lusocom associa-se ao III Congresso da Mediacom, para organizar o congresso que ocorrerá entre 19 e 21 de Outubro de 2016, em Cabo Verde. A chamada de trabalhos está aberta até 15 de maio.

PUBLICAÇÕES

Lopes, F.; Cunha, P. & Penafria, M. (Eds.) (2016) 7th Conferences about Cinema in Portuguese. LabCom.IFP Books.


Ruão, T. (2016). A organização comunicativa: teoria e prática em Comunicação Organizacional, Braga: CECS

Giarrusso, F. (2016) O Labirinto e o Espelho. O cinema de João César Monteiro. LabCom.IFP Books.

Oliveira, M. & Pinto, S. (2016). Atas do Congresso Internacional Comunicação e Luz, Braga: CECS

Freire, M. (2016) Jornalismo de Revista em Tablets. LabCom.IFP Books

Monereo, C. (2016). A Empresa na Cultura - O Teatro Amador e a Criação de novos Públicos da Cultura. Lisboa: Edições XXI


Lopes, F. Cunha, P. e Penafria M. (2016). Cinema em Português - VIII Jornadas. LabCom.IFP Books


CALL FOR PAPERS

Revista Estudos em Comunicação n.22

Prazo: 10 maio 2016

Concurso Coleção Livros Sopcom

Prazo: 15 maio 2016

Revista Media & Jornalismo nº. 29 - Media e Colonialismos

Prazo: 16 maio 2016

Congresso de Cibercultura: Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento

Prazo: 22 maio 2016

Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture | Issue 7 - Black Matters

Prazo: 30 maio 2016

DOC On-line 20 – Documentário e meio ambiente

Prazo: 31 maio 2016

I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom

Prazo: 15 junho
Universidade do Minho | Braga

Revista Comunicação Pública (CP) - vol. 11, nº 21 (Dez. 2016)

Prazo: 30 junho

3º Congresso de Jornalismo e Dispositivos Móveis

Prazo: 30 junho 2016

#5COBCIBER

Prazo: 15 julho 2016

Eikon – Revista de Semiótica e Cultura

Call aberto em pemanência

AGENDA

3º Encontro do GT Jovens investigadores da SOPCOM

Universidade do Minho 
4 maio 2016

VI Encontro Anual da AIM

Escola das Artes, Universidade Católica do Porto
4-7 maio 2016  

Tertúlia/workshop inserido nas atividades: 7 Dias com os Media

Universidade Lusófona, 9 de Maio

XI Conferência da Associação Europeia de Gestão dos Media - Criatividade, Coopetição e Incerteza nos Media

Universidade do Porto
2-4 junho 2016

Encontro do GT de Comunicação Política da SOPCOM: Comunicação política. Novos poderes, atores e resistências

ESCS, Lisboa, 30 Junho e 1 de Julho 

The Radio Conference 2016: Transnational Radio Encounters

Utrecht University
5-8 julho 2016

IAMCR - Memory, Commemoration and Communication: Looking Back, Looking Forward

University of Leicester, Reino Unido
27-31 julho 2016

PROVAS ACADÉMICAS

Luzia de Oliveira Pinheiro

"Cyberbullying e Cyberstalking". Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, 04 Abril 2016. 

Ana Patrícia Soares da Silveira

"Children and news: building meanings about the present and the world". Doutoramento em Ciências da Comunicação,   Universidade do Minho. 08 Abril 2016.

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt