GT de Publicidade & Comunicação: perspetivando o passado e o futuro…
O GT de Publicidade e Comunicação
foi fundado em 2005, por iniciativa de Francisco Costa Pereira e Eduardo Camilo,
decorridos dois anos após as I Jornadas de Publicidade & Comunicação, as
quais tiveram lugar em 2003, na UBI. Foram vários os investigadores, de
diversas Instituições de Ensino Superior (ESCS, U.Minho, UBI e U.Fernando
Pessoa), que desde então abraçaram o projeto e se juntaram ao primeiro grupo de
trabalho, designadamente Jorge Veríssimo, Carla Medeiros, Rosário Higgs, Gisela
Gonçalves, Helena Gonçalves, Helena Pires, Paulo Cardoso…
Hoje, o GT conta com
cerca de 30 membros.
São múltiplas as atividades que o
GT tem desenvolvido, nomeadamente, a organização das Jornadas de Publicidade
& Comunicação, já com seis edições realizadas, sendo que as VII Jornadas
terão lugar em novembro próximo, no Instituto Politécnico de Viseu (o programa
será divulgado brevemente).
Tem sido também vocação do GT
incentivar à publicação, tanto em Portugal como no estrangeiro. O número
temático “Publicidade – discursos e práticas”, da revista Comunicação e Sociedade, nº 19 (CECS/Húmus), datado de 2011, é
disso exemplo. De entre outras atividades previstas, o GT promove atualmente um
encontro científico, a ter lugar na Universidade do Minho, no próximo dia 21 de
julho, intitulado Pic-Nic de Ideias –
Tertúlia de Publicidade.
Contando já com 10 anos de história, o GT de
Publicidade caracteriza-se sobretudo pela sua preocupação com a dinamização de
uma área científica que carece ainda, em Portugal, de um forte investimento. Cumpre
ao GT responder, hoje e no futuro, ao desafio de fazer justiça aos fundadores
que o presentearam, desde logo com ambição, entusiasmo e comprometimento.
Por tudo isto, não podemos deixar
de prestar aqui homenagem a quem de forma especial tanto nos legou e será
sempre uma inspiração, no caminho que nos espreita: um Bem Haja ao Professor
Francisco Costa Pereira!
P’la Coordenação do GT: Helena Pires (Universidade do Minho) e Francisco Mesquita (Universidade Fernando Pessoa)
|