SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de maio de 2016

EDITORIAL

Editorial

A realização do congresso bianual é sem dúvida um dos momentos mais importantes da vida da Sopcom.  Ao longo dos anos foram já organizados 9 congressos: o I SOPCOM, sob o tema “As Ciências da Comunicação na viragem do Século”, realizou-se em março de 1999, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa; o II SOPCOM, sob o tema “Rumos da Sociedade da Comunicação”, decorreu no mesmo local, em outubro de 2001; o III SOPCOM, sob o tema “Informação, Identidades e Cidadania”, realizou-se em abril de 2004, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã; o IV SOPCOM, sob o tema “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”, decorreu em outubro de 2005, na Universidade de Aveiro; o V SOPCOM, sob o tema “Comunicação e Cidadania, realizou-se em setembro de 2007, na Universidade do Minho, em Braga; o VI SOPCOM decorreu na Universidade Lusófona, em Lisboa, em abril de 2009, sob o lema “Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia”; o VII SOPCOM foi organizado pela Universidade do Porto, em dezembro de 2011, em torno do tema "Meios digitais e indústrias criativas: os efeitos e os desafios da globalização"; o VIII SOPCOM decorreu na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, em novembro de 2013 sob o tema “Comunicação global, cultura e tecnologia”.  
O último congresso, o IX SOPCOM, co-organizado pela Universidade de Coimbra e pela Escola Superior de Educação de Coimbra,  ocorreu em novembro de 2015, sob o tema “Comunicação e transformações Sociais”.
O próximo congresso, que deverá ter lugar em novembro de 2017, terá um significado especial: comemora-se o 20º aniversário da assembleia fundadora da Sopcom. Será certamente uma oportunidade para perspetivar a história da Sopcom mas também e sobretudo, a atividade científica em Ciências Comunicação nos últimos 20 anos em Portugal. O repto está lançado: a Direção da Sopcom acolhe manifestações de interesse para a organização do seu X Congresso até ao próximo dia 31 de julho.
A história da SOPCOM e das Ciências da Comunicação conta-se também através da vida dos seus GT’s e associados.  Nesta newsletter damos a palavra ao GT de Publicidade e Comunicação, a quem acompanhamos na homenagem ao seu fundador, o Professor Francisco Costa Pereira, que será para sempre recordado pelas suas qualidades pessoais, profissionalismo e contribuição académica para o campo da publicidade e comunicação estratégica.


Gisela Gonçalves

DESTAQUES

Organização do X Sopcom – call aberto até 31 julho

A Direção da Sopcom acolhe manifestações de interesse para a realização do seu X Congresso, que deverá ter lugar em novembro de 2017, idealmente nos dias 28, 29 e 30, em que se assinala o 20º aniversário da assembleia fundadora da Sopcom.
As instituições de ensino superior que pretendam candidatar-se a esta organização deverão apresentar uma proposta que, para além de respeitar esta calendarização,  detalhe as seguintes informações:

- Sugestão de tema, de preferência um que permita colocar em perspetiva a atividade científica em Ciências Comunicação nos últimos 20 anos em Portugal;
- Condições de acolhimento do programa científico (capacidade de auditório e salas para sessões de grupos de trabalho);
- Condições logísticas para acolhimento dos conferencistas (hotéis recomendados, restaurantes/bares na instituição e na cidade);
- Breve enquadramento da instituição no que respeita a formação e investigação em ciências da comunicação (Que cursos oferece? Que projetos/grupos de investigação tem?);
- Breve nota curricular do responsável pela candidatura e pela comissão organizadora local.

As propostas deverão ser submetidas em documento PDF, até ao dia 31 de julho de 2016, para os seguintes endereços:

Joaquim Paulo Serra (Presidente): pserra@ubi.pt
Gisela Gonçalves (Secretária): gisela.goncalves@labcom.ubi.pt
Secretariado da Sopcom: secretariado@sopcom.pt
 

3º Encontro de Jovens Investigadores

O 3º Encontro de Jovens Investigadores de Ciências da Comunicação, organizado pelo GT de Jovens Investigadores, em parceria com a Revista Comunicando, teve lugar no dia 4 de maio, com o tema “Vem e traz um problema… de investigação! Os recursos e as soluções teórico-metodológicas”, no ICS da Universidade do Minho. Doutorandos em Ciências da Comunicação de várias instituições tiveram oportunidade de apresentar e discutir as suas reflexões sobre os problemas de um processo de investigação, desde a criação da problemática à discussão dos resultados.

PUBLICAÇÕES

Neto, C. (2016). Comunicação Estratégica e Desporto: O caso da Maratona. Novas Edições Acadêmicas

Januário, S.B. (2016). Masculinidades em (re)Construção: Gênero, Corpo e Publicidade. LabCom.IFP Books

Torres, S. (2016). O jornalismo Português e a Guerra Colonial. Guerra & Paz.

CALL FOR PAPERS

I Seminário do GT de História da Comunicação da Sopcom

Prazo: 15 junho
Universidade do Minho | Braga

Pic-Nic de Ideias - Publicidade em Tertúlia

Prazo: 15 junho | Universidade do Minho

Revista Dispositiva: Vol. 5 nº 2

Prazo: 19 junho

Revista Media e Jornalismo nº 29

Prazo: 20 junho

Revista Comunicação Pública (CP) - vol. 11, nº 21 (Dez. 2016)

Prazo: 30 junho

3º Congresso de Jornalismo e Dispositivos Móveis

Prazo: 30 junho 2016

#5COBCIBER

Prazo: 15 julho

Eikon – Revista de Semiótica e Cultura

Prazo: 20 julho

Stereo Immersive Media

Prazo: 22 julho

Revista Estudos de Jornalismo: Ensino, práticas e experiências no jornalismo

Prazo: 25 setembro

Revista TELOS

Aberto em permanência

AGENDA

3º Webinário GT Jovens Investigadores

2 junho 2016

XI Conferência da Associação Europeia de Gestão dos Media - Criatividade, Coopetição e Incerteza nos Media

2-4 junho 2016 | Universidade do Porto

Faces da retórica

17 junho 2016 | Centro de Estudos Judiciários

Encontro do GT de Comunicação Política da SOPCOM: Comunicação política. Novos poderes, atores e resistências

30 Junho - 1 Julho | ESCS, Lisboa

The Radio Conference 2016: Transnational Radio Encounters

5-8 julho 2016 | Utrecht University

IAMCR - Memory, Commemoration and Communication: Looking Back, Looking Forward

27-31 julho 2016 | University of Leicester, Reino Unido

GRUPOS DE TRABALHO

GT de Publicidade & Comunicação: perspetivando o passado e o futuro…

O GT de Publicidade e Comunicação foi fundado em 2005, por iniciativa de Francisco Costa Pereira e Eduardo Camilo, decorridos dois anos após as I Jornadas de Publicidade & Comunicação, as quais tiveram lugar em 2003, na UBI. Foram vários os investigadores, de diversas Instituições de Ensino Superior (ESCS, U.Minho, UBI e U.Fernando Pessoa), que desde então abraçaram o projeto e se juntaram ao primeiro grupo de trabalho, designadamente Jorge Veríssimo, Carla Medeiros, Rosário Higgs, Gisela Gonçalves, Helena Gonçalves, Helena Pires, Paulo Cardoso… 
Hoje, o GT conta com cerca de 30 membros.


São múltiplas as atividades que o GT tem desenvolvido, nomeadamente, a organização das Jornadas de Publicidade & Comunicação, já com seis edições realizadas, sendo que as VII Jornadas terão lugar em novembro próximo, no Instituto Politécnico de Viseu (o programa será divulgado brevemente).


Tem sido também vocação do GT incentivar à publicação, tanto em Portugal como no estrangeiro. O número temático “Publicidade – discursos e práticas”, da revista  Comunicação e Sociedade, nº 19 (CECS/Húmus), datado de 2011, é disso exemplo. De entre outras atividades previstas, o GT promove atualmente um encontro científico, a ter lugar na Universidade do Minho, no próximo dia 21 de julho, intitulado Pic-Nic de Ideias – Tertúlia de Publicidade.


Contando já com 10 anos de história, o GT de Publicidade caracteriza-se sobretudo pela sua preocupação com a dinamização de uma área científica que carece ainda, em Portugal, de um forte investimento. Cumpre ao GT responder, hoje e no futuro, ao desafio de fazer justiça aos fundadores que o presentearam, desde logo com ambição, entusiasmo e comprometimento.
Por tudo isto, não podemos deixar de prestar aqui homenagem a quem de forma especial tanto nos legou e será sempre uma inspiração, no caminho que nos espreita: um Bem Haja ao Professor Francisco Costa Pereira!


P’la Coordenação do GT: Helena Pires (Universidade do Minho) e Francisco Mesquita (Universidade Fernando Pessoa)

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt