O querido mês de agosto
Aquele querido mês de
agosto não é
apenas o título do aclamado filme de Miguel Gomes; a expressão representa,
também, uma verdadeira constante sociológica dos portugueses, quer dos que
vivem em Portugal, quer dos que vivem no estrangeiro – que, em regra, escolhem
este mês para as suas férias “grandes”.
Férias significa, entre outras coisas: mudança de
atividades e rotinas, eventualmente para fazermos aquilo que não pudemos fazer
no decurso do ano; disponibilidade de mais tempo para si e para os outros,
nomeadamente os familiares e amigos; deslocação para lugares outros que os da
vida habitual, em particular a praia.
Nalguns casos – o dos nossos emigrantes, mas não só -,
este mês significa, também, o regresso ao sítio ou à aldeia em que se nasceu,
ou em que nasceram os antepassados, numa espécie de retorno às origens reais e
simbólicas.
Mês de mudanças, de viagens, de regressos, de encontros e
reencontros, portanto.
Para que, em setembro, se inicie de novo o trabalho.
No caso da Sopcom, ela anunciará, durante esse mês, o
local e a data em que se realizará o seu X Congresso, comemorativo dos seus
vinte anos de existência.
Até lá, um feliz mês de agosto para todos.
Paulo Serra
|
Prémio Livros Sopcom |
O júri da Coleção Livros Sopcom
selecionou em 1º lugar a proposta de Luísa Magalhães, José Gabriel Andrade e
Ivone Ferreira intitulada “A imagem em acção: Percursos em semiótica visual”.
Além da obra vencedora estiveram a concurso outras quatro propostas, assim
classificadas: 2º lugar - Carla
Cerqueira e Sónia Lamy, “Comunicação no Terceiro Setor: Desafios
Contemporâneos”; 3º lugar - Ana
Melro, Lídia Oliveira e Vânia Baldi,
“Comunidades de Inovação Social e Cibercultura: atores e contextos”; 4º lugar - Patrícia Dias e Nuno
da Silva Jorge, “#PensarSocialMedia: Uma visão estratégica para a comunicação
das organizações contemporâneas”; 5º
lugar - Helena Pires e Francisco Mesquita, “De que se fala hoje quando
se fala de Publicidade?”
|
Cibercultura é o mais recente GT da Sopcom |
A Direcção da Sopcom aprovou, no passado dia 15 de
Julho, a criação do GT de Cibercultura. De acordo com o documento fundador, o
novo GT pretende focar os seus interesses de reflexão e debate sobre as
reconfigurações socioculturais promovidas e refletidas pela inserção e pelos
usos da tecnologia digital nas diferentes esferas do quotidiano. A equipa
coordenadora do GT é constituída por Vania Baldi, da Universidade de Aveiro e Jorge Martins
Rosa, da Universidade Nova de Lisboa.
|
GT de Publicidade e Comunicação em Tertúlia |
Decorreu no passado dia 21 de julho, na
universidade do Minho, uma tertúlia organizada pelo GT de Publicidade e
Comunicação. O evento, que acolheu abordagens multidisciplinares, tais como a Estratégia
Publicitária, a Comunicação Visual e a Criatividade, a Semiótica da
Publicidade, a Publicidade Comercial/Institucional/Social, o Advergaming, A
Publicidade e os New Media, contou com a presença de investigadores e alunos de
diferentes universidades. Programa disponível aqui: http://www.sopcom.pt/ficheiros/programa-tertulia-ideias.pdf
|
|
|
|
|
Ivan Satuf
Tese: Aplicativos agregadores de informação jornalística para dispositivos móveis: Uma exploração pela Teoria Ator-Rede. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior (UBI), 15 de julho de 2016. |
Manuel Albino
Tese: Contributos para o estudo semiótico das representações
geométricas da realidade: a semântica da matéria e a geometria como
expressão. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade do
Minho, 12 de julho de 2016.
|
|