SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de julho de 2016

EDITORIAL

O querido mês de agosto

Aquele querido mês de agosto não é apenas o título do aclamado filme de Miguel Gomes; a expressão representa, também, uma verdadeira constante sociológica dos portugueses, quer dos que vivem em Portugal, quer dos que vivem no estrangeiro – que, em regra, escolhem este mês para as suas férias “grandes”.
Férias significa, entre outras coisas: mudança de atividades e rotinas, eventualmente para fazermos aquilo que não pudemos fazer no decurso do ano; disponibilidade de mais tempo para si e para os outros, nomeadamente os familiares e amigos; deslocação para lugares outros que os da vida habitual, em particular a praia.
Nalguns casos – o dos nossos emigrantes, mas não só -, este mês significa, também, o regresso ao sítio ou à aldeia em que se nasceu, ou em que nasceram os antepassados, numa espécie de retorno às origens reais e simbólicas.
Mês de mudanças, de viagens, de regressos, de encontros e reencontros, portanto.
Para que, em setembro, se inicie de novo o trabalho.
No caso da Sopcom, ela anunciará, durante esse mês, o local e a data em que se realizará o seu X Congresso, comemorativo dos seus vinte anos de existência.
Até lá, um feliz mês de agosto para todos.
 
Paulo Serra

DESTAQUES

Prémio Livros Sopcom

O júri da Coleção Livros Sopcom selecionou em 1º lugar a proposta de Luísa Magalhães, José Gabriel Andrade e Ivone Ferreira intitulada “A imagem em acção: Percursos em semiótica visual”. Além da obra vencedora estiveram a concurso outras quatro propostas, assim classificadas: 2º lugar - Carla Cerqueira e Sónia Lamy, “Comunicação no Terceiro Setor: Desafios Contemporâneos”; 3º lugar - Ana Melro,  Lídia Oliveira e Vânia Baldi, “Comunidades de Inovação Social e Cibercultura: atores e contextos”; 4º lugar - Patrícia Dias e Nuno da Silva Jorge, “#PensarSocialMedia: Uma visão estratégica para a comunicação das organizações contemporâneas”; 5º lugar - Helena Pires e Francisco Mesquita, “De que se fala hoje quando se fala de Publicidade?” 

Cibercultura é o mais recente GT da Sopcom

A Direcção da Sopcom aprovou, no passado dia 15 de Julho, a criação do GT de Cibercultura. De acordo com o documento fundador, o novo GT pretende focar os seus interesses de reflexão e debate sobre as reconfigurações socioculturais promovidas e refletidas pela inserção e pelos usos da tecnologia digital nas diferentes esferas do quotidiano. A equipa coordenadora do GT é constituída por Vania Baldi, da Universidade de Aveiro e Jorge Martins Rosa, da Universidade Nova de Lisboa.
 

GT de Publicidade e Comunicação em Tertúlia

Decorreu no passado dia 21 de julho, na universidade do Minho, uma tertúlia organizada pelo GT de Publicidade e Comunicação. O evento, que acolheu abordagens multidisciplinares, tais como a Estratégia Publicitária, a Comunicação Visual e a Criatividade, a Semiótica da Publicidade, a Publicidade Comercial/Institucional/Social, o Advergaming, A Publicidade e os New Media, contou com a presença de investigadores e alunos de diferentes universidades. Programa disponível aqui: http://www.sopcom.pt/ficheiros/programa-tertulia-ideias.pdf

PUBLICAÇÕES

Moisan, A.; Silva, A.; Fortecöef, C. & Buelens, N. (2016). Le Tour d’Europe des médiateurs sociaux: de la valorisation d



Martins, E. & Palacios, M. (2016). Ferramentas para análise de qualidadeno ciberjornalismo: vol. 2 - aplicações

Lopes, F. (2016). O Governo em notícia - análise dos 100 primeiros dias do XXI Governo Constitucional. CECS


Meirinho, D. (2016). Olhares em foco: fotografia participativa e empoderamento juvenil. LabCom.IFP Books

Oliveira, M.; Bonini, T. & Stachyra, G. (2016). Radio Sound e Society Journal, vol.1/ nr. 1





Revista Comunicando - Vol. 5, N.º1: Vem e traz um problema...de investigação

CALL FOR PAPERS

III Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Prazo: 10 setembro

GT Jornalismo e Sociedade

Prazo: 15 setembro

Revista Estudos de Jornalismo: Ensino, práticas e experiências no jornalismo

Prazo: 25 setembro

Revisa Comunicação e Sociedade. Edição temática “Comunicação e Arte”

Prazo: 30 setembro

E-Book - Relações Públicas: ensino, identidade e perspectivas

Prazo: 16 outubro

ex æquo Revista/Journal nº35

Prazo: 31 outubro

Revista REDES

Prazo: 30 novembro

Eikon – Revista de Semiótica e Cultura

Call aberto em pemanência

Revista TELOS

Call aberto em pemanência

AGENDA

O Cinema e as outras Artes - Encontro Internacional

29-30 setembro, 2016 | Universidade da Beira Interior

ECREA – Mediated (Dis)Continuities: Contesting pasts, presents and futures

9-12 novembro, 2016 | Charles University, Prague

III Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação

18 novembro |  Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

3º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis

22-23 novembro, 2016 | Universidade da Beira Interior

3º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade

26 novembro, 2016 | Faculdade de Letras, Universidade do Porto

PROVAS ACADÉMICAS

Ivan Satuf

Tese: Aplicativos agregadores de informação jornalística para dispositivos móveis: Uma exploração pela Teoria Ator-Rede. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior (UBI), 15 de julho de 2016.

Manuel Albino

Tese: Contributos para o estudo semiótico das representações geométricas da realidade: a semântica da matéria e a geometria como expressão. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, 12 de julho de 2016.

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt