SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de novembro de 2016

EDITORIAL

20 anos Sopcom

A Sopcom, que comemora 20 anos de vida em 2017, conta hoje com cerca de 600 associados. No entanto, se é verdade que o número de sócios tem aumentado todos os anos, também é verdade que tem crescido o número de membros com situação irregular.
Apesar da atualização de quotas poder ser feita em qualquer altura do ano, nos últimos meses, o secretariado da Sopcom tentou entrar em diálogo, via email, com cada um dos seus sócios. Cada associado, interesse demonstrasse, poderia conhecer a sua situação e atualizar as suas quotas, através de transferência bancária ou Paypal. Apesar dos esforços, os dados apurados no final de Novembro indicam que apenas cerca de 20% dos associados têm as quotas relativas a 2016 regularizada. A quota anual de 30 euros nunca sofreu qualquer aumento desde a fundação da associação.
Curiosamente, 20% corresponde também à percentagem de mails que vieram automaticamente devolvidos. A explicação aparenta ser simples: a mail list da Sopcom está desatualizada, havendo associados que não recebem qualquer mensagem. Neste caso, a solução passará por verificar qual o endereço de e-mail que cada associado tem disponível no site da Sopcom (https://www.sopcom.pt/page/membros/) e proceder à sua correção. Mas esta é uma tarefa que depende do feedback dos próprios associados.
Uma associação de comunicação com problemas de comunicação é uma verdadeira ironia. Por isso, se não recebe os mails do secretariado da sopcom ou se pretende atualizar as suas quotas escreva para secretariado@sopcom.pt. Desde já agradecemos.
Uma associação forte não é apenas uma associação numerosa. Uma associação forte é uma associação em que todos respeitam os seus direitos e deveres. Porque todos queremos uma associação sólida e ativa por mais 20 anos.
 
Gisela Gonçalves

DESTAQUES

Próximo Congresso da Sopcom em Viseu

A direção da Sopcom decidiu entregar à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu a organização do seu X Congresso. Após análise da candidatura submetida em resposta à chamada de manifestações de interesse, a Direção considerou estarem cumpridas as condições científicas e logísticas para que o evento decorra com sucesso nesta instituição. A primeira reunião de trabalho entre a Direção da Sopcom e a comissão organizadora decorreu no passado dia 23 de novembro, em Viseu. O X Sopcom2017, que marcará os 20 anos da associação, decorrerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2017. O call for papers será brevemente anunciado.

Investigadores portugueses nomeados para cargos na ECREA

No último congresso da European Communication Research and Education Association (ECREA), que decorreu entre 09 e 12 de novembro, em Praga, vários investigadores e sócios da Sopcom foram eleitos coordenadores de Grupos de Trabalho. Madalena Oliveira, investigadora do CECS, Universidade do Minho, foi eleita chair da secção Radio Research. Gisela Gonçalves,investigadora do Labcom.IFP da Universidade da Beira Interior, foi re-eleita vice-chair da secção Organisational  and Strategic Communication. Nelson Ribeiro foi eleito Chair da secção Communication History, Ana Jorge, vice-chair da secção Digital Culture and Communication e Rita Figueiras, vice-chair da secção Mediatization. Os três investigadores pertencem ao Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), FCSH da Universidade Católica Portuguesa. Foi também nomeada vice-chair do Grupo de Trabalho, Children, Youth and Media, Cristina Ponte, do CIC.Digital, Universidade Nova de Lisboa.

III Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação

No passado dia 18 de novembro, decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o III Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação (3WPGCI), uma iniciativa do GT de Ciência da Informação, da SOPCOM. O 3WPGCI deu continuidade a uma atividade iniciada em 2014, afirmando-se como um fórum de apresentação e debate para os trabalhos de pós-graduação em Ciência da Informação, fomentando a divulgação de projetos de 2.º e 3.º ciclos (mestrado e doutoramento) bem como a partilha de experiências, reforçando a colaboração entre os membros da comunidade científica desta área. O Workshop contou com a presença de 57 participantes, tendo sido apresentados cinco trabalhos de mestrado e 10 de doutoramento desenvolvidos em instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e México. Os resultados serão publicados na revista especializada em Ciência da Informação Páginas a&b.

5º Webinário GT Jovens Investigadores

O GT de Jovens Investigadores promoveu no passado dia 23 de novembro de 2016, um webinário com o Prof Jorge Martins Rosa, docente na Universidade Nova e  membro da direcção do CIC.Digital pólo FCH/NOVA entitulado“Breves Notas sobre Investigação em Cibercultura”. O vídeo do webinário está disponível na página do GT.

PUBLICAÇÕES

Gradim, A. (2016). Framing, o Enquadramento das Notícias. Livros Horizonte

Prior, H.; Guazina, L. & Araújo, B. (Orgs.) (2016). Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política. LabCom.IFP Books

Cabrera, A.; Martins, C.; Baptista, C.; Mata, M. J. & Flores, T. (2016). Política no feminino. Coleção Media & Jornalis

Sidoncha, U. & Moura, C. (2016) Culturas em movimento. LabCom.IFP Books

CALL FOR PAPERS

RP e Comunicação organizacional: a liderança, inovação e o empreendedorismo do sector em Portugal e no Brasil

Prazo: 5 dezembro, 2016

Doc On-Line nº 21 - Documentário e Religião

Prazo: 15 dezembro, 2016

Revista Cuadernos de ETNOmusicología

Prazo: 15 dezembro, 2016

Revista Mediapolis

Prazo: 29 dezembro, 2016

Revista Comunicação Pública, vol. 12, nº 22 (Jun. 2017)

Prazo: 31 dezembro, 2016

Revista Media & Jornalismo Nº 31 – Vol. 17, Nº2

Prazo: 31 dezembro, 2016

Revista Cinema & Território - nº2

Prazo: 15 janeiro, 2017

World Association for Public Opinion Research (WAPOR) conference

Prazo: 15 janeiro, 2017

4ª Congresso ‘Literacia, Media e Cidadania’

Prazo: 15 janeiro, 2017

Revista Comunicación No. 36, UPB

Prazo: 13 março, 2017

Doc On-Line nº 22 - Sonoridades do Documentário

Prazo: 31 maio, 2017

Eikon – Revista de Semiótica e Cultura

Call aberto em pemanência

Revista Estudos em Comunicação

Call aberto em pemanência

Revista TELOS

Call aberto em pemanência

AGENDA

International Conference Rethinking Humanities

12-13 dezembro, 2016 | Universidade da Beira Interior

4ª Congresso ‘Literacia, Media e Cidadania’

5-6 maio, 2017 | Fundação Eng. António de Almeida, Porto

VII Encontro Anual da AIM

10-13 maio, 2017 | Universidade do Minho

World Association for Public Opinion Research (WAPOR) Conference

15-17 julho, 2017 | Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Luciana Gomes Ferreira

Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior, 07 de Novembro: “O Consumo, produção, filtragem e recirculação de notícias locais como parte da sociabilidade da Geração Y no Facebook”

Paula Cristina Campos Ribeiro

Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, 22 Novembro: “A Comunicação interorganizacional em rede na transferência de conhecimento: a abertura das universidades às empresas".

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt