SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de fevereiro de 2017

EDITORIAL

Expressões da ideia de comunidade

Uma das mais inspiradoras ideias que herdámos da história das últimas quatro décadas da rádio é a das pequenas comunidades e dos seus talentos mais íntimos. Em tempos ditos de globalização, é nesse regresso ao local que está hoje, pelo menos aparentemente, o virtuoso horizonte de toda a ciência, expresso em duas generosas ambições: a da capacitação das comunidades locais (ou do empowerment, palavra mais forte e quiçá menos depreciativa que repetimos da Língua Inglesa) e a do seu envolvimento (ou engagement, outra palavra que parece soar com mais viço se repetida no prático idioma que é o Inglês).
Em 2017 passam 40 anos da criação da Rádio Juventude, a primeira rádio pirata em Portugal, esse género de emissoras que a partir dos anos 1980 nos ensinaria a ouvir o local numa altura em que o país sonhava com a Europa. Hoje a expressão das pequenas comunidades já não tem a ingenuidade dos desejos espontâneos. É estratégica, está enquadrada pelos chamados desafios societais e faz parte de arquitetados planos de desenvolvimento que terão que se traduzir em índices de impacto do que, na verdade, nem sempre tem mensurabilidade razoável.
A 13 de fevereiro assinalou-se o Dia Mundial da Rádio, este ano dedicado ao lema “A rádio és tu!”, uma outra forma de lembrar que a rádio tem (ou tinha, mais do que tem hoje) esse caráter singular de ecoar o som dos afetos. No encontro organizado no Porto pelo GT de Rádio e Meios Sonoros (que reúne já duas dezenas de investigadores), a propósito deste dia, Francisco Sena Santos notou que “a rádio não abusa das pessoas e resiste ao envenenamento da televisão”. Aí está uma outra coisa que a ciência que fazemos em Comunicação pode aprender com a rádio: resistir aos envenenamentos da ciência de produto e não fazer mau uso das pessoas para métricas que não dizem o que realmente somos.
 
Madalena Oliveira
Vice-Presidente da Sopcom

DESTAQUES

Direcção da Sopcom em Colóquio na Universidade da Madeira

No passado dia 15 de fevereiro, a Sopcom participou num Colóquio sobre “Teoria da Comunicação” na Universidade da Madeira aberto à comunidade académica e envolvente. Filipa Subtil abriu o colóquio com o tema “O trabalho teórico nos estudos de comunicação”. Seguiram-se as comunicações de José Gomes Pinto intitulada “Comunicação, técnica e arte”, de Gisela Gonçalves sobre “A aplicabilidade das teorias da comunicação no campo das RP” e de Madalena Oliveira sobre “Epistemologia sonora”. A última intervenção esteve a cargo de Joaquim Paulo Serra, com o tema “A construção do campo das Ciências da Comunicação em Portugal: disciplinas e paradigmas”.

II Encontro Nacional de Educação para o Media

Numa estratégia de articulação com iniciativas relevantes no âmbito da Educação para os Media, o GT Comunicação & Educação associou-se à Direção-Geral da Educação na organização do II Encontro Nacional de Educação para os Media, que decorreu a 21 de janeiro de 2017, na Escola Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis). Este Encontro possibilitou a divulgação de um conjunto diversificado de experiências desenvolvidas nas escolas e bibliotecas escolares (por ex., jornais, blogues, rádios e televisões escolares; segurança na Internet) assim como a discussão de estudos e questões ligados à Educação para os Media. A conferência inicial esteve a cargo da coordenadora do GT, Sara Pereira. Destaque-se também a proposta de tomada de posição relativa à Deliberação n.º 1495/2016 da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) que se concretizou através da assinatura de uma exposição elaborada pelas Coordenadoras do GT e posterior envio para a CNPD. Com a presença do Presidente da Sopcom na abertura, o Encontro contribuiu também para divulgar a Associação e o GT entre os cerca de 200 participantes, oriundos de escolas de todo o país.

6º Webinario GT Jovens investigadores

O GT Jovens Investigadores promoveu no passado dia 24 de fevereiro de 2017 um webinário sobre “Democracia, Internet e Movimentos sociais: ligações entrecortadas”, com a Profª Rita Figueiras, docente na Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC). O vídeo do webinário está disponível na página do GT.

A rádio és tu!

Decorreu no passado dia 17 de fevereiro, na Universidade do Porto, uma Tertúlia organizada pelo GT de Radio e Meios Sonoros, numa iniciativa alusiva ao dia mundial da rádio. O evento contou com a presença de Francisco Sena Santos, professor da Escola Superior de Comunicação Social e de João Paulo Baltazar, Diretor de Informação da Antena 1.

PUBLICAÇÕES

Lopes, F; Cunha, P. & Penafria, M. (eds.) (2017). Cinema em Português - IX Jornadas. LabCom.IFP Books

Penafria, M.; Baggio, E. T.; Graça, A. R. & Araujo, D. C. (eds.) (2017). Propostas para a teoria do cinema. LabCom.IFP

CALL FOR PAPERS

Revista Comunicación No. 36, UPB

Prazo: 13 março, 2017

I Congresso Ibérico de Semiótica

Prazo: 15 março, 2017

I Congresso Ibérico de Semiótica: Modo, Modas e Maneiras

Prazo: 15 março, 2017

Revista Estudos em Comunicação, nº 24

Prazo: 28 março, 2017

III Congresso sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia

Prazo: 31 março, 2017

Congresso da Secção Temática em Conhecimento, Ciência e Tecnologia da APS

Prazo: 10 abril, 2017

Revista Comunicando, vol. 6, nº 1

Prazo: 15 abril, 2017

Revista Comunicação Pública, vol. 12, nº 23 (Dezembro 2017)

Prazo: 15 maio, 2017

Doc On-Line nº 22 - Sonoridades do Documentário

Prazo: 31 maio, 2017

Eikon – Revista de Semiótica e Cultura

Call aberto em pemanência

Revista TELOS

Call aberto em pemanência

AGENDA

4ª Congresso ‘Literacia, Media e Cidadania’

5-6 maio, 2017 | Fundação Eng. António de Almeida, Porto

VII Encontro Anual da AIM

10-13 maio, 2017 | Universidade do Minho

Encontro conjunto da Rede esCTS e da Secção Temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia da APS

7-9 junho, 2017 | Lisboa

1ª Escola Luso-brasileira de Análise de Redes Sociais

3-8 julho, 2017 | Lisboa / 10-15 julho, 2017 | Brasilia

World Association for Public Opinion Research (WAPOR) Conference

15-17 julho, 2017 | Lisboa

Congresso da Secção Temática em Conhecimento, Ciência e Tecnologia da APS

7-8 de setembro | Universidade do Minho

XV Congreso da Asociación de Historiadores de la Comunicación

14-15 setembro, 2017 | Universidade do Porto

II Congresso Internacional As Cidades na História: Sociedade

18-20 de outubro | Guimarães

III Congresso sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia

23-25 de novembro, 2017 | Universidade do Minho

I Congresso Ibérico de Semiótica: Modo, Modas e Maneiras

23-25 novembro, 2017 | FCSH/NOVA

I Congresso Ibérico de Semiótica

23-25 novembro, 2017 | Lisboa

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt