SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de novembro de 2017

EDITORIAL

Revisitar Viseu com a SOPCOM

O X Congresso da SOPCOM decorreu este ano em Viseu, no Instituto Politécnico, assinalando os vinte anos da sua fundação. A organização desta edição do congresso de 2017 pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) constituiu um importante desafio para a comunidade docente, dando visibilidade à investigação científica própria, reforçando a matriz desenvolvida ao longo destas últimas duas décadas, na área das Ciências da Comunicação, numa parceria com a Associação Portuguesa de maior prestígio no contexto científico nacional e no mundo da lusofonia. Com 50 sessões temáticas, o congresso reuniu cerca de 300 congressistas em 220 comunicações.
Destaca-se a sessão de Homenagem a Paquete de Oliveira, que integrou nomes como Aníbal Alves, Moisés de Lemos Martins, António Fidalgo, José Rebelo Guinote e José Luís Garcia, numa mesa moderada por Paulo Serra, e o prémio de excelência para teses de doutoramento com o nome de um dos fundadores da SOPCOM , e atribuído a Jorge Samuel Pinto de Oliveira, com a tese “Consumos em rede não autorizados: pirataria digital em Portugal”.
As conferências a cargo de Sónia Livingstone da London School of Economics and Political Science e de Nico Carpentier, da Uppsala University refletiram, sobretudo, o futuro do digital e as novas tendências na esfera dos media na sociedade contemporânea, ao nível da participação e da cidadania, muito focadas na sociedade em rede, na sociedade da comunicação e nos processos sociais cada vez mais globais.
O apelo ao associativismo, ao trabalho em parceria, à investigação em língua portuguesa foi, mais uma vez, manifestado na Mesa Redonda: Internacionalizar a investigação portuguesa e na Sessão Plenária: Investigação em Ciências da Comunicação nos Espaços Lusófono e Ibérico identificaram-se as tendências recentes da investigação em Ciências da Comunicação em Portugal, refletidas na própria Sopcom.
Foram apresentados dois livros. O primeiro “Vozes Plurais. A comunicação das organizações da sociedade civil”, organizada por Sónia Lamy e Carla Cerqueira, importante contribuição pela sua atualidade e pertinência temática, com enfoque nas áreas das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional. De assinalar a apresentação do segundo livro “Media e Cidadania”, com tradução para português da editora Media XXI que dá a conhecer uma das obras mais emblemáticas de Nico Carpentier que analisa e reflete os media no quadro da arte, do desenvolvimento, do ordenamento do território e da democracia.


Teresa Antas de Barros


A organização do X Congresso da SOPCOM, em Viseu, contou com a colaboração dos alunos dos cursos de Comunicação Social e de Publicidade e Relações Públicas da Escola Superior de Educação de Viseu. Uma equipa de imprensa, multimédia e fotografia, constituída por 12 alunos, assegurou a cobertura jornalística dos vários momentos do congresso, no jornal do curso de Comunicação Social, #Dacomunicação. Os conteúdos, notícias, reportagens, imagens e vídeos foram atualizados em permanência ao longo dos três dias e podem ser acedidos em http://www.esev.ipv.pt/dacomunicacao/index.php/tag/sopcom/.
Estão também disponíveis em linha entrevistas com os dois key note speakers, Sonia Livingstone (http://www.esev.ipv.pt/dacomunicacao/index.php/2017/11/27/sonia-livingstone-aprendi-muito-sobre-as-ciencias-da-comunicacao-em-portugal/) e Nico Carpentier (http://www.esev.ipv.pt/dacomunicacao/index.php/2017/11/29/nico-carpentier-em-entrevista/).

DESTAQUES

Eleições na Sopcom

A Direção da Sopcom foi reeleita em Assembleia Geral, no passado dia 27 de novembro, no Instituto Politécnico de Viseu. A Direção da Sopcom, presidida por Joaquim Paulo Serra, conta com Madalena Oliveira e José Gomes Pinto como Vice-presidentes, Gisela Gonçalves como secretária-geral, Nuno Moutinho como tesoureiro, e Carlos Camponês e Filipa Subtil como vogais. Tito Cardoso e Cunha mantém-se como Presidente da Assembleia-Geral e Jorge Pedro Sousa do Conselho Fiscal.
Realizaram-se também no âmbito do X Sopcom, as reuniões dos Grupos de Trabalho, onde foram eleitos os coordenadores  dos 17 GT da SOPCOM. Os GT constituem espaços estáveis de confluência dos investigadores associados, com afinidades ao nível dos interesses de pesquisa e capazes de gerar uma série de atividades de promoção das Ciências da Comunicação na sua área de especialidade. As equipas coordenadores dos GT são as seguintes:
Cibercultura: Vania Baldi (Universidade de Aveiro) e Jorge Martins Rosa (Universidade Nova de Lisboa) 
Ciência da Informação: Ana Lúcia Terra (Instituto Politécnico do Porto) e Óscar Mealha (Universidade de Aveiro) 
Comunicação e Educação: José Azevedo (Universidade do Porto) e Margarida Toscano (Rede Nacional de Bibliotecas Escolares) 
Comunicação e Política: Paula Espírito Santo (ISCSP – Universidade de Lisboa) e João Carlos Correia (Universidade da Beira Interior) 
Comunicação Organizacional e Institucional: José Gabriel Andrade (Universidade Católica Portuguesa) e Ana Raposo (Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa) 
Cultura Visual: Maria da Luz Correia (Universidade dos Açores / Universidade do Minho) e Ricardo Campos (Universidade Nova de Lisboa) 
Economia e Políticas de Comunicação: Elsa Costa e Silva (Universidade do Minho) e Susana Cavaco (Universidade do Porto) 
Estudos Fílmicos: Ana Catarina Pereira (Universidade da Beira Interior) e António Bento (Universidade da Beira Interior) 
Estudos Televisivos: Catarina Burnay (Universidade Católica Portuguesa). O grupo não elegeu coordenador-adjunto. Situação em análise pela Direção da Sopcom. 
Género e Sexualidades: Silvana Mota Ribeiro (Universidade do Minho) e Daniel Cardoso (Universidade Lusófona) 
História da Comunicação: Patrícia Teixeira (CIC.Digital) e Vasco Ribeiro (Universidade do Porto) 
Jornalismo e Sociedade: Helena Lima (Universidade do Porto) e Pedro Jerónimo (Instituto Miguel Torga) 
Jovens Investigadores: Rita Mourão (ISCTE-IUL) e Ana Oliveira (Universidade do Minho) 
Publicidade: Helena Pires (Universidade do Minho) e Francisco Mesquita (Universidade Fernando Pessoa) 
Rádio e Meios Sonoros: Ana Isabel Reis (Universidade do Porto) e Fábio Ribeiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / Universidade do Minho) 
Retórica: António Bento (Universidade da Beira Interior) e José Gomes Pinto (Universidade Lusófona) 
Semiótica: O grupo não realizou reunião. Situação em análise pela Direção da Sopcom.

Prémio Paquete de Oliveira

“Consumos em rede não autorizados: Pirataria digital em Portugal”, de Jorge Samuel Pinto Vieira, foi a tese vencedora do 1º Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas, promovido pela Sopcom.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, a Francine Rodrigues de Oliveira, autora da tese “Perspetivas sobre a diversidade cultural: Vivências, discursos e representações da interculturalidade e a Inês Gonçalves de Gião Miradouro, autora da tese “A importância dos média e da língua de acolhimento na integração de imigrantes. Estudos de caso: a comunidade nepalesa de Portugal e a comunidade portuguesa em Macau”.
A entrega simbólica do Prémio teve lugar no dia 29 de novembro de 2017, no decurso da Sessão de Encerramento do X Congresso da Sopcom, em Viseu. A tese vencedora será publicada em 2018, na coleção Sopcom, Documenta.

Lançamento do 1º volume da coleção Sopcom

O livro “Vozes Plurais: a comunicação das organizações da sociedade civil”,coordenado e organizado por Carla Cerqueira e Sónia Lamy, foi apresentado no passado dia 29 de novembro, no congresso da Sopcom em Viseu. A obra, que conta com a colaboração de 15 autores e com o prefácio de Cecília Peruzzo, pretende contribuir para a reflexão sobre a forma como se interage com os vários públicos, internos e externos, no âmbito do terceiro sector, a partir da compilação de diversos trabalhos de investigação que discutem as especificidades da comunicação neste campo. (mais informação aqui: https://issuu.com/sistemasolar/docs/vozes_plurais_excerto)
A Coleção Sopcom pretende contribuir para a reflexão sobre o fenómeno da comunicação - de interesse para especialistas, académicos e profissionais, assim como para a construção de uma cidadania mais participada e consciente.

PUBLICAÇÕES

Cerqueira, C. & Lamy, S. (2017). Vozes Plurais: a comunicação das organizações da sociedade civil. Documenta

Alves, M. P. (2017). Cinema 2.0: modalidades de produção cinemática do tempo digital. LabCom.IFP Books

Pereira, S. & Pinto, M. (2017). Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso. CECS

Martins, M. L. (2017). Internacionalização das Comunidades Lusófonas e Ibero-Americanas de Ciências Sociais e Humanas.

Pires, H.; Curado, M.; Ribeiro, F. & Andrade, P (2017). Cibercultura: Circum-navegações em Redes Transculturais de Conhe

Sousa, V. (2017). Da ‘portugalidade’ à lusofonia. CECS

Lopes, F. (2017). O Presidente da República em notícia: análise do primeiro ano de Marcelo Rebelo de Sousa em Belém. CEC

International Journal of Film and Media Arts. Vol. 2, No. 1

CALL FOR PAPERS

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Prazo: 15 dezembro, 2017

Jornadas de Cinema em Português: Chamada de trabalhos

Prazo: 15 dezembro, 2017

DOC ON-LINE 23

Prazo: 15 dezembro, 2017

Revista Comunicação Pública

Prazo: 30 dezembro, 2017

Revista Mediapolis: Media, Comunicação e Género

Prazo: 15 janeiro, 2018

Revista “Media & Jornalismo” nº33

Prazo: 31 janeiro, 2018

24th Sercia Conference – Symbiotic Cinema – Confluences between film and other media

Prazo: 15 fevereiro, 2018

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Prazo: 15 fevereiro, 2018

Eikon – Journal on Semiotics and Culture

Prazo: 20 julho, 2018

Revista Comunicando

Chamada em permanência

Revista Estudos em Comunicação

Chamada em permanência

AGENDA

IV Congresso Internacional: Comunicação, Jornalismo e Espaço público

4-5 dezembro, 2017 | Universidade de Coimbra

Colóquio Internacional «Pluralismo dos Média na Europa e em Portugal»

5 dezembro, 2017  | Assembleia da República

15th International ISKO Conference

9-11 julho, 2018 | Universidade do Porto

AE-IC: VI Congreso Internacional - Salamanca 2018

26-29 junho, 2018| Universidad de Salamanca

24th Sercia Conference - Symbiotic Cinema - Confluences between film and other media

6-8 setembro, 2018 | Sweden

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt